Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jacaré Diz Que Enfrentaria Belfort E Lyoto E Que Ofereceu Ajuda A ‘Spider


Ddois

Posts Recomendados

A estreia de Ronaldo Jacaré no UFC já tinha chamado a atenção de muita gente. Mas a vitória esmagadora sobre o japonês Yushin Okami, ex-desafiante ao cinturão dos médios da organização, colocou o faixa-preta de Jiu-Jitsu em outro patamar dentro da categoria.

“Essa vitória sobre o Okami é um divisor de águas na minha carreira de lutador de MMA. O pessoal vai realmente prestar mais atenção em mim. Provei que estou pronto para lutar com qualquer um da divisão. Provei que eu tenho mão e que sou um lutador completo de MMA. Isso para mim é gratificante, estou ‘felizaço’!”, disse Jaca em entrevista à TATAME.
jaca4.png
Como todo lutador, o objetivo de Ronaldo Jacaré é chegar a uma disputa de cinturão. Com os pés no chão, ele diz que não vai fugir dessa responsabilidade, mas acredita que ainda terá que fazer mais algumas lutas para conquistar a sua chance.

“Eu não fico pensando com quem eu vou disputar o cinturão. Lógico, eu vou disputar o cinturão, é meu foco o cinturão. Não estou fugindo da responsabilidade do cinturão, longe de mim isso, mas acho que tenho mais algumas lutas para fazer antes de chegar lá”.

Apesar de não ser mais o campeão, Anderson Silva é o maior nome da categoria, e Jacaré já disse que não gostaria de enfrentá-lo, mas não irá se opor caso a disputa seja pelo título. “É uma luta que eu não quero. Eu seria hipócrita se dissesse que gostaria de enfrentar o Anderson pelo cinturão, mas não vou desistir do meu sonho por causa de outra pessoa, e todo mundo sabe disso. Mas eu digo que eu não quero, não peço e não desejo essa luta nunca”.

Se para o faixa-preta uma luta com Anderson está fora de cogitação no momento, o mesmo não se aplica a Vitor Belfort, número dois do ranking, e a Lyoto Machida, ex-campeão dos meio-pesados e que está descendo para os médios.

jaca2-476x335.pngJacaré derrotou Yushin Okami por nocaute técnico (Foto UFC)

“Lógico que eu aceitaria. Não sei nem por que você me pergunta isso. Quem não quer enfrentar o Belfort, um cara que está numa evolução animal, está nocauteando todo mundo? O Lyoto, que foi campeão nos meio-pesados? Lógico que eu quero! Manda essa luta para mim que eu aceito”, disse.

No bate-papo que você confere a seguir, Jaca fala ainda sobre a sua evolução, analisa os duelos de Anderson, Belfort e Lyoto Machida e revela que se ofereceu para ajudar o “Spider – com quem não tem mais treinado com frequência – na revanche contra Chris Weidman.

O que essa vitória sobre o Okami representa ?

É um divisor de águas na minha carreira de lutador de MMA. O pessoal vai realmente prestar mais atenção em mim. Provei que estou pronto para lutar com qualquer um da divisão. Provei que eu tenho mão e que sou um lutador completo de MMA. Isso para mim é gratificante, estou “felizaço”!

Você foi um lutador agressivo, concorda?

Não. Na realidade, eu discordo. Muitas vezes eu usei muito a agressividade e passei do ponto. Me cansei e fiz coisa demais. Dessa vez, a agressividade está aí, meu instinto de matador está aqui, só que eu estou muito mais inteligente e estou contando também com a parte técnica do meu professor de MMA. Ele me pegou para fazer uma parte técnica com ênfase no Boxe, então, eu venho numa evolução gigantesca.

Da primeira luta no UFC para essa, o que mudou no Ronaldo Jacaré?

Aquela minha primeira luta eu estava pronto também, estava 100%, e o Camozzi era um cara duro, que vinha de várias vitórias consecutivas – inclusive tinha ganhado no UFC Rio de um atleta brasileiro. O que aconteceu nessa última luta é que eu ando para frente, estou evoluindo, então, eu estava tão preparado quanto estava em Jaraguá do Sul, só que estava melhor fisicamente. Minha parte técnica de Boxe estava muito melhor, estava treinando Wrestling com o Adrian Jaoude, a parte física com o Rogerão… A cada dia que passa, eu estou evoluindo,e essa é a diferença.

Provavelmente você está a uma ou duas lutas de disputar o cinturão. Quem você considera o adversário ideal para te alavancar a essa disputa?

Eu não fico pensando com quem eu vou disputar o cinturão. Lógico, eu vou disputar o cinturão, é meu foco o cinturão. Não estou fugindo da responsabilidade do cinturão, longe de mim isso, mas acho que tenho mais algumas lutas para fazer antes de chegar lá.

