Os Efeitos Colaterais dos Suplementos Para Pré-Treino

Sim, estamos falando do Jack3d, Nano Vapor, No Shotgun, No-Xplode, 1.M.R e outros.

Atenção: Este artigo não tem como objetivo espantar os usuários de suplementos para pré-treino, contudo é necessário alertar que o seu uso deve ser consciente e de que este tipo de produto requer mais cuidado que os outros.

O uso de suplementos para pré-treino virou já é uma febre há anos. Mas nem todo mundo sabe que o uso destes suplementos não pode ser indiscriminado, ou seja, você não pode sair tomando sem nenhum controle. Inclusive, que algumas pessoas sequer podem tomá-los.

Há alguns meses atrás um jovem de 18 anos faleceu e a morte foi atribuída ao famoso Jack3d, que é o suplemento pré-treino mais famoso do momento. A primeira coisa que a família fez foi culpar o uso do suplemento, o que é uma reação normal. Quem não culparia ? O rapaz estava bem e depois de começar a tomar o Jack3d faleceu.

Contudo, a pergunta que fica é:  “O rapaz estava ciente dos efeitos colaterais do produto ?” ou “Ele sabia com exatidão qual era o seu estado de saúde atual antes de iniciar o uso do suplemento ?”

E você que está tomando suplementos pré-treino, sabe quais são os efeitos colaterais ? Você ao menos vai ao médico regularmente ? Já fez um checkup no cardiologista ? Nada ?

Faço esta pergunta porque a maioria das pessoas não têm o costume de ler rótulos e muito menos ir ao médico, a menos que seja grave. Aí quando a nossa querida Anvisa proíbe os nossos melhores suplementos, todo mundo fica revoltado. Se a maioria das pessoas não tem bom-senso para usar certas substâncias, qual é a melhor maneira de impedir o uso indevido ou errado ? Impedindo a distribuição. Já imaginou se a Anvisa liberasse tudo ? Seria o paraíso, mas choveria manchetes nos jornais com pessoas que morreram ao fazer o uso incorreto de certas substâncias. Mas isso é assunto para outro artigo, vamos ao que interessa.

Efeitos Colaterais do Uso de Suplementos Pré-Treino

Os componentes principais da maioria dos suplementos pré-treino são os estimulantes, são eles que aumentam a disposição, o foco, a sua força e o rendimento do treino, mas junto com estes benefícios virão alguns efeitos colaterais.

Os tipos de estimulantes usados vão depender de cada produto, mas arrisco a dizer que os mais usados são a cafeína e o polêmico 1,3-Dimethylamylamine. O Jack3d, por exemplo, usa uma combinação de cafeína,  1,3-Dimethylamylamine e outros componentes.

Efeito Colateral 1: Dependência

Publicidade

Este sem dúvida é o efeito colateral que merece mais destaque e que provavelmente a maioria das pessoas adeptas do uso deste tipo de suplemento já sofreram, sofrem ou vão sofrer.

Não estou falando de uma dependência tipo a dependência pelo cigarro ou drogas mais pesadas, mas sim de uma simples dependência psicológica. Imagine uma substância que te faz treinar mais pesado, por mais tempo, com mais peso e agora imagine como seria treinar sem esses benefícios depois que o suplemento acabar.

A maioria das pessoas não aceitam muito bem treinar depois, sem o uso do suplemento. Conseqüentemente várias pessoas acabam criando uma dependência e não conseguem mais treinar sem tomá-los. Algumas pessoas chegam a usar o ano inteiro, um pote atrás do outro.

E essa dependência é a chave para o fracasso na academia. “Mas por que ? Eu tomo Jack3d e ele só me trouxe benefícios até hoje!”

Primeiro porque você não pode depender de algo como um suplemento para treinar. O que você vai fazer quando não tiver dinheiro pra tomar ? Vai treinar sem vontade até juntar dinheiro ou simplesmente parar de treinar ? Quem toma com frequência sabe muito bem do que eu estou falando. Você tem que treinar ao máximo faça chuva, faça sol e quem tem dependência em suplementos pré-treinos dificilmente conseguirá isso, se você faz parte da minoria que consegue, parabéns, mas a maioria não consegue. Segundo porque estimulantes criam resistência e esse é o assunto do segundo efeito colateral.

Efeito Colateral 2: Resistência à estimulantes

Seria perfeito poder usar suplementos para pré-treino sempre e sempre ter os mesmos efeitos, os treinos renderiam muito mais e consequentemente a longo prazo você ganharia mais massa muscular. Porém, nada é perfeito. O corpo é uma incrível máquina que está sempre tentando se adaptar às situações adversas.

O uso contínuo de estimulantes faz com que o corpo crie resistência, ou seja, o organismo acaba se acostumando com aquela quantidade de estimulantes e com o tempo você para de sentir os efeitos desejados. O que os “viciados” fazem quando isso acontece é aumentar a dose, mas o que você vai fazer quando o seu corpo se acostumar com a dose maior ? Quanto maior a dose, maior os efeitos colaterais. Por isso eu vou bater na mesma tecla: depender desse tipo de suplemento para treinar é a chave para o fracasso e até para problemas maiores.

Contudo, é simples fugir desse efeito colateral. Para evitar que o corpo se acostume com os estimulantes, basta não exagerar e não ficar usando um pote atrás do outro. Use um pote e descanse 1 ou 2 meses e só depois comece usar outro. Além de ser mais efetivo a longo prazo, é muito mais seguro.

Outros Efeitos Colaterais Comuns do Uso de Estimulantes

Publicidade

– Ansiedade
– Aumento dos batimentos cardíacos
– Alterações na pressão arterial

– Nervosismo
– Tremores
– Sonolência (Após o efeito passar)
– Desânimo (Após o efeito passar)

Algumas pessoas podem ser mais sensíveis do que outras, tanto para os efeitos positivos quanto para os negativos, por isso é recomendável consultar um médico antes de começar a se aventurar com os suplementos para pré-treino, principalmente devido a alteração na pressão arterial e nos batimentos cardíacos. Uma dose elevada de estimulantes em uma pessoa hipersensível é o ingrediente perfeito para o desastre.

Para diminuir os efeitos colaterais é importante sempre seguir à risca a recomendação que vem no rótulo do produto e nunca começar com uma dosagem elevada.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×