-
Total de itens
10 -
Registro em
-
Última visita
Histórico de Reputação
-
apaixonadoporv8 deu reputação a rdsb em Diário - Rumo Aos 100 Kg
Tô sumidasso, mas voltei. É foda cara, gripe chegou, facul e trabalho apertaram e eu dei muito furo babaca na dieta, dormi mal, alguns dias não treinei e foram uns dias bem merda. Não tem outra palavra que possa definir. Essa semana foi uma correria fodida, administrei mal meus horários, dei mole com MUITA coisa não treinei direito, fiz apenas dois treinos. O bom é que agora com o final de semana tudo se ajeitou e essa semana vou começar com força total e foco de novo. É foda, não tem como eu vir relatar aqui coisas que não rolam ou mentir e dizer que tudo seguiu certo, porque os dias ausentes foram uma MERDA.
Sobre os treinos dessa semana, um em especial que quero destacar: dorsal e bíceps.
Cara, uma coisa que mudou literalmente meus treinos de diversos músculos é a questão da contração muscular. Depois que peguei algumas dicas e aprendi realmente a fazer contrações boas durante os movimentos, meus treinos rendem muito. Esse treino de dorsal que fiz, foi bem básico. Barra Fixa, Remada baixa, Terra com bastante carga - mas sem foder o movimento - Remada cavalinho e pulldown. Cara, contraindo bem em todos, estendendo, alongando bem a dorsal e o resultado? Hoje, completam 4 dias desde que treinei a dorsal e a dor continua. A cada movimento dói e eu sinto a dor em todos os pontos da dorsal. Dor de treino mesmo, treino bem feito e dever cumprido. Embora os últimos dias tenham sido uma merda, isso me motivou ainda mais.
Amanhã cedo, vou abrir a gym rs e mandar um treino de perna e daqueles. Tô aqui programando meu treino e vou dividir com vocês:
Pernas:
Agachamento Livre - 6 séries
Leg Press 45° - 5 séries até a falha utilizando slow e com os pés posicionados mais baixos na plataforma pra solicitar mais o quadríceps
Leg Horizontal - 3 séries
Extensora - 5 séries
Passada com barra livre - 4 séries
Stiff - 4 séries
Flexora - 5 séries
Flexora unilateral - 4 séries
Panturrilha no leg 45 - 5 séries
Gêmeos sentado - 5 séries
Panturrilha no smith com 3 variações - 5 séries
Bom, ficou um treino volumoso? Sim! Porém, eu sempre treino em horários vazios, meu descanso não é muito demorado, não fico de papo, e sempre consigo fazer esse treino com uma hora. Quero sair de lá tropeçando e tonto, fazer um treinão daqueles.
Sobre os meus vacilos da semana que queria compartilhar. Bom, a faculdade e o trabalho me cansam muito. Como estudo em uma federal, a grade não é fechada somente em um período do dia, a exemplo que segunda tenho aula das 8 as 18h. Mas, terças e quintas, aulas somente das 14h as 16h. E nos dias que eu tenho aula o dia todo, treino as 22h. Mas, puta que pariu, não dá cara. Parece que todo mundo vai nessa porra de horário, que antigamente era o mais tranquilo pra treinar. Aí o treino demora mais, muita gente querendo revezar, espaço fica mais complicado, enfim, um lixo. Logo, tinha dias que ia desanimado treinar. Outros, como o cansaço era muito, dormia nos dias que não tinha aula de manhã até um pouco mais tarde e quando via já tava perto de pegar o onibus pra faculdade e não ia dar tempo de treinar bem e tudo mais. Logo, cagava o meu dia todo, juntava com o cansaço e desânimo e fodia tudo. Assim, tomei uma decisão melhor pra mim: Treinar as 6 horas. Segunda e quarta são os dias que fico direto e que posso usar o carro da família pra ir pra faculdade. Logo, mesmo que sai daqui 7h30, enfim, vou dar meu jeito e vou pra faculdade. Assim, segundas e quartas vou planejar bem no dia anterior, pra já ir com as bags de roupa, marmitas e minha mochila, que aí posso deixar a bag com as roupas no carro e levar a de marmitas e a minha mochila normalmente. Nos dias que não tiver aula de manhã, vou esse horário também. Já treino, "fico livre" e posso usar o resto da manhã pra dar uma estudada e adiantar umas coisas. Chega de dar mole.
