Pra quem não me conhece, eu sou nutricionista e coach de atletas de fisiculturismo (também para alguns outros esportes de performance e luta) e também do pessoal que não tem pretensão de competir, mas que vive esse lifestyle, sempre cuidando da alimentação, treinando e buscando resultados acima da média.
Tive o sonho de competir em 2015, mas devido a alguns problemas pessoais na época, acabei desistindo. No entanto, essa também foi a época que comecei a estudar mais sobre tudo que envolve o fisiculturismo, principalmente sobre dieta e o uso de ergogênicos. Logo, mesmo não competindo, esse conhecimento ainda me serviu justamente para ainda continuar obtendo maiores resultados comigo, mas também com o pessoal que passou a me procurar para acompanhar, seja atletas, seja o pessoal do lifestyle.
Como agora não tenho mais pretensão de competir, posso dizer que eu sempre me realizo como se estivesse competindo quando algum atleta meu está no palco competindo, seja quando o objetivo, assim como é para alguns, apenas de competir por experiência, seja quando se busca algo mais, como é estar entre os melhores, se tornar profissional ou classificar para campeonatos maiores, como é o caso desse relato.
Como tenho o dia muito corrido devido aos atendimentos com meus clientes, achei que pudesse ser interessante compartilhar aqui com vocês detalhes da preparação de um atleta. E nesse caso, convenhamos, é uma preparação que poderá dar a vaga para o Mr. Olympia. Falei com o Ulisses e ele topou.
Espero que vocês curtam e já adianto que não terei tempo para ser tão ativo aqui com as postagens e as respostas, até porque também não é algo que eu precise relatar diariamente. Bora começar isso aqui então!
Atleta: @ulissesxpro (https://www.instagram.com/ulissesxpro/)
Categoria: Classic Physique
Federação: NPC IFBB PRO League
Campeonato pretendido: Algum mais para o final do segundo semestre, mas mais provavelmente que seja o Atlantic Coast (mesmo campeonato que ele foi em 2021).
Altura: 183cm
Peso atual: 108kg
Algumas fotos do físico atual: Foto 1, Foto 2, Foto 3, Foto 4
Infelizmente, ele não mandou foto de costas, pois isso foi visto através de um vídeo que ele me mandou. Se alguém souber como upar um vídeo mais facilmente igual é feito no imgur.com me avise e eu postarei aqui depois.
Situação: Ulisses esteve um tempo off, seguindo o planejamento de forma mais flexível, fazendo escolhas mais saudáveis, porém sem preocupar tanto com quantidade, já que estava em viagem para o Japão com sua esposa. Agora, voltando de viagem, manteremos o controle da ingestão de macros e começaremos o seu off.
Os alimentos que fazem parte da sua dieta incluem:
Ref 1: Shake de whey, albumina, banana (ou outra fruta equivalente e canela em pó.
Ref 2: Arroz (ou outro carbo equivalente), uva passa (ou outro carbo equivalente), uma proteína (sempre alternando entre filé de frango, peito de peru e carne vermelha magra), salada à vontade e azeite.
Ref 3: Panqueca: massa de panqueca, aveia, whey/albumina (ou clara de ovo pasteurizada líquida), pasta de amendoim (ou equivalente), kiwi, morango e maçã.
Ref 4: Parecido com a ref 2
Ref 5: Parecido com a ref 2, porém com menos carbo
--
Está liberado uma ref livre por fim de semana, substituindo duas refs da dieta pela ref livre (esta que ainda deve ser feita de forma moderada).
Suplementação inclui: creatina, multivitamínico, ômega 3, vitamina D3, vitamina C, NAC e magnésio. Para suplementar mais alguma coisa, apenas se eu identificar necessidade através de exames bioquímicos.
Cardios: estão, por enquanto, em 20min/dia.
Sugestão de protocolo:
- Enantato de testosterona 400mg/sem
- Undecilenato de boldenona 500mg/sem *
- NPP 500mg/sem
- Oximetolona 50mg/dia (3x na semana, apenas dias de treino mais pesado ou de ponto fraco)
Treino: Quanto aos treinos, o Ulisses que cuida de seus treinos, mas sempre troco ideia com ele sobre o que ele pode fazer. Atualmente ele tem treinado praticamente um grupo muscular por dia (ou costas, ou peito, ou quadríceps, ou posterior de coxa, ou ombros, ou braços) e então ele adiciona algum exercício a mais apenas para complementar, como é o caso de fazer algum exercício de tríceps após o treino de peito, ou então adiciona algum exercício de bíceps após o treino de costas, ou panturrilha após o treino de pernas etc. Ulisses preza muito por observar sua recuperação entre os treinos e também depende do tempo disponível devido a sua rotina atarefada.
Bom, acho que é isso, pessoal. Não vou me estender muito aqui, pois como falei acima, o meu tempo é curto. Irei adicionando novas informações conforme tiver novidades e respondo as mensagens de vocês aqui conforme conseguir.
Já agradeço pela atenção de todos que estiverem acompanhando e na torcida! Abraços a todos.
Confia no teu profissional, tá pagando ele justamente por não ter noção de como montar a própria dieta mas se quiser opiniões coloca os macros da dieta.
Sobre os suplementos:
Whey é proteína, pra quem tá querendo emagrecer eu não acho tão interessante usar, vai beber calorias que poderia estar comendo mas nada de errado fora não ajudar a segurar a fome quanto alimentos sólidos.
BCAA e Glutamina são desperdícios pra você.
Cafeína é ok só não usar a ponto de perder o efeito.
Ômega 3 ele te passou por saúde em geral, não vai ter uma diferença estética mas se pode pagar não vejo porque não usar.
Creatina eu pessoalmente não uso mas se pode pagar é bom usar, pouco benefício pro custo na minha opinião.
Meu pai amado boa sorte pra misturar tudo isso em 200ml.
Acho que nem dieta de chatgpt sai tão estranha assim, porque não faz o básico ? Tá gordo enfia proteína pra dar saciedade e diminui a gordura e o carbo, única forma de manter músculo em cutting é ingerindo muita proteína, não precisa de um monte de firula. Carne vai dar saciedade, vai acabar saindo mais barato que isso aí e mais fácil de engolir.
Tá meio merda, cheio de suplementos inúteis, excesso de gordura e alimentos densos em calorias (abacate, óleo de coco, pasta de amendoim...) que não fazem muito sentido num cutting. Você está gordo porque come muito, e comer menos vai te dar fome. Uma forma de amenizar isso é comer alimentos volumosos e/ou que geram saciedade, tipo brócolis, tomate, abobrinha, couve, alface, batata, etc.