Vou tentar estabelecer os parâmetros mais importantes para se obter bulking e cutting limpos, ou seja, com o melhor particionamento de nutrientes possível – o que quer dizer menor ganho de gordura no bulking e menor perda de massa magra no cutting.
Alguns conceitos básicos:
Para ganhar 1kg de peso (massa magra mais gordura) são necessárias 7700kcal de superávit;
Para perder 1kg de peso (massa magra mais gordura) são necessárias 7700kcal de déficit.
Mas ninguém quer ganhar ou perder 1kg de “peso”. Todos queremos ganhar massa muscular e queimar gordura. Por isso temos que nos preocupar em melhorar o particionamento. Nesse sentido, algumas estratégias básicas podem ajudar:
Bulking
Limitar o superávit calórico a 300-500kcal por dia (vale uma olhada no estudo citado nesse post);
Não fazer superávit se estiver sem treinar há mais de 48-72h;
Ingerir 3g/kg ou mais de proteína (vide tópico [Versão 2.0] Porque praticar uma alta ingestão de proteínas);
Não ganhar mais que 1-1,5% do peso por mês.
Cutting
Limitar o déficit calórico a 500-1000kcal por dia - sendo mil um valor razoavelmente extremo, mas possível. (Vale uma olhada nesse infográfico de um estudo a respeito);
Não fazer déficit se estiver sem treinar há mais de uma semana;
Ingerir 3g/kg ou mais de proteína;
Não perder mais de 0,5-1% do peso por semana.
Outros aspectos importantes poderiam ser resumidos em uma frase: não faça merda! Basicamente porque se estiver saudável, vai ser mais consistente e consequentemente vai melhorar o particionamento. Segue listinha exemplificativa de recomendações gerais:
Coma comida de verdade (>80% da dieta);
Ingira pelo menos 0,5-1kg de vegetais e frutas por dia;
Use suplementos como o nome sugere, pra suplementar a alimentação, e não pra formar a base da dieta;
Ingira suas gorduras. Recomendo >0,6-0,7g/kg;
Minimize a ingestão de gorduras saturadas (vale uma olhada no tópico Um resumo dos tipos de gordura: quais são “boas” e quais são “más”?);
Consuma ômega 3, mais especificamente EPA/DHA (vide tópico Ômega 3 e inflamação). Esse é um dos poucos casos em que a suplementação pode ser válida (mas ainda assim não é imprescindível). A recomendação geral pra saúde é 1g por dia (pra articulações e dores em geral há uma recomendação de 6g por dia, mas não tem forte evidência científica);
Evite frutose em excesso. Uma ingestão entre 50 e 100g costuma ser considerada um limite aceitável. (Lembro que frutas em geral tem pouca frutose, portanto comam frutas, principalmente quando em bulking);
Durma bem. Boas noites de sono podem melhorar o particionamento como o estudo abordado nesse post mostrou.
Aprenda a calcular as calorias lendo os tópicos Como calcular o gasto calórico diário e [Guia] Estimando seu GCD, Turma 101.
Algo pouco falado, mas que tem importância significativa é não emendar períodos de bulking e cutting, mas fazer sempre algum tempo de manutenção calórica (sem superávit ou déficit) entre essas fases (no mínimo duas semanas, mas não vejo motivos pra ficar em manutenção mais de 1-2 meses). Esse tempo em manutenção é importante pra seu organismo se acostumar com as novas características recém adquiridas (quantidades de massa muscular e gordura, bem como novo nível de demanda energética). Isso porque há uma tendência natural de nosso organismo a homeostase, ou seja, a não mudar. Portanto, depois de uma mudança, vale a pena deixar o corpo se acostumar com a nova condição.
Todo o tópico pode ser resumido em outra frase: tenha paciência! Bulking e cutting lentos tendem a ser superiores, sobretudo pra naturais. Ahh, e treine decentemente, mas as dicas pra isso não caberiam nesse post (mas com paciência podem encontrar algo de bom em alguns dos tópicos que eu criei).
Se já aumentou a ingestão de água, tomar um diurético não vai ter efeito.
Mesmo que tivesse, seria pequeno e temporário; assim que parar de tomar, vai recuperar a água perdida.
Diuréticos têm efeitos colaterais, não tome se não for estritamente necessário (indicação médica).
A retenção que você tinha quando usa anticoncepcional você já perdeu. Continue com a dieta com déficit calórico e você perderá gordura; perdendo gordura você vai definir a musculatura.
Nao sei o que é mais engracado sua medica ou nego dando palpite errado no topico. Ela te indicou espironolactona pra ser passada e nao tomada. Espirolactona compete com o dht pelos mesmos receptores no couro cabelo, ela vai preencher o receptor ao inves do dht e entao seu cabelo nao sofre AAG. Saw palmetto serve pra reduzir o DHT, o que diminiu a AAG, tendo em vista que quanto maior seu dht mais forte sera sua aag. Seu caso é efluvio telogeno, os fios passam pela fase anagena(fase de crescimento), fase de repouso, e por fim pela fase telogena que é a fase em que eles caem, qualquer mudanca brusca hormonal pode causar efluvio telogeno seja por testo, estradiol, prolactina, uma porrada de coisa. Por isso que algumas mulheres pos parto sofrem com queda de cabelo. Se for efluvio é só ficar relaxada que cresce denovo e voce pode usar algumas coisas como pantogar e minoxidil. Se vc tiver genetica pra AAG (poucas mulheres tem) nao use esteroide pois é igual uma calvicie do homem, seus foliculos vao morrendo devido a sensibilidade ao dht. Se for AAG justifica o que a sua medica lhe receitou (Saw palmetto e espirinolactona) e a justificativa dela fica um pouco plausivel, porem nada detalhado.
Se voce chegou a ficar com algumas falhas e o cabelo caiu realmente muito, é quase certeza de ser um efluvio. AAG vem aos poucos e vem de fininho.
Puta que pariu.
Eu tenho um ódio de quem fala que sofre com dieta porq tem que comer muito.
E eu passando fome em dieta.
Se eu pudesse eu comia uns 10 boi por dia junto com 1kg de arroz
Oi meninas, tudo bem?
Tambem iniciei com oxan estou a 3 semanas. Estou mantendo 30mg/dia.
Quanto a retenção, a oxan não dá retenção, bem pelo contrário.
Outra coisa, você comentou em ausentar no final de semana? Eu se fosse você não faria, pois a oxan tem a 1/2 vida de 8 a 9 horas no organismo. Sendo assim, você estará fazendo com que seu organismo tenha oscilações de hormônio (pois ficaria sem a droga no organismo), acredito que estaria diminuindo consideravelmente os efeitos da droga.
Eu também já tomei rocutan, na verdade duas vezes, porque sempre tive algumas espinhas. Na terceira semana só senti aumento de cravinhos, porque minha pele e cabelo ficaram mais oleosos mesmo. (Espero que não me de espinhas hehe)
Minha coathig me instruiu a fazer 8 semanas de ciclo (2 meses).
Importante, fique longe de doces! E tenta manter uma dieta limpa, e não toma menos de 3 litros de água/dia.