Agora, vou tirar um sono que amanhã é leg day cedo. "Cedo" porque a academia abre as 9hs.
Boa noite a todos e a quem passar por aqui.
Gostaria de deixar aqui, uma postagem do Dr Victor Hugo Albuquerque no facebook que gostei bastante e que pode ser de interesse a algumas pessoas da categoria ou até mesmo a mim por ter um interesse na categoria e acompanhar alguns atletas.
Texto do Doutor:
"Padrão Mens Physique atual - Considerações práticas.
Após acompanhar vários mens em sua trajetória nas competições, observei o padrão mudando - as novas requisições para a categoria. Como todo bom atleta, deve se adaptar as mudanças e providenciar os retoques na linha. Então se voce tem dúvida de algumas coisas, vou dar algumas formas simples de você se encaixar nos padrões por observação em diversas preparações e campeonatos.
Altura / Peso médio ideal em palco
1,60-1,65 / 60-64kg
1,66-1,70 / 65-68kg
1,71-1,75/ 72-76kg
1,76-1,80/79-85kg
1,80+/85-90kg
Rotina de treino: ideal manter a proporção entre bíceps e tríceps preservados, medida de braço = panturrilha, correção de postura e assimetrias.
O foco consiste em deixar a cintura em formato V em relação ao tronco, evitando a hipertrofia excessiva de para vertebrais e oblíquos. O conjunto de peitoral deve ser bem desenvolvido com foco principal no peitoral superior. O grande dorso deve ser trabalhado com cautela afim de não negligênciar a aparência dos ombros/rombóides/redondos. Trapézio deve ser pouco ou nao trabalhado afim de não atrapalhar na composição da linha. Os gomos do abdome também não devem ser muito saltados, prezando então uma aparecia de barriga "chapada". Uma rotina que venho utilizando em meus atletas é:
Ombros 2x semana
Pernas 1x semana
Peitoral 1x semana
Braços 0-1x semana
Costas 1-2x semana
Panturrilhas 1-3x semana
Hormônios: priorizar ganhos limpos, controle substancial do volume (não pode subir muito), afinal catabolizar depois deixa o músculo flácido e o atleta cansado. O atleta mens também deve se preocupar com o efeito dos hormônios na pele, utilizando sempre de tratamentos e recursos para evitar espinhas, estrias e cravos. Manter a pele sempre hidratada e esfoliada ajuda a absorcao da tinta na hora do palco, e em também eventuais photoshoots que o atleta venha a fazer. Nesse caso um controle específico de colaterais é bem importante, incluindo ginecomastia principalmente.
Dieta: geralmente isocalorica e/ou pouco hipercalórica, quando se está usando hormônios a facilidade de ganhar volume é acentuada. Portando hipercalórica so se você realmente precisar de um volume extra. Dou sempre preferência na recomposição corporal nesses casos, mas para acontecer é um processo relativamente mais demorado e necessidade de uns toques finos no andar da preparação, observando bem as respostas do shape do atleta.
Poses: isso é um ponto já saturado, mens tem que treinar poses exaustivamente pra alcancar o mais próximo da perfeição. Não tem segredos aqui. Veja video de top amadores e profissionais, observe a técnica e o gingado e treine!"
