Repetições parciais: como usar esta técnica e obter mais resultados

Fazer todos os exercícios usando repetições completas, com amplitude máxima, é o ideal para hipertrofia, mas as repetições parciais podem amplificar ainda mais os ganhos se usadas no momento certo.

O que são repetições parciais ?

Repetições parciais, como o nome sugere, significa realizar repetições de forma incompleta, com alcance limitado.

Mas por que alguém iria querer fazer repetições parciais, quando os maiores ganhos de hipertrofia são obtidos quando fazemos o exercício em toda a amplitude?

Simples.

Imagine que você está fazendo uma rosca direta com uma carga que permite realizar o exercício por 10 repetições completas.

Ao atingir a décima primeira repetição, você falhará e não poderá continuar com o exercício e terminar a série.

Bem, você não continuará a série se tentar fazer repetições completas.

Com repetições parciais (incompletas), você pode fazer mais algumas repetições do exercício.

como usa a técnica de repetições parciais da maneira correta e obter mais hipertrofia

Essas repetições parciais, quando realizadas após repetições completas, permitem que você treine além da exaustão, enquanto aumenta o tempo sob tensão nos músculos trabalhados.

Isso gera choque adicional e estímulos extras para gerar hipertrofia.

Publicidade

Ah, e isso não significa que você está roubando no treinamento.

Tenha muito cuidado com a interpretação. Repetições parciais são sempre feitas depois que a série normal já foi feita, com repetições completas.

Ou seja, você já fez a série corretamente, com boa amplitude, e agora tentará extrair trabalho extra por meio de repetições parciais.

Como e quando incorporar a técnica em seu treino

Como vimos, por meio das repetições parciais é possível trabalhar mais e estimular mais ganhos.

Mas isso tem um preço.

Essa técnica tende a exigir maior recuperação muscular e, portanto, deve ser usada estrategicamente no treinamento.

Como regra geral, use repetições parciais em apenas um exercício por grupo muscular.

Escolha o exercício que você acha que requer mais músculos e aplique repetições parciais após todas as séries (desse exercício).

Reforçando que não há intervalo entre o final da série normal e o início das repetições parciais, muito menos mudança de carga.

Também não há amplitude correta para usar repetições parciais – use a amplitude que puder e é isso.

Publicidade

Resumindo:

Quando você não puder mais realizar as repetições completas, termine a série normal e tente implacavelmente realizar as repetições seguintes parcialmente, até que não seja mais possível mover a carga.

Será possível realizar apenas três ou quatro repetições parciais, o suficiente para extrair o máximo que o músculo puder dar.

Se você conseguir fazer muito mais do que isso, é provável que tenha feito mais repetições normais antes de se separar. Fique ligado.

E tome cuidado.

Fazer repetições parciais em exercícios compostos pesados pode ser perigoso.

Use a técnica apenas em exercícios seguros (onde não haja risco de ficar preso, como no agachamento livre) ou treine com repetições parciais apenas com a presença de um professor ou parceiro de treino.

Outras maneiras para usar repetições parciais

A maneira como descrevemos é a maneira básica de usar repetições parciais no treinamento.

É a maneira como Larry Scott, Arnold Schwarzenegge e Ronnie Coleman usavam.

Mas existem outros.

Publicidade

Frank Zane, por exemplo, usava repetições parciais para treinar a parte do exercício que colocava mais ênfase no músculo que ele precisava treinar.

Ele fazia todas as repetições do exercício parcialmente, e só a parte do exercício que recrutava a porção que ele queria.

Lembre-se de que isso requer muita experiência e só funcionará se você estiver totalmente ciente de como seu corpo responde a certos exercícios.

Além disso, os atletas de força também fazem uso consistente de repetições parciais para treinar uma parte específica do movimento em um exercício.

Por exemplo: no supino, um atleta pode ser forte no início, mas sempre travar do meio para cima.

Assim, utilizando um suporte torácico, que limita a amplitude, você fará supino apenas do meio para cima, com o objetivo de melhorar a força nesta parte específica do movimento.

uso de repetições parciais no powerlifting

Todavia se você não for experimente como Frank Zane e não esteja treinando para uma competição de força, o método comum já vai funcionar muito bem para extrair mais ganhos em termos de hipertrofia.

Apenas tenha em mente que a técnica vai exigir mais da sua recuperação.

É essencial usá-la de maneira estratégica e ter cuidado redobrado com a alimentação, para que todos os nutrientes necessários para a hipertrofia estejam sendo fornecidos.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×