É pra falar de broscience ?
Então vamos lá:
Todos meus amigos que treinam terra nunca tiveram hérnia de disco, ou se tem ninguém os avisou disso/nunca foram a um médico ver (normalmente se faz isso quando há dor, então...)
Eu treino levantamento terra há 10 anos, já tive lesões mas por má forma e por exagerar no peso, nunca lesão executando de forma correta. Me recuperei delas (foram todas leves, coisa de uma semana) e hoje não tenho nenhuma dor articular/lombar, ao contrário da maioria dos meus amigos sedentários.
Meus conhecidos de 40-50 anos que treinam pesado há 20-30 anos estão bem e continuam treinando pesado, muito melhores que meus conhecidos de mesma idade que são sedentários ou praticam outros esportes (corrida de rua, futebol, etc).
Se terra e agachamento pesado são assim tão lesivos, porque justamente o powerlifting é um dos únicos esportes em que vemos atletas da casa do 40-50 anos batendo recordes e masters de mais de 50 ainda competindo em alto nível, muitas vezes pau a pau com atletas muito mais novos? Não vejo isso no tênis, futebol, vôlei, basquete, atletismo...
Recomendo a leitura desse artigo, onde o autor demonstra com ciência e não com questionários como um terra executado com má forma (cifose lombar e torácica acentuada) não tem muita diferença de compressão discal comparado a um terra executado com boa forma, porém os esforços cortantes chegam a ser, com a mesma carga, na ordem de 5,5 vezes maiores, e aí que está o maior perigo. Conclusão dos autores: boa forma é primordial no levantamento:
https://www.sfu.ca/~leyland/Kin201%20Files/Deadlift%20Mechanics.pdf
Neste outro site, blog do treinador de powerlifting Denilson Costa, ele fala pela própria experiência e cita artigos de como terra e agachamentos são ótimas formas, se não as melhores de fortalecer o quadrado lombar, eretores da espinha e transverso do abdômen. Pergunto, não seria o fortalecimento deste músculos uma das melhores formas de se evitar lesões na coluna?
https://dcpurepower.blogspot.com.br/
O Denilson no post acima citou o dr. Stuart McGrill, professor de biomecânica da coluna na universidade de Waterloo, que pesquisa há anos sobre lesões na coluna causadas pelo esporte. Como o Denilson cita, ele estudou diretamente powerlifters a ponto de conseguir registrar o momento exato de lesões no laboratório. Já vi diversas entrevistas dele, que é um dos maiores, se não o maior perito mundial do assunto, e nunca vi ele condenando o lev. terra, mas sim condenando má forma (rounded back deadlift). Inclusive, ele recomenda terra feito com boa forma e sobre blocos para aqueles que já tiveram lesão na coluna.
Outra boa matéria com algumas referência boas sobre tudo isso que eu escrevi:
https://www.tonygentilcore.com/blog/deadlifts-are-one-of-the-worst-things-you-can-do-for-your-spine/
Agora, opinião pessoal: Risco sempre existe, pois por mais técnico que você seja sempre há chance de em uma mísera repetição você relaxar na mesma e se lesionar. Entretanto, tem pessoas que engasgam com comida e morrem sufocadas. Você vai deixar de comer por saber disso? Tudo tem risco envolvido, a questão é lidar com eles, contorná-los sempre que possível e não ir atrás de toda generalização que aparece.