-
apaixonadoporv8 deu reputação a Hipertrofia.org em Aeróbicos Em Jejum [Com Vídeo Explicativo]
DICAS DE COMO QUEIMAR COM MAIS EFICIÊNCIA A GORDURA QUE VOCÊ ESTÁ INGERINDO E ACUMULANDO
Acredito que falando de treinamento específico para queimar gordura ainda existem muitas dúvidas entre os nossos amigos leitores. Pois então vamos lá! Já é sabido que sem dieta, sem perda de gordura, portanto não vou ficar me prendendo muito ao assunto da dieta. Qual o camarada que não queria ter um físico musculoso, e com pouca gordura não é mesmo? Acho que todos aqui almejam este objetivo! Pois bem, só que na maioria das vezes que os amigos começam a realizar uma dieta e um programa específico pra perda de gordura, pronto, o cara começa fazer um monte de aeróbico, e começa a perder muito volume e o pior, muito rapidamente. O que força o cara a acabar desistindo da dieta e dos treinamentos para esse fim. Acontece que o nosso corpo não foi feito para utilizar gordura como fonte primária de energia, muito pelo contrário, isso vem de milhares de anos atrás, e serve como fonte de sobrevivência ao nosso corpo. Em um aeróbico normal, seus estoques de glicogênio estão em alta, então seu corpo nessa aerobiose utilizará como fonte primária de energia o glicogênio, seguido da massa muscular e aí sim a tão esperada gordura. Para isso acontecer, são necessários basicamente 20 minutos de aeróbico pra seu corpo chegar nesse estágio, portanto improdutivo para nós marombeiros, pois além de queimar muita massa magra, a pessoa tende por fadigar seus membros locomotores já que só após esses 20 minutos iniciais é que seu aeróbico começa de verdade! Então, com seu organismo utilizando como fonte primária glicogênio e massa muscular, vamos consider impróprio, ou menos produtivo, esse aeróbico para quem quer perder gordura e minimizar a perda de massa muscular! Mas mesmo assim, o cara ainda insiste em correr ou caminhar com o rabo cheio de carbo, e o glicogênio lá em cima! Resultado? Muito catabolismo muscular, e pouca perda de gordura! Mas então, o que fazer para poder maximizar a queima da gordura e minimizar o catabolismo muscular em termos de treinamento aeróbico? Bom, esta é uma prática simples e que não tem muito segredo, é o exercício aeróbico realizado de manhã cedo em jejum.
Em jejum!? Tá louco Raffa?! Isso não vai perder mais massa muscular ainda?! Não meu amigo, muito pelo contrário, realizando atividade aeróbica em jejum, você acaba por manipular o treinamento de uma forma em que você obriga o seu organismo a utilizar a gordura como fonte primária de energia e o melhor, com catabolismo em quase zero!!! Mas como isso ocorre? O período onde acordamos é um período precioso do dia onde ficamos por muito tempo sem comer, e isso propicia um ambiente muito favorável para queima de gordura, pois com a caminhada nessas condições seus estoques de glicogênio estão em baixa, e seu corpo será obrigado a utilizar a gordura como fonte primária de energia. Muitos profissionais medíocres, Phds e Mestres me questionaram inclusive em minha pós-graduação, achando um absurdo eu utilizar esse tipo de prática com meus clientes e comigo mesmo, alegando não ser eficiente e ainda por cima perigoso. Ocorre que para esses profissionais até soltar um peido pode ser perigoso, pois com o gás a academia pode explodir. Fora o fato de que não existia nenhuma comprovação científica desta prática, portanto eles não recomendavam a ninguém. Diziam que marombeiro não sabe o que faz. Pois bem, agora recentemente meus amiguinhos franzinos de profissão, a ciência comprovou a eficácia dessa prática através de um estudo muito detalhado concluindo que esta é a melhor prática para queima de gordura enquanto se perde o mínimo de massa muscular. Felizes agora? Infelizmente para esses indivíduos que se dizem cientistas, se não existe comprovação pela ciência eles não acreditam! Será que eles não sabem que o que eles estão comprovando agora, nós culturistas já sabemos desde a década de 70 !? Desculpem o desabafo, mas chega a ser revoltante tamanho recalque e arrogância que esses profissionais exibem em seus jalecos ou ternos nas suas respectivas aulas. Muitos desses indivíduos sequer puxaram algum peso na vida, e querem ser os bam-bam-bans afirmando com unhas e dentes suas teorias “científicas” muitas vezes sem nexo algum!!! Mas enfim, voltando ao assunto do exercício, muitos ainda se perguntam: Mas as calorias queimadas nesse exercício não serão as mesmas que em qualquer outro horário do dia? Sim, mas não importa as calorias gastas em si, mas sim de ONDE