Fala galera, beleza ? Resolvi fazer esse diário com a intenção reais de ter lembranças dessa jornada, além disso, achei que seria engraçado compartilhar com vocês !
Tenho 23 anos, 175cm, 66,5kg. Desde de sempre sou magro, nunca liguei pra estética e bla, nunca tive problemas com isso, bom... mas a vida... a vida é uma caixinha de surpresas !
Então como tudo muda e passa, eu sai do sedentarismo e comecei a fazer esporadicamente caminhada, barra, paralela flexão e abdominal, em 15 dias me exercitei algo em torno de 5 dias.
Então arrumei uma joça dessa... eai BOOM, no dia 01/11/2016 comecei a fazer minha dieta baseada no que li aqui e em outro lugares.
Ainda não sou nenhum regrado 100%, mas pretendo me tornar e naturalista tbm !
Minha dieta gera algo em torno de :
2700 - 3100kacl
100 - 140gr de proteína
330 - 400 carbo
Não calculei minha gordura... basicamente ela só vem do ovo e do azeite extra virgem.
Vou entra na academia essa semana, mas estou em duvida qual tipo de treino fazer, fullbody, stronglift 5x5... Meu primeiro objetivo é a hipertrofia e pesar entre 77 - 80Kg.
Algumas fotos do meu corpo :
Janeiro de 2013:
Depois dos 15 dias de exercício que foram 5 e sem dieta (28/10/2016):
Treinos praticamente diários na tal "gym 3.0", comecei no dia 01/11/2016, foto tirada em 06/11/2016:
OBS :
Confesso que fiquei surpreso com o resultado, não se é normal ou não, pois não tenho vivencia nessa área.
Nas atualizações futuras, as fotos serão melhores e do corpo todo !
Acho que o AB2x seria bom durante uns 2 meses, até seu corpo acostumar.
Eu tive bons resultados com esse treino no inicio. Bastante básico e fácil de montar
Se você nunca treinou, então não é mesmice, treinamento avançado é avançado por que o corpo do avançado já se acostumou com os estímulos de um treino básico, se você pesquisar um pouco sobre treino vai entender o que eu to tentando dizer, no primeiro ano de treino então, qualquer treino que você fizer vai dar muito resultado, por que qualquer estímulo é novo para o seu corpo.
Hoje me deparei com o termo "rucking" num artigo sobre como mesclar treinamento de força/tamanho e aeróbicos. O artigo em english não me fez entender o que o era o tal "rucking", que parece com "fucking" e pelo que descobri faz quase tão bem quanto este, não importando seus objetivos. Até porque seus objetivos são irrelevantes, a vida não tem sentido e simplesmente estamos aqui unicamente para nos entreter por um período indeterminado porém finito, que, se representado graficamente numa linha cronológica, cujo marco delimitador, ou o prego no caixão com algum laconismo jocoso, haveria de encontrar-se no máximo a um século de distância de seu início. Resolvi incluir no meu cotidiano e divulgar esta nobre e minimalista atividade.
As informações abaixo são basicamente um resumo de dois artigos:
Rucking é um termo derivado da palavra "rucksack", equivalente a mochila, e não, não significa o ato de costurar mochilas como o nome dá a entender, e sim ao ato de marchar com uma carga nas costas. Tarefa elementar do treinamento militar e da vida desde sempre.
E quais são os benefícios?
- Promove o mesmo condicionamento aeróbico de uma corrida ou bicicleta com baixo impacto em articulações como joelhos, tornozelos e quadris;
- Fortalece grupos musculares que estabilizam o tronco. Ou seja, ensina você a manter boa postura e alivia dores lombares;
- Promove um gasto calórico notável. De acordo com a matéria da Men's Health que postei e você não leu, queima quase três vezes mais do que uma caminhada de meia hora. Prática solução para quem está secando a banha;
- Com isso, aumenta sua capacidade de trabalho. Ou seja, você passa a tolerar mais volume (melhor recuperação);
- É simplesmente pegar uma mochila, enfiar peso e andar (barato e simples);
- Te tira da academia e te faz passear um pouco mais.
(veja esse cara, ele faz rucking, seja esse cara)
Como começar?
O conselho que vi em vários lugares é começar leve. 10% de seu peso corporal para uma hora de atividade é um bom lugar. Não há necessidade de uma mochila específica para montanhismo toda monstra e coisa e tal. Para um início assim, uma mochila simples deve servir. Planejando lidar com cargas de 20 kg (ou mais) ou mais para uma trilha de 10 km (ou mais)? Aí sim uma mochila cargueira pode lhe servir melhor.
Quanto aos calçados, não há necessidade por botas de modelo militar reforçadas, exceto se você planeja correr com carga. Fica a preferência por calçados para a prática de trilha, ou você também pode ir com calçados minimalistas com menos suporte e acolchoados (como seu chinelo ou o allstar massacrado por agachamentos pesados... lembrando que há povos que passam a vida em matas e montanhas e não se ocupam com um calçado). O importante é estar confortável e estável. Se você tênis de corrida com muito suporte para a pisada, sair marchando quilômetros descalço com 40 kg pode trazer dores desnecessárias. Como qualquer outra coisa na vida, faça ajustes graduais.
Andrew Read, que escreveu o artigo acima do Breaking Muscle que você também não leu, dá algumas marcas interessantes para o início no treinamento do rucking.
"Assim como a corrida, não tente aumentar mais de 10% de carga ou distância a cada semana. Uma boa regra é ser capaz de se mover por 4 mph (~6,5 km/h) por longos períodos. Como marcas base, tente terminar uma marcha de 5 km com 20 kg em menos de 40 minutos, ou 10 km em menos de 85 minutos. Como um teste final de condicionamento, tente 30 km em menos de cinco horas.
E após cada sessão, alongue especialmente as costas e ombros, uma vez que você pode travar. O condicionamento desenvolvido com caminhadas com carga é transferido para muitas outras atividades e é de baixo estresse ao corpo se feito propriamente. Se você mantem sua frequência cardíaca baixa, não vai lhe custar nada de seu treinamento de força também."
Pelo que vi, na gringa há eventos competitivos disso. Os caras pegam mochilas pesadas e saem andando por um dia ou dois. Interessante. Vai virar moda no Brasil?
Ah, e evite falar "rucking" o tempo todo, é muito pedante. Marcha está de bom tamanho. Isto aqui é meramente um serviço de tradução.
Acho que é isto. Ande mais, viva mais, continue trincado. Um abraço!