Home / Suplementação / Como fazer um hipercalórico caseiro (e porque ele é melhor)

Como fazer um hipercalórico caseiro (e porque ele é melhor)

Clique aqui

Fazer um hipercalórico caseiro pode ser mais barato, gostoso e trazer mais resultados que um comprado na loja de suplementos – e ainda é tão simples quanto fazer um shake comum.

Por que usar um hipercalórico ?

Hipercalóricos, como o próprio nome sugere, são produtos que fornecem uma grande quantidade de calorias através de proteínas, carboidratos e gorduras, com o intuito de auxiliar aqueles que não conseguem ingerir a meta calórica diária apenas com a dieta.

Como sabemos que a ingestão de calorias é extremamente importante para ganhar massa muscular, os hipercalóricos são muito úteis para quem não tem apetite para comer o suficiente através de alimentos sólidos.

Mas porque fazer um hipercalórico caseiro ?

O motivo para valer mais a pena fazer o seu próprio hipercalórico, é que a maioria dos produtos comprados em lojas fornecem suas calorias através das piores fontes de proteínas, carboidratos e gorduras.

Você verá hipercalóricos listando whey protein e caseína em seus ingredientes, mas na maioria das vezes a principal proteína é a de soja, que é muito mais comum e barata para os fabricantes. Whey e caseína estão ali apenas para “enriquecer” a lista de ingredientes.

Clique aqui

Você também verá que a maioria não tem açúcar, mas tem maltodextrina. Malto é tecnicamente um carboidrato complexo, então não precisa ser listado como açúcar, mas não se engane, o corpo consegue quebrar suas moléculas rapidamente e elevar o nível de açúcar no sangue tão rápido quanto o próprio açúcar refinado.

No final da história, a maioria dos hipercalóricos são constituídos basicamente de proteínas baratas e açúcares que vão acabar gerando maior ganho de peso em gordura do que em massa muscular.

E esta é a última situação que queremos.

Por outro lado, ao fazer o seu próprio hipercalórico é possível controlar todos os ingredientes que serão usados e com isto fazer uma mistura que entregue grande quantidade de calorias ao mesmo tempo que garante a ingestão de nutrientes que auxiliam no ganho de massa muscular (e não somente acúmulo de gordura).

Como fazer um hipercalórico caseiro

como-fazer-hipercalorico-caseiro

Clique aqui

Fazer o seu próprio hipercalórico não é mais difícil do que fazer um shake proteico simples, e costuma sair mais barato já que você vai usar os mesmos ingredientes (e poucos deles) que usaria no dia a dia em um cardápio para hipertrofia.

Ingredientes para uma dose de hipercalórico caseiro:

  • 2 bananas médias
  • 30g de aveia flocos grossos (2 colheres de sopa)
  • 30g de pasta de amendoim integral (2 colheres de sopa)
  • 400ml de leite integral
  • 30g de whey protein concentrado ou albumina pura (sem adição de carboidratos)

Como preparar

Simplesmente misture todos os ingredientes utilizando um liquidificador. Lembre-se apenas de colocar a pasta de amendoim por último para que a mesma não fique grudada nas lâminas do aparelho.

Informações nutricionais

Calorias: 763kcal
Carboidratos: 81,9g
Proteínas: 49,1g
Gorduras: 29g
Fibras: 8,4g

Quando tomar o hipercalórico caseiro

Você pode tomar até duas vezes ao dia em horários que uma refeição sólida não seria possível ou seria extremamente inconveniente.

Tomar antes e/ou depois do treino também pode funcionar muito bem para quem deseja ganhar massa muscular, neste caso o hipercalórico substituiria refeições ou outros tipos de shakes que seriam feitos neste horário.

Considerações importantes

A respeito da gordura

A maior parte da gordura do shake hipercalórico vem da pasta de amendoim integral, que é uma fonte de gorduras boas. Considerando que alguém iria tomar um hipercalórico industrializado com um monte de açúcares, ingerir gordura boa no lugar é uma opção infinitamente melhor.

