Postado 8/05/2013 às 01:56 05/8, 2013 Ola Estou com uma duvida remoendo na minha mente kkkkk Ja pesquisei bastante sobre carboidratos e tirei algumas duvidas na sala de aula com a professora de biologia, pelo que eu entendi quanto maior for o indice glicemico de um carboidrato mais rapido ele sera absorvido pelo organismo correto? E tambem os carboidratos sao divididos de acordo com sua complexidade quanto mais complexo mais moleculas tera na sua composiçao e assim mais lenta sera sua absorção, correto tambem? Então a duvida é a seguinte como a maltodextrina pode ser um carboidrato complexo e ao mesmo tempo de alto indice glicemico? A dextrose é um carbo de alto indice glicemico mas por sua vez ela e um carboidrato simples, todo carbo simples é absorvido rapidamente. A complexidade de um carboidrato se da devido a quantidade de moleculas que ele é formado, quanto mais moleculas mais lento a absorção porque o organismo demorara mais para quebrar essas moleculas. Eu penso que todo carboidrato complexo deve ser de baixo indice glicemico, e todo carbo simples de alto indice glicemico, creio que estou errado entao peço que me esclareçam essas duvidas. Abç
Postado 8/05/2013 às 02:11 05/8, 2013 Supermoderador A complexidade de um carboidrato se da devido a quantidade de moleculas que ele é formado, quanto mais moleculas mais lento a absorção porque o organismo demorara mais para quebrar essas moleculas. Não necessariamente. Por exemplo, amido é um carboidrato complexo. Mas a sua saliva tem alfa-amilase, uma enzima que quebra o amido, ou seja, quando chega a porção do seu trato gastrointestinal onde a glicose é absorvida, o amido já foi quebrado em moléculas de glicose. O mesmo vale para a maltodextrina - embora seja uma molécula grande, as ligações dela são facilmente quebradas. Por isso o IG dela é alto. Por outro lado, dissacarídeos como lactose e sacarose, que têm apenas uma molécula de glicose, em geral têm IG mais baixo, mesmo sendo formados por apenas duas moléculas de açúcares simples. Mas isso não significa que a absorção seja lenta; o IG é baixo porque a liberação de glicose no sangue é pequena - o outro açúcar (galactose no caso da lactose e frutose no da sacarose) é absorvido rapidamente, da mesma forma que a glicose, mas o IG é mais baixo simplesmente porque o outro açúcar não é glicose No caso da maltose, que é formada por 2 moléculas de glicose, aí sim o IG será alto. Ou seja, não dá pra dizer simplesmente que carbo simples = ig alto e carbo complexo = ig baixo, tem outros fatores a serem avaliados. Diário
Postado 8/05/2013 às 02:26 05/8, 2013 Autor Não necessariamente. Por exemplo, amido é um carboidrato complexo. Mas a sua saliva tem alfa-amilase, uma enzima que quebra o amido, ou seja, quando chega a porção do seu trato gastrointestinal onde a glicose é absorvida, o amido já foi quebrado em moléculas de glicose. O mesmo vale para a maltodextrina - embora seja uma molécula grande, as ligações dela são facilmente quebradas. Por isso o IG dela é alto. Por outro lado, dissacarídeos como lactose e sacarose, que têm apenas uma molécula de glicose, em geral têm IG mais baixo, mesmo sendo formados por apenas duas moléculas de açúcares simples. Mas isso não significa que a absorção seja lenta; o IG é baixo porque a liberação de glicose no sangue é pequena - o outro açúcar (galactose no caso da lactose e frutose no da sacarose) é absorvido rapidamente, da mesma forma que a glicose, mas o IG é mais baixo simplesmente porque o outro açúcar não é glicose No caso da maltose, que é formada por 2 moléculas de glicose, aí sim o IG será alto. Ou seja, não dá pra dizer simplesmente que carbo simples = ig alto e carbo complexo = ig baixo, tem outros fatores a serem avaliados. Perfeito entendi claramente agora. nao é a complexidade do carboidrato que faz com que ele tenha baixo ig, depende de quais sao as moleculas que compoe o carbo. Ficou muito claro obrigado amigo. Editado 8/05/2013 às 02:27 05/8, 2013 por DJRuan (veja o histórico de edições)
Crie uma conta ou entre para comentar