As desvantagens do treino Stronglifts 5×5

O treino Stronglifts 5×5 é famoso mundialmente por bons motivos: ele é simples, direto e funciona. Existem relatos de pessoas do mundo inteiro afirmando a sua efetividade, isto é ótimo, mas com um pequeno detalhe…

Estão transformando o 5×5 em um culto extremamente chato onde qualquer argumento que vai contra os seus conceitos de base são considerados “errados”, ao mesmo tempo elevam o Stronglifts como se fosse a melhor coisa já inventada na terra. Isto está criando uma horda de pessoas que pensam que você precisa viver praticamente como um powerlifter para poder ganhar massa muscular.

A grande verdade é que esta rotina é apenas mais uma ferramenta no seu arsenal para ganhar força e massa muscular, e assim como qualquer outra abordagem, tem as suas desvantagens. Com esta mentalidade, resolvemos listar os principais pontos negativos do Stronglifts 5×5 para que você saiba exatamente onde está pisando antes de abandonar sua rotina atual por ouvir em todo lugar que o SL5x5 é a mais nova maravilha do mundo.

1 – O próprio idealizador tenta transformar o treino em um culto

Todos sabemos que não há verdade absoluta no mundo da musculação, mas para promover o SL5x5, o próprio idealizador (Mehdi), tenta transformar a rotina em um culto que usando uma visão de túnel tenta desmerecer outras abordagens e filosofias de treino.

Qualquer tipo de culto na musculação é um grande tiro no pé, pois limita sua visão (e consequentemente seus ganhos) por te deixar preso em conceitos fixos num mundo que está em constante evolução. Quer experimentar o Stronglifts ? Beleza, mas o veja apenas como mais um entre centenas de treinos que existem. Não tem nada de outro mundo nessa rotina que outras não façam igual ou melhor.

2 – É um treino apenas para iniciantes

A simplicidade do SL5x5 é uma faca de dois gumes; enquanto iniciantes vão construir uma base sólida nos exercícios básicos e ganhar uma boa quantia de força, os caras que já passaram da fase dos ganhos de iniciante não vão ter os mesmos benefícios, isso se não tiverem malefícios pela escolha limitada de exercícios, fobia à exercícios isolados e volume fixo.

5x5terra

3 – Progresso de carga não é o único fator para a hipertrofia muscular

O Stronglifts promove a ideia de que tudo o que você precisa para ganhar massa muscular é usar o progresso de cargas, e como o treino tem todos os aspectos voltados para isto, então ele é superior para hipertrofia.

Ao mesmo tempo que aumentar a carga é realmente importantíssimo para ganhar massa muscular, este não é o único fator. O SL5x5 peca na falta de variedade de exercícios, na intensidade entre as séries por permitir descansos muito longos, no número inalterável de repetições e por ser uma receita fixa para todos, independente de individualidade e necessidades específicas.

Isto até funciona muito bem para ganhar força bruta, mas você não vai ganhar massa muscular na mesma proporção; existem escolhas melhores se você visa unicamente ficar “grande”.

Conclusão

Após testemunhar uma saraivada de porradas na cara, não perca o foco na interpretação. O Stronglifts 5×5 é uma rotina que funciona muito bem, mas provavelmente seria melhor indicada para iniciantes que ainda não tenham uma base nos exercícios básicos como agachamento, terra, supino, etc… ou em casos que o ganho de força esteja sendo o gargalo para o seu desempenho dentro da academia.

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×