8 Sugestões de Alimentos Anabólicos Para Incluir na Dieta

Clique aqui!

“Você precisa comer como um monstro para se tornar um” Desde Lee Haney a Ronnie Coleman, isto é o que todos os fisiculturistas falam. Mas o que exatamente isto significa ? Temos que medir as refeições apenas por kilo ? Comer até fast-food para conseguir mais calorias na dieta ?

Não exatamente…

Comer como um monstro significa comer muito, sim, mas o tipo certo de comida e dividida em porções espalhadas no dia. Para maximizar o crescimento, você pode tentar fazer de 5 a 6 refeições por dia todas contendo proteínas, para um total de cerca de 2g de proteína por kg de peso do corpo. Você também não pode esquecer dos carboidratos, eles serão os responsáveis por fornecer energia para o corpo e ainda maximizar a recuperação muscular.

salmon 300x200 8 Sugestões de Alimentos Anabólicos Para Incluir na Dieta

Como próximo passo, você precisa equipar a sua dieta com os melhores alimentos que fornecem os nutrientes mais importantes para o crescimento. A seguir veja os 8 alimentos mais anabólicos para serem incluídos em sua dieta.

1 – Salmão

Em 170g de salmão contém cerca de 34g de proteína e 4g de ácidos graxos contendo omega-3 que, para quem ainda não sabe, são gorduras saudáveis que reduzem a inflamação encorajando o corpo a reparar o músculo e ainda ajuda a controlar o cortisol.(Quanto menos cortisol, mais testosterona, mais massa muscular). Ter uma dieta rica em omega-3 ainda faz com que a maioria da glicose que você consome seja jogada para os músculos e não seja facilmente armazenada como fonte de gordura.

2 – Carne Magra Bovina

Muitos hardgainers se confundem quando o assunto é ingerir gorduras. Eles pensam que irão ganhar peso por estar ingerindo gorduras, porém assim como o omega-3(que é uma gordura), a gordura saturada encontrada nas carnes magras pode promover crescimento. Cortar totalmente a gordura saturada da dieta pode comprometer a testosterona e a insulina, que são hormônios que encorajam o crescimento muscular. A carne também é uma fonte de colesterol, que é o principal ingrediente para estimular a criação natural de testosterona no corpo. E é claro, a carne vermelha é uma ótima fonte de creatina, zinco e de vitaminas B.

3 – Ovos

Existem diferentes métodos que os nutricionistas usam para avaliar os alimentos proteícos e a sua capacidade para gerar crescimento. Os ovos simplesmente estão no topo de todas as listas, porque são extremamente fáceis de serem absorvidos pelo corpo. Os ovos(o ovo inteiro, não só a clara), são ricos em proteínas, gorduras saudáveis, gordura saturada e lecitina, ou seja, um conjunto completo para promover crescimento muscular.

4 – Leite integral

Se você é um verdadeiro hardgainer e está tentando ganhar massa muscular rápido, não perca tempo bebendo leite desnatado. Deixe eles para quem está em cutting. Em 500ml de leite você encontra cerca de 16g de proteína e 16g de gordura. A gordura encontrada no leite é formada por correntes mais curtas do que as gorduras encontradas em outros alimentos.  Gorduras de cadeia curta são “levemente” anabolicas, ajudando na prevenção da quebra do músculo e também possuem menos chances de serem armazenadas como gordura corporal.

O leite integral também ajuda o corpo a absorver vitamina D, que é conhecida por reduzir o risco de câncer. Não é a toa que vários fisiculturistas dos anos 60 e 70 como Arnold e Franco(verdadeiros monstros em qualquer época), bebiam uma quantidade enorme de leite integral.

5 – Macarrão e outros carboidratos do gênero

Construir massa muscular também requer carboidratos. Mais importante do que isto, os carboidratos mudam o metabolismo da proteína radicalmente, aumentando a eficiência que a proteína é jogada nos músculos. Em outras palavras, sem carboidratos, a proteína que você consome não faz o trabalho de promover o crescimento tão efetivamente como quando é ingerindo com os carbos.

