As desvantagens do treino Stronglifts 5×5

O treino Stronglifts 5×5 é famoso mundialmente por bons motivos: ele é simples, direto e funciona. Existem relatos de pessoas do mundo inteiro afirmando a sua efetividade, isto é ótimo, mas com um pequeno detalhe…

Estão transformando o 5×5 em um culto extremamente chato onde qualquer argumento que vai contra os seus conceitos de base são considerados “errados”, ao mesmo tempo elevam o Stronglifts como se fosse a melhor coisa já inventada na terra. Isto está criando uma horda de pessoas que pensam que você precisa viver praticamente como um powerlifter para poder ganhar massa muscular.

A grande verdade é que esta rotina é apenas mais uma ferramenta no seu arsenal para ganhar força e massa muscular, e assim como qualquer outra abordagem, tem as suas desvantagens. Com esta mentalidade, resolvemos listar os principais pontos negativos do Stronglifts 5×5 para que você saiba exatamente onde está pisando antes de abandonar sua rotina atual por ouvir em todo lugar que o SL5x5 é a mais nova maravilha do mundo.

1 – O próprio idealizador tenta transformar o treino em um culto

Todos sabemos que não há verdade absoluta no mundo da musculação, mas para promover o SL5x5, o próprio idealizador (Mehdi), tenta transformar a rotina em um culto que usando uma visão de túnel tenta desmerecer outras abordagens e filosofias de treino.

Qualquer tipo de culto na musculação é um grande tiro no pé, pois limita sua visão (e consequentemente seus ganhos) por te deixar preso em conceitos fixos num mundo que está em constante evolução. Quer experimentar o Stronglifts ? Beleza, mas o veja apenas como mais um entre centenas de treinos que existem. Não tem nada de outro mundo nessa rotina que outras não façam igual ou melhor.

2 – É um treino apenas para iniciantes

A simplicidade do SL5x5 é uma faca de dois gumes; enquanto iniciantes vão construir uma base sólida nos exercícios básicos e ganhar uma boa quantia de força, os caras que já passaram da fase dos ganhos de iniciante não vão ter os mesmos benefícios, isso se não tiverem malefícios pela escolha limitada de exercícios, fobia à exercícios isolados e volume fixo.

5x5terra

3 – Progresso de carga não é o único fator para a hipertrofia muscular

O Stronglifts promove a ideia de que tudo o que você precisa para ganhar massa muscular é usar o progresso de cargas, e como o treino tem todos os aspectos voltados para isto, então ele é superior para hipertrofia.

Ao mesmo tempo que aumentar a carga é realmente importantíssimo para ganhar massa muscular, este não é o único fator. O SL5x5 peca na falta de variedade de exercícios, na intensidade entre as séries por permitir descansos muito longos, no número inalterável de repetições e por ser uma receita fixa para todos, independente de individualidade e necessidades específicas.

Isto até funciona muito bem para ganhar força bruta, mas você não vai ganhar massa muscular na mesma proporção; existem escolhas melhores se você visa unicamente ficar “grande”.

Conclusão

Após testemunhar uma saraivada de porradas na cara, não perca o foco na interpretação. O Stronglifts 5×5 é uma rotina que funciona muito bem, mas provavelmente seria melhor indicada para iniciantes que ainda não tenham uma base nos exercícios básicos como agachamento, terra, supino, etc… ou em casos que o ganho de força esteja sendo o gargalo para o seu desempenho dentro da academia.

Este texto ajudou você ?

29 comentários em “As desvantagens do treino Stronglifts 5×5”

  1. Como o próprio texto citou, o SLx5 é muito bom, mas para iniciante.
    Tanto que quando comecei a malhar, comecei por ele, depois passei pro ICF e os ganhos de força foram fantásticos.

    Depois de uma base ótima, estou num Upper/Lower mais especializado.

    Responder
  2. cada coisa hoje em dia…kkkk…há 20 anos atrás não tinha nada e existia vários caras monstros…mas é assim sempre um inventa uma série melhor que a outra…e o basicão?? num dá mais resultado?? sei lá vamos treinar isso é o mais importante

    Responder
    • O SL é nesse sistema ai old school. é a base eu acredito nesse treino pois aplico. mas nao considero fazer isso a vida inteira nao.

      Responder
  3. Independente disso, desde que comecei a fazer (2 ou 3 meses atrás) já consegui ganhar 1kg.
    E nem estou usando barra ou indo à academia.
    Tudo isso na base do livro.

