5 Dicas rápidas para aperfeiçoar o treino de ombros

Será que você está fazendo o máximo possível para os seus ombros crescerem ? Mesmo que você não queira ter ombros largos e que lembram uma bala de canhão (duvido muito), este grupo muscular é o principal sinergista na maioria dos exercícios para peito. Em outras palavras: negligencie este músculo e você estará direta e indiretamente prejudicando o treino de peito, sem contar o aumento no risco de lesões. Com isto em mente, veja 5 diretivas simples e rápidas para extrair o máximo do seu treino de ombros.

ombros jay cutler1 – Não esqueça do deltoide posterior. Negligenciar a parte posterior (de trás) no treino para ombros poderá gerar desarmonia entre os lados o que consequentemente causará lesões. Tenha certeza de incluir pelo menos um exercício voltado para esta parte do ombro em seu treino. Exemplos: elevação lateral curvada com halteres ou no crossover.

ANATOMIA-DELTOIDE-MUSCULACAO
2 – Ombros não são especiais.
Este grupo muscular é tão importante como qualquer outro, o fato dele ser pequeno não cria a necessidade de usar técnicas específicas (e geralmente mirabolantes) como usar apenas exercícios em máquinas, isoladores ou treinar unicamente com repetições altas. Usar exercícios compostos e visando o progresso de cargas é tão importante para os ombros como para qualquer outro grupo muscular.

3 – O desenvolvimento é o “agachamento” dos ombros. Usar o desenvolvimento no treino de ombros é tão essencial como usar o supino para peito ou agachamento para pernas. Tenha certeza de incluir pelo menos uma variação do desenvolvimento em seu treino. Exemplos: desenvolvimento com barra sentado ou em pé, com halter, etc..

desenvolvimento4 – Cuidado com interferências. Evite treinar ombros um dia antes ou um dia depois do peitoral, isto fará com que você treine ainda fatigado o que prejudicará a recuperação. Na “pior” das hipóteses, é melhor treinar ombros no mesmo dia do peito do que em dias consecutivos.

5 – Menos é mais. É muito comum ver pessoas fazendo trezentas variações de elevação na tentativa de “atingir o músculo de todos os ângulos possíveis”. Os ombros são usados indiretamente em quase todos os movimentos da parte superior do corpo (até mesmo para colocar anilhas na barra), portanto trata-se de um grupo especialmente sensível ao alto volume de treino. Tenha certeza de não treinar ombros mais do que duas vezes por semana e não usar mais do que três exercícios.

Palavras finais

Arnold-shoulder-pressSe você veio até aqui em busca do segredo que estava faltando para fazer seus ombros crescem, pedimos desculpas pela decepção. Apesar de simples, a correta aplicação destes cinco itens realmente podem ser a solução para ombros que não querem evoluir. E mesmo que algumas (ou todas) forem contra as suas crenças, dê uma chance honesta às dicas e veja como seu corpo vai reagir.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×