provém essas calorias, que no caso em jejum serão em muito maior escala de gordura do que de glicogênio, e músculo, como já expliquei acima. Ao acordar, antes de começar, tome 500ml de água para quebrar o jejum. Se quiser maximizar ainda mais os efeitos benéficos do exercício, ao invés da água tome 200ml de café com adoçante, ou de preferência sem nada, puro, na raça mesmo. O uso de efedrina também pode causar ótimos efeitos adicionais se administrado com aspirina (o famoso ECA). No caso o medicamento Efedrina originalmente foi feito para pessoas asmáticas, mas tem como efeito secundário na elevação da temperatura corporal, facilitando a queima da gordura. A Cafeína já funciona como um sinergista, aumentando ainda mais os efeitos da efedrina. Já a aspirina serve como um agente que diminui a produção de prostaglândinas, já que a combinação de efedrina com cafeína aumenta a produção do mesmo diminuindo a ação dessa combinação. Diminuindo a produção das prostaglândinas, ai sim o efeito termogênico fica otimizado. A dosagem recomendada seria de 30 a 50mg de Efedrina(procure na farmácia por Franol, nele tem 15mg de efedrina então tome dois), 200 a 300mg de cafeína (manda manipular comprimidos de 150mg, mais uma vez tome dois) ou melhor e mais fácil, tome 200ml de café bem forte e 300 a 500mg de aspirina que no caso será um comprimido inteiro! Mulheres poderão ter um ótimo resultado com a metade da dosagem máxima descrita acima. É totalmente contra-indicado as que estejam grávidas ou amamentando. Essa mistura deve ser administrada 2 a 3 vezes ao dia, tomando sempre até antes das 5 da tarde, pois administrando depois você poderá ter problemas com o seu sono. CUIDADO, essa mistura pode ser perigosa para alguns se administrada em altas dosagens. Assim como qualquer outro medicamento este tem seus efeitos colaterais, e você poderá sentir alguns sintomas como tremedeiras, taquicardia, dores de cabeça, sonolência, nervosismo, muita perda de apetite e náuseas.
Se esses sintomas começarem a aparecer, descontinue o uso imediatamente. Indivíduos que tenham problemas cardíacos e hipertensão devem ficar longe dela, ou utilizar apenas com acompanhamento médico. Voltando ao treino, a atividade é para ser realizada com média de 30 a 45 minutos de duração.
Realizado 3 vezes por semana em dias alternados pode causar um efeito surpreendente, visto já nas 2 primeiras semanas. Aos iniciantes, essa prática realizada de forma brusca pode causar severa hipoglicemia, portanto recomendo que o façam com prudência e comecem com menos tempo, algo em torno de 15 minutos na primeira semana, pra começar e depois gradativamente ir subindo o tempo para 20, 30 até chegar no tempo estimado. A única recomendação feita é para que se ande com algum doce no bolso, pois caso haja tonturas é sinal da hipoglicemia chegando, e com esse doce em mãos o problema estará sanado. Caso isso aconteça, pare com a caminhada imediatamente. O exercício deve ser feito com velocidade moderada a baixa, pois só assim seu corpo irá mesmo solicitar a gordura. Se feito rapidamente, nada de gordura! E como o glicogênio está em baixa, vai ser a sua massa que vai embora, e você vai ficar mais parecido com um maratonista ou com o esqueletinho do Heman, do que com um fisiculturista definido. Então fica esperto! Chegando em casa tome mais 500ml de água! Terminada a caminhada ainda é necessário que não se tome o café da manhã ainda por mais 30 minutos, pois ainda nesse tempo seu corpo estará queimando mais gordura. Esse tempo é suficiente para você ir ao banheiro fazer suas necessidades, e tomar o seu banho com tranqüilidade. De nada adiantará você fazer caminhada em jejum se tiver o hábito de acordar de madrugada pra comer alguma comida, portanto se você tiver esse hábito, pare com esse costume de gordo frustrado. E garanta suas 6 a 8 horas de sono indo dormir cedo. A utilização de Whey Protein nesse período como fonte de proteína de rápida absorção é uma ótima escolha. Nessa hora, se estiver de dieta pra campeonato, nada de malto, utilize em conjunto algum carboidrato de baixo índice glicêmico, como aveia, pois o uso de carbo de alto índice glicêmico vai elevar bruscamente a insulina, que por sua vez bloqueará imediatamente a lipólise, que é a queima de gordura. Eu costumo fazer um shake composto por 30g de proteína de whey protein + 25g de proteína de mix protéico + 30g de aveia e uma banana nanica picada. Acredite, o negócio enche pra valer. Em cápsulas eu mando nessa hora 4 comprimidos de Bcaa’s + 1 Vita C de 500mg + 1 comprimido de Complexo B.