A respeito do hipercalórico conter suplementos

Muitos pensam que algo “caseiro” é sinônimo de algo sem suplementos. Bem, suplementos são basicamente alimentos em pó concentrado e considerando que você não vai ter que gastar com um hipercalórico industrializado e por sorte já vai usar proteína em pó na dieta, vai ficar elas por elas.

Dica: whey concentrado da Growth Supplements custa em torno de R$75 o quilo e 500g de albumina Salto’s (pura), com sorte, custa metade disso.

Palavras finais

Fazer o seu próprio hipercalórico é uma opção mais saborosa, saudável, prática e, com certeza, mais produtiva para ganhar massa muscular.

Atualmente, está para surgir um hipercalórico que forneça nutrientes de qualidade e com preço condizente. Até lá, fazer o seu próprio hipercalórico, é a melhor pedida para a sua saúde e resultados.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

51 comentários

  1. queria saber qual o melhor horario pra tomar o hipercalorico.. se seria na parte da manha logo q acorda, ou tomar como pré treino o hipercalorico e depois do treino tomar o whey isolado.

    • Rafael do Carmo

      Não existe um melhor horário para o consumo, isso vai depender da sua disponibilidade para se alimentar, por exemplo: Se você não tem tempo de comer entre as principais refeições no dia “Café / Almoço e Janta” você pode encaixar uma dose do Hipercalórico entre o café e o almoço e outra dose entre o almoço e janta!!! Não recomendo tomar no período da noite devido a grande quantidade de calorias!!!

      ATENÇAO: O mais importante, a suplementação é necessária pra complementar a sua necessidade calórica, não vai substituir o shake pela refeição.

    • So ler.ta escrito lá

    • Acho melhor na primeira refeição, no caso esse hipercalórico é de lenta absorção, ou pode mandar também antes de dormir..

    • Se você não tem tempo de comer por algum motivo seja ele trabalho, pela manhã seria uma boa, já via por trabalho com a energia que precisa, depois de 3h faça a sua 1ª refeição.

  2. Werner Hartmann

    Faço há um bom tempo uma receita parecida, só que mais econômica, ao invés de whey, coloco 4 claras de ovo cozidas, e ao invés de pasta de amendoim, coloco um punhado de amendoim mesmo, uma colher pequena de café e uma colher pequena de Nescau (só pra melhorar o gosto mesmo). Tomo uma hora antes de treino, e tenho gostado bastante, a digestão é rápida e dá muita energia.

  3. Boa tarde.
    Poderia substituir a pasta de amendoin por outro produto? Obrigado.

  4. Realmente muito boa receita.
    Problema é esses 400ml de leite que dá uma peideira total, imagina com albumina.

    Mas eu reduziria uns 100ml de leite, pra ficar um pouco mais pastoso, dá até uma sensação de maior sacies.

  5. Willian dos santos

    Alguma sugestão pra substituir o leite? Obrigado

    • Que tal batata doce em pó? O sabor não é agradável (sem sabor) e vai ficar um pouco dela no final do shake. Mas é muito melhor do que o leite.
      Pode usar leite em pó no lugar do leite (líquido). Hoje existe leite em pó isento de lactose.
      Que tal adicionar a proteína da soja, ou do trigo ou de outro tipo?
      O efeito nutricional será melhor além de dar uma engrossada no shake.

    • Pode fazer a mistura com água mineral, se preferir faça antes um suco direto da fruta e depois faça a mistura do hipercalórico. abraço. (obs: O valor calórico há de aumentar ou diminuir ai só você calculando pra ter uma base do kcal total.)

  6. Fala aew galera!
    Comecei a tomar hipercalorico vai completar um mês ….
    Quando comecei eu pesava 76 kg e tenho 1.94 de altura ,hoje estou pesando 82 quilos da muito resultado eu tomo duas vezes ao dia ….