    Responder
  4. Sempre fui fraco, meu foco é ganhar força não ligando muito pra hipertrofia no momento, e o SL5x5 está sendo maravilhoso pra mim. Mas concordo com o artigo, o povo tem mania de endeusar demais, como se fosse a solução perfeita para todos os objetivos.
    Meu caso é o citado no texto, meio que iniciante, falta de força me limita, e só fazia aqueles treinos genéricos que os “instrutores” passam, ou seja, o único exercício do SL que já tinha feito era supino.

    Responder
  5. Eu acho que o autor do texto se enganou no item 2. No livro do Mendhi ele diz que caso você não seja iniciante, você pode começar com 80% ou algo assim do peso que você geralmente pega nesses exercícios. Então com certeza alguém que já faça supino com 100 kg não vai precisar iniciar com a barra vazia. Está lá no livro.

    No artigo por referidas vezes o autor fala que existem outros treinos melhores para quem quer ficar grande. Sou iniciante e estou na 3 semana do SL. Assim que terminar gostaria de passar para esse outro treino. Qual seria?

    Responder
  6. Na minha opinião as desvantagens citadas no texto não são do sistema de treino em si.
    -No tal culto ao SL5x5, acredita quem é tonto o suficiente para não formar uma opinião própria, a culpa é de quem divulga e de quem acredita e não do sistema de treino.
    -Não é um treino só pata Iniciantes, ele TAMBÉM serve para iniciantes (talvez seja o melhor para iniciantes), repito, é trouxa um cara que já agacha com 100kg voltar a fazer agachamento só com a barra pq alguém escreveu isso, novamente isso não é culpa do sistema, é culpa de quem divulga e de quem acredita.
    -Progresso de carga não é o único fator para a hipertrofia muscular… meio obvio neh? Não vou repetir que quem acredita ou quem divulga isso é o culpado e que o sistema não tem nada com isso pq vou ser repetitivo… ops, já disse. Aumentar uma série, uma repetição ou diminuir o tempo entre as repetições aumentam a intensidade e a adaptação do corpo….

    Conclusão: Fanboys do sistema geraram Haters do sistema.
    Não faço o SL5x5, mas já fiz e vi gente fazendo e tendo resultados brutais, ele é ótimo pq funciona (como foi dito). Se você, como eu não tem preconceito, e tem cabeça para não comer bosta só pq está escrito num livro, experimente e tire suas próprias conclusões.

    Responder
  7. Puxa eu estou pensando em fazer este treino, mas vou começar com a metade da carga, pois faço todos os exercícios e incluir a barra. Mas como estou buscando hipetrofia, vou repensar, e por enquanto seguir no 4×8. No mais parabéns ao site e a todos os q proporcionam informaçoes e troca de idéias. Abço a todos e vamos treinando…

    Responder
  8. Bom, desculpe a minha ignorância mas eu acredito que o site esta bem equivocado quanto ao criador desse modelo de treinamento.. Veja bem, esse modelo foi implementado pelo Coach Mike Warkentin no ano de 1976 no livro The Strongest Shall Survive: Strength Training for Football… Seguindo o que outros já comentaram, no próprio livro ele comenta que indivíduos que já possuem uma certa experiencia não apresentam a necessidade de iniciar apenas com o peso da barra e sim com uma média de 75% de sua RM a fim de que possa realizar as 5 series de 5 chegando próximo aos 90%… Enfim, seja ele ou não um treino voltado para iniciantes, não existem grandes segredos para se aumentar a força, se você souber periodizar e ter uma noção minima de treinamento pode aplicar qualquer metodologia de TF que os resultados serão expressivos, já vi muito atleta achando que estava em seu plato fazendo terra com 300kg e subindo esses mesmos valores para quase 340kg após 3 meses utilizando o modelo 5×5 (e outras paradas, lembrem-se, estamos falando de atletas) e mesmo indo alem do dopping em si, o mesmo ja havia experimentado outros métodos com outras paradas e não havia obtido tantos resultados… there are no excuses, go there and lift!

    Responder
  9. esse treino funciona muito bem, mas como todo treino depois de certo tempo é necessario trocar para outro sistema.
    nao vejo problema nisso. a grande vantagem é o uso de exercicios compostos que ajudam muito no crescimento.

