Você tem que calcular quantas calorias precisa por dia e os respectivos macros. Caso você não consiga atingir essa meta, você SUPLEMENTA sua alimentação com um hipercalórico. Por exemplo: você calcula um gasto de 2800 calorias por dia, mas você só consegue (as vezes por questão de tempo) atingir 2400 calorias. Ai você toma o hipercalórico para atingir as 2800 calorias.
Também existe o cenário em que você calculou atingir 400g de carboidratos por dia mas não conseguir alcançar esse valor sem extrapolar a quantidade de gorduras naquele determinado dia. Tomar o hipercalórico que tem 90g de carboidratos de 0.6g de gordura seria uma boa.
Hipercalórico ou massa não é nada mais, nada menos, que calorias. Os hipercaloricos mais vagabundos são formados de malto e proteina de soja. Sim, na embalagem ta escrito "contem, whey protein, clara de ovo, proteina de soja...", engraçado que eles não dizem a concentração né... acho que seria mais ou menos assim "contem, 1% whey protein, 1% clara de ovo, 98% soja".
Enfim, não to aqui pra falar mal do produto, mas ensinar a vcs a fazerem um caseiro que é MUITO MELHOR.
Vantagens: carboidratos de melhor qualidade; proteinas de muito mais qualidade; gorduras boas; fibras; muito mais barato; gostoso.
Hipercalórico:
2kg de farinha de aveia
1kg de achocolatado (pode usar nesquick, nescau, ovomaltine, toddy ou outro achocolatado do seu gosto)
500g Whey Protein (nesse caso eu usei Growth Supplements) (também pode usar albumina 80% de concentração no lugar do whey)
500g de amendoim
Colocar o amendoim no liquidificador e bater até ficar em pó, depois é só misturar tudo em um pote ou saco até ficar homogêneo.
PORÇÃO - 6 COLHERES DE SOPA (140G)
Calorias: 555kcal
Carboidratos: 76g
Proteinas: 30g
Gorduras: 15g
TOTAL DE PORÇÕES: 28
Sugestão: Bater o hipercalórico com leite integral e frutas de 1 a 6 vezes ao dia (depende muito do tanto de peso que a pessoa quer ganhar, do tamanho que ela é, da frequencia de atividade física, etc.)