6 – Alho

Como algo sem calorias, carboidratos, proteínas ou gorduras pode ajudar no ganho de massa ? A resposta é simples: o alho pode modificar a liberação de hormônios. Controlar a ingestão de macro-nutrientes é essencial para a hipertrofia, mas criar um ambiente hormonal anabólico no corpo é igualmente importante. Pesquisas feitas em animais mostram que o consumo alto de alho combinado com o consumo de proteína pode aumentar a testosterona e diminuir a quebra de massa muscular.

7 – Iogurte

Iogurte natural geralmente contém várias bactérias vivas. Você não vai ver a palavra “bacteria” no rótulo, procure por Lactobacillus acidophilus, L. casei, L. reuteri ou Bifidobacterium bifidum. Estes prebióticos conseguem chegar até o trato gastrointestinal onde eles ajudam a manter um balanço saudável das bactérias que vivem lá. Estas bactérias boas ajudam no sistema imunológico que indiretamente pode promover a recuperação muscular e diminui a produção de agentes inflamatórios, enquanto aumenta a absorção de nutrientes importantes para o crescimento.

Outro benefício do iogurte é o cálcio, que controla a contração muscular e pode fazer com que o corpo se torne menos eficiente em armazenar gordura corporal.

Obs: Iogurte também contém proteína.

8 – Óleo de oliva

Você não pode mencionar hipertrofia sem mencionar o óleo de oliva. O resultado das pesquisas são interessantes: óleo de oliva pode controlar a inflamação no corpo. Níveis baixos de inflamação significam um aumento na recuperação muscular. Este óleo também pode promovar a liberação de testosterona e assim como qualquer outra gordura, ele também é uma fonte densa de calorias. O óleo de oliva também é rico em gorduras boas.

Conclusão

Ficar grande não é apenas comer as quantias necessárias de calorias e sim comer as calorias corretas na quantidade correta. Todo fisiculturista sabe da importância do consumo de proteína na construção de massa muscular, mas muito esquecem dos carboidratos, gorduras e outros alimentos que influênciam na liberação de hormônios anabólicos e que irão contribuir direta e indiretamente na hipertrofia muscular.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

165 Respostas

  1. Sérgio disse:

    Macarrão? Mas depende do IG né? Tem que ser de baixo IG???

    • Dexter Jackson disse:

      tosco

    • Lucas disse:

      macarrao de baixo IG ? , se liga irmão , mesmo que macarrao nao seja uma batata doce que possua o IG baixissimo ele nao possui um alto IG , e outro fator é que geralmente almoçamos ou jantamos macarrao , grandes refeiçoes que de uma maneira ou outra , leva o corpo a produzir muita insulina … É relativo , mas nao dá pra viver só de batata doce e peito de frango .

    • Otto disse:

      Macarrão não da sustentação, ou seja, tu come e daqui a pouco tempo já sente fome de novo. Pra quem quer ganhar massa muscular é ótimo isso, pois, como você deve saber, quanto mais comer mais massa muscular você ganha.

  2. Lucas Florencio disse:

    Muito bom, esqueceu do feijao mas com esses ja da pra fazer uma dieta show!

    • Mike Forte disse:

      Poderia ter citado o arroz, a aveia e o feijão, ambos possuem baixos indices glecemicos e são excelentes tanto para o fornecimento de calorias quanto para proporcionar o estado anabolico, mas com essas dicas já se consegue montar um programa alimentar eficaz.

  3. Felipe marombeiro disse:

    po,muito interessante mesmo, mas descordo com o leite ali,msm estando em cut prefiro desnatado por ser o msm preço,e por n conter gordura . sér msm que o integral ingerido em bulk traz mas beneficio do que maleficio ? abraço

    • Dexter Jackson disse:

      tosco2

      • Rafael Oliveira disse:

        Você é um idiota é uma duvida do cara e vce responde com uma merda dessa ? pqp

        • juliano disse:

          nao mano, eh tosco mesmo pq nao da pra entende porra nenhuma doq o cara falo, e pq vc nao responde a duvida?? kkkkkkkkkk

        • Dexter Jackson disse:

          Ta eu respondo: engordar não tem quase nada a ver com comer gordura. 1g de carbo tem 4kcal, 1g de prot tem 4kcal, 1g de gordura tem 9kcal. Tudo tem kcal, cutting é déficit calórico, não é não comer gordura.