Lutaria com o Anderson?

jaca1-520x335.pngJaca diz que só enfrentaria Anderson pelo cinturão (Foto UFC)

É uma luta que eu não quero, não peço o Anderson. Eu seria hipócrita se dissesse que gostaria de enfrentar o Anderson pelo cinturão, longe de mim isso. Ele é um cara que me ajudou muito nos treinos, é um cara que ajudou a alavancar minha parte técnica, e eu também ajudei ele na parte de chão. Treinamos muito tempo juntos, e essa é uma luta que você geralmente não quer. Mas eu não vou desistir do meu sonho por causa de outra pessoa, e todo mundo sabe disso. Mas digo que eu não quero, não peço e não desejo essa luta nunca.

Enfrentaria outros brasileiros, como Lyoto e Belfort?

Lógico! Não sei nem porque você me pergunta isso. Quem não quer enfrentar o Belfort, um cara que está numa evolução animal, está nocauteando todo mundo? O Lyoto, que foi campeão nos meio-pesados? Lógico que eu quero! Manda essa luta para mim que eu aceito!

Como você acha que vai ser Vitor x Henderson?

Eu acho que vai ser uma luta muito dura . Vai ser um desafio grande para os dois. O Vitor, na minha concepção, está na melhor fase da carreira dele. Está técnico, contundente, surpreendente, o Boxe está afiado. E o Dan Henderson é aquele animal, né? Acho que vai ser uma luta muito bonita de se ver.

E o Lyoto contra o Tim Kennedy, um cara que você já enfrentou e derrotou no Strikeforce?

O Tim Kennedy é um animal! Ele é um dos caras mais fortes que eu já enfrentei. E o Lyoto está descendo de categoria, então, essa é a única coisa que eu fico receoso. Eu sempre torço para os brasileiros. Eu sou Brasil Futebol Clube (risos). Eu tenho medo porque é a primeira vez que o Lyoto está descendo para os médios, então, eu tenho medo da perda de peso dele, porque ele não está acostumado. A gente para acostumar, demora.

IMG_75131-502x335.jpgJacaré tenta repetir no UFC o sucesso alcançado no Strikeforce
(Foto Eduardo Ferreira)

Campeão no Jiu-Jitsu, ADCC e no Strikeforce. Só falta ser campeão no UFC?

Onde eu vou, conquisto o que eu quero. Eu vou ser campeão do UFC, é o meu foco principal. E estou evoluindo para isso. Vocês viram a minha evolução. Eu estava comentando agora que eu estava fazendo dois treinos e, agora que meus filhos cresceram um pouco mais e vão ficar na escola, eu vou fazer três treinos. Então, vai dar uma facilitada para mim e isso vai ajudar muito na minha evolução.

Por falar em ADCC, a edição deste ano acontece em outubro. Você tem interesse de lutar se te convidarem?

Não. Meu foco está no MMA. O último ADCC que eu lutei não foi do jeito que eu quis, achei que eu fui prejudicado. Não estou falando mal do Bráulio. O Bráulio é o melhor grappler atualmente e provou isso me vencendo. Ele poderia me vencer naquela luta também, mas poderia ser de outro jeito. O juiz não marcou os pontos rápido. Mas são coisas que acontecem, o Bráulio tem todo o crédito. E eu não luto mais o ADCC. Meu foco é o MMA.

Vai ajudar o Anderson para a luta contra o Chris Weidman?

Já até me ofereci. Já falei com o Camões, porque o Camões é mais próximo dele, que se ele precisasse da minha ajuda eu estaria ali para ajudá-lo. Até porque é um cara por quem eu torço muito, um cara que ajudou a alavancar o MMA no Brasil. O MMA está explodindo aí muito por causa do Anderson. Primeiro foi o Royce, depois o Belfort e, agora, o Anderson. A luta que o Anderson fez com o Belfort – e se alguém disser o contrário está mentindo – fez o mundo abrir os olhos para o Anderson e para o MMA no Brasil.

Você acredita que o Anderson recupere o cinturão?

Acho que o Anderson recupera o cinturão porque ele é um fenômeno, tem todas as armas para vencer. Na última luta ele poderia ter vencido, infelizmente deu errado, e acho que na próxima luta não vai acontecer o que aconteceu na última.

Ele deveria mudar o estilo de luta dele?

O Anderson é isso aí. Ele dá muitas alegrias para gente lutando desse jeito irreverente, brincando um pouco. E se tirar isso dele, não vai ser mais o Anderson. Ele sempre está focado, infelizmente na última deu errado.

Muita gente elogia o psicológico do Anderson. Você acredita que esse é o grande triunfo dele?

Ele tem a cabeça difícil de entender. Aí é que está a parada: você não entende o que o Anderson quer. Uma hora ele está sério, outra hora ele está brincando, então, é difícil entender a cabeça dele, e é aí que mora o perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...