Como Corrigir Problemas De Simetria e Balanço no Corpo

Você acha que alguma parte do seu corpo é mais desenvolvida de um lado ? Por exemplo, um braço ou perna é maior que o outro ? Este é um problema extremamente comum. Todos nós temos algum tipo de assimetria entre o lado direito e esquerdo do corpo.

assimetriaGeralmente isto é causado pelo lado dominante do nosso corpo (Exemplo: se você é destro, geralmente faz a maioria das coisas com o braço direito). E isto obviamente também afeta o seu treino, onde o lado dominante acaba fazendo mais força comparado ao lado mais fraco, gerando assimetria e falta de balanço.

Para tentar corrigir este problema é necessário incluir no treino exercícios que trabalham os lados do corpo de forma individual, desta forma forçando ambos os lados com a mesma intensidade. Com o tempo a assimetria tende a ficar cada vez mais imperceptível.

A maneira mais fácil para fazer os dois lados trabalharem de forma individual é usar os halteres. Usando dois halteres com o mesmo peso é impossível que um lado faça mais força que o outro, e é óbvio que devemos fazer o mesmo número de repetições para ambos os lados. (Ao fazer rosca concentrada por exemplo)

Aqui vai uma lista de exercícios que você pode fazer para tentar melhorar o balanço do corpo e corrigir a assimetria:

Peitoral

Supino com halteres(inclinado, declinado e reto)
Crucifixo
Crossover

Costas

Serrote
Remada curvada com halteres

Ombros e trapézio

Desenvolvimento com halteres
Elevação lateral
Encolhimento com halteres

Bíceps

Rosca Direta com halteres
Rosca Scott com halteres(um braço de cada vez)
Rosca Martelo com halteres

Tríceps

Rosca Francesa com halteres(um braço de cada vez)
Rosca Testa com halteres
Coice com halteres

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×