Com tudo isso você não passará fome pelas próximas 3 horas. Os Bcaa’s nessa hora servem para evitar que o whey seja completamente utilizado como fonte de energia, a Vita C servirá para bloquear o cortisol, e o Complexo B, que além de aumentar a síntese protéica junto com o Whey, é de fundamental importância no processo da lipólise. Estarei escrevendo um artigo, dividido em duas partes, sobre a minha preparação pre-contest (pré-competição) para o Paulista de Estreantes de 2008, onde a primeira parte falará sobre meu treinamento e a segunda sobre minha nutrição. Lá trarei mais detalhes sobre a dieta e a maximização da queima da gordura, tanto em treinamento como em nutrição. Espero mais uma vez ter contribuído de forma competente aos amigos para chegarem aos seus respectivos objetivos.
Um abraço e fiquem com DEUS!!!
Rafael “Big Raffa” Bracca
Atleta de Fisiculturismo Graduado em Educação Física e Pós-Graduado em Exercício Resistido e Nutrição Esportiva.
ESTE TEXTO FOI RETIRADO DA INTERNET!
-
apaixonadoporv8 deu reputação a LeandroTwin em Passo A Passo: Montando Seu Treino [Com Vídeo Explicativo]
Introdução
E ae galera! Como eu vi que não tinha nada compacto sobre como montar um treino, resolvi criar um pra ficar mais fácil! Só lembrando que tem vários jeito de montar um treino, esse aqui é só mais um!
Avisos
O tópico está aberto para dúvidas, sugestões, críticas, etc.
Links úteis
Tabela do excel pra montar um treino
Por que seus músculos ficam doloridos
Exercícios e SUPOSTO recrutamento de fibras
Passo 1: Escolhendo divisão de treinamento
Divisão de treinamento é como os músculos do seu corpo serão distribuídos nos treinos. Geralmente usa-se letras e cada letra representa um dia de treinamento. Existem vários divisões pra cada estágio que o atleta se encontra, vou deixar 1 exemplo de cada (os mais famosos/recomendados).
Geralmente atletas iniciantes tem pouca massa muscular e a recuperação das fibras é mais rápido, portanto compensa mais treinar mais frequente e mais leve. Atletas mais avançados tem bastante massa muscular, portanto precisam de mais tempo pra recuperação, então compensa um treino muito mais pesado (pra atingir as fibras mais difícies) e depois bastante tempo pra recuperar tudo.
Como puderam perceber, o nível do atleta não se da exatamente por tempo de treino e sim por volume muscular.
Divisões
Embaixo da divisão tem como ela pode ser distribuida (dia1-dia2-dia3-dia4-dia5-dia6-dia7 e repete).
Os números entre parênteses na frente dos músculos representa o número de séries RECOMENDADO.
Iniciantes -> ABC 2x
A - Peito (9~12), triceps (6~8) e ombros (6~8)
B - Costas (9~12), biceps (6~8) e trapézio (6~8)
C - Coxa (12~16) e panturrilha (6~8)
[Pode ser feito ABCABC-off ou mais recomendado ABC-off-ABC]
Intermediários -> ABCD
A - Peito (12~16) e ombros (9~12)
B - Costas (12~16) e trapézios (9~12)
C - Coxas (15~20) e panturrilhas (9~12)
D - Bíceps (9~12), tríceps (9~12) e antebraços (6~8)
[Pode ser feito AB-off-CD-off-off, AB-off-C-off-D-off, etc.]
Avançados -> ABCDE
A - Peito (12~16) e panturrilhas (9~12)
B - Costas (12~16) e antebraços (6~8)
C - Coxas (15~20)
D -Ombros (9~12) e trapézio (9~12)
E - Bíceps (9~12) e tríceps (9~12)
[Pode ser feito AB-off-CDE-off, ABCDE-off-off, etc.]