  7. Willian Duranti

    Ótimo post! Ja faço exatamente esse mesmo hipercalórico no pós treino. Fica muito saboroso. E recomendo a loja growt suplementos tb. Realmente os preços estão um pouco mais baratos, e o suplemento é de qualidade. Se não aumentarem os preços, não troco mais!

  8. TENHO 1.75 DE ALT E 85 KG
    QUERIA SABER UM shake proteico PARA HIPERTROFIA, DEFINIÇÃO

  9. EU MALHO MEIO DIA, QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR O WHEY, SENDO QUE EU ALMOÇO 13 HORAS.

  10. amigo mais isso ajuda a ganhar massa magra?

  11. Roberto Araújo

    Dá para substituir as 2 bananas por outro ingrediente com eficácia semelhante?

  12. Minha receita:
    leite, aveia, ovo cru, paçoca, iogurte natural (barato e sem frescura).

    Queime tudo no treino.

    Abraço

  13. Já tomei dos industrializados. Atualmente utilizo o Massa 2 que é manipulado e vem em cápsulas. Alguem tem algo a dizer a respeito?

  14. Como eu posso substituir o whey / albumina ?

  15. Com essa receita pronta e tudo misturado, rende tipo quantas porções ou tem q tomar tudo na lata? e sempre que precisar tem que preparar tudo de novo?

    • Queria saber também veio, quem escreveu a matéria poderia sanar essa dúvida?, tenho q tomar tudode uma vez ou posso dividir em dois?

  16. muito bom. Dependo da pra fazer até uma quantidade pra semana toda.
    vou testar com aveia, amendoim, albumina e chocolate em pó e bater tudo no processador e só adicionar leite quando for tomar.

  17. Eu tomo há algum tempo um hipercalórico com exatamente os mesmo ingredientes.

    Só que o problema é a albumina, se eu colocar uma colher só não me faz mal, mas se colocar 2 ou 3 minha barriga se transforma numa panela de pressão, e é realmente insuportável, gases e muitos desconfortos.

    Alguém tem solução pra isso? Pensei em trocar pelo whey protein, mas fica muito caro.

  18. Caro autor,

    Favor verificar informações em artigos cientificos e fontes confiaveis, no consegui se quer terminar de ler a matéria de tanta informação errônea:
    As fontes dos ingredientes para hiperbólicos sao os mesmos para as outras categorias: proteicos, substitutos de refeição, aminoácidos de cadeia ramificado.. etc.
    Ou seja, quando declarado em rotulo na lista de ingrediente que tem caseina, caseina de cálcio, proteínas soro de leite, realmente são esses ingredientes, que Sim sao derivados do leite mas possuem uma composição centrsimal Bem diferente!!! Devido a legislação rrgrada pela ANVISA nao se pode declarar caseina e no produto contrr leite desnatado em po!!
    Mais um esclarecimento, a protrina de soja nao é a a fonte protéica mais barata, a albumina, a proteina do trigo e entre outras fontas tirando do leite são mais baratas.
    Por favor, antes de passar informações importantes a pessoas leigas em relação a esse assunto Pesquise e consilte pessoas do ramo.
    Att

  19. Alguém pode me falar se tem como substituir o Whey ou albumina por algum alimento? Tenho problemas com suplementação :/ valeu!

  20. jardel carvalho

    É VERDADE QUE A PROTEÍNA QUALQUER UMA SEM O BCAA NÃO ADIANTA MUITA COISA?????

    • BCAA são 3 aminoacidos (leucina, isoleucina, valina) presentes nas proteinas, ou seja, toda proteina possui BCAA, o que muda é o quantidade de cada amino acido que muda em cada fonte proteina. A verdade é que se vc comer Proteina direito não precisa do BCAA.

