Como obter resultados rápidos na musculação (sem milagres)

Todos nós queremos resultados rápidos na musculação. Afinal, se você está na academia é porque possui um objetivo em mente. Seja hipertrofia, queima de gordura ou manutenção de saúde, quanto mais rápido você chegar lá, melhor.

Neste texto veremos como acelerar o progresso no treino e chegar no objetivo desejado o mais rápido humanamente possível.

E não, você não vai precisar comprar algum produto ou método mirabolante.

Todas as dicas do texto requerem apenas disciplina, inteligência e trabalho duro.

Coisas que qualquer pessoa poderá fazer, independente da renda ou disponibilidade de tempo.

Os 5 “segredos” para obter resultados rápidos na musculação

Faça o que você com o que você tem no momento

Sabe aquele tipo de pessoa que sempre está tentando criar o plano perfeito para, só então, dar o primeiro passo (geralmente na segunda feira) e só então levar as coisas a sério ?

Esse é o tipo de pessoa que nunca vai obter resultados rápidos na musculação.

Musculação é uma atividade que exige, antes de qualquer coisa, regularidade.

Isso significa que o mais importante para gerar resultados rápidos, não é necessariamente ter o plano perfeito em mãos, mas sim estar treinando pesado todos os dias.

Uma pessoa com um treino “ruim”, que é feito todos os dias, sem desculpas, vai ter resultados muito mais rápidos na musculação do que uma pessoa que fica a procura do treino perfeito, sempre está indeciso, faz as coisas sem confiança e não se mantém no plano por mais de duas semanas.

Publicidade

Por isso, feito é melhor do que perfeito.

Resumindo: não importa se o seu treino, dieta ou suplementação não são os melhores do mundo, o importante é fazer o seu melhor com o que você tem a disposição no momento, as melhorias vem com o tempo conforme você obtém experiência e conhecimento.

Tenha certeza de que está treinando (e não malhando)

Pode parecer um besteirol “no pain, no gain” do início dos anos 2000, mas isso é muito verdadeiro.

A maioria das pessoas ainda passam o ano inteiro indo para a academia, mas não realizam um treino sequer (elas apenas malham).

Entenda.

Existe uma diferença entre ir para a academia com o intuito de ficar cada vez melhor (treinar) e ir para a academia todos os dias para marcar presença, gerar um pouco de suor, mas não forçar seu corpo a realizar mais esforço que semana passada, ou seja, continuar o mesmo.

E antes de pensar que você já está “treinando” (e não malhando), verifique se em TODOS os treinos você está:

  • Cronometrando o intervalo entre as séries para manter a intensidade do treino sempre alta e gerando um estresse uniforme no músculos sendo treinados;
  • Fazendo os exercícios que precisam ser feitos e não os que “dão na telha” e que geralmente são os que você gosta de fazer (os seus exercícios favoritos sempre são os que trabalham seus pontos fortes, enquanto os exercícios que você precisa fazer, que trabalham os pontos fracos,ficam cada vez mais ignorados);
  • Tentando extrair o máximo do músculo em cada série, focando-se na contração muscular e não levantando o peso do ponto A ao ponto B;
  • Buscando fazer sempre mais do que o corpo está acostumando para forçar adaptação e, assim, obter resultados mais rápidos.

Resumindo: obter resultados rápidos na musculação não é uma questão apenas de aparecer na academia todos os dias, mas treinar com um foco específico em mente

Alimentação é um ponto chave para obter resultados rápidos

Muitas pessoas esquecem (ou não aceitam) que o treino é apenas o estímulo para o corpo mudar, mas isso só vai acontecer na presença dos nutrientes que o corpo precisa para que essa mudança aconteça.

Se você precisa queimar gordura, então você precisa estar seguindo um regime alimentar com restrição de calorias, para forçar o uso de gordura como fonte de energia e assim definir/emagrecer.

Se você precisa ganhar massa muscular, então precisa fornecer um excesso de energia para que o corpo possa sustentar o crescimento muscular.

Publicidade

Claro que isso é uma maneira simplista de descrever uma dieta para queima de gordura e para hipertrofia.

A questão é que os resultados só aparecerão se houver um plano alimentar sendo seguido em conjunto do treino.