Clique aqui e veja outras divisões de treinamento.
Devo trocar de treino pro corpo não se acostumar?
Passo 2: Colocando os exercícios
Agora que você já tem a divisão de treinamento e o total de séries por grupo muscular vamos colocar os exercícios. Pra quem não conhece muito dos exercícios existem sites database, ou seja, sites com vários exercícios separados por categoria e ensinando a execução correta.
Recomendado: https://translate.goo...ises%2F&act=url
Outros sites do mesmo tipo:
https://muscul.az.free.fr/pt/index.html
https://www.exrx.net/.../Directory.html
https://www.bodybuilding.com/exercises/ (é o mesmo do link recomendado só que sem o google tradutor)
O ideal é usar exercícios multiarticulares (exercícios que envolvam mais de uma articulação para serem executados, ex: supino, remada curvada, agachamento, desenvolvimento, etc.) e isoladores (exercícios que envolvam uma articulação para serem executados, ex: voador, pull-down, cadeira extensora, elevação lateral, etc.)
Quanto ao número de exercícios, digamos que você está montando um treino de algum grupo muscular e precisa de 12 séries. Você pode dividir essas 12 séries em 3 exercícios de 4 séries ou 4 exercícios de 3 séries. Tambem nada impede fazer, por exemplo, 3 exercícios com 2 séries cada + 2 exercícios com 3 séries cada. O que importa é total de séries daquele grupo, não o tanto de exercícios. Portanto escolha aqueles que mais te agrada pra cada músculo.
Se você não tem ideia de exercícios bons pro seu corpo, é melhor começar com os básicos:
Peito -> Supinos, crucifixos (aqui envolve voador e cross)
Costas-> Levantamento terra, barra fixa, remadas (livre, máquina, halteres), exercícios no pulley
Triceps -> Paralelas, supino fechado, rosca testa, pulley triceps
Biceps -> Rosca direta, alternada, concentrada, scott
Ombros -> Desenvolvimentos, elevações
Trapézio -> Remada alta, encolhimentos
Antebraços -> Rosca punho, extensão de punho
Pescoço -> Elevação de pescoço, flexão de pescoço
Coxas (quadriceps, posterior, glúteos, etc.) -> Agachamentos, leg press, cadeira extensora, cadeira flexora, stiff
Panturrilha -> Em pé, sentado, no leg press
Passo 3: Repetições
Agora você vai colocar as repetições. Cientificamente falando o número de repetições fica algo em torno de 6 a 15, no geral. Isso não quer dizer que menos de 6 ou mais de 15 não vai acontecer a hipertrofia, afinal seu músculo não sabe contar. é apenas uma recomendação!
Pra parte superior uma média é ficar entre 6 e 12 repetições. Pra coxa algo em torno de 10 a 15 repetições. E pra panturrilha 12 a 20.
Uma recomendação também é que os exercícios multarticulares podem ser com menos repetições e os isoladores com mais repetições.
Preencha usando essa média.
Passo 4: Técnicas avançadas
Para aumentar a intensidade do treinamento é interessante usar técnicas avaçandas. Porém não use e abuse 100% a vontade por que quanto mais intenso um treino, mais descanso é necessário, portanto um treino muito intenso com pouco descanso = overtraining.
Pra quem treina mais espaçado (ABCD, ABCDE, etc.) pode colocar mais técnicas sem medo. Pra quem treina mais frequente (AB 2x, ABC2x) é necessário mais cuidado.
Só lembrando que essa parte é extremamente pessoal, tanto pra escolher as técnicas como a quantidade delas, tudo é questão de TESTE e possívelmente falha.
