Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bodyweight Training.. Avaliem


Visitante anderson3rod

Posts Recomendados

Publicidade

Então, a ideia é focar nas progressões, mas se você não conseguir executar aquela progressão mais avançada, é interessante adicionar carga.

O Coach Sommers (autor do BtGB) propõe algo +- assim:

-um par de exercícios por dia de treino

-progressão por repetições

-progressão por cadência (tempo)

-acrescentar carga

-periodização de pelo menos 8 semanas

Exemplo:

FB 3x

A) Planche Pushups + FL Rows

B) HSPU + Pull-ups

C) Dips + Pullovers

Então vai fazer cada exercício uma vez por semana, analisando as pull-ups por exemplo, ficaria assim:

Wide Grip Pull-up (variação que eu consigo fazer 5 reps na cadência recomendada de 3/3/2 (3 segundos na subida, 2 em cima e 3 na descida).

Eu começo fazendo 3x3, e vou, sem chegar a falha tentar chegar a 3x5 com a cadência certa, supondo que consegui isso em 4 semanas e ainda faltam 4, ao invés de avançar a progressão, eu coloco uma caneleira de 2 kg e vou fazendo até conseguir tudo certinho, quando conseguir aumento.

Se no fim das 8 semanas eu ainda não conseguir 5 repetições de Wide Grip Pull-ups com as pernas em L (próxima progressão), eu extendo por mais 4 semanas acrescentando peso, se ainda assim não der, continuo repetindo o processo.

Outra opção também é aumentar a cadência, para alguns exercícios o ganho de força é realmente expressivo, como Planche Pushups e FL Rows, no forum do Coach Sommers é recomendado uma cadência de 5/3/5.

Também há a opção de aumentar o volume (nas semanas "extras") para 5x5 ou então 3x8.

Isso para uma estrutura na qual você treina o mesmo movimento apenas uma vez por semana, com uma frequência maior, é mais interessante manter o volume baixo e ir progredindo mais lentamente, sem apressar essas 8 semanas.

Eu pessoalmente gosto muito da combinação de treino de OAC + FL Rows para força de puxar, pra empurrar nunca fui muito bom, mas seria interessante focar na progressão do Planche e HSPU. Se quiser/puder dá pra trocar OAC e HSPU por chin-ups/dips com peso, mas FL e Planche são essenciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante anderson3rod

É pra BW ainda tem um material pra traduzir! O Building the Gymnastic Bodies sugere 3 séries (1 puxar, 1 empurrar) pra upper body, numa frequência 4x por semana, ai no caso você alterna um dia vertical, um dia horizontal, e tem uma ordem certa pra começar as progressões de cada tipo. Ai as repetições ficariam num esquema de 3x3-5 repetições, se o objetivo for hipertrofia aumentar o volume pra 3-5x3-5, ou seja, você começa fazendo a progressão mais avançada que puder da forma correta pra 3x3 até chegar em 5x5, evitando falhar etc. É interessante "parear" os exercícios tipo remada+flexão, barra fixa + hspu, dips + reverse curl. Mas também pode ser barra fixa + dips para iniciantes.

Pra 3x se não me engano o autor do Overcoming Gravity (e do artigo que eu traduzi) fala em algo parecido, mas ai também há essa possibilidade de juntar horizontal e vertical num mesmo treino, então você escolhe por exemplo um par de exercícios mais difíceis para avançar em progressões e ganhar força, e um para dar volume, por exemplo, um iniciante que faz poucas repetições na barra fixa poderia fazer barra + paralelas pra 3x3-5 e depois remada + flexões para 3x5-8.

O importante aqui é sempre que atingir o número estabelecido de repetições, avançar na progressão, se não conseguir avançar, adicione carga (coisa pequena tipo 1kg).

Para pernas já é mais difícil de desenvolver e fácil de estruturar, você pode fazer progressões para pistols e GHR 4x na semana igual sugeriram, num esquema de 3x5-8, ou então alternar por exemplo num dia faz sprints e no outro pistols + ghr. O problema é que é fácil de ultrapassar os pistols, então começa a ficar necessário adicionar carga ou utilizar de saltos etc para progredir. Uma boa alternativa é construir uma sandbag para utilizar como peso extra para fazer os agachamentos.

Aí vai de você ir testando também, eu sugiro começar com a rotina 3x na semana, e tentar progredir para 4 ou dia sim/dia não:

3x3-5 (progressão para One arm chin)

3x3-5 (progressão para handstand pushup)

3x5-8 (progressão para back lever rows)

3x5-8 (progressão para planche pushups)

Pernas

Dá pra levar assim por um bom tempo, Se quiser pode separar o treino de pernas e ir alternando, fazendo um AB 3x ou ABABA. Também há a possibilidade de mexer nas faixas de repetição ali e jogar repetições mais altas nos exercícios horizontais (mas ai a progressão vai ser mais lenta).

Curti.. vou dar mais uma pesquisada sobre como realizar as progreções. ler melhor seus tópicos depois, com mais calma..

Valeu ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...