Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uma Abordagem Mais Científica Para O Treino De Força, Parte 2.


danilorf

Posts Recomendados

Uma abordagem mais científica para o treino de força, parte 2.

A REPETIÇÃO É O GESTO ATLÉTICO DO ATLETA DE FORÇA E DEVERIA SER TRATADA COMO UM TEMPLO (nota: grifo meu).

Todos da imprensa ocidental (impressa ou on-line) estão a procura do melhor programa de treino. O problema é que todos focam na coisa errada: todos procuram uma forma de exaltar a adaptação, enquanto que se adaptar é muito fácil. Agora, o controle, pelo contrário, é o ponto chave.

Um bom programa de treino é aquele que te permite maximizar o gesto motor para melhorar a sua técnica de execução. Nada mais, nada menos. Dê uma olhada nos melhores programas dos treinadores de levantamento de peso básico pelo mundo (de nível internacional, IPF, não uma federação qualquer de circo) e todos eles permitem ao atleta melhorar suas habilidades motoras da mesma maneira com que a adaptação ocorre. Não é um conceito muito fácil de se entender no círculo de treinamento de força ocidental, onde muito lixo do fisiculturismo está atrás de qualquer método famoso. Apenas pense em 2 ou 3 desses métodos mais famosos.

Pense de novo em todos aqueles métodos citados anteriormente: aqueles que se concentram na qualidade técnica são os que você deveria voltar sua atenção. Já aqueles cheios de complementos, com volume baixo e cargas altas (nota: volume = quantidade de repetições; carga = zona de trabalho, %RM, se referiu a cargas máximas), ainda que muito estilosos, de fato não valem nenhum pouco a pena.

Melhoras na técnica geram um círculo positivo capaz de transformar uma mula em um cavalo.

Todos os levantadores de peso olímpico que tanto admiramos, passaram por anos de uma dedicação incrível aos movimentos técnicos. Todos os ginastas capazes de realizar aqueles movimentos com uma qualidade indescritível passam por toneladas de horas dedicadas a eles. Décadas de conhecimento passadas de geração para geração.

No mundo do ‘não levantamento de peso olímpico’, o gesto técnico é completamente e totalmente subestimado. Isso chega ao ponto de que não há treinadores conhecidos que realmente possuem habilidades técnicas que são requisitos para qualquer estágio técnico em algum país federado.

Meu conselho é de que desenvolvam uma consciência crítica ao se estudar as linhas de força na prática competitiva.

Eu te convido a revisar o conceito do seu guru e nunca confundir com o verdadeiro treino de força. O segredo da força reside na habilidade técnica de se realizar movimentos e nada mais.

Lembre-se de mudar o foco das séries para a repetição. Toda e qualquer repetição, de qualquer sessão de treino, deve ser tratada com a atenção que você teria em uma final olímpica.

Por Ado Gruzza, treinador nacional do time de levantamento básico italiano.

Quem se interessar, o livro que ele cita: http://www.amazon.it/dp/8895782488.

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...