As técnicas avançadas pra hipertrofia mais famosas:
Método da Pirâmide - (força e hipertrofia)
Pirâmide Decrescente
Método Bi-Set - (hipertrofia)
Método Tri-Set - (hipertrofia)
Método Super-Set - (hipertrofia)
Agonísta / Antagonista - (força e hipertrofia)
Método da Pré-Exaustão - (força e hipertrofia)
Método de Repetições Forçadas (Excêntrica) - (força e hipertrofia)
Método Drop-Set - (força e hipertrofia)
Método de Repetições Roubada - (força e hipertrofia)
Método da Pausa/Descanso - (força e resistência a fadiga)
Passo 5: Abdomên
O abdomên é treinado de 2 a 3 vezes por semana no final dos treinos. Ele é um músculo com alta capacidade de recuperação, portanto pode treiná-lo mais frequente. Se for treinar ele 2 vezes por semana, faça um treino mais volumoso/intenso do que 3 vezes.
A faixa de repetições pode ser algo em torno de 10 a 25.
Varie entre supra, infra e obliquos.
Não é recomendado treinar ele e depois ir pro treino daquele dia pelo simples motivo do abdomên ser um músculo estabilizador, se você treinar ele e depois ir pra outro treino você acaba ficando mais suscetível a lesões. Se for pra por ele no começo deve ser feito cuidadosamente.
Clique aqui e veja 2 exemplos de treino de abdomên
Passo 6: Aeróbicos
Se você procura ganhar massa muscular evite os aeróbicos, eles PODEM (não quer dizer que vão) atrapalhar parte dos seus ganhos.
Se procurar redução de gordura, adicione na sua rotina. Existem várias maneiras:
1 - Pegar os dias que você não treina e fazer 45-60 minutos;
2 - Colocar nos dias que se treina 45-60 minutos em outro horário (de preferência o treino vem antes para maior rendimento);
3 - Colocar logo após o treino com pesos 20-30 minutos;
4 - Fazer aeróbicos em jejum;
5 - Fazer guerrila cardio;
6 - Praticar algum esporte (artes marciais, futebol, natação, etc.)
7 - Etc.
Leia sobre a zona de treinamento.
Aeróbico, antes ou depois do treino?
Aeróbico com blusão de frio é mais eficaz?
Passo 7: Alongamento e aquecimento
Alongamento estático e o aquecimento são procedimentos distintos, e não devem ser empregados como sinônimos de uma mesma prática. O aquecimento causa diversas mudanças no organismo, entre elas aumento na temperatura muscular (5) e maior recrutamento neuromuscular (5, 21), fatores preponderantes para melhora na performance e diminuição na ocorrência de lesões. O alongamento estático não parece causar nenhum efeito que melhore as condições musculares para a prática da atividade física, já que seus efeitos, quando ocorrem, são agudos e de pouca duração, além de existir pouca comprovação científica de que ocorra mudanças viscoelásticas em longo prazo. Parece não haver estudo na literatura que comprove que a realização apenas de alongamento estático é capaz de evitar lesões, pois todos os trabalhos utilizam pelo menos algum outro tipo de intervenção. Acrescente-se que o alongamento, quando utilizado sozinho, interfere negativamente sobre as propriedades mecânicas nas fibras musculares e sobre o input neural, causando uma diminuição na produção de força pelo músculo quando o esforço é realizado imediatamente após o alongamento.
Logo, é importante que ambos os termos sejam definidos clara e objetivamente. Uma das únicas mudanças crônicas causadas pelo alongamento, o aumento da amplitude articular, não é um fator definitivo na diminuição de lesões, já que o nível ótimo de flexibilidade de um indivíduo está diretamente ligado à modalidade praticada, isto é, muita ou pouca flexibilidade contribuem da mesma forma para o aumento de lesões. Apesar de o alongamento ser capaz de diminuir, em alguns sujeitos, cerca de 5% o risco relativo de lesões musculares, sua eficácia em valores absolutos sugere que um indivíduo deveria se alongar por 23 anos para evitar uma única lesão (28, 29).
Restou claro, enfim, que o alongamento estático praticado no pré-exercício não é responsável pelos efeitos atribuídos à sua prática, sendo inclusive prejudicial na produção de força em algumas situações, não sendo útil, portanto, para integrar um protocolo de aquecimento, enquanto este último, por provocar as alterações fisiológicas supra destacadas, é mais eficiente na melhora da performance muscular e diminuição de lesões.
Leia mais: https://www.hipertrof...o-de-conceitos/
Feito por LeandroTwin