Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Speck

Membro
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Speck deu reputação a luiseduardo21 em [Artigo] Planejando O Primeiro Ciclo   
    Planejando o Primeiro Ciclo

    Luís Eduardo Brasil

    Antes do Ciclo
    Inicialmente, é necessário expôr algumas observações antes de estruturar qualquer ciclo. Diversos cuidados devem ser citados a fim de evitar ou minimizar possíveis efeitos colaterais.
    Para o iniciante, alguns “requisitos” são essenciais para reduzir as chances de problemas durante o ciclo, dentre eles podemos citar:

    1. Idade: Provavelmente esse é o principal cuidado que se deve ter, pois pode trazer consequências para o resto da vida. Em geral, não é recomendado o uso de esteróides anabolizantes por adolescentes saudáveis, pois seu uso pode causar o fechamento prematuro das epífises ósseas e, dessa forma, o crescimento ósseo é afetado. Além disso, o uso dessas drogas pode perturbar o equilíbrio hormonal (o qual não está plenamente estabelecido nessa faixa etária) permitindo que o eixo HPT sofra consequências reversíveis ou irreversíveis.
    Muitos casos de suicídio em adolescentes após ciclos com esteróides anabolizantes já foram relatados, provavelmente, esses atos estão diretamente relacionados às oscilações hormonais, mas é difícil culpar exclusivamente essas drogas, pois diversos fatores estão em questão.
    Não existe uma idade ideal para começar a usar tais drogas. Em média, entre 21 e 25 anos é o ideal (idade mínima).

    2. Dieta: Grande parte dos resultados provenientes dos ciclos com esteróides anabolizantes são graças a uma dieta bem estruturada. Desde que seja estabelecido o objetivo do ciclo (bulk ou cut), a dieta será fundamental para o sucesso do mesmo. Resultados impressionantes, em geral, são derivados da dieta. Antes de estudar qualquer perfil de droga, a pessoa deve aprender como fazer uma boa dieta para seu objetivo. Como se trata de um assunto que exige mais atenção e ênfase, deixaremos de nos aprofundar neste quesito e sugerimos que o futuro usuário estude bastante sobre este tema antes de planejar qualquer ciclo.

    3. Treino: Este é outro fator importante, aliado da dieta, para sucesso do ciclo. Testar diferentes tipos de treino, diferentes exercícios e aprendendo a execução correta são fundamentais para se ter uma ideia de como seu corpo evolui de acordo com os estímulos oferecidos. Treinos volumosos não são bons para pessoas “naturais” assim como excessivas repetições (em determinado exercício) que contribuem apenas para o “pump” muscular. Vale lembrar que esse período de erros e acertos buscando o treino ideal demora bastante tempo visto que as respostas fisiológicas não são tão rápidas quanto se deseja. Em muitos casos, meses são necessários para se ter uma noção da eficácia do treino.
    No caso dos usuários de esteróides anabolizantes, mesmo com treino pouco eficiente, existe um certo progresso muscular devido às drogas utilizadas. Já foi mostrado num estudo de 1996 que pessoas sem fazer nenhum tipo de treino usando 600 mg de enantato de testosterona tiveram resultados superiores as que apenas treinavam “naturalmente”. Vale lembrar que o mesmo estudo ainda avaliou um terceiro grupo com uso de drogas e exercício físico o qual teve o melhor resultado (o link para a pesquisa pode ser encontrado nas referências deste artigo).
    De forma geral, um “hormonizado” tem maior ganho de força e recuperação muscular que uma pessoa “natural”, por esse motivo, os treinos de usuários de esteróides anabolizantes tendem a ser mais intensos.
    Apesar de tudo isso, o ponto fundamental para o iniciante de esteróides é só pensar em “ciclar” após, no mínimo, alguns anos de treinamento natural. Não é raro encontrar garotos, geralmente menores de idade, que entram na academia e após poucos meses de treino planejam usar alguma droga. Isso é o que deve ser combatido, pois garotos com poucos meses de treino não estão aptos o suficiente para dizer o que é melhor ou não para seu corpo e, muito menos, para sua saúde.
    Em média, o ideal é 3 anos ou mais de treino “natural” antes de planejar fazer quaquer ciclo.

    4. Estrutura corporal: A desobediência a este ponto é muito comum por iniciantes. Seu corpo deve ser “forte” o suficiente para suportar os efeitos adversos que os esteróides anabolizantes podem ocasionar. Uma pessoa gorda tem maiores chances de ter problemas com o uso dessas drogas, o motivo disso está relacionado à alta porcentagem de gordura, conhecido como BF (Body Fat). O primeiro ponto negativo de se iniciar um ciclo com um BF muito elevado é a falta de visibilidade dos resultados no espelho, pois a camada de gordura irá cobrir qualquer vestígio de músculo. Em seguida, a pessoa tenta emagrecer para poder visualizar as conquistas durante o ciclo, isso ainda é pior, pois no momento que ela tentar emagrecer vai perder grande parte (se não todo) “músculo” adquirido anteriormente. Vale lembrar que isso independe da droga, seja ela mais usada para cutting ou bulking. Outros problemas mais graves relacionados a um alto BF: aumento da aromatização, aumento da retenção hídrica, aumento da pressão sanguínea, risco de eventos tromboembólicos, embolia pulmonar, dentre outros. O ideal é iniciar um ciclo com BF menor que 12%.
    Outro fator relevante é o caso quando temos iniciantes com baixo peso corporal. Nesse caso, se recomenda o uso de esteróides anabolizantes por usuários que tenham um peso correspondente a sua altura. A tabela a seguir pode ajudar a ter uma noção desse peso:



    Apesar disso, os riscos de começar um ciclo abaixo do peso ideal são menores em relação aos casos com BF muito elevado já que, na maioria dos casos, esse baixo peso está relacionado com a maior probabilidade de sofrer alguma lesão durante o treino. Dessa forma, é possível “ciclar” de forma segura com um peso relativamente baixo, mas deve-se ter cuidado para não utilizar cargas excessivas.


    Drogas
    Existem diversas combinações de drogas que é possível executar obtendo resultados excelentes, entretanto, para primeiro ciclo não se costuma utilizar muitas drogas. A única coisa que impede um iniciante de ciclar com mais de uma droga é o fato do mesmo não ter experiência com os efeitos colaterais que elas podem trazer. Normalmente, o primeiro ciclo consiste no uso apenas de testosterona (em caso de efeitos colaterais é mais fácil saber o que provocou visto que não há mais que uma droga no ciclo). Então, qual é a melhor testosterona: cipionato, enantato ou propionato? A resposta é: testosterona é testosterona, não importa se é cipionato, enantato, propionato ou outro tipo. O princípio ativo entre eles é o mesmo, já que todos são testosterona, o que muda entre eles é pouca coisa como: velocidade de resposta da droga no organismo (efeitos colaterais e aumento da massa corporal), frequência da aplicação, a dor na injeção (propionato costuma ser mais doloroso que cipionato) e a fórmula do éster.
    Em ciclos convencionais, os resultados com enantato/cipionato de testosterona demoram mais em relação ao propionato de testosterona que é um estér curto o qual tem meia-vida menor que os dois anteriores. Dessa forma, diversos ciclos com enantato/cipionato usam o dianabol (Metandrostenolona) funcionando como um “kickstart” para os resultados serem mais rápidos, o problema disso é que o dianabol tem uma série de efeitos colaterais o que pode não ser muito agradável num primeiro contato. Uma outra forma de se fazer esse “kickstart” é usar durante a primeira semana do ciclo com cipionato/enantato o dobro da dose utlizada durante o restante do ciclo, isso é conhecido como “frontload”.
    Oxandrolona é outra droga muito utilizada em primeiro ciclo também, mas não se recomenda seu uso sozinha (sem testosterona), pois pode ocorrer queda da libido e o custo/benefício não é dos melhores.


    Ciclo
    Antes de comentar a respeito dos principais tipos de ciclo, é importante lembrar que este artigo é meramente informativo. Não incentivamos, não indicamos e não fazemos apologia ao uso de qualquer substância. Todos os atos executados por leitores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos.
    O ciclo mais tradicional para iniciantes é iniciar apenas com testosterona. Na maioria dos casos, usa-se cipionato ou enantato, mas também é possível usar propionato de testosterona a qual deve ser aplicada com uma maior frequência que as duas anteriores. O uso de hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) é muito importante para ajudar os testículos a manter o funcionamento durante o ciclo. Seu uso pode ser feito durante a TPC, mas não é mais indicado já que irá necessitar de doses bem mais elevadas e o tempo de recuperação pode se extender em relação ao seu uso apenas durante o ciclo.
    Exames também são fundamentais para saber se seu organismo está apto a fazer esse tipo de ciclo. Normalmente, no processo, deve-se fazer exames em três períodos: antes do ciclo, durante o ciclo e após o ciclo. Os principais exames que devemos fazer são:

    · Antes do Ciclo
    Hormônio (Esteróide)
    Lipídeos
    Fígado
    Sangue
    Rim
    Eletrólitos, Minerais e Glicose
    Próstata

    · Durante o Ciclo (4~5 semanas após o início do ciclo)
    Lipídeos
    Fígado
    Sangue
    Rim
    Eletrólitos, Minerais e Glicose

    · Pós-Ciclo
    Hormônio (Esteróide)
    Lipídeos
    Fígado
    Sangue
    Eletrólitos, Minerais e Glicose
    Próstata

    De forma mais específica:

    Hormônios: Testosterona (Total), Testosterona (Livre), Estradiol, LH, FSH, TSH, Tiroxina (T4), Triiodotironina (T3), Índice de tiroxina livre (FTI).
    Lipídeos: Triglicerídeos, Colesterol (Total), Colesterol (HDL), Colesterol (VLDL), Colesterol (LDL), Razão LDL/HDL, Proteína c-reativa, Homocisteína, Razão apoB/apoA-1 (Apolipoproteínas).
    Fígado: Albumina, Globulina, Proteína Total, Bilirrubina, Gamaglutamiltranspeptidase (GGT), Fosfatase alcalina (ALP), Aspartato transaminase (AST), Alanina transaminase (ALT).
    Enzima muscular: Creatinofosfoquinase (CK).
    Sangue: Glóbulos brancos (WBC), Glóbulos vermelhos (RBC), Contagem Plaqueta Sanguínea, Hemoglobina, Hematócrito.
    Rim: Ácido úrico, Creatinina, Nitrogênio-uréico no sangue (BUN), Razão BUN/Creatinina.
    Eletrólitos, Minerais e Glicose: Sódio, Potássio, Cloreto, Bicarbonato, Fósforo, Cálcio, Ferro, Glicose.
    Próstata: Antígeno Prostático Específico (PSA).

