Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criando Um Hipercalórico Caseiro (Tabela Em Excel Disponível)


Jess Queiroz

Posts Recomendados

Bom dia, moçada.

Após muuuito ler sobre o anúncio, inclusive aqui mesmo no fórum, resolvi criar esse tópico. Espero poder ajudar vocês, assim como ainda preciso de uma ajudinha pois ainda tenho algumas dúvidas. Vamos lá.

Primeiramente, agradeço ao LeandroTwin pela iniciativa ao criar os tópicos - já antiguinhos - com algumas receitas (aqui e aqui) -, comprovando a possibilidade de montar uma hipercalórico caseiro muito melhor e mais barato que muitos "ótimos" que vendem por aí.

Pois bem, montando meu hipercalórico caseiro aqui teoricamente, a princípio encontrei muita dificuldade em calcular os micronutrientes (proteína, carboidrato, gordura) e caloria total que resultaria em determinada combinação de produtos (Maltrodextrin, Wheys, Farinha de Aveia, Amendoin, etc). Exemplificando uma dúvida bem comum: "oh tio? se eu coloco 1kg de Whey "x" + 2kg de farinha "y", quanto vai dar de proteína e carbo em cada shake de 130g? e 150g?."

Se vocês também têm essa dúvida de qual seria o resultado final da sua combinação na hora de montar um hipercalórico caseiro, abaixo você pode baixar a tabela do Excel que preparei especialmente pra isso. Sem frescuras ou complicação. Deixei espaço pra cadastrar-se 11 itens diferentes (útil principalmente pra quem tá pesquisando) pra ir alternando entre os produtos e descobrir fácil qual combinação te dará mais benefícios.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Baixe a tabela aqui (4shared).

Screenshot:

tabelahipera.png

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Algumas observações sobre a tabela:

- Todas as informações devem ser preenchidas em gramas.

Por exemplo, se desejamos adicionar à lista um Whey 80% de 2kg, preencha 2000.

- só editem os campos que tem as células em cor verde, e somente na planilha LISTA.

Todo o resto é usado pra cálculo ou exibição de informação.

- A tabela já vem com alguns produtos e dosagem para exemplo, mas por favor, considere apenas um exemplo.

- Em "MONTE SEU HIPERCALÓRICO AQUI" podemos listar até 11 produtos diferentes pra ir montando o hiper. É só preencher o nome do produto, peso-liquido do produto em gramas (como dito acima) e as informações nutricionais. Não tem segredo! Na coluna "INCLUIR ESTE PRODUTO NO HIPERCALÓRICO?" digitamos a palavra SIM para os itens que desejamos incluir na soma do seu hipercalórico. Para os itens que não desejarmos incluir na soma, basta deixar a célula vazia.

- Na tabela também podemos calcular quantas gramas queremos tomar em cada shake. Ao informar essa quantidade, saberemos exatamente o resultado final do shake, ou seja, o quanto conseguiremos em Proteína, Carbo, Gordura e Calorias" por shake, facilitando e muito pra gente balancear os macronutrientes do hipercalórico à nossa dieta. Baseado na quantidade de produtos que incluímos na soma e na dosagem de cada shake, também será possível saber o quanto vai render seu hipercalórico (20 shakes, 40 shakes, 60 shakes, etc).

Não sou expert no assunto, por isso me limitei a deixar a recomendação de 130 a 150 gramas por shake por tudo que li no fórum.

Observação geral: tive muito cuidado na hora de construir as fórmulas dos os cálculos pra não haver erros. Basicamente tudo se resume ao "cálculo de 3", ou "cálculo de proporção". Exemplificando: Se 50 gramas tem 10 proteínas, 1000 gramas tem quantas? = 10x1000/50 = 200 proteínas. Porém, se encontrarem algum equívoco meu, por favor, avisem-me.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Agora sobre a elaboração do hipercalórico caseiro, ou seja, a receita em si, tenho dúvidas e gostaria muito da ajuda de vocês. Minhas dúvidas são a seguinte:

• Tomando como base uma das receitas sugerida pelo LeandroTwin (aqui e aqui), estranhei o uso de Wheys num hipercalórico. Afina, adicionar Whey na verdade não está tornando o "hipercalórico" em um Whey de fato?

A dúvida surgiu porque sempre li que, resumidamente, Hipercalóricos é pra quem deseja ganhar peso corporal (engordar) e Whey é pra quem quer ganhar massa muscular (músculos). Sou desses que não engorda nem a pau (metabolismo super rápido) e, como sugerido pelo meu instrutor, gostaria de ganhar pelo menos 10kg com um hipercalórico (tomando até 3 vezes - no desjejum, pré e pós treino) pra atingir um peso descente (tenho 1.75cm, 63kg, 25 anos e malho 5x na semana há 4 meses - nesse tempo todo ganhei 2kg apenas sem tomar nada) Depois que ganhar peso, focaria no Whey pra ganhar massa muscular. Dito isso, surgiu essa dúvida terrível.

• Há um limite de proteínas do Whey (em especial esse Whey Protein 80% Concentrado da Growth que pretendo comprar) que eu posso incluir no meu hipercalórico caseiro?

Li em alguns tópicos aqui do fórum mesmo que há riscos de consumir esse tipo de Whey por causa da insulina, picos de glu-nãoseioquê e acumulo de açúcar e não sei o quê mais que não entendo. Enfim, pooooderia trazer sérios danos. Alguém que realmente entende do assunto pode me ajudar nisso? Não encontrei nada definitivo no fórum sobre isso. Só pra frisar, faço academia 5 dias na semana com média de 1h30min intenso, então sedentarismo ou falta de exercício não é exatamente meu problema.

• Outra dúvida relacionada à questão acima, um pouco mais simples e noob, mas vamos lá, rsr. Pra quem deseja fazer um dieta bulk, ou seja, ganhar massa magra, e, com isso, boooons quilos no peso, vale mais o hipercalórico ser focado em proteína ou carboidratos?

"Bulk" é isso mesmo, certo? Se confundi o termo, perdoem-me, rsr.

No mais é isso, galera. Espero poder ajudar. Conto com a colaboração de vocês também.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

voce vai gastar mais fazendo doque comprando

você tá beeeeeeeem por fora mesmo hein.

dá uma pesquisada e compara os preços e qualidade dos macronutrientes. tsc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa legal, talvez eu faça um só pela curiosidade de fazer mesmo e ver o gosto que tem.

A vantagem maior que posso sentir é que podemos adicionar mais macros importantes e reduzir na gordura.

Mas você sabe qual seria a validade do produto? E ele deveria ficar na geladeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa legal, talvez eu faça um só pela curiosidade de fazer mesmo e ver o gosto que tem.

A vantagem maior que posso sentir é que podemos adicionar mais macros importantes e reduzir na gordura.

Mas você sabe qual seria a validade do produto? E ele deveria ficar na geladeira?

Por ser a quase a composição de um whey ou suplemento normal, acredito que a conservação deva ser a mesma pros hipers caseiros: pote ou balde, mantido em local com temperatura ambiente, em cima de mesa, geladeira ou mesmo dentro de um armário de cozinha com certo espaço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...