Como evitar estrias na musculação usando dicas simples

Antes de mais nada, parabéns por ter chegado até aqui. Você quer saber como evitar estrias na musculação porque os seus músculos provavelmente estão crescendo rápido, ou seja, você está progredindo rápido.

Conforme nossos músculos crescem, a pele precisa expandir junto e isso nem sempre acontece na mesma proporção que o crescimento muscular.

Esse aumento repentino pode causar fissuras na pele, também conhecidas como estrias.

Outros fatores que causam estrias

Elas podem aparecer principalmente pelo crescimento muscular rápido, mas nem sempre é este o motivo.

Outras coisas poderão causar estrias em praticantes de musculação, como:

  • Ganho de gordura: ganhar gordura muito rápido também pode provocar o aparecimento de estrias, principalmente em dietas mal elaboradas (leia-se bulking sujos) que causam ganho de peso rápido sem se preocupar com acúmulo de gordura.
  • Predisposição genética: algumas pessoas tem naturalmente menos elasticidade na pele e poderão sofrer com estrias independente do que façam;
  • Carências na dieta: deficiência em certas vitaminas e minerais facilitam o aparecimento de estrias por diminuir elasticidade da pele.
  • Uso de ergogênicos: anabolizantes acelerarão de forma significativa o crescimento muscular, de uma forma que dificilmente a pele conseguirá acompanhar.

Como evitar novas estrias

Se você está aqui, é bem provável que você já tenha estrias e quer saber como evitar o aparecimento de novas ou fazer as atuais desaparecerem.

Infelizmente, o melhor tratamento para evitar estrias na musculação, infelizmente, é impedir que elas apareçam em primeiro lugar.

A partir do momento que a estria surge, vai ser bem difícil fazê-la desaparecer (senão impossível).

como evitar estrias na musculação

Apesar de existir milhares de cremes, loções e suplementos que prometem tratar as estrias, acredite, a maioria é ineficaz.

As estrias são lesões causadas na segunda camada de pele, e a partir do momento que elas surgem, elas são tão definitivas como uma tatuagem.

Publicidade

A maioria dos tratamentos, por mais avançados que sejam, poderão suavizar a situação, fazendo com que estrias pequenas fiquem quase imperceptíveis e as maiores fiquem menos destacadas.

Mas fazer uma estria (especialmente uma grande) sumir completamente, é muito improvável.

Os poucos recursos que trazem resultados são feitos diretamente em clínicas de dermatologia, por profissionais, custam relativamente caro e não funcionam igual para todos.

Os tratamentos vão desde abrasão da pele através de químicos ou cristais, até intervenção cirúrgica para estimular a produção de colágeno na região da estria.

No final da história, é mais inteligente (e mais barato) tentar evitar que as estrias apareçam do que tentar lidar com o problema depois.

E como fazer isso ?

1 – Evite o famoso bulking sujo

Quando falamos em bulking sujo, estamos nos referindo a dietas hipercalóricas que desconsideram ganho de gordura.

Leia-se “comer tudo o que vê pela frente” com a desculpa que vai definir depois (o que dificilmente acontece).

Ganhar massa muscular por si só pode causar estrias em pessoas com predisposição genética, ganhar gordura junto vai aumentar muito a probabilidade delas aparecerem em maior número e tamanho.

O bulking sujo possui muito mais pontos negativos do que positivos, principalmente porque é possível maximizar o ganho de massa muscular comendo apenas um pouco acima do que você precisa, sem precisar ganhar quilos e mais quilos de gordura durante o processo.

Publicidade

Se quer saber mais sobre como montar uma dieta, leia nosso guia.

2 – Mantenha uma dieta variada

Evitar uma dieta com excesso de calorias é o primeiro passo.

Mas é necessário,também, incluir alimentos densos em nutrientes diariamente.

É inútil citar qual vitaminas e minerais você precisa ingerir, pois a maioria deles auxiliam direta ou indiretamente na regeneração, proteção e elasticidade da pele.

Apenas foque-se em aumentar a variedade e qualidade da dieta. Incluindo alimentos naturais na maioria das refeições (legumes, frutas e verduras).

Na pior das hipóteses, se manter uma dieta variada é um problema na sua situação atual, experimente suplementar com um multivitamínico.

3 – Use hidratantes

Usar um hidratante em regiões problemáticas pode evitar que novas estrias apareçam por conta de pele ressecada.

Óleo de amêndoas é o mais famoso para “evitar” estrias, mas não é necessariamente o melhor (ou faz milagres).

O aspecto mais importante é manter a pele hidratada, independente de qual produto você escolher.

4 – Não use esteroides anabolizantes

Esteroides anabolizantes poderão causar um rápido aumento no tamanho muscular do indivíduo.

Publicidade

Na maioria dos casos, a pele não conseguirá acompanhar o crescimento muscular e estrias vão aparecer.

Se estrias é um problema sério para você e evitá-las é uma prioridade, então, por este e vários outros motivos, passe bem longe de qualquer tipo de esteroide anabolizante.

5 – Aceite e esqueça as estrias

Grande parte das pessoas que treinam pesado vão ter estrias em algum momento da vida e a maioria delas não ligam.

Enquanto isso, os mais preocupados com estrias ficam pensando que todos reparam nesse tipo de problema (quando na verdade praticamente ninguém liga).

Claro, se o seu problema for grave e isto afeta sua vida de alguma forma, você tem o direito de procurar uma solução para o problema.

Mas na maioria das vezes, as pessoas fazem uma grande tempestade em copo d´água por um problema tão pequeno.

Estrias são normais.

Eu, você, fisiculturistas profissionais têm estrias, e isso não desmerece o resultado final.

Homens e mulheres com corpos bonitos, vão continuar tendo corpos bonitos. Com estrias ou não.

Pense.

Você deixaria de admirar uma atleta com peitoral de armadura ou uma mulher com glúteos perfeitamente redondos por conta de estrias ?

Claro que não.

Com isto em mente, foque-se em treinar pesado, se alimentar corretamente e tome as medidas necessárias para evitar o problema.

Se mesmo assim você ganhar estrias, usa-as como cicatrizes de guerra, pois você as mereceu através do ganho de massa muscular necessário para causá-las.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×