Agachamento de 20 repetições: método oldschool para pernas gigantes

Antigamente não existiam equipamentos sofisticados nas academias, informações mastigadinhas na internet e muito menos suplementos.

Quem realmente quisesse mudar o corpo, precisava treinar MUITO pesado usando apenas barras e halteres.

E adivinha ? Funcionava muito bem!

E em termos de treino o que funcionava no passado não tem porque não funcionar agora.

O problema é que vivemos em uma sociedade com sobrecarga de informação.

A simplicidade e eficiência do trabalho árduo está sendo ofusca por causa dessas bugigangas “chiques” que invadem a cultura de treino atual.

Mesmo assim, com tudo isso, as pessoas ainda não conseguem ter resultados.

Levando tudo isso em consideração, porque não experimentar um método insano da velha guarda ?

Afinal, não importa em qual década você esteja, treino pesado é treino pesado.

Conheça o agachamento de 20 repetições

O agachamento livre de 20 repetições é um método simples, antigo, extremamente árduo, mas que inevitavelmente vai funcionar.

Publicidade

Na verdade, se você não ter os melhores ganhos da sua vida nas pernas enquanto estiver usando este método, você está fazendo algo muito errado na execução do exercício ou você não está comendo o suficiente.

O método funciona da seguinte forma:

Como primeiro exercício do treino, em vez de fazer agachamento da maneira tradicional, digamos, usando 4 séries de 8 repetições, você vai fazer uma única série com 20 repetições, e “só’.

Mas com um pequeno detalhe: você vai escolher uma carga que você consegue fazer apenas 10 repetições, e vai fazer 20.

Depois de terminado, você tem permissão para prosseguir com o restante dos exercícios do dia.

Pode parecer fácil se você for louco , mas preste muita atenção: você vai usar uma carga no agachamento que permite que você faça apenas 10 repetições e vai fazer o dobro, ou seja, vinte repetições.

A tática aqui é fazer as primeiras 10 repetições como uma série normal, depois, sem colocar o peso no suporte, você respira de 5 a 15 segundos (talvez mais) e faz mais uma repetição, e vai fazendo isso até chegar em 20.

A magia ocorre entre a décima e vigésima repetição, nessa faixa os seus pulmões vão querer sair do corpo, as pernas vão tremer igual vara verde, você vai querer largar a musculação, e quando terminar, vai considerar encerrar o treino ali mesmo.

Claro, desde que você realmente esteja usando uma carga que consiga fazer apenas 10 repetições.

Se você escolher uma carga que você consegue fazer mais de 10 repetições sem falhar, você está trapaceando e não estará executando o método corretamente.

Publicidade

Não é incomum, no começo, precisar desistir antes da vigésima repetição. Não tem problema, semana que vem tente novamente.

Mas quando você estiver fazendo 20 repetições, considere aumentar 5kg de cada lado no próximo treino em que usar a técnica.

É recomendável que você use está técnica em uma gaiola ou rack que tenha suportes que evitem que a barra caia sobre você caso falhe no meio do exercício.

Use este método apenas uma vez por semana, mesmo que você treine perna duas vezes.

Se for o seu caso, no segundo treino é recomendável que você não faça agachamento ou use uma variação com cargas moderadas.

Não há data de validade para usar esta técnica, mas eventualmente você vai parar de evoluir e não vai conseguir mais adicionar carga.

Neste caso, você provavelmente chegou no seu limite físico e mental.

E quando isto acontecer, em vez de ficar desanimado, saboreie o momento, pois você com certeza vai ter crescido muito mais do que antes, não só em termos de massa muscular, mas em termos de força mental mental também (para utilizar uma técnica pesada que muitos sequer passam perto e ainda ir até o fim).

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×