Ir para conteúdo

Eu, você e o Zoboomafoo

Membro
  • Total de itens

    4
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Eu, você e o Zoboomafoo deu reputação a Lucas em Qual o volume ótimo para a hipertrofia?   
    Olá,
     
    Queria escrever esse tópico há algum tempo já. O problema é que é muito difícil traçar diretrizes claras sobre volume de treinamento pra hipertrofia. O que os autores mais renomados e estudos dizem? Vejamos:
     
    Nesse artigo, Bryan Haycock, criador do HST, sugere 30 repetições pra cada grupo muscular (60 pra pernas), por seção de treinamento, três vezes por semana, numa faixa de intensidades de 70-85% da 1RM. 
     
    O Lyle McDonald fala em 40-60 repetições por grupo muscular, por seção de treinamento - mas sem falar em frequência -, com intensidade entre 60 e 85%, nesse outro artigo.
    Ambos baseiam suas recomendações na famosa meta análise de Wernbom, que pode ser encontrada aqui. Fora essas recomendações de volume, me parece que Wernbom chegou a uma frequência ótima de 2-3 vezes por semana.
     
    Segundo o Lyle pode-se utilizar qualquer combinação de reps x sets, 5x5 + 3x10, 4x6 + 2x12, ou até mesmo algo como o 8x8 do Vince Gironda, por exemplo. Entretanto, recentemente li esse artigo muito convincente de um novato da área, Nathan Jones, onde ele argumenta que o aspecto mais importante do volume seria o número de séries. Assim, seria diferente fazer 2x12 e 3x8, apesar do número total de reps ser idêntico - nesse caso o maior número de séries promoveria maior hipertrofia. Ele faz uma análise de diversos estudos pra chegar a essa conclusão, inclusive alguns recentes do Schoenfeld sobre o tema. No tópico Porque Utilizar Uma Ampla Faixa De Reps E Como Selecionar Os Exercícios Para Otimizar A Hipertrofia, eu escrevi como a faixa de repetições, ao menos entre 3 e 35 reps, não influenciam tanto na hipertrofia, quando o volume é igualado, o que condiz com as observações feitas pelo Nathan.
     
    Segue quadro comparativo (retirado do mencionado artigo do Nathan Jones), contendo estudos avaliando hipertrofia, força e endurance em diferentes faixas de repetições:
     
     

     
     
    Brad Schoenfeld defende a existência de uma correlação entre um aumento no volume e um aumento na hipertrofia. Entretanto, ele deixa claro que existe um teto de volume, a a partir do qual os resultados começam a diminuir (no artigo supramencionado do Lyle ele fala em uma faixa de 10-100 repetições como limiares mínimo e máximo encontrados por Wernbom).
     
    Em um artigo do Borge Fagerli, encontrei esse gráfico bem bacana sobre essa relação de volume versus hipertrofia, que é uma curva em U invertido:
    O gráfico dá a entender que 4-8 sets por grupo muscular, por seção de treinamento, é o ponto ótimo. Interessante a utilização de número de sets e não de número total de repetições, o que condiz com o artigo do Nathan Jones.
     
    Então, de todas as informações acima, podemos chegar ao seguinte:
     
    A faixa de intensidade ótima pra hipertrofia está mais ou menos compreendida entre 60 e 85%, o que equivale a uma faixa de reps entre 5~6 e 12~15 repetições; O número total de repetições por seção de treinamento é qualquer coisa entre 30 e 60 repetições totais; A faixa média de intensidades coincidentemente é igual a faixa clássica do bodybuilding, qual seja, 8-12 reps (eles sabem de alguma coisa, afinal!); O número de sets é mais importante do que o número total de repetições (salvo as situações extremas).  
    De todo o exposto, me parece razoável afirmar que o volume ideal pra hipertrofia é qualquer coisa entre 4-8 sets de 5-15 reps por seção de treinamento. Levando em consideração uma frequência média de 2-3 vezes por semana, caberia extrapolar pra um volume semanal de 8-24 séries por grupo muscular por semana (sendo 24 séries algo bem extremo em minha opinião, porém comum no mundo do bodybuilding). Eu dividiria ao menos pela metade esse número pros músculos ditos "pequenos" (ombros, bíceps, tríceps...).
     
    Com o intuito de otimizar ainda mais a hipertrofia, é interessante utilizar uma ampla faixa de repetições, dentro das recomendações acima.
     
    Pra complementar, falando sobre frequência, tentei expor no tópico Porque Utilizar Alta Frequência de Treinamento, que uma maior frequência de treinamento produz maiores ganhos de hipertrofia e força, caso o volume seja igualado.
     
    Portanto, o volume recomendado (8-24 séries por semana) deve ser ajustado dentro da maior frequência possível/exequível (aqui o tempo de recuperação deve ser levado em consideração), utilizando uma ampla faixa de repetições. 
     
    Abraços,
     
    Lucas
     
    OBS: No decorrer do tópico tem mais algumas boas informações e discussões sobre volume.
    OBS2.: Atualização do tópico: [Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?
     
  2. Gostei
    Eu, você e o Zoboomafoo deu reputação a Lucas em "Acelerar o volume" é possível?   
    Só se o volume semanal for baixo, algo como 8-12 sets, mesmo assim a fadiga central pode ficar muito grande. Mais informações em [Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?.
     
     
    Aqui já é mais possível, mas embora a fadiga local não seja um problema, já que treinaria grupos musculares diferentes, a fadiga central ainda poderá ser um limitador. Novamente entra a questão do volume, se for alto demais vai ser mais difícil juntar tudo em um dia só, mas se for baixo é possível.
     
    O que dá pra fazer geralmente é baixar o volume pra conseguir treinar todos os grupos musculares. Tipo, se vc faz um upper/lower com 6 sets por grupo muscular em cada treino, dá pra reduzir pra 3-4 e fazer um fullbody grande pra compensar parcialmente uma falta na semana.
  3. Gostei
    Eu, você e o Zoboomafoo deu reputação a VND_138 em "Acelerar o volume" é possível?   
    A hipótese 1 não faz o menor sentido. Viagem total. 
     
    Agora, na hipótese 2, acho que o máximo que pode ser feito é fazer um exercício com técnica avançada (Drop, Cluster) para o músculo que não vai dar pra treinar na semana. No seu exemplo, é fazer um exercício para cada grupamento muscular do treino B e do treino C. Isso para “amenizar” a situação. 
     
    Mas, na real, prefiro encaixar um cardio na sexta e sábado e fazer o treino B no próximo dia que tiver tempo pra fazer. 
     
  4. Gostei
    Eu, você e o Zoboomafoo deu reputação a somedieyoung_ em "Acelerar o volume" é possível?   
    Essa é novidade pra mim, se tu sabe treinar é impossível conseguir fazer o volume todo em um único dia e se fizer vai ficar 5-6h dentro da academia fora o desgaste fudido no seu snc.
    Como Munzer citou acima a partir de x série vai variar volume lixo, então não vai valer de nada pois sua capacidade pra gerar tensão mecânica não vai ser tão eficiente por estar fadigado.
  5. Gostei
    Eu, você e o Zoboomafoo deu reputação a Luizito123 em "Acelerar o volume" é possível?   
    Quanto mais você treinar numa sessão, menos você vai render. A cada série que passa, menos ela é efetiva em relação a anterior. Então, não é a mesma coisa.
     
    Volume de treino não é só o volume de séries. Volume é o quanto você treinaincluindo carga, reps e séries). O número de séries é só um meio de controlar isso.
×
×
  • Criar Novo...