    Responder
  10. Eu acho que cada um com seu conceito,tem exercicio que para mim pode ser bom,e para outro pode não ser taõ bom,tudo envolve genética e dedicação que é o mais importante,cada um no seu quadrado;ex;o personal y fala que determinado exercicio e bom e o personal x fala que não e bom e por aí vai.

    Responder
  11. Achei que o texto partiu de um preconceito enorme e premissas falsas.
    O Mehdi NUNCA disse que todo mundo deveria começar com a barra zerada.
    Ele diz que quem tem mais experiência pode começar com 50% de sua carga usual, para adaptar o corpo a treinar com progressão de cargas. A única ressalva que ele faz é que, na dúvida, é melhor começar mais leve do que mais pesado e que começar muito pesado leva a uma estagnação precoce.
    Mas, no geral, concordo plenamente com a premissa do artigo.
    O 5×5, especialmente o SL 5×5, nunca foi, não é e nunca será o melhor modelo ou sistema de treino.
    Mesmo porque não existe um sistema perfeito ou absoluto.

    Responder
  12. Gosto muito deste site, mas este artigo esta com cara de inveja …

    So pode!

    O titulo é DESVANTAGENS.

    O item 1, como os resultados aparecem de verdade o sr. Mehdi tem mais é que se promover, nao vejo isso como desvantagem em utilizar esta técnica por isso.

    O item 2, apenas para iniciantes? Quero ver qual é a técnica de treino que mantem “esses ganhos” para qualquer nivel, TODAS AS TECNICAS o ganho em iniciantes é sempre melhor do que para um cara que treina duro + dieta rigorosa com 10 anos de atuação. Logo TODA TECNICA da melhores ganhos para iniciantes e para os muito experientes os ganhos ficarão menores OBVIAMENTE.

    O item 3, o aumento de carga progressiva é base deste metodo, ok, mas li e usei esta técnica, e nela, no 5×5 é assim que o criador pensa. Sinceramente nao vejo isso como desvantagem e sim como um ponto de vista a ser testado por iniciantes e intermediários, para um avançado (tipo um profissional) pode lá nao ser interessante.

    Barra zerada, fala serio, acho que esta artigo poderia ser excluído deste site, pois esta em desacordo com os demais que tem uma excelente qualidade .

    Falou!

    Responder
  13. SL 5×5 funciona muito bem, mas dá trabalho. Se o sujeito está acostumado com os movimentos, é claro que ele não vai começar com a barra zerada. O problema é que relativamente pouca gente tem feito agachamento livre ou levantamento terra, e menos gente ainda faz mantendo a forma correta (o que é essencial para tirar o máximo proveito do treino e evitar lesões). Os professores resistem a prescrever esses exercícios, no que tiram o corpo fora por antecipação. Já estou no SL há uns cinco meses, com excelentes resultados (nunca trabalhei tanto o abdômen, e SEM fazer abdominais!), mas de vez em quando tenho que baixar a bola e reduzir a carga quando começo a ter dificuldade para fazer o movimento correto.

    Responder
  14. Salve!
    Comecei o Stronglifts 5×5 há quase 2 meses.
    Eu esperava um ganho de massa muscular, no entanto, consegui apenas queimar gordura.
    O que devo estar fazendo de errado?
    Obrigado!

    Responder
  15. E caso eu trocarno agachamento pelo terra, ja que o terra trabalha tanto parte superior e inferior. Vai fazer alguma diferença significativa, positivo ou negativa?

    Responder
  16. Stronglift não é um treino destinado à hipertrofia, não vai te deixar grande…. Mas por incrível que pareça, nem todos numa academia querem ficar grandes… Stronglift é excepcional pra quem pratica artes marciais por exemplo… Mas se você busca hipertrofia, e quer manter todas as vantagens do stronglift, eu dou uma força a vocês… Se me mandarem uma avaliação física, e informarem sua dieta, monto um treino híbrido pra vcs… Não vai ser trabalho nenhum pra mim…. Bom fim de semana a todos!

    Responder
  17. Marcio Baião: não sei se Stronglifts NÃO é destinado à hipertrofia, mas só sei que eu estou crescendo. :-)

    Todos: Num cálculo Trabalho x Tempo x Resultados, não sei como perdi tanto tempo com maquininhas isoladoras. Achava que os professores sabiam o que estavam prescrevendo, apesar das abordagens de treino consistentemente conservadoras, da falta de resultados e do FATO de TODOS os professores SEMPRE me ignorarem. Pensei: vou ter que me virar sozinho, aprender como se faz e ter a hombridade de assumir meus erros, porque os professores vão estar ocupados vigiando os movimentos das mulheres mais peitudas. :-) Se incluir o fator “outras paradas”, aí sim pode-se falar com propriedade de treino 6 vezes por semana e de técnicas avançadas com exercícios isoladores; para todos os outros, o KISS (Keep It Simple, Stupid) dá e sobra.

    Responder
    • Nãe é específico pra hipertrofia… mas é um treino com descanso adequado, estimulo adequado, e organizado…. se vc se alimentar bem, vai crescer… mas podia crescer mais…. eu não trocaria os benefícios do stronglift pra crescer mais rápido, por isso aplico variações de stronglift adaptados às necessidades dos meus alunos… levando em conta, é claro, a alimentação, o corpo, e a rotina deles… Mas a maior verdade, é que as pessoas que apresentam os melhores resultados com stronglift que tenho visto (inclusive eu mesmo), são caras que não mantinham uma rotina de treino por muito tempo, sempre em busca de um treino mais completo…. e isso mina os resultados… stronglift, ou seja o que for, vai trazer resultados, se respeitado o treino…

      Responder
  18. Costumo praticar o 5×5, comecei com hipertrofia o bom e velho 3×10 :), mas tenho dificuldade na progressão de garga, depois de três meses preso numa carga de 50 kg (total o.O) no supino foi quando eu descobri esse treino. Como hoje eu treino em casa e as vezes passo por períodos longos sem treino por causa do trabalho esse treino se encaixou muito bem para mim é fácil de retomar e exige pouco equipamento. Nem sabia algumas pessoas tinham essa visão limitada em relação esse treino, ele bom mas não vai gerar o melhores resultados do mundo.

    Responder
  19. Para o meu caso, é o melhor treino.

    Na primeira vez que pisei numa academia, foi aquela velha história de série de prof. de academia, uma dúzia de isoladores e ganhos mínimos.
    Pedi dicas pra um amigo e ele me passou o SL 5×5

    Não demorou muito pra eu sentir diferença no desempenho e na aparência, coisa de 2 meses eu já comecei a avançar bem as cargas e a execução cada vez mais perfeita.

    Se exite desvantagem nesse método é para quem já está em um nível avançado. pois até um intermediário para avançado o stronglift é extremamente útil antes de partir para treinos mais elaborados.

    Meio sem objetivo esse texto.

    Abç!

    Responder
  20. SL5x5 é um bom treino, eu gosto! Mas eu prefiro (e até indico) os treinos e ideias do craw69 (usuário do fórum hipertrofia.org), são treinos coesos e diretos.

    Abraços.

    Responder
  21. Bom, parece que a pessoa que escreveu o artigo não foi buscar nenhuma informação na fonte e também não foi conferir as informações que recebeu de segunda mão.

    Na página do 5×5 eles dizem claramente que se você consegue fazer agachamento (paralelo) com 140 Kg, está forte demais para o 5×5 e precisa de outro programa.

    Outro ponto que eles deixam bem claro é que o objetivo do programa é ganhar músculos AUMENTANDO A FORÇA. O cara mesmo fala que treina há 14 anos, agacha com 190 Kg e não é monstro.

    Ele também explica que ficar GRANDE é diferente de ficar FORTE, e se o seu objetivo é ficar GRANDE, então você precisa comer mais (e não só aumentar carga). Note que a palavra “hipertrofia” não está escrita em nenhum lugar da descrição do sistema deles.

    Ou seja, as coisas que o artigo aponta como “desvantagens” não têm muita ligação com a verdadeira proposta do treino e nem com a realidade dos fatos. É só ir lá no site deles e ler.

    Reclamar que a principal desvantagem de um treino específico para FORÇA é ele não ter foco em HIPERTROFIA é o mesmo que dizer que a principal desvantagem de um martelo é ele não ser uma chave de fenda.

    Ferramentas diferentes, objetivos diferentes. Vamos checar as fontes antes de publicar, né, pessoal?

    Responder
  22. Colegas, o que seria “progressão de carga”? Aumentar as cargas durante a execução do treino? Por exemplo, no Supino 5×5, 25.30.35.40.40 quilos (começar com 25 quilos e ir aumentando o peso até a quinta e última execução)? Ou aumentar as cargas com o passar das semanas? Por xemplo, de um treino pro outro. Desculpem a ignorância.

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).