tl; dr
Não entendi se a empresa esta patrocinando o MC Gui ou não. Mas certamente a empresa que o patrocinar aumentara suas vendas. Se eu fosse diretor de marketing de uma empresa grande de suplementos não só o patrocinaria, como ainda o incentivaria a fazer um vlog. Esse moleque é um fenômeno e, desculpem pela redundância, mas seus fãs são realmente fanáticos por ele.
"Ah, mas tem um monte de atletas que se esforçam e merece muito mais que ele". Concordo, mas ninguém liga para esforço, apenas para resultados. Vamos por partes:
- A função do diretor de marketing de uma empresa é aumentar as vendas. Se ele não faz isso é demitido. Se a empresa
- O publico alvo de uma campanha com o MC Gui é totalmente diferente de uma campanha com um bodybuilder. Quem acompanha ou leva o bodybuilding a sério normalmente da prioridade para os venenos e dieta, gastando o minino com suplementes e sempre procurando aqueles que oferecem o melhor custo x beneficio, isso sem contar aqueles que importam a maioria dos produtos. Ao contrario desse pessoal da "ostentação" que vai comprar 1kg de whey mais caro apenas porque é da marca X ou porque o pote é mais bonito.
- Sobre a relação esforço x patrocínio: Como disse, ninguém, estou dizendo absolutamente ninguém, liga para o esforço, as pessoas ligam apenas para resultados e isso vale para mim e para vocês. Ninguem quando vai comprar um produto fica refletindo se o dono da empresa foi um cara que saiu da pobreza e se esforçou para ter algo ou é um playboy que herdou tudo dos pais, se usa mão de obra escrava ou semi-escrava boliviana/chinesa, se o vendedor que esta ali tentando te vender o produto é alguém que vai usar a comissão da venda para comprar leite para as crianças ou vai gastar na balada e por ai vai. O mesmo vale para quando um bodybuilder passa para o outro lado da questão e vai procurar um treinador: Ele vai procurar o cara que é mais esforçado ou aquele que traz resultados?
- Sobre o bodybuilding estar virando modinha: Eu concordo plenamente e vocês deveriam estar felizes por isso. Se pelo menos 1% de todo o publico do MC Gui se interessar pelo esporte, serão dezenas de milhares de novos clientes para empresas que patrocinam atletas, visualizações no youtube para canais sérios de treino, suplementação e ciclos e por ai vai. Sei que vão me criticar, mas o Leo Stronda foi um dos caras que mais fez pelo esporte nos ultimos anos. Ele atingiu um publico totalmente inexplorado pelo bodybuilding com seus videos de humor: O pessoalzinho "zueiro" da internet. Alias, para causar mais rage, o próprio Zyzz foi um cara que trouxe um publico totalmente novo para o esporte.
Outra coisa que o pessoal parece não entender: Ganha mais dinheiro ou faz mais sucesso aqueles que agradam mais o publico e gostos são extremamente subjetivos. A Aplee é o exemplo mais clássico disso, seus produtos não são o que oferecem o melhor custo x beneficio entre funcionalidades dos aparelhos e preço dos mesmos, mas fazem um sucesso imenso. Outro exemplo é a musica. Ninguem sai procurando no youtube videos de opera/musica clássica pensando que os caras merecem porque começaram a estudar musica ainda crianças, demoram anos para compor uma canção, dedicam a vida a estudar musica etc. Você da uma visualização no youtube para aquela artista ou banda que a musica te agrada, apenas isso. Por isso tem tantos pessoas que "não merecem" com milhões de visualizações no youtube e com patrocínio: Eles agradam a determinado publico.
- Sobre apenas se valorizar o futebol no Brasil: E o esporte mais popular no Brasil e do mundo. Mas são esportes totalmente distintos. O bodybuilding é um esporte muito caro para o brasileiro médio, ao contrario do futebol. E estão comparando apenas o topo dos jogadores, mas esquecem os milhões de garotos com potencial que sonham em viver do futebol e não conseguem. Isso sem contar aqueles que abandonam a família e os estudos ainda jovens e depois não conseguem viver do futebol. Nenhum clube liga se o moleque nasceu na Africa Subsaariana ou na Suecia, eles querem resultados e investem naqueles que eles acham que podem trazer resultados.
- Existem diversos outros esportes que são tão ou mais "injustos" que o bodybuilding. Pega por exemplo os/as ginastas. Esse pessoal começa a treinar ainda criança, não tem isso de fazer bulking sujo porque precisam estar condicionados o ano todo, tem diversas lesões ao longo da carreira, uma rotina de treino que vai de manhã ate de noite dentro de um ginásio desde a infância/adolescência, locais de treino sem infraestrutura, tem que disfarçar o uso de drogas etc. E, mesmo quando chegam ao topo, conseguem um retorno financeiro/midiático bem inferior ao de um bodybuilder que chega ao topo. Agora, quantos estão os acompanhando no PAN? Quantos estão pensando: "Puts, esses caras tiveram um vida sofrida pra krl para chegar ate ai, vou dar uns minutinhos do meu dia para assisti-los" ? A maioria não liga e a verdade é que eles/vocês tem o direito de não ligarem, assim como as outras pessoas tem o direito de não ligarem para as coisas que você gosta ou acha importante.
E, fica a lição: Ninguem nunca vai ligar para o seu esforço. Se você esta se esforçando para ser ou conseguir algo e acha que por isso necessariamente merece a gloria, a chance de se frustar e virar um revoltado da vida e amargo é enorme. O esforço tem que ser algo pessoal, algo que faça você sentir-se bem consigo mesmo, seja qual for esse seu motivo ou sonho, e que existem outras milhares/milhões de pessoas que estão se esforçando tanto ou mais que você, que merecem tanto o mais que você e que ficarão tão tristes quanto você se não conseguirem alcançar.
Vlw.
Flw.