Usar analgésicos para tratar dores causadas pelo treino? Não!

Parece fazer sentido usar analgésicos anti-inflamatórios para tratar dores após um treino de musculação, principalmente porque essas dores podem ser debilitantes.

Porém precisamos entender que qualquer inflamação causa dor, mas também é o primeiro passo para a cura.

No caso da musculação, este é o primeiro passo para a adaptação do seu músculo ao treino.

Se você impede essa adaptação de forma artificial, como, por exemplo, tomando anti-inflamatórios, você só está prolongando sua adaptação, prolongando as dores mais agudas e muito provavelmente atrapalhando seus resultados.

Aqui vão 2 motivos simples para explicar porque usar esse tipo de medicamento é uma péssima ideia para quem treina.

Efeitos colaterais

Você sabia que, por exemplo, o medicamento Nimesulida, um anti-inflamatório muito comum, é banido em dezenas de países por causar danos irreversíveis ao fígado?

Por causarem inúmeras reações alérgicas em determinadas pessoa, dipirona e paracetamol também são banidos em vários países.

Eu poderia passar o dia inteiro mostrando os problemas com cada anti-inflamatório, mas para poupar tempo, a mensagem central é: analgésicos são drogas.

Toda droga tem uma gama de efeitos colaterais, porém quando o benefício é maior que o malefício, a terapia é bem vinda.

Há doenças causadas por inflamação excessiva, onde essa classe de medicamento é literalmente a diferença para ter uma vida normal.

Publicidade

Agora, usar uma droga para tratar dores naturais causadas pelo treino?

Acredito que o texto poderia terminar por aqui. Mas o problema é mais específico se você treina com o objetivo de mudar o corpo…

Inibe parte dos benefícios atrelados aos exercícios

Algumas pesquisas descobriram que alguns dos compostos pró-inflamatórios produzidos pelos exercícios provocam a liberação de substâncias anti-inflamatórias naturais poderosas que ajudam os músculos danificados a se curar e têm outros benefícios de saúde duradouros.

Há motivos para pensar que suprimir artificialmente a inflamação inicial poderia impedir esse processo de cura, neutralizando alguns dos benefícios reais do exercício.

Estudos em ratos mostraram que, por exemplo, o ibuprofeno cancela parte do crescimento do músculo esquelético que normalmente ocorreria após uma corrida longa.
E embora os ratos não sejam pessoas, a pesquisa em humanos parece concordar.

Alguns pesquisadores descobriram que tanto o ibuprofeno quanto o paracetamol (outro tipo de analgésico, geralmente denominado Tylenol) suprimem a formação de proteínas que ocorre nos músculos após exercícios de alta intensidade.

Ainda mais pesquisas descobriram que anti-inflamatórios não-esteroidais como o ibuprofeno (a aspirina também está nesta categoria) inibem a consolidação óssea.

Há até algumas evidências mostrando que o uso regular de ibuprofeno para dores pode danificar o tecido celular e geralmente impede que seu corpo aproveite ao máximo os exercícios.

Quando dores musculares não são normais

Logo de cara, saiba que quando iniciamos uma nova atividade física (qualquer atividade, seja musculação ou não), haverá dor muscular nos dias seguintes.

Em alguns casos, essa dor muscular pode ser debilitante ao ponto de impedir você de movimentar a área dolorida.

Publicidade

Acredite, isso é, na esmagadora maioria das vezes, totalmente normal. E a dor desaparecerá dentro de alguns dias.

O que não é normal, é essa mesma dor continuar por semanas ou reaparecer mesmo quando o treino é contínuo (se você parar de treinar e voltar, a dor naturalmente voltará).

Outra situação específica é quando a dor é articular (e não muscular). Por exemplo: dores nos joelhos ou cotovelos, duas articulações, indicam que há algo errado e devem ser analisados imediatamente.

Palavras finais

Dor muscular após o treino é natural e impedi-la artificialmente só impedirá o rito natural das coisas, atrapalhando os seus resultados e diminuindo os benefícios do exercício.

Só porque um medicamento é vendido sem receita na farmácia, não significa que ele é livre de efeitos colaterais e pode ser usado sem discriminação.

Ver bibliografia usada
  • Immune function in sport and exercise. J Appl Physiol (1985). 2007 Aug;103(2):693-9.
  • Ibuprofen administration during endurance training cancels running-distance-dependent adaptations of skeletal muscle in mice. J Physiol Pharmacol. 2010 Oct;61(5):559-63
  • Effect of ibuprofen and acetaminophen on postexercise muscle protein synthesis. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2002 Mar;282(3):E551-6.
  • Do Nonsteroidal Anti-Inflammatory Drugs Affect Bone Healing? A Critical Analysis. ScientificWorldJournal. 2012; 2012: 606404.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×