Sem melhora na alimentação os resultados não só serão lentos como poderão não existirem.

Tudo bem até aqui e você provavelmente já está cansado de saber disso.

Mas algo que você provavelmente não sabe é que a alimentação não precisa ser perfeita.

Alias, ninguém começa com a alimentação perfeita.

Isso é algo que vai sendo melhorado com o tempo.

Além disso, sair da dieta não significa que tudo está perdido.

Muitas pessoas quando erram na dieta, largam completamente a alimentação por pensarem que tudo está perdido.

Quando na verdade, o importante é manter um “saldo positivo”, ou seja, se na maior parte da semana você manteve bons hábitos alimentares, não será a menor parte que prejudicará o plano inteiro.

Resumindo: sem dieta não há como obter resultados rápidos na musculação, porém não desista de tudo quando errar, isso faz parte do processo e basta continuar tentando.

Publicidade

Durma bem (e da forma correta)

Todos nós sabemos que o período do sono é o momento mais recuperativo do dia.

Dormir pelo menos 7-8 horas por noite é vital para acelerar a recuperação muscular para, assim, gerar resultados rápidos.

Mas o que as pessoas não sabem é que este sono precisa ser profundo e constante o suficiente para que a recuperação realmente ocorra.

Por exemplo: a liberação do hormônio GH durante o sono, só ocorre durante os períodos de sono mais profundos.

Se você é uma pessoa que acorda constantemente, tem um sono leve e de baixa qualidade, isso não ocorrerá da forma correta.

Por isso não basta apenas dormir, mas precisamos dormir bem.

Mas como fazer isso ?

O corpo humano é fortemente influenciado pelo ciclo de 24 horas do dia.

Quando chega a noite, nosso corpo sabe que está na hora de dormir.

Os níveis de cortisol e dopamina, duas substâncias que aumentam a vigília e disposição, diminuem.

Enquanto os níveis de melatonina, o “hormônio do sono”, aumentam.

Tudo prospera para que você fique calmo e pegue no sono.

Mas nada disso vai ocorrer se você faz o seu corpo pensar que ainda está dia, e é aqui que mora o problema da maioria das pessoas que não conseguem ter um sono recuperativo.

Para isso, tenha certeza que você:

  • Evita a luz de eletrônicos como smartphones e tvs uma hora antes de dormir; a luz desses aparelhos fazem o cérebro pensar que ainda está dia (você pode usá-lo com um filtro de luz azul ou simplesmente ler um livro);
  • Tenha certeza que o ambiente onde dorme é absolutamente escuro, qualquer presença de luz já é suficiente para atrapalhar a qualidade do sono (na pior das hipóteses considere comprar um tapa olho de dormir);
  • Não consuma estimulantes depois das 18h; se você treina a noite e não consegue ficar sem pré-treino, tenha em mente que ter um sono tranquilo supera qualquer benefício que um pré-treino poderia trazer;
  • Crie uma rotina de sono, onde você dorme e acorda sempre no mesmo horário; quanto mais cedo você dormir, mais regulado fica seu corpo com o ciclo circadiano e maior é a tendência do sono ser melhor.

Palavras finais

Como eu disse no início do texto, você não precisa fazer nada mirabolante para acelerar os resultados na musculação.

Contudo é preciso fazer o “basicão” da maneira correta para que as coisas realmente funcionem:

  • Não perca tempo esperando o plano perfeito, regularidade é mais importante quando o assunto é gerar resultados rápidos – feito é melhor do que perfeito;
  • Tenha certeza que o seu treino possui um objetivo claro e você não está indo para academia apenas para realizar uma lista de exercícios da forma mais conveniente possível para ir embora logo – treinar é diferente de malhar;
  • Nada vai funcionar sem mudança de hábitos alimentares, mas o erro está em pensar que você vai conseguir alinhar tudo logo de cara, faça o seu melhor com o que você consegue fazer no momento e jamais desista de tudo porque saiu do plano, isso é normal e esperado;
  • Faça de tudo para priorizar o momento do sono, mesmo que você tenha uma vida agitada, seu corpo não se importa com isso e vai precisar descansar.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×