    Sugestões de primeiro ciclo:

    1. Fórum Steroids.com
    - Semana 1 até 12: Enantato de testosterona 250 mg a cada 3,5 dias (500mg/semana total)
    - Semana 1 até 12: hCG 250 ui a cada 3,5 dias (500 ui/semana total)
    - Semana 1 até 14: Arimidex 0,25mg dia sim dia não (Do dia 2 até o início da TPC)
    A TPC se inicia 14 dias (*) após a última injeção de enantato de testosterona.
    (*) 14 dias é o período recomendado pelo fórum, mas após 14 dias os níveis de testosterona ainda estão suficientemente altos inibindo o eixo HPT. É recomendado que o início da TPC seja de 30 dias após a última aplicação para a recuperação seja mais eficiente.
    Sugestão da TPC:



    O fórum recomenda o uso de N-acetilcisteína (NAC) 600 mg/dia para proteção hepática.

    2. Anabolics – William Llewellyn
    Enantato/Cipionato de Testosterona. Ele recomenda durante todas as semanas do ciclo:
    - Ajuda no Colesterol: Lipid Stabil (3 cápsulas/dia) e Óleo de Peixe (4g/dia).
    - Suporte estrogênico: Tamoxifeno (20-40 mg/dia) ou Anastrozol (0,5-1mg/dia).



    3. Elitefitness.com
    Dianabol e testosterona:
    Semana 1-4: Dianabol 30mg
    Semana 1-10: Enantato/Cipionato de testosterona 500mg
    O uso de algum inibidor de aromatase deve ser considerado.

    O site anabolics.com também sugere um ciclo similar:
    Semana 1-6 Dianabol 25mg
    Semana 1-12 Enantato de testosterona 500mg/semana

    4. Musclediscussion.com
    Propionato de Testosterona | 150mg dia sim dia não | Semanas 1-8
    Aromasin 12,5mg dia sim dia não (*normalmente seu uso é diário, mas com doses baixas pode ser feito dia sim dia não)
    Adex 0,25mg dia sim dia não

    TPC - Semana 10-14:
    Clomid | 50mg todo dia
    *Aromasin | 12,5mg todo dia

    5. Primeiro Ciclo – GH15
    O primeiro ciclo recomendado pelo fundador do fórum gh15.org é:

    Dianabol: 30-50 mg
    Enantato/Cipionato de Testosterona: 500mg
    Decanoato de Nandrolona: 400-600mg
    Letrozol ou Nolvadex

    Esse é um ciclo interessante, mas diversos cuidados devem ser levados em conta, dentre eles podemos citar:
    - BF deve estar baixo antes de iniciar esse ciclo.
    - Decanoato de Nandrolona pode causar retenção hídrica, acne e ginecomastia por prolactina.
    - Deve-se ter cuidado com o uso de letrozol, pois dependendo da dosagem pode trazer diversos efeitos colaterais. Além disso, pode-se ter efeito rebote. Sua dose não foi mencionada pelo GH15.
    - O dianabol pode ter efeitos tóxicos ao fígado, aumento da pressão arterial, ginecomastia (estrogênica), acne e retenção hídrica.
    - Para um iniciante que nunca fez auto-aplicação (e pretende fazer um ciclo e parar em seguida) esse ciclo não seria muito indicado. O próprio GH15 defende seu uso em blast-and-cruise o que permite o uso de apenas testosterona e, após algumas semanas, ir adicionando os demais compostos. Dessa forma, será possível saber qual composto ocasionou determinado efeito colateral.

    Pós-Ciclo
    No pós-ciclo você deve iniciar a recuperação após o ciclo e tentar minimizar as perdas. Para isso existem diversos protocolos de TPC. Para mais informações leia o artigo:
    Manual da Terapia Pós-Ciclo – Luís Eduardo Brasil


    Perguntas Frequentes
    1) Quando é possível iniciar um novo ciclo?
    Resposta: O período ideal para se iniciar um novo ciclo pode ser estimado levando em consideração: TEMPO DO CICLO + TEMPO ANTES DE INICIAR A TPC + TEMPO DA TPC. Lembrando que essa contagem só inicia após a recuperação completa por meio da TPC do usuário.

    2) Preciso fazer TPC após o ciclo ?
    Resposta: A Terapia Pós-Ciclo será útil para acelerar sua recuperação após o ciclo com esteróides exógenos. Ela não é obrigatória, pois, normalmente, seu organismo percebe que os níveis hormonais estão alterados e volta a regulá-los. O problema de não fazer TPC é que a recuperação pode demorar bastante e todos (ou praticamente) os ganhos serão perdidos. É importante observar o timing da droga utilizada para que se possa iniciar a TPC num momento oportuno. Para se ter uma ideia melhor de quando iniciar a TPC, será necessário exames.
    OBS: Estamos considerando que o usuário NÃO está em blast-and-cruise.

    3) Posso fazer o primeiro ciclo apenas com drogas orais?
    Resposta: Não é recomendado. Apesar de ser possível “ciclar” sem uso de injetáveis e obter ganhos sem muitos colaterais, os ciclos com esteróides orais (exclusivamente) apresentam, em geral, efeitos colaterais mais proeminentes tais como intoxicação ao fígado e perda da libido. Este é considerado um grave problema para homens com vida sexual ativa. Além disso, drogas como o hemogenin e dianabol provocam significativa retenção hídrica.

    4) Comprei uma caixa (10 comprimidos) de hemogenin, como devo usar?
    Resposta: Simplesmente não use. Seu ciclo deve ser planejado e muito bem organizado antes de iniciá-lo. Um ciclo padrão deve durar algumas semanas e o usuário deve estar conciente dos riscos e saber como amenizá-los. A divisão do ciclo também é fundamental para melhores ganhos e menor possibilidade de prejuízo à saúde.
    5) Posso ingerir bebidas alcóolicas durante o ciclo?
    Resposta: O melhor seria evitar o consumo de bebidas alcóolicas durante esse período. Em ciclos com drogas orais, é altamente aconselhável evitar qualquer bebida desse gênero visto que pode trazer mais stress ao fígado. No caso de drogas injetáveis, esse problema é menor.

    6) Como saber que tenho ginecomastia? O que fazer caso ele apareça?
    Resposta: Será possível sentir um nódulo em seu mamilo. Caso ele apareça, pode-se usar tamoxifeno, letrozol ou raloxifeno para reverter a situação. Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica é recomendado.

    7) Nunca fiz auto-aplicação, posso pedir para alguém aplicar para mim?
    Resposta: Sim, mas não é indicado, pois o usuário sempre dependerá de alguém para fazer a aplicação.


    Tabelas
    1) 10 = Máximo e 1 = Mínimo:




    2) Dosagem (média):




    Referências
    Anabolics 10th - William Llewellyn's
    https://forums.steroid.com/anabolic-steroids-questions-answers/447777-young-steroids.html
    https://forums.steroid.com/anabolic-steroids-questions-answers/541167-my-first-cycle-planning-executing-successful-first-cycle.html
    https://oig.hhs.gov/oei/reports/oei-06-90-01080.pdf
    https://www.anabolics.com/pages/Steroid-Cycles#.U3kjEBiClN0
    https://www.anabolicsteroids.co.za/articles/information/8-steroid-cycle-basics
    https://www.aworkoutroutine.com/steroids-vs-natural/
    https://www.bayareapowerclub.com/Articles/Idiot's%20Guide%20to%20AAS.htm
    https://www.ehow.com/info_12038096_differences-between-cypionate-propionate.html
    https://www.elitefitness.com/forum/anabolic-steroids/hcg-throughout-end-cycle-732709.html
    https://www.elitefitness.com/forum/gynecomastia/raloxifene-doses-reversal-existing-gyno-599350.html
    https://www.fitnessuncovered.co.uk/article/beginner-steroid-cycle-the-guide
    https://www.forumanabolizantes.com/t15554-decanoato-de-nandrolona-efeitos-como-usar-fabricantes
    https://www.ftmguide.org/ttypes.html#tdelivery
    https://www.hipertrofia.org/forum/topic/131538-treino-para-naturais-e-hormonizados-dudu/
    https://www.mundoanabolico.net/discuss%C3o-de-ciclos-42/faq-leitura-obrigatoria-antes-de-postar-5110/
    https://www.musclediscussion.com/anabolic-steroids-forum/53273-sample-beginner-cycle.html
    https://www.nasponline.org/publications/cq/cq347steroids.aspx
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18357357
    https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM199607043350101
    https://www.uk-muscle.co.uk/steroid-testosterone-information/3354-1st-time-cycle.html
  2. Gostei
    Speck deu reputação a Aless em Então Você Acha Que Sabe Agachar   
    Veja também: Entao Voce Acha Que Pode Supinar? e Então Você Acha Que Pode Deadliftar
    Vi esse link no Facebook que alguem o Bassitos postou e achei interessante compartilhar. Eu pretendo aos poucos ir traduzindo os videos. Ja vi os videos e cada vez eu 'cato' uma coisa nova.

    https://train.eliteft...quat-parts-1-5/




    Ele comeca o video contando um pouco dele. Ai ele explica dizendo que vai pegar um cara que tem pouca experiencia na academia e ensinar a agachar. Primeiro ele vai olhar o cara agachar da forma que ele sabe, sem nenhuma instrucao e achar onde ele vai comecar a pecar na tecnica, ver quais musculos ele precisa treinar e achar qualquer outro problema e talvez tenha durante o agachamento.

    0:40 - vamos pegar um cara que eh bem alto, ele tem pouca experiencia com o agachamento, nao em competicao nem nada do tipo, e vamos tentar melhorar a tecnica dele.
    0:50 - A razao disso eh tentar pegar as manhas do powerlifting e tentar conseguir um agachamento melhor. Voce pode agachmar melhor depois de ver powerlifters, voce pode fazer coisas que irao fazer com que voce agache melhor, com mais peso e mais seguranca, e voce pode fazer o seu progresso mais longo e duradouro, nao importa quais os objetivos. Assim voce pode ficar mais forte.
    1:19 - a primeira coisa a fazer eh olhar como ele agacha da forma dele e ver o que fazemos depois disso. Voce nao precisa de nenhuma barra especifica ou aparelho, tudo que precisa eh um rack ou gaiola e espaco para agachar. Vamos trazer esse cara, ver ele agachar, ver onde ele erra, e vamos falar como arrumar.
    O cara agacha.
    2:01 - Olhe para os pes dele
    2:07 - Olhe para a lombar dele
    2:12 - Bem, o que estamos vendo aqui eh uma inclinacao pelvica (pelvic tilt), bem na parte de baixo (do agachamento), a bunda dele ficando abaixo das costas, os dedos fazendo pressao nos pes e saindo da posicao, e estamos vendo os olhos dele olhando para baixo, o que esta fazendo com que ele arredonde as costas devido a pressao
    2:33 - tambem estamos vendo uma grande predominancia dos quadriceps, o que esta escondendo as fraquezas da lombar e isquiotibiais (musculos que fazem a flexao da perna e extencao da coxa)
    2:43 - entao o que nos faremos agora eh usar uma caixa para ajudar a forma, vamos ensinar ele a se arrumar/preparar corretamente, e isso ja deve levar a um bom progresso.
    2:53 - Box squat eh a melhor forma de se aprender como agachar.
    Ai os caras arrumam a caixa
    3:06 - Box squat eh a melhor forma de ensinar alguem sentar para tras, o que da um ponto de referencia quando se esta agachando, e tambem te ensina como usar os musculos quando voce fica parado
    3:18 - Entao como nos vimos antes, ele esta usando muito a forca das pernas, o que deixa frago os isquiotibiais, gluteos e lombar. Isso (a caixa) ira ensinar como agachar correto economizando tempo no processo.
    3:34 - Quando voce comeca a aprender a agachar tem que ser um processo da cabeca para os dedos ou dos dedos para a cabeca, voce tem que comecar do comeco e ir ate o fim, e ir arrumando os problemas. Quando eu agacho pesado eu comeco com a pressao dos meus pes e entao vou subindo cuidando dos pontos (ele descreve todos). Eu faco tudo isso em baixo da barra para garantir que o meu corpo esta perfeitamente preparado. Para ficar mais facil, vamos comecar com ele por cima.
    4:06 - A primeira coisa que voce vai querer fazer eh garantir que as suas maos estejam sempre na mesma posicao toda vez que voce agacha, nao importa o nivel.
    Entao ele explica que um lado pode ficar mais pesado que outro... meio obvio isso entao eu vou pular
    5:16 - A proxima coisa que iremos fazer eh arrumar daqui (topo da cabeca) para a barra. A maioria das pessoas vao olhar para baixo ou neutro. O que nos queremos arrumar eh a cabeca olhando para cima. Eu quero os olhos um pouco acima do que seja neutro. Ao inves de olhar para frente ele deve olhar 25 a 30 graus para cima.
    5:55 - Agora com essa posicao voce pode ver que a parte superior das costas nao vai cair para frente quando estiver com muito peso. O corpo vai continuar 'para cima', e o peito 'aberto' apenas se a cabeca continuar para cima. A coisa mais importante importante de entender no agachamento eh que a cabeca mantem o corpo. Se a cabeca baixar, o peso ira para a frente e tera problemas. Entao a coisa mais importante eh que a cabeca continue olhando para cima.

    Vou tentar traduzir 1 video por dia e com sorte sexta-feira teremos todos eles traduzidos

    Parte 2
    Parte 3
    Parte 4
    Parte 5 Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado
  3. Gostei
    Speck deu reputação a T. Wall em Heavy Duty – Uma Releitura Da Intensidade No Treinamento   
    Heavy Duty – Uma releitura da intensidade no treinamento

    Prefácio

    Saudações,

    Sou conhecido como T. Wall dentro do Hipertrofia e, basicamente, atuo na área de Diários de Treinos. Possuo o meu diário nesta seção (endereço) e treino há aproximadamente três anos. Nos últimos tempos eu tenho estudado bastante sobre uma série de coisas e buscando compreender sistemas de treinamentos antigos, da época de ouro do fisiculturismo.

    Hoje em dia, fala-se tanto na época “Oldschool”, entretanto poucos procuram compreender ou mesmo estudar a fundo os métodos de treinamento surgidos nesta época. Os corpos dos anos 70 à 90 até hoje são cultuados. Schwarzenegger, Zane, Ferringo, Mentzer, dentre outros. Tempos em que simetria, volume, alimentação e trabalho árduo eram extremamente valorizados.

    Este é a primeira versão (conforme eu vá estudando e/ou me atualizando eu altero coisas aqui) desta releitura do Heavy Duty, o sistema de treinamento criado por Mike Mentzer e que até hoje gera polêmica. Aqui busco trazer fundamentos deste sistema de treinamento e adaptá-lo à realidade do nosso país e, também, contextualizá-lo numa abordagem mais atual.

    Sumário

    1. Mike Mentzer – O Criador
    2. Heavy Duty – Fundamentos
    3. A intensidade aplicada ao método
    4. Recuperação e dieta
    5. Etapas de Treinamento
    5.1 Iniciante
    5.2 Intermediário
    5.3 Avançado
    5.4 Super-Avançado
    6. Principais técnicas utilizadas
    7. Exemplos de rotinas
    8. Considerações finais


    1. Mike Mentzer – O Criador



    Mike Mentzer começou a treinar aos doze (repito, DOZE) anos e passou a competir em concursos locais quando tinha dezoito anos. Sua primeira competição amadora foi em 1969. Em 1971, ele sofreu sua pior derrota, ficando em décimo lugar no AAU Mr. America, que foi ganho por Casey Viator. A competição foi importante para Mentzer, pois conheceu Viator, que o indicou o seu treinador Arthur Jones.

    Para quem não sabe quem é Jones, segue trecho:

    As ideias de Jones ajudaram a mover a noção do público do bodybuilding e do treinamento de força para longe da escola de treinamento de Arnold Schwarzenegger (método apadrinhado por Joe Weider), que envolvia horas na academia, para o treinamento da alta intensidade. Isto envolvia treinos breves, escolha de cargas suficientes para que se pudessem executar-se as séries até o fracasso muscular em boa forma e minimizando o impulso, que, de acordo com a ideologia do método, provoca o máximo crescimento muscular. (Wikipedia)

    Simplificando: Arthur Jones foi um dos criadores do high-intensity training (HIT) aplicado ao levantamento com pesos. Você deve estar se perguntando: “Ué, mas o HIT não é um treinamento de aeróbico?”. A resposta é sim e não. O HIT é, na verdade, uma filosofia de treinamento onde a intensidade é o enfoque e não o volume do treinamento. Estudaremos isto mais a fundo depois.

    Voltando ao Mentzer, após retirada de alguns anos, ele voltou às competições em 1975 no Mr. América, ficando em terceiro lugar atrás de Robby Robinson e Roger Callard. Mentzer ganhou essa competição no ano seguinte, em 1976. Em 1977 ganhou o North America Championships em Vancouver, o British Columbia, e competiu uma semana mais tarde no Mr. Universo, em Nîmes, França, ficando em segundo lugar, atrás de Kal Szkalak.

    Em 1978, Mentzer ganhou o Mr. Universe em Acapulco, no México, com uma pontuação perfeita (algo inédito) de 300 pontos, o que o fez profissionalizar-se no esporte. No final de 1979, Mentzer venceu a categoria peso pesado do Mr. Olympia, outra vez 300 pontos, mas perdeu no geral para Frank Zane, que foi agraciado com o título pela terceira vez. Detalhe: Mentzer nesta época já tinha uma profunda desavença com os Weider que, por sinal, eram organizadores do Mr. Olympia. Motivo? Os Weiders defendiam o método clássico de treinamento com alto volume.



    Em 1980, no Mr. Olympia, Mentzer ficou em quarto lugar (num empate com Boyer Coe) atrás de Arnold Schwarzenegger, Chris Dickerson e Frank Zane. Este resultado até hoje é muito contestado e polêmico. Arnold voltou a competir após anos afastados e, muitos dizem, que isto se devia ao verdadeiro burburinho causado por Mentzer e seu método de treinamento. Aposentou-se do fisiculturismo competitivo após o concurso, com 29 anos. Ele alegou que o concurso foi fraudado, até a sua morte, e nunca disse que achava que ele deveria ter ganhado, mas que Arnold não deveria, embora tivesse um relacionamento amigável com Schwarzenegger.

    Mentzer está presente na enciclopédia de fisiculturismo de Arnold Schwarzenegger, na qual é colocado como um dos melhores posadores de todos os tempos, ao lado de Frank Zane.

    2. Heavy Duty – Fundamentos

    Em tradução livre, podemos compreender Heavy Duty como “Dever Pesado”.

    Como já foi abordado no capítulo inicial, o treino criado por Mentzer é oriundo do HIT. Na realidade é uma abordagem a respeito do treino de alta intensidade. No seu livro Heavy Duty by Mike Mentzer, no capítulo II o autor traz o que chama de ‘uma abordagem racional’:

    Muitos se iniciam no fisiculturismo com mais do que um simples desejo de desenvolver um corpo mais musculoso. Tomados pela sensação de que suas vidas são importantes, e uma grande realização é possível, eles aspiram conquistar os maiores títulos de fisiculturismo. Já que o que cada um pode conseguir no fim, em grande parte, é ditado pela sua programação genética, ninguém consegue antever o que conseguirá na sua carreira de fisiculturista ou quanto músculo conseguirá desenvolver. Uma coisa que você tem em comum com Dorian Yates, Lee Labrada e eu é que todos nós começamos infelizes com a nossa aparência e decidimos fazer algo a respeito. (MENTZER, Mike)

    O ponto de partida da mudança corporal é o que ele chama de ‘paixão’. É aquela faísca íntima que nos move ao mundo da musculação. Muitas vezes a ‘paixão’ nasce sob o véu da ‘insatisfação’ [com o próprio corpo] ou mesmo da ‘decepção’ [amorosas, normalmente]. Não raro vemos casos de pessoas ou muito magras ou muito gordas que decidem entrar neste universo. E é então que somos apresentados ao racionalismo aplicado ao levantamento de peso:

    A base para uma abordagem racional do fisiculturismo – ou qualquer outra área – é o reconhecimento de que apenas um conhecimento específico e apropriado pode leva-lo a agir da forma necessária para atingir seu objetivo. A razão da NASA ser tão espetacularmente bem sucedida em suas missões espaciais está enraizada no seu profundo conhecimento e entendimento dos princípios envolvidos nas viagens espaciais. Eles não “acham” ou “pensam que” sabem o que estão fazendo. Eles sabem, até o menor detalhe, precisamente o que é necessário. E quando cometem um erro, e isso acontece, eles sabem que tem as referências (realidade) e os meios (razão) necessários para corrigir o erro. (MENTZER, Mike)

    A abordagem racional apontada aqui é um ponto fundamental para compreender os conceitos e fundamentos do Heavy Duty. A musculação, mundialmente falando, carrega consigo um teor híbrido de teoria e prática. Existe uma verdadeira briga entre as diferentes abordagens, métodos de treino, nutrição e outras coisas. De um lado, pessoas que se apegam às bases teóricas, estudos, artigos e, na outra ponta, os usuários comuns e atletas que são empiristas. São pessoas que aplicam em si mesmo os métodos e veem os resultados.

    No Brasil, este empirismo é muito confundido com “achismo”. Infelizmente, toda pessoa que começa na musculação ao se deparar com pessoas maiores ou por “profissionais” são bombardeadas com informações dúbias, falsas. E isso só contribui para uma onda de ignorância que parece se alastrar não só pelo país, mas pelo próprio Hipertrofia.org que deveria ser um espaço de discussão qualificado.

    Outra discussão pertinente que Mentzer aborda em seu capítulo dois é a sua grande crítica aos métodos de treinamento clássicos. Os treinamentos de alto volume. Aqui é preciso fazer uma distinção etimológica do que seria o “volume”. Volume, quando falando de musculação, são treinos longos com muitos exercícios para um mesmo grupo muscular (ou muitas séries) e isoladores. Ou seja, “volume” não tem nada a ver com cargas.

    Não cometa o erro de se comparar com as outras pessoas. A única pessoa com a qual você pode se comparar com certeza é...VOCÊ! Você só crescerá quando se tornar mais forte e, se você se tornar mais forte de treino para treino, estará no caminho certo.

    Como dito acima, fisiculturistas que não entendem que devem treinar a sua força, não sabem como direcionar seus esforços. Não sabendo como direcionar seus esforços, muitas vezes desperdiçam meses ou anos, durante os quais eles não veem nenhum ou quase nenhum resultado. É como se eles estivessem esperando um “ZAP!” saído do mundo místico de magos e desejos de onde um dia ele ganhará seus desejados músculos. (MENTZER, Mike)

    Mentzer defende o treinamento de força, sobretudo para iniciantes. Seu método de treino intermediário envolve a rotina de HIT desenvolvida por Jones, a qual trataremos em momento oportuno. Desta forma, o autor trouxe a base de seu treinamento ou princípio que podemos elencar:

    - Sistema árduo: alcançar o máximo de sua musculatura, falha extrema. Para isto, são utilizadas técnicas nas fases mais avançadas de treinamento.
    - Sistema breve: treinamentos curtos, de baixo volume. Novamente, fazendo a distinção de “volume” acima explicado. Significa dizer no Heavy Duty são poucos exercícios e séries, mas isto não quer dizer que será menos desgastante.
    - Sistema Infrequente: deve-se proporcionar treinamentos bem espaçados entre si, maximizando a recuperação do corpo. A recuperação é um ponto muito abordado por Mentzer.
    - Sistema seguro: NUNCA, em hipótese alguma, o risco deve superar a necessidade de segurança em prol da produtividade. Significa dizer que o treinamento deve sempre buscar a execução perfeita e a cadência (velocidade) de cada repetição. Mentzer batia muito nesta tecla.

    3. A intensidade aplicada ao método

    Assim como há uma confusão etimológica com o termo “volume”, encontra-se o mesmo com o termo “intensidade”. Intensidade é o conceito fundamental do HIT e Heavy Duty.

    Mentzer define “intensidade” como “porcentagem do esforço momentâneo requerido pra mover um peso”. Outro meio de definir intensidade seria como o grau de fatiga momentânea imposto em um músculo. Os proponentes do HIT ou Heavy Duty acreditam que a intensidade é o fator principal para a estimulação do crescimento, citando o princípio da sobrecarga. Tal princípio define que um músculo deve ser sobrecarregado com um trabalho além de sua capacidade normal para produzir crescimento.

    Intensidade, portanto, não é simplesmente descansar pouco ou fazer exercícios conjugados (embora estas técnicas modifiquem este detalhe).

    Um pergunta que me é feita constantemente é “Mike, se eu tentar o Heavy Duty, eu verei resultados em seis meses?”. Minha resposta é: “Você não precisa esperar seis meses, você verá resultados imediatamente – desde o primeiro treino”. Progresso deve ser significante e imediato, desde o momento em que você começar a usar a rotina e deve ser ininterrupto. Arthur Jones disse algo há alguns anos atrás de que esse progresso deve ser constante, desde o início dos treinos e o fisiculturista deve ser capaz de – usando um programa de treino correto, é obvio – atingir o seu grau máximo de desenvolvimento em dois anos. Não demora cinco anos, ou mais, para se desenvolver um físico musculoso. (MENTZER, Mike).

    Parece loucura a princípio, não é? Ao menos não em condições normais. Não em condições “naturais”. Porém, segundo o autor, o treinamento de força e o princípio da sobrecarga garantem este crescimento e desenvolvimento muscular. Precedido, claro, do aumento de força. Por isto sua defesa por treinos de força. Se você observar todos os grandes fisiculturistas da história, sem exceção, e inclusive aqueles adeptos aos treinamentos clássicos de muito volume, todos realizam os chamados exercícios básicos, multiarticulares ou compostos. Exercícios como o Levantamento Terra, Agachamento Livre, Supino Reto, Desenvolvimento Militar. Por quê? Porque estes são exercícios fundamentalmente de força. E com o aumento de força, há o aumento de massa muscular em médio prazo.

    Ao mesmo tempo em que você deve esperar um aumento de força com regularidade, nem todos podem esperar um aumento regular ou perceptível de massa. Para a maioria das pessoas, o aumento de força precede o aumento de tamanho. Em outras palavras, você ficará cada vez mais forte, por um período de tempo, sem que fique maior. Eu não quero desencorajar ninguém. É importante entender isso por questões de motivação. Conforme você cresce em termos de força, esse ganho de força eventualmente levará ao ganho de massa. O quanto de musculo você conseguira e quanto tempo isto levará, é algo definido pela genética. (MENTZER, Mike)

    Observem o que o autor já preconizava em seus livros. O aumento de força, ou progressão de cargas, é a base do powerlifting, do stronglift, do fullbody, e uma série de treinamentos modernos. Mentzer já afirmava isto nos anos 80!

    4. Recuperação e dieta

    Outro ponto focal do sistema de treinamento Heavy Duty é quanto ao descanso, a recuperação. E quando falo descanso, não me refiro ao descanso entre as séries ou essas baboseiras. Ele fala do descanso corporal. Ao contrário do método clássico de treinamento, onde a maioria dos fisiculturistas passavam duas, três, quatro, cinco horas na academia, Mentzer foi um dos primeiros ao bater na tecla que o treino deve ser intenso e durar, no máximo, uma hora.

    Novamente, isto não quer dizer que você tenha que “correr contra o tempo” para fechar seu treino. Não! Mas que ele não precisa durar (a fase de treinamento resistido com pesos) mais do que este tempo. O descanso apontado por Mentzer tem a ver com a infrequência dos treinamentos, do tempo elevado entre os ciclos. Segundo sua filosofia clássica, os grupos musculares devem ser espaçados de 3 a 6 dias de descanso. Ou seja, se você treinou Peito e Costas (exemplo) você só estaria “apto” a treiná-lo novamente a partir da quinta-feira. Dorian Yates, um de seus pupilos, em seus tempos áureos de Heavy Duty descansava uma semana inteira (7 dias) o seu treinamento de pernas.

    "O treino, entendam, não produz crescimento muscular, mas serve simplesmente para estimular o mecanismo de crescimento do corpo. Quer dizer que o corpo é que produz crescimento, mas somente se deixado descansar por um período suficiente". (MENTZER, Mike)

    Na filosofia Heavy Duty original, basicamente imagina-se que o treino deve estimular o músculo em quantidades suficientes e progressivas (sempre) para que ele possa posteriormente se desenvolver na recuperação, tanto com a síntese proteica, quanto com a supercompensação de glicogênio, entre outros princípios. Estimular o músculo demasiadamente, não trará um ambiente anabólico, nem na recuperação e, se quer no treinamento. Do contrário, trará um ambiente totalmente catabólico, o qual pode não possibilitar se quer a recuperação muscular.
    Como todos os processos fisiológicos, normalmente, demoram a ocorrer, a síntese muscular não poderia estar à parte e, aliás, pode estar entre os processos fisiológicos mais demorados, pois segue vias como: A limitação do corpo; a necessidade de estímulos frequentes; a necessidade de manipulação da ingesta de alimentos; dos próprios quesitos bioquímicos relacionados as síntese proteica e de glicogênio; a necessidade de recuperação de aspectos neurológicos e psicológicos entre outros. (SENDON, Marcelo)

    Mentzer acreditava piamente que o praticante da musculação não deveria dedicar todas suas horas diárias ao treinamento. Segundo sua filosofia, o tempo fora do ginásio deveria ser aproveitado para outras coisas como estudo, vida pessoal, etc.. Mas isso não quer dizer que deveria ser negligenciado. Como todos sabem (ou deveriam saber) musculação é um esporte que envolve outros aspectos, não apenas o treinamento.

    Para uma boa recuperação, o descanso adequado e, sobretudo, uma dieta ajustada são fundamentais. Existem questões específicas de dieta no programa de treinamento de Mentzer, mas não vou me aprofundar muito nesta questões, pois esta releitura se atém ao método de treino.

    5. Etapas de Treinamento

    Mentzer acreditava que para um bodybuilder ganhar massa muscular por longos períodos seria necessário aumentar a intensidade do treino e não o seu volume. "Se o músculo não for levado ao seu limite sempre, ele irá estagnar em ganho de massa magra e força", dizia. Esse era o pensamento do Heavy Duty por isso ele fez a seguinte divisão entre os níveis de evolução do treinamento:

    5.1 Iniciante

    Para quem não pratica nenhum tipo de treinamento com pesos, iniciar uma atividade anaeróbica (como, por exemplo, aqueles treinos padrões passados por instrutores de academia) é um salto enorme em intensidade, isto falando de pessoas sedentárias. É por este motivo que quando você começa a treinar, constrói massa muscular tão rápido. Para continuar progredindo, um iniciante só precisa adicionar mais peso a barra ou diminuir o intervalo entre as séries. E tudo ocorre bem até que chega o dia em que o número da balança não sobe. Que a fita métrica vira sua inimiga número um. E seus amigos leigos começam a perguntar se você parou de "malhar" ou de "tomar bomba" (sendo que você nunca usou esteroides anabolizantes). Para Mentzer é a hora de realmente iniciar o treinamento do Heavy Duty.

    5.2 Intermediário

    Quando se passa pela fase iniciante, mais ou menos com um ano ou dois de treinamento sério, as pessoas chegam a um platô (estagnação). Neste ponto, buscam outros métodos de treinamento. Dentre eles, o Heavy Duty. Na fase intermediária, a intensidade é acrescentada com séries de pré-exaustão muscular, repetições forçadas e negativas. Por quê? Estas técnicas auxiliam para se obter o estágio de fadiga muscular momentânea, vulga "falha muscular". E isto é um dos princípios que norteiam do Heavy Duty.

    Por exemplo, você faz uma série pré-exaustiva num exercício isolador (Peck Deck/Voador para peitoral, por exemplo) e, em seguida, (sem descanso) segue para uma série de supino reto até a falha muscular. As repetições negativas e outras técnicas entram para se alcançar o "além da falha positiva" e são usadas ocasionalmente e não em todo o treino. Quando se percebe que não é possível mais aumentar o peso e entrou em novo platô é quando sinaliza a chega ao nível avançado de treinamento.

    5.3 Avançado

    Neste nível, Mentzer percebeu que seu treino já estava tão intenso e sua força tão grande que o máximo esforço aplicado ao exercício provocavam um acúmulo de ácido lático e deficit de oxigênio praticamente instantâneo. Reações fortes o suficiente para interromper o exercício mesmo antes dele atingir a falha muscular, por conta da limitação cardiovascular. A questão de como ir além disto fez ele desenvolver um recurso novo.

    Para tanto, a técnica chamada rest-pause foi utilizada por Mentzer no Heavy Duty. Porém, com uma abordagem completamente nova. Para tanto, ele utilizava o peso capaz de realizar apenas uma repetição máxima (RM), descansava por 10 segundos (tempo necessário para dissipação do ácido lático e reporte de oxigênio às céludas) e voltava a fazer mais uma repetição máxima, repetindo o processo de descanso. Faria isto três vezes, até fazer mais uma RM com a ajuda de um parceiro de treino (ou com 20% a menos de carga) e 15 segundo de descanso, até realizar quantas repetições fossem necessárias até se alcançar a falha positiva.

    Como cálcular a sua Repetição Máxima? (Créditos do cálculo: Debew)

    Existe um cálculo para se encontrar o seu grau de repetição máxima. É importante, antes de iniciar no Heavy Duty tirar uma semana para fazer treinamentos e tirar estas marcas, pois serão importantes na fase avançada.



    Este cálculo, obviamente não é 100% exato, mas dá uma ótima base para a realização deste tipo de treinamento avançado.

    5.4 Super-Avançado

    O último degrau da escada Heavy Duty foi chamado por Mentzer de "Infitonic Training". Esse método de alta intensidade só pode ser realizado com ajuda de um personal ou parceiro de treino, devido a muitos fatores, principalmente para que você seja auxiliado no aumento de tensão na fase negativa do exercício. Basicamente a técnica Infitonic consiste em começar o exercício pela fase positiva subindo o peso o mais lento possível. Em seguida, uma breve pausa ao final da fase positiva (até 5 segundos). Agora vem a parte destruidora. Lentamente comece a baixar o peso (fase negativa do exercício), porém com seu parceiro forçando o peso para baixo e você lutando para baixar o mais lentamente possível. Descanse por 15 segundo e inicie uma nova repetição.

    Mike ainda desenvolveu mais uma técnica que ele mesmo veio a dizer ser o nível mais alto do Heavy Duty. Ele chamou de "Omni-Contraction Training", em tradução livre seria "Todos em contração". Existem três tipos de contração muscular, quando você levanta o peso (positiva), quando você abaixa o peso (negativa) e quando você segura o peso (estática).

    Nesta técnica, Mentzer impõe o treino com esforço máximo que as fibras musculares poderiam aguentar. Consiste em dar tudo o que você tem na fase positiva do exercício, seguido de uma fase negativa extremamente lenta e concentrada. Durante a fase negativa você para o peso e literalmente tenta ergue-lo novamente por três vezes (o que é praticamente impossível, considerando que estamos próximos de sua RM). Essas 3 pausas são deitas em três pontos diferentes da fase negativa. Uma logo que começar a baixar o peso, a segunda bem no meio da descida e a terceira na parte inferior da negativa. Cada pausa deve ter cerca de três segundos.

    6. Principais técnicas utilizadas

    O Heavy Duty, a fim de visar o máximo do trabalho muscular, utiliza de algumas técnicas a qual comumente são utilizadas na maioria das academias, mas infelizmente de maneira inadequada ou dentro de planejamentos os quais não são tão interessantes.

    Entre as principais técnicas do Heavy Duty, podemos destacar:

    Pré-exaustão: Trata-se da realização de exercícios isolados para um músculo antes dos compostos. Isso faz com que as fibras musculares alvo sejam trabalhadas e entrem em uma pré-exaustão antes dos músculos auxiliares e/ou estabilizadores dos movimentos compostos, os quais normalmente entram em fadiga antes do alvo. Por exemplo, executa-se o peck-deck antes do supino inclinado no Smith, executa-se o Pullover antes do Lat Pulldown e assim por diante.

    Negativas e repetições forçadas: Visando o trabalho excêntrico da musculatura, o indivíduo quando não conseguir executar mais repetições, deve, com o auxílio de um parceiro, manter a fase apenas excêntrica do movimento, controlando o peso, enquanto o outro realiza ou auxilia na realização da fase concêntrica.

    Repetições forçadas serão realizadas valorizando ambas as fases do movimento, deixando para que o atleta em realização do exercício, force ao máximo na fase concêntrica do movimento e que faça a excêntrica totalmente sozinho.

    Manuais: Pouco utilizadas, essa técnica valoriza a fase excêntrica do movimento. Após a chegada à falha concêntrica, o indivíduo, com auxílio de um parceiro, deve ter a força resistida pelo mesmo. Por exemplo, imaginemos a rosca direta após a falha na subida da barra, o parceiro auxiliará na fase CONCÊNTRICA e dificultará a excêntrica, forçando a barra para baixo, enquanto o atleta que está executando o movimento resiste contra o peso.

    Contrações estáticas: Também podendo ser chamada de isometria, essa técnica pode ser utilizada tanto a início de um exercício quanto ao final. Caso seja no começo, normalmente é usada como pré-exaustão. Porém, quando utilizada ao final, visa-se a máxima fadiga. Ela é obtida através da contração máxima e permanência da mesma até que não se consiga mais superar o peso em questão.

    Pré-alongamento: O pré-alongamento visa uma pré-exaustão na miofibrila muscular antes do treinamento. Entretanto, alguns atletas e autores condenam essa prática pelo alto risco de lesão e por possíveis quedas de performance antes do exercício.

    Superslow: Se há realmente uma técnica a qual seja utilizada largamente nesse sistema, essa é a Superslow. Técnica essa que valoriza as repetições em níveis extremamente lentos de movimentação. Normalmente, Mentzer utilizava de 10 segundos para a fase concêntrica e 5-10 segundos na fase excêntrica, a depender da utilização de máquinas ou pesos livres. Desta forma, Mentzer preconizava, dentro desse protocolo, cerca de 4-8 repetições na série.

    A técnica em questão necessita de uma atenção extra: Mentzer dizia que trabalhos que ultrapassassem 70 segundos na continuidade, poderiam se tornar aeróbios, enquanto trabalho menores de 45 segundos eram ineficazes e submáximos. O resultado é que você terá de adaptar uma carga X tempo de execução das repetições X tempo médio de 50-60 segundos na realização da série para então obter os máximos benefícios.

    Logicamente, séries com repetições forçadas seguem outros parâmetros, não necessitando estreitamente desta lógica.

    7. Exemplos de rotinas



    Como ficou claro, o sistema Heavy Duty é muito mais do que um simples método de treinamento. Há toda uma filosofia por trás que o norteia. Estas rotinas abaixo são apenas exemplos, mas é preciso compreender, sobretudo, a ideia de intensidade aplicada ao treino e as técnicas utilizadas para atingir este objetivo.

    Rotina #1


    Esta é a rotina Heavy padrão. Se regulada corretamente as seções de treinamento e os descansos, funcionará para a maioria das pessoas por até 6-9 meses. Quando o descanso de 6-7 dias não mais produzir resultados significativos, mude para a rotina de consolidação. Essa rotina deve ser usada somente se o individuo tiver uma pobre habilidade de recuperação e não tiver ganhado com a rotina padrão.

    Rotina consolidada


    Esta rotina severamente reduzida foi modificada recentemente por Mentzer. Ele acredita que é a única no livro que leva as pessoas ao overtraining. Inicialmente, descanse por 5 dias, e depois aumente conforme a evolução. Essa é a rotina que deve ser usada até se atingir os limites genéticos do individuo.

    8. Considerações finais

    Antes de tudo, espero que tenham gostado. Este não foi um mero trabalho de tradução ou apenas copiar e colar. Passei aproximadamente cinco dias estudando a fundo o Heavy Duty, lendo artigos e livros do próprio Mentzer até conseguir compreender seu método de treinamento.

    Infelizmente, nós no Brasil (e boa parte do mundo) somos “domesticados” no método clássico de treinamento de volume. Por forte influência das empresas e pessoas por traz desse grande negócio chamado “mundo fitness”. Entretanto, olhar para o passado é importante. E esta foi a grande lição que tirei ao estudar o Mike Mentzer e seu Heavy Duty.

    Espero que todos tenham gostado deste artigo, ele foi escrito com muito carinho e dedicação, justamente para produzir conteúdo de qualidade e contextualizado à nossa realidade. Uma pena que não tive como aprofundar em questões importantes, como o excesso de treinamento, dietas fracas, uso de suplementos. Mas isto fugiria do tema de estudo. Preferi me ater ao básico. Creio que vou transformar este artigo num e-book e distribuí-lo em breve aqui.

    Se você gostou deste conteúdo, não deixe de dar o seu “curtir” e ajudar na divulgação deste treinamento clássico e, por vezes, esquecido.

    Um abraço,
    T. Wall.

    Bibliografia
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mike_Mentzer https://www.musclemass.com.br/heavy-duty/ https://www.hipertrofia.org/forum/topic/360-hevy-duty-by-mike-mentzer-capitulo-2/ https://dicasdemusculacao.org/heavy-duty-sistema-de-treinamento-criado-por-mike-mentzer/ https://www.hipertrofia.org/blog/2007/05/17/sistema-heavy-duty/ https://www.youtube.com/watch?v=VUfWMxvdid0&list=UUOOLLUHhjJ-I6dXTQ-5cq5g https://www.youtube.com/watch?v=Sft37E_SFrE https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxmaWxvc29maWFoaXR8Z3g6NGY0NjU1MzFjNjc5Yjg0OA (PS: Se algum moderador passar aqui, move para seção de artigos de treino).
  4. Gostei
    Speck deu reputação a Aless em Entao Voce Acha Que Sabe Supinar?   
    Veja tambem: Entao Voce Acha Que Pode Agachar e Então Você Acha Que Pode Deadliftar

    Topico para traduzir os videos 'so you think you can bench press?'

    https://train.eliteft...bench-parts1-7/




    Ele conversa bastante sobre oque vai fazer e o que ele encontra em seminarios e tudo mais, que nunca sabe quem ele vai encontrar, se o cara sabe de tudo ou nao sabe nada.
    1:44 - entao a primeira coisa que eu vou ensinar e a abducao das escapulas. Puxe [errado aparece escrito]. Pegue esse elastico e puxe, nao abra tanto os bracos, fique com eles numa posicao como se fosse supinar. Termine de puxar agora nas costas (2:15) - voce sente a tensao aqui? Volte e puxe de novo (2:20). OK, quando eu disse puxe os ombros junto (abduza as escapulas), isso eh o que eu quero que voce faca.
    2:27 - Vou o que eu queria dizer? Ele foi de um movimento de encolhimento para uma abducao.
    Ai ele mostra de novo.
    3:12 - Nos videos de demostracao que voce deve ter visto, falamos do movimento de tirar a barra do suporte. Muitas vezes as pessoas nao entendem como isso funciona entao vamos ir para um aparelho com cabos aqui para voce entender do que estou falando.
    3:30 - (Este movimento deve emular tirar a barra do suporte)
    3:42 - Voce deve ficar na mesma posicao que voce vai tirar a barra do suporte, mesma altura. Ai ele mostra que a barra que eu vai usar esta rotacionada pois ele prefere assim. Entao ele mostra o exercicio. Garanta que voce esta puxando com os lats.
    4:13 - Dobre os joelhos para ficar na altura, pegada aberta, empine a bunda.
    Ai ele mostra o cara fazendo o exercicio
    4:35 - Ele esta fazendo direitinho. Normalmente quando as pessoas vao fazer esse exercicio a tensao vai estar nas escapulas ou na lombar. Quando eu digo 'tire a barra do suporte' voce deve utilizar os lats. Isso eh o que eu quero que aconteca (4:50), dessa forma. Nao uma extensao de triceps.

    Parte 2
    Parte 3
    Parte 4
    Parte 5 Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado
  5. Gostei
    Speck deu reputação a Aless em As Perguntas Mais Frequentes Sobre Suplementação   
    Pessoal, estou comecando um topico com FAQ sobre suplementacao para tentar evitar os aproximadamente 20 topicos fechados por dia por falta de pesquisa. Vou deixar o topico aberto e ir respondendo as perguntas mais frequentes neste topico inicial, e ir adicionando itens conforme perguntas repetidas sao feitas. Quando achar que a lista esta boa eu fecho o topico e ele fica apenas como referencia.

    As informacoes abaixo sao dadas como dicas. Nenhuma mensagem presente neste site tem como objetivo substituir a orientação de um profissional da área da saúde ou qualquer outra área cabível. O site Hipertrofia.org não apoia ou recomenda o uso de nenhuma substância proibida, tais como medicamentos de venda proibida ou controlada no Brasil e esteróides anabolizantes. Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem antes consultar um profissional da área. Não inicie o uso de nenhum suplemento ou medicamento sem o conhecimento do seu médico. Não nos responsabilizamos por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar.

    0) Qual o melhor suplemento para mim?
    Suplemento completa a dieta. Ajuda a completar algum macro nutriente (proteina, carboidrato, gordura) que esteja faltando, devido ao fato de nao conseguir comer (colocar para dentro) ou devido a rotina, ou a qualquer fator. Voce deve identificar os seus objetivos e pesquisar para saber qual suplemento ajudaria, e se voce realmente precisa de suplemento. Na grande maioria dos casos, um treino adequado junto com uma dieta montada sabendo a quantidade de calorias, proteinas, carboidratos e gorduras ja seria suficiente para ganhar massa muscular ou para perder gordura. Se voce tem dinheiro sobrando e quer gastar com suplemento, tudo bem. O que voce gostaria de melhorar no treino, dia-a-dia ou dieta? Primeiro entenda o que voce quer e entao pesquise. Voce pode achar que eh especial por algum motivo e gostaria de escrever toda a sua historia para alguem availar qual suplemento seria melhor, mas ninguem melhor do que voce para escolher qual suplemento tomar, ou se realmente deve tomar alguma suplementacao. Se realmente quer que alguem lhe diga qual suplemento tomar, va a um nutricionista.