          • Felipe disse:

            oq tu falou ta certo mas ele terá um cutting de maior qualidade, com maior armazenamento muscular se ficar longe de gorduras(excessão dos acidos graxos) e carboidratos(nao completamente), vai baseado no que tu disse e faz uma dieta sem proteinas, apenas com carboidratos e gorduras de pessima qualidade, mantendo um deficit calorico, e me diz se o resultado foi bom… a pergunta dele é comum, respeite.

    • João disse:

      Cara, o problema do leite desnatado é que no processo de desnatação ele perde muitas das propriedades do leite junto com a gordura, como proteínas e carboidratos, eu prefiro semidesnatado, que possui um pouco dessa gordura boa, e que não é muito gorduroso, e ao mesmo tempo mantém a integridade dos nutrientes do leite, que pode ser perdida em grandes partes, em processos como a desnatação total do leite. Abraço

      • Rafael Oliveira disse:

        Além de que há leite semi desnatado com baixo percentual de gordura , acredito que o leite desnatado é valido numa dieta sim . Em relação ao semi desnatado ou integral sempre ouvi falar que apesar das gorduras contidas nele ele traz excelentes beneficios.

        • Dexter Jackson disse:

          como assim “apesar das gorduras” ? Reserve pelo menos 30% das kcal diárias pra as gorduras. Mesmo tomando leite integral ainda vai faltar muito, pra que raios vocês tão com medo de gordura?

        • Daniel disse:

          pois é, qual é o mal de comer gordura (não em excesso)? Recomendações diárias giram em torno de 1g/kg a 2g/kg. Gorduras são essenciais na produção de hormônios. Quero ver neguinho criar músculos com falta de testosterona… ha!

          • Mike Forte disse:

            Gorduras são essenciais no bulking por estimularem a produção hormonal, prefira as gorduras saturadas… eu não tomo leite, mas lendo alguns comentários de alguns colegas aqui percebi que estou abrindo mão de um ótimo nutriente, vou incluir leite integral na minha dietaa…

      • Teka Fitnista disse:

        Cara, ao menos umas pessoas aqui têm o mínimo de conhecimento e respeito pelo tema e pelas pessoas com dúvidas… o povo fica querendo dar uma de nutricionista esportivo e não sabem de p&%&¨* nenhuma… precisa de mais gente que, como vc, tem conhecimento e paciência de explicar claramente o que os demais precisam saber… Outro problema é que tem gente que parece que quanto mais músculos menos massa cinzenta, fica falando de workout e mimimi mas não sabe a diferença entre IG e NPU, fator aliás que nenhum de vcs lembrou, NPU é o que mais conta na escolha da proteína, quanto mais alto for o NPU mais proteína vc absorve e proa mocinhas que acham que batata doce e peito de frango é dieta, seus desnutridos físicos e mentais, isso é sabotagem de resultados, ou vc varia no cardápio ou o corpo vicia e não absorve nutrientes… variedade na dieta é um dos segredos do sucesso no bodybuilding…

        Vão pesquisar e parem de fofoquinha em fórum de hipertrofia…

  4. Filipe disse:

    batata doce, aveia, graos integrais, feijao, proteina de soja, frango etc.

  5. Silas disse:

    Gostei do post’
    O leite e fundamental assim como as carnes, que são uma enorme fonte de proteína! E concordo com o mano que falou ali que : “Faltou o Feijão” !

  6. Daniel disse:

    Excelente, mas penso que frango também poderia integrar como uma sugestão!

  7. Forçudo disse:

    como o colega acima citou , faltou o feijao
    só uma coisa ai é controversia
    ”Não é a toa que vários fisiculturistas dos anos 60 e 70 como Arnold e Franco(verdadeiros monstros em qualquer época), bebiam uma quantidade enorme de leite integral.”

    no documentario Pumping Iron diz o contrario
    quando o reporter pergunta para o arnold:
    reporter: vc bebe leite batido??
    arnold: nao bebo leite
    reporter: nao bebe nada com leite
    arnold: não nada de leite,…. leite é para bêbes, quando cresce tem q beber cerveja hahahahaha

    • juliano disse:

      ele tava zuando velho, e sem contar que o Arnold naquela epoca era pra la de sem vergonha, ele mesmo disse que “teria a capacidade de dar umas dicas erradas pra algum concorrente pra poder ganhar” ateh mesmo pro franco columbