É normal a creatina dar dor de cabeça?

Creatina é um dos suplementos mais populares na musculação. Contudo, algumas pessoas ficam em dúvida se é normal a creatina dar dor de cabeça e se isto é um efeito colateral comum do suplemento.

Então, a creatina pode causar dores de cabeça? Não há evidências indicando que creatina causa dores de cabeça como um efeito colateral. No entanto, durante o uso de creatina algumas pessoas podem aumentar a intensidade e frequência dos treinos, o que pode causar dores de cabeça por outras razões.

Creatina e dores de cabeça

A suplementação com creatina serve para aumentar as reservas de energia nos músculos em forma de ATP, aumentando sua força em atividades de alta intensidade e curta duração, como fazer uma série pesada de agachamento.

Creatina é um dos suplementos mais estudados no mundo e tem um perfil de segurança inigualável. Mesmo assim, algumas pessoas relatam que o uso de creatina causa dores de cabeça. Mas, com exceção de relatos pessoais, não há evidências na literatura mostrando que ao tomar creatina da forma correta é possível ter dores de cabeça ou piorar um problema existente.

No entanto, embora a creatina não pareça causar dores de cabeça diretamente, pessoas que tomam creatina tendem a se tornar mais ativas fisicamente, as vezes muito mais do que eram antes de começar a usar o suplementos. Esses indivíduos podem ter dores de cabeça por outras razões que erroneamente podem estar ligadas ao uso de creatina.

Alguns exemplos:

Desidratação

A desidratação é uma das causas mais comuns de dores de cabeça. Pessoas que suplementam com creatina têm mais chances de estar envolvidas com esportes ou atividades físicas de alta intensidade.

Dependendo do clima e do nível das atividades físicas realizadas, elas podem levar à desidratação, especialmente se você não estiver bebendo água suficiente durante a atividade e no restante do dia.

Tensão

A tensão é outra causa comum de dores de cabeça. Certas atividades físicas, como as envolvendo exercícios resistidos (leia-se musculação), podem causar um aumento na tensão muscular em várias áreas do corpo. Quando essa tensão muscular está no pescoço ou ombros, pode causar um tipo específico de dor de cabeça chamada cefaleia tensional.

Overtraining

Overtraining ou grosseiramente “treinar demais” é outra causa potencial de dores de cabeça.

Publicidade

Seja você alguém que está voltando a praticar atividades físicas ou alguém que treina há anos, o overtraining pode ocorrer quando você exige mais do seu corpo do que sua capacidade de se recuperar.

Superaquecimento

O superaquecimento pode causar vários sintomas desagradáveis, incluindo dores de cabeça. Praticantes de musculação correm mais risco de superaquecimento quando treinam ou praticam esportes em altas temperaturas, mas qualquer pessoa que se envolva em atividades no calor está em risco de superaquecimento.

Os sintomas de superaquecimento também podem ser potencializados pela desidratação e overtraining.

Como prevenir dores de cabeça “causadas” pela creatina?

A maioria dos gatilhos que indiretamente podem causar dores de cabeça durante o uso de creatina pode ser prevenida com medidas simples, como:

  • Hidratação adequada. Certifique-se de que você está água suficiente para quem faz musculação. Isso pode ajudá-lo a evitar a temida dor de cabeça por desidratação.
  • Escute seu corpo e evite excessos. Qualquer pessoa, com qualquer nível de experiência de treino, pode sobrecarregar o corpo e o sistema nervoso central por treinar demais. É importante estar sempre atento a como você se sente. Se você notar que está tendo sintomas de overtraining, pare imediatamente e dê um descanso ao seu corpo.
  • Cuidado com a temperatura durante as sessões de treino. Treinar pesado no calor significa que seu corpo precisará de uma atenção extra. Manter-se hidratado e em um ambiente devidamente ventilado/com ar condicionado, pode evitar sobreaquecimento e os efeitos colaterais relacionados (como dores de cabeça).
  • Faça um registro de quaisquer gatilhos suspeitos. Se você é alguém que tem dores de cabeça frequentes, mantenha um registro de quaisquer gatilhos potenciais ou conhecidos. Isso pode ajudá-lo a evitar esses gatilhos e, por sua vez, reduzir a frequência com que você tem dores de cabeça.

Quando procurar um médico

Logo de cara, qualquer pessoa que sofra com dores de cabeça frequentes e inexplicáveis que não parecem melhorar facilmente devem consultar um médico.  No entanto, há situações onde uma dor de cabeça merece atenção imediata, tais como:

  • dor de cabeça acompanhada de rigidez no pescoço.
  • dor de cabeça acompanhada de náusea e vômito.
  • dor de cabeça acompanhada de tontura.
  • dor de cabeça acompanhada de desmaio.
  • dor de cabeça acompanhada de mudanças na visão.
  • dor de cabeça acompanhada de dificuldade para falar.
  • dor de cabeça acompanhada de fraqueza ou flacidez em um lado do rosto.

Se você tem experimentado qualquer um desses sintomas em adição às suas dores de cabeça, você deve ver um médico imediatamente, pois isso pode indicar uma condição médica mais séria.

Efeitos colaterais mais comuns da creatina

A creatina é um dos suplementos mais pesquisados e amplamente usados para melhorar o desempenho físico, especialmente em atividades que envolvem esforços breves e de alta intensidade, como o treino de musculação.

Embora seja considerada segura para a maioria das pessoas quando usada da forma correta, a creatina pode ter alguns efeitos colaterais, o que pode incluir:

  • Sintomas gastrointestinais. Em doses altas, a creatina pode causar desconforto gastrointestinal, incluindo náuseas, diarreia e dor abdominal.
  • Cãibras musculares: Embora as evidências sejam mistas, algumas pessoas relatam uma ocorrência maior de cãibras musculares.

Esses efeitos são geralmente leves e podem ser minimizados ajustando a dosagem ou a forma de ingestão do suplemento.

Diversos estudos já confirmam a segurança da creatina a curto e médio prazo, com pesquisas indicando que a suplementação por até cinco anos não está associada a efeitos adversos significativos em indivíduos saudáveis.

Publicidade

Conclusão

Embora algumas pessoas relatem sentir dores de cabeça ao tomar creatina, não há evidências sólidas que provem que a creatina causa o problema, ao menos não diretamente.

Se as dores de cabeça ocorrerem durante o uso de creatina, é muito mais provável que elas estejam relacionadas à fatores secundários, como desidratação, overtraining, treinar quando está muito quente e outros fatores de risco.

Ver bibliografia usada
  • Jagim AR, Kerksick CM. Creatine Supplementation in Children and Adolescents. Nutrients. 2021;13(2):664. Published 2021 Feb 18. doi:10.3390/nu13020664
  • Ostojic SM, Ahmetovic Z. Gastrointestinal distress after creatine supplementation in athletes: are side effects dose dependent? Res Sports Med. 2008;16(1):15-22. doi: 10.1080/15438620701693280. PMID: 18373286.
  • Dalbo VJ, Roberts MD, Stout JR, et al. Putting to rest the myth of creatine supplementation leading to muscle cramps and dehydration. Br J Sports Med. 2008 Jul;42(7):567-73. doi: 10.1136/bjsm.2007.042473. Epub 2008 Jan 9. PMID: 18184753.
  • Greenwood M, Kreider RB, Melton C, et al. Creatine supplementation during college football training does not increase the incidence of cramping or injury. Mol Cell Biochem. 2003 Feb;244(1-2):83-8. PMID: 12701814.
  • de Souza E Silva A, Pertille A, Reis Barbosa CG, et al. Effects of Creatine Supplementation on Renal Function: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Ren Nutr. 2019 Nov;29(6):480-489. doi: 10.1053/j.jrn.2019.05.004. Epub 2019 Jul 30. PMID: 31375416.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×