Bons resultados na musculação sem suplementos: é possível ?

Com a quantidade enorme de informações sobre suplementação na internet, muitas pessoas ficam em dúvida se é possível ter resultados na musculação sem usar suplementos.

E a resposta é, sim, é totalmente possível ter bons resultados na musculação sem usar suplementos. Isto é válido tanto para hipertrofia como queima de gordura ou praticamente qualquer outro objetivo na musculação.

Porém este assunto não é tão simples quanto parece, principalmente se você quer ter os melhores resultados no menor tempo possível.

Para que serve um suplemento alimentar (na prática)

No contexto da musculação e mudança corporal, um suplemento alimentar tem como objetivo complementar sua alimentação quando ela sozinha não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários. Seja por conveniência, praticidade ou pura necessidade.

Por exemplo, usar uma proteína em pó como o whey protein é uma maneira conveniente de complementar a ingestão de proteínas quando você, por algum motivo, não consegue ingerir toda a proteína necessária através de alimentos sólidos.

Contudo, usando o mesmo exemplo, se você conseguir ingerir toda a proteína da dieta usando apenas alimentos integrais, usar whey seria algo opcional. Ou seja, se você tem tempo para se alimentar usando alimentos sólidos, você pode escolher se quer ou não usar o whey como uma fonte de proteína.

Basicamente, o whey e a maioria dos suplementos alimentares complementam a alimentação, mas não são um requerimento obrigatório para ter bons resultados.

Você não precisa de suplementos para fazer musculação, mas…

Quando o assunto é treinar com (ou sem) suplementos costumamos lidar com duas opiniões extremistas muito comuns:

De um lado temos pessoas pregando que todos – TODOS – os suplementos são inúteis o adotando aquele velho pensamento de que suplementos são nocivos à saúde e não deverão ser usados, em prol de uma dieta 100% integral e saudável.

Do outro lado temos os que não treinam se não estiverem com o auxilio de uma suplementação completa e pensam ser um requerimento básico para obter resultados.

Publicidade

Nem um. Nem outro.

É possível gerar ótimos resultados na musculação, sem gastar um tostão com suplementos alimentares.

Apenas extraindo a maioria dos nutrientes importantes através de alimentos da dieta. Porém esta não é a realidade da maioria das pessoas que praticam musculação.

Quem deve/pode usar suplementos

Em um mundo perfeito, todos teriam plena disponibilidade para fazer a dieta como ela deve ser:

  • ter tempo para selecionar os ingredientes da dieta com antecedência;
  • preparar todas as refeições sólidas para todos os dias da semana;
  • e ter a disponibilidade de tempo para comer em vários horários do dia para fornecer todos os nutrientes que precisamos.

Bem, as coisas não funcionam assim no mundo real para a maioria das pessoas que treinam de forma recreativa – que não vivem disso.

Veja, atletas que tem a musculação como ferramenta de trabalho para ganhar o seu dinheiro (leia-se, fisiculturistas), não tem escolha a não ser tornar a dieta uma prioridade que passe por cima de qualquer coisa.

Mas isto não funciona para a maioria das pessoas que, além treinar, tem prioridades mais importantes do que o treino.

Em suma, se você tem disponibilidade para fazer uma dieta correta e pode fazer todas as refeições do dia através de alimentos sólidos, ótimo.

Você vai conseguir extrair o máximo de ganhos mesmo sem gastar um tostão com suplementos.

Mas se você não tem disponibilidade e realizar refeições sólidas em determinados horários do dia é impossível ou inconveniente, os suplementos serão de grande ajuda.

Publicidade

Suplementos são… suplementos

A partir do momento que você entende que suplementos são meramente complementos da dieta, tudo faz sentido.

Alguns conseguem seguir uma dieta completa mesmo com trabalho e estudos, mas muitos, infelizmente, não conseguem.

Em vez de perder refeições ou afetar outras áreas da vida com maior priodade, é simplesmente mais fácil fazer um shake proteico com proteína em pó e carboidratos.

Em outros casos, existem pessoas que possuem disponibilidade de tempo, mas também podem comprar suplementos sem afetar o seu orçamento mensal.

Nesta situação, usar suplementos para atingir sua necessidade de proteínas e calorias de maneira mais cômoda é uma opção pessoal e não vai afetar os resultados desde que a suplementação não esteja substituindo o papel da dieta.

Também existem exceções de suplementos que fornecem nutrientes em quantidade que a alimentação sozinha não consegue suprir, mesmo que você tenha todo o tempo do mundo.

Por exemplo:

Para conseguir 5g de creatina através da dieta sozinha é necessário comer 1kg de carne vermelha.

Você precisaria comer essa quantia de carne todos os dias, sem falta, para conseguir gerar os efeitos de uma colher de chá do suplemento utilizada na mesma frequência.

Para conseguir 1g de vitamina C você precisaria comer 14 laranjas médias.

Publicidade

Nem todos conseguem ter uma dieta variada suficiente para conseguir todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa.

Um multivitamínico pode ajudar nisso através de um único comprimido.

Existem diversas situações onde a suplementação pode ser útil, o único erro aqui é adotar pensamentos extremistas.

Suplementos estão muito longe de serem inúteis, mas também não serão um impeditivo se você não puder comprá-los e puder fazer uma dieta apenas com alimentos sólidos.

No final, usar ou não usar suplementos é uma questão de disponibilidade, opção pessoal e dinheiro disponível.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×