Galera, passei a frequentar a academia no final de 2011. Sempre comi os alimentos da dieta (e equivalentes) sem cumprir necessariamente as quantidades estabelecidas, já que possuía um metabolismo rápido. Quando interrompi meus treinos por conta do vestibular, após 5 meses e meio, nunca tive problemas com o acúmulo de gordura.
Passado algum tempo, em outubro de 2013, voltei à ativa seguindo dieta, continuando com o mesmo hábito citado. Porém, decorridos 2 meses, comecei a notar uma concentração sutil de gordura na parte inferior do abdômen. Fui ao nutricionista. Ele, além de adequar temporariamente minha dieta ao período de férias, reduzindo o nº de refeições diárias de 6 para 5, ainda registrou decréscimo no meu BF, que foi de 5% a 3%. Surpreso, revelei o o acúmulo que havia percebido. Em resposta, ele me recomendou aumentar minhas horas de sono (normalmente 6h), e disse para eu não me preocupar muito com isso.
Agora, nas férias, passei 4 semanas viajando, com programações inusitadas a todo o tempo, incluindo trabalhar no computador durante a maioria das madrugadas. Além de modificar meu horário de dormir, acabei ficando sem tempo para treinar e me dedicar à dieta. Nesse meio tempo, perdi um pouco de massa muscular e vi a gordura se depositar não só na barriga, mas também um pouco na lombar e dos lados. Apesar de não ser muito perceptível, a adiposidade fez sumir a minha definição abdominal, e fica desconfortável quando sento.
Enfim, voltei aos treinos há 1 semana e meia, estou pesando cerca de 70kg e tenho 1.88m de altura. Minhas dúvidas são:
- O acúmulo acontece só por conta da ausência de rotina e da alimentação desregrada, ou porque eu meu metabolismo mudou? Obs.: minha dieta é hipercalórica.
- O que faço para aumentar a massa magra no corpo inteiro sem deixar acumular, além do necessário, a gordura na região abdominal? Aeróbicos de 20 minutos, 3 vezes por semana e após o treino, prejudicariam minha hipertrofia?
Obs.: sei que meu foco deveria ser o bulking agora, mas a situação está me incomodando.
Grato!