    1) Devo tomar Whey/caseina/albumina?
    O tempo de treinamento nao influencia se voce deve utilizar alguma fonte de proteina ou nao. Suplementos (como o termo diz) completam a dieta. Suplementacao de proteina pode ser utilizada quando voce nao consegue alcancar a quantidade necessaria que voce julga ser suficiente na dieta. Se voce precisa de mais 30 ou 50g de proteina por dia e nao consegue comer carne/leite/ovo/soja devido a n movitos, a suplementacao eh bem vinda.

    2) Como devo tomar o meu whey/caseina/albumina?
    Esses suplementos sao proteina. Nao importa o horario ou velocidade de absorcao, o que importa eh a quantidade total de proteina no dia. Voce nao precisa tomar Whey apos o treino para melhorar os ganhos, qualquer fonte de proteina ate 3h apos o treino ja eleva a sintese proteica. No entanto, se voce prefere a abordagem classica, voce pode tomar Whey ao acordar e/ou imediametante apos o treino e caseina/albumina antes de dormir. Um shake the caseina com whey apos o treino tambem eh bem vindo. Este topico contem mais informacoes sobre Whey.

    3) Qual marca de suplemento utilizar?
    Existem topicos especificos sobre qual o melhor whey/fat burner/creatina/glutamina, etc. Perguntas sobre 'qual o melhor' ou 'qual desses deveria comprar' devem ser feitas nesses topicos especificos.

    4) Sou menor de idade, posso tomar esse suplemento?
    Menores de idade devem conversar com um responsavel e um medico/nutricionista antes de iniciar qualquer suplementacao. No entanto, suplementacao que significa 'comida' como whey, caseina, albumina, etc nao deveria causar nenhum problema. Ja estimulantes como PW (pre-treinos) ou fat burner/termogenicos como cafeina, efedrina, clembuterol, jack3d, oxyelite, etc sao mais fortes e farmacos. Via de regra, nao utilize. Quer utilizar, converse com um medico/nutricionista antes.

    5) Ja treino a xx meses, posso tomar creatina?
    O tempo de treino nao influencia se voce pode ou nao tomar creatina. Creatina melhora a performance, reduz a fadiga durante o treino e ajuda a aumentar as cargas. No entanto, se voce eh iniciante, voce ainda deve estar conseguindo progredir as cargas periodicamente. Tomando creatina nao vai ajudar muito a progredir mais rapido, entao a recomendacao seria de utilizar creatina quando o treino esta comecando a ficar mais pesado, quando voce esta ficando mais cansado entre as series. Adicionando-a a seu treino ajudara a continuar progredindo.

    6) Ja treino a xx meses, posso tomar um PW/Jack3d/Assault (pre-treino)?
    Muito semelhante a creatina. Deixe o PW para quando voce estiver quase estagnando, com pouca progressao. Ele vai dar um gas a mais e ajudar a aumentar as cargas. Se voce ja esta progredindo todo treino, porque adicionar um PW?

    7) Estou tentando perder peso/gordura, posso tomar um termogenico/fat burner?
    Termogenicos possuem 2 funcoes, basicamente: acelerar o metabolismo e reduzir o apetite.
    A aceleracao do metabolismo oferecida por termogenicos, nas melhor das hipoteses, sera de 5% durante o periodo que ele se enconta no seu corpo. Faca as contas e veja quanto isso muda no VET (valor energetico total). Quase nada, uma pequena alteracao na dieta causara o mesmo impacto. Mas ele ajuda, principalmente quando a dieta encontra-se muito restritiva e voce nao pode mais remover calorias dela.
    A reducao do apetite ajuda em 2 pontos: te manter mais focado durante o dia sem pensar em comida e a seguir a dieta a risca. Normalmente eles ajudam as pessoas a comerem menos, mas uma pessoa que ja possui uma dieta calculada pouco ira se beneficiar, uma vez que ela sabe quanto de cada macro nutriente deve comer. Neste caso, o controle psicologico seria suficiente para ajudar a pessoa a nao sair da dieta, mas o termogenico ajuda a pessoa a nao sair da dieta.

    8) Quais os efeitos colaterais do termogenico?
    Cada produto possui efeitos colaterais diferentes. No entanto, basicamente todos possuem cafeina, logo perda de sono e agitacao podem ser encontrados em todos. Perda de apetite eh outro efeito colateral e esse normalmente eh esperado. Alguns podem causar dor de cabeca, tremedeiras e febre. Alguns termogenicos mais fortes como efedrina e clembuterol podem causar hipertensão arterial, taquiarritmias, infarto do miocárdio e outros efeitos semelhantes, o que significa que voce deve verificar a sua saude antes de utilizar os mesmos. Pessoas com pressao alta/hipertensao nao devem consumir termogenicos sem consultar um cardiologista e um nutricionista.

    9) Como devo tomar o meu BCAA?
    Veja este topico para duvidas quanto a BCAA.

    10) Como devo tomar creatina? Qual marca?
    Veja este topico para duvidas referente a creatina e este para marcas. Este topico fala sobre diferentes tipos de creatina. Este fala tudo sobre creatina.

    11) Sou iniciante e quero ganhar massa, qual suplemento tomar?
    O suplemento nao vai definir se voce vai ganhar massa ou nao. A dieta e o treino vai. A suplementacao eh uma forma de completar a dieta, caso voce nao consiga ingerir a quantidade de macros e calorias necessarias. Antes de tudo, monte uma dieta seguindo essas informacoes e garanta que voce sabe quanto de carboidrato, proteina e gordura voce precisa por dia. Monte a dieta com alimentos solidos. Caso voce nao consiga alcancar o que precisa de carboidrato, por exemplo, considere utilizar algum suplemento para completar, como hipercalorico.

    12) Como devo tomar o meu malto/dextrose?
    Malto e dextrose sao carboidratos puros. Voce nao precisa deles, eles nao sao essenciais para os ganhos, comida de verdade sempre seja uma opcao melhor ja que pode incluir outros nutrientes (feijao inclui ferro, por exemplo, ou leite inclui calcio). Caso voce nao consiga alcancar a quantidade de carboidratos do dia, o malto/dextrose pode ser incluido em qualquer horario. Voce tambem pode seguir a recomendacao classica, tomar ele apos o treino com Whey ou ao acordar.

    13) Quais os tipos de Whey?
    Este topico explica tudo sobre os diferentes tipos de Whey.

    14) Me disseram que deveria tomar vitamina D. Porque?
    Este topico explica tudo sobre vitamina D.

    15) Tenho problemas com gases, como resolver?
    Gases podem ser causados pela suplementacao com albumina, veja este topico. Ou por intolerancia a lactose, veja este topico.

    16) Eu preciso de suplemento para crescer/emagrecer?
    Veja este topico com um excelente video do LeandoTwin.

    17) Quero tomar Tribulus para aumentar a producao de testosterona, como fazer?
    Este topico fala tudo sobre tribulus. Note que existe divergencia quanto ao fato de tribulus funcionar ou nao. Este topico discute outros estudos.

    18) Whey+Malto+Creatina, posso tomar junto?
    Sim, nao ha nenhum problema de tomar esses suplementos junto. Alguns suplementos tem horario recomendado para tomar, sugiro ver este topico.

    19) Preciso tomar algum multi-vitaminico ou multi-mineral?
    Uma dieta balanceada deve suprir as necessidades basicas de vitaminas e minerais. No entanto, alcancar a quantidade recomendada por ser complicado conforme a rotina (ingerir diferentes frutas) e especialmente em um cutting, fase onde a quantidade de alimentos eh restrita. Este topico no Blog comenta sobre isso, assim como este.

    20) Como faco para ganhar massa?
    Massa muscular eh um resultado de treino, dieta e descanso. Hipercaloricos sao apenas grandes quantidades de calorias vindas de carboidratos e um pouco de proteina, feitos para pessoas que nao conseguem comer a quantidade de comida necessaria durante o dia. Nao sera o hipercalorico que ira definir se voce vai ganhar peso ou nao. Monte uma dieta completa seguindo os topicos da area de nutricao e, caso necessario, utilize um hipercalorico, que pode ser caseiro ou comprado.

    21) Qual o melhor horário para se tomar hipercalórico?
    A funcao do hipercalorico eh aumentar a quantidade de calorias da dieta. Para isso, nao importa o horario. Apenas consuma ele em um horario que nao tera problema com o treino (estomago cheio, por exemplo).

    22) Posso substituir alguma refeição por whey, se não existe algum suplemento específico?
    Whey nada mais eh do que proteina extraida do leite. Ele possui uma alta quantidade de proteina, geralmente 75% ou mais. Caso voce nao consiga ingerir comida solida (carne de gado, frango, porco, ovo, leite) ou por qualquer outro motivo, ele pode ser utilizado na dieta sem problemas.

    23) Qual a diferença entre malto e dextrose?
    Quase nenhuma, apenas o indice glicemico da dextrose eh um pouco maior. Segundo a abordagem classica, dextrose seria melhor no pos treino com whey do que malto, mas nada que seja realmente notavel.

    24) Estou tomando um pre-treino que me deixa tonto, isto eh normal?
    Sim, PWs sao estimulantes, contem um blend (mistura) de varias ervas ou farmacos e conforme a dosagem podem dar diversos efeitos colaterais. Reduza a quantidade por alguns dias para o corpo se acostumar e entao aumente novamente mais tarde, caso ache necessario.

    25) Qual a quantidade de fish oil / omega-3 / n-3 / oleo de peixe recomendada?
    Existem divergencias quanto a quantidade de recomendada, fonte e diferenca entre EPA e DHA. Uma quantidade minima de 1,5 a 1,8 gramas por dia de EPA+DHA eh indicada, mas esses valores podem subir muito, ate para 4 gramas. Leia este topico para ver mais detalhes.

    26) Como tomar OxyELITE?
    Segundo as recomendacoes do fabricante: 1 capsula em jejum, 30min antes da primeira refeicao, por 3 dias. No quarto dia adicionar uma segunda capsula apos algumas horas. Depois de 3 dias (ou seja, no setimo dia), voce pode adicionar uma segunda capsula para a inicial da semana, ou seja 2 em jejum e 1 ao longo do dia. Nao ultrapassar essa quantidade.

    27) Qual o melhor pre-treino?
    Existem alguns topicos com comparacoes feitas dos pre-treinos. Veja este, este e este.

    28) Este Whey eh bom?
    Existe um topico fixo (este) onde varios Wheys sao discutidos conforme a qualidade, sempre verifique a opinao das pessoas lah antes. Mas Whey eh proteina, ou pelo menos deveria ser. Veja a quantidade total de proteina em uma dose. Por exemplo, se na informacao nutricional disse que o em 30g de Whey voce tem 24g de proteina, este Whey eh concentrado, possui 80% de proteina, o que eh um valor padrao e aceitavel como boa qualidade. Wheys especificos chegam a 90% de proteina, ou seja, 27g de proteina por dose. Ha alguns Wheys que baixam de 80% de proteina, variando entre 50% e 65%. Esses Whey normalmente tem um valor mais atraente, pois possuem menos proteina. Voce precisa calcular quanto custa, por exemplo, 100g de proteina neste Whey contra outro Whey para saber se vale a pena. Caso voce esteja em bulk, nao tem problema ingerir mais carboidratos e gordura provenientes do Whey. No entanto, se estiver em cutting, provavelmente vai preferir um Whey com pelo menos 80% de proteina.

    29) O que eh a beta-alinina e para que serve?

    A beta-alanina é um suplemento usado por atletas e fisiculturistas com o objetivo de aumento de performance. Este aminoácido não essencial pode ser encontrado naturalmente no corpo e em alimentos como frango, carne vermelha e peixes. Como todos sabem, os aminoácidos são os blocos construtores de proteína, o combustível principal para o crescimento muscular. Contudo, a beta-alanina sozinha, não pode ser sintetizada em proteína. O seu papel é promover uma concentração intramuscular alta de carnosina, uma pequena molécula composta pelos aminoácidos histidina e alanina. A carnosina de forma resumida, pode atrasar a falha muscular. Para mais detalhes, veja este e este links.

    30) Eu posso fazer um shake pós treino com Whey+Glutamina+Creatina+Dextrose+BCAA misturando tudo?
    Sim. A glutamina pode ser consuminda apos o treino ou em outros horarios, como antes de dormir ou acordar. Veja este artigo para entender melhor como a glutamina funciona. Itens anteriores ja discutiram sobre o Whey, Creatina e Dextrose.

    31) Creatina engorda?
    Nao, a creatina aumenta a retencao de liquidos. 'Ganhar' 1 a 2Kg no inicia do uso de creatina eh normal, isso nao quer dizer que voce ganhou 2Kg de gordura nem de massa magra em um curto espaco de tempo. Veja o item 10 para tirar outras duvidas em relacao a creatina.

    31) Preciso tomar mais agua quando tomo creatina?
    Sim. Uma pessoa de 80Kg com dieta de 2500Kcal deveria tomar em media 2 litros de agua por dia. Quando esta suplementando com creatina a quantidade de agua deve ser aumentada, 2,5 a 3 litros devem ser suficientes. Veja o item 10 para outras duvidas quanto a creatina.

    32) Qual o melhor horario para tomar suplementos?
    Veja esse topico com video, ele contem varias dicas quanto a horarios de suplementacao.

    33) Vou ter menos ganhos sem o shake apos o treino?
    Nao, o shake apos o treino eh apenas uma forma de fornecer proteina e/ou carboidrato e pausar o catabolismo causado pelo treino. No entanto, ele eh muito mais valorizado do que deveria ser. Veja este topico explicando sobre o pico de insulina apos o treino.

    34) Os suplementos Jack3D e Oxyelite Pro estao realmente proibidos?
    Sim, a ANVISA proibiu a comercializacao de todos os suplementos que contem DMAA (Methylhexanamine, 1,3-dimethylamylamine, Dimetilamilamina, Metilhexanamina, 4-Methylhexan-2-amine). Isso inclui Jack3D, Oxyelite Pro e Lipo-6 Black. Essa substancia tem efeitos estimulantes no SNC (sistema nervoso central) e pode causar uma serie de efeitos colaterais, inclusive dependencia. Importacao: A regulamentação sanitária brasileira permite que pessoas físicas importem suplementos alimentares para consumo próprio, mesmo que esses produtos não estejam regularizados na Anvisa. Entretanto, esses suplementos não podem ser importados com finalidade de revenda ou comércio ou conter substâncias sujeitas a controle especial ou proscritas no país, como é o caso do DMAA.

    35) Minha creatina nao tem scoop, como faco para medir a quantidade que devo tomar?
    Uma colher de cha cheia representa aproximadamente 5g de creatina. Se voce gostaria de usa um pouco menos, nao use a colher cheia.

    36) Qual horario ingerir fish oil / oleo de peixe / omega-3?
    Os beneficios com omega-3 vem com o tempo, o horario do dia pouco importa. A maioria das pessoas prefere no entanto consumir na refeicao com maior quantidade de gordura ou antes de dormir.

    37) Qual a influência da cafeína e álcool com a creatina?
    Seguindo Ney Felipe Fernandes:
    Bebidas:
    1) Creatina não enxe a célula de ATP. Creatina enche a célula de "P" . Esse P (fosfato) é que vai pro ATP a medida que esse é perdido.
    2) Se o alcool acabasse com o ATP (energia em seu último grau molecular de ação), eu tomaria alcool pra emagrecer, pois esgotaria meu ATP e obrigaria a mobilização das reservas (glicogênio e gordura corporal) que é o que uma dieta faz no final das contas.
    3) Alcool não é diurético. Algumas bebidas alcoolicas são. Alcool em si tem pouco efeito diurético.
    4) Mesmo que se tome diurético e perca o pump da creatina, liquido agente recupera rapido, pois o alcool nao teria mesmo a capazidade enzimática de "queimar" ATP.
    Café:
    O que eu percebo é o seguinte....a retenção da creatina é minimizada com o uso da cafeína...
    Isso ocorre e é fato...
    Agora, o potencial ergogênico dela mesmo com cafeína não é anulado...
    Então te falo isso porque depende se eu quero tentar ainda volumizar de algum jeito na consolidação ou simplesmente manter os ganhos de força adquirido no bulk...

    38) Eu treino à tarde/noite e fico com medo de usar shake com malto e uma refeição sólida devido aos carboidratos à noite.
    Carboidratos à noite não engordam, o que importa é o saldo calórico no fim do dia. Veja mais nesse artigo.

    39) Waxy Maize vale a pena?
    Waxe Maize é um carboidrato que, em terioria, seria de alta velocidade devido a sua concentração de amilopectina. Devido ao seu alto peso molecular, ele seria absorvido mais rapidamente que qualquer outro carbo, levando a uma recuperção mais rápida do glicogênio muscular (alguns dizem 70-80% mais rápido).

    Na verdade, nenhuma dessas afirmações se comprovam. Os poucos estudos que tem mostram:

    a) Açúcar no sangue e insulina muito menores do que dextrose. Na verdade, a dextrose teve uma resposta 3x mais alta em insulina do que o Waxy Maize.
    Glicogênio muscular após 24h estava no mesmo nível que qualquer outro carboidrato (para recuperação do glicogênio (após um período de tempo), o que importa é a quantidade de carbo, não a fonte. Ponto)
    c) Um outro estudo mostrou que Maxy leva a uma quantidade de glicose no sangue menor do que malto e sacarose (açúcar normal).
    d) Outro estudo mostrou que Waxy Maize tem a mesma resposta de glicose e insulina que pão branco.

    Resumo: se querem pagar os olhos da cara por um suplemento que vao ser tão bom quanto açúcar ou pão branco, pelo menos economizem e tomem malto ou dextrose.

    i) Vocês não precisam recuperar glicogenio rapidamente. Precisam ter ele recuperado para o próximo treino. Recuperar glicogênio rapidamente só é vantagem para quem treina mais de 1x por dia ou para o pessoal que isso foi inicialmente estudado: ciclistas ou atletas que treinam 2x por dia por 4h ou mais. Se não vão treinar de novo, a quantidade de carboidrato vai garantir os estoques de glicogênio. Não importa o horario, tipo de carbo ou nada do tipo.
    ii) Você não precisam de um carboidrato de alto IG no pós-treino para subirem a insulina rapidamente e o diabo a quatro. Precisam de uma refeição (tanto faz) com boa quantidade de proteína e carboidrato, pode ter gordura ou pode nao ter, escolha de cada um conforme a rotina. Uma boa refeição (não precisa ser a maior, desde que nao seja pequena) já vai subir a insulina para uma quantidade suficiente de promover os benefícios (parar um possível processo de catabolistmo, aumentar a síntese proteica).

    Se voce tiver alguma dica de pergunta frequente a ser adicionada a lista, basta responder ao topico e sera adicionada para a lista.

    Se voce tiver alguma duvida que pareca simples, pergunte aqui e tentaremos responder.

    Texto 1, OSVALDO NETO
    Texto 2, Rodolfo Peres
    Texto 3, Dave Barr
    Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.