  21. Ola alguem sabe se tem alguma diferença entre a aveia em flocos e aquela tipo uma farinha ou farinha de aveia ???

    • tem diferença sim marcos , aqui um pequeno trecho: ” A principal diferença estrutural é que a farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão, perdendo um pouco da sua carga de fibras, enquanto os flocos de aveia são extraídos do grão que são prensados integralmente, já o farelo de aveia provém da camada externa do grão e por isso possui maior concentração de fibras betaglucanas.”

      ”Curiosidade sobre o farelo de aveia
      O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, com cerca de 14g, forma uma bola de 370g no estômago, o que vai garantir uma sensação de saciedade por um período de tempo maior do que a farinha de aveia e os flocos de aveia. ”

      se pesquisar vai encontrar bem mais coisas , é facil de achar !

  22. Faço 300ml de leite, 80g de aveia, 5 castanhas do pará ou pasta de amendoim, canela, 2 bananas e 2 scoop de whey potein. Fica otimo e é de facil preparo!

  23. faço uma receita perecia: 1 maçã, um pedaço de mamão, uma banana, aveia em flocos, albumina, e leite tomo a mais ou menos 6 meses e adianta sim pois pesava 60 kl e hoje estou na casa dos 67 kl

  24. Estou com uma dúvida enorme:
    as 15h em ponto eu vou do trabalho pra academia de bicicleta, já chego aquecido na academia lá por volta das 15:20. Pergunta: pra vocês que não tem tempo de parar e cozinhar, oq eu poderia fazer??? Preparar esse hipercalorico e levar na mochila? tomar jack3d e outras coisas? E depois do treino tomar whey protein com destroxe msm depois desse hipercalorico? Eu realmente estou muito perdido no meu PRÉ TREINO, pois não tenho tempo de cozinhar, a não ser levar esse hipercalorico com um pontinho com leite na mochila ou suplementos… Preciso de ajuda gente… Lembrando q eu tenho q comer o pré treino e já pegar a bike pra ir pra academia.

    Agradeço desde já .

  25. Dilmar Junior

    é possível fazer mais do que uma dose e deixar guardado na geladeira para tomar durante a semana?

  26. Felipe Medeiros Motta

    Posso substituir a pasta de amendoim por outra coisa de igual ou melhor eficácia?
    Em caso positivo, o q seria considerada a melhor substituição?
    N gosto de amendoim.
    Obg

  27. Sandra spalla

    A pasta de amendoim feita em casa faz o mosto efeito?

  28. O sabor ficou muito bom, melhor maneira de se tomar albumina!

    Mas fiquei com uma dúvida: o corpo consegue absorver essa quantidade toda de proteínas (49,1g) de uma vez só em uma refeição líquida?

    Pois pelo o que eu entendi do vídeo do Leandro Twin (https://m.youtube.com/watch?v=9ypdspFJO94) é de que não, mesmo a albumina sendo de lenta digestão. Alguém me esclarece isso hahaha. Forte abraço! (;

  29. Pessoal, essa Growth Supplements e confiável ? qualidade?

  30. quantas colheres devo colocar? quero tomar depois de malhar e a tarde na hora do café. no caso 2 vezes ao dia.

  31. To tomando esse pela manhã quando acordo, mas treino só no fim da tarde. O resto da dieta está condizente, mas o horário que tomo é bom?

  32. Eu faço uma receita muito saborosa e eficiente

    – 2kg farinha de aveia
    – 500g albumina
    – 500g maltodextrina
    – 500g achocolatado em pó (ou sabor morango)
    – 500g amendoim triturado
    – 250g granola

    Eu preparo a mistura e guardo em potes, aí já está pronto na hora de consumir…
    Bater 6 colheres da mistura no liquidificador com uma banana e cerca de 200 à 300ml de leite.

    477 kcal hipercalórico
    174 kcal leite
    65 kcal banana
    = 716 kcal ingeridas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página no Facebook, ajude o site e ainda receba novidades antes de todos. Esta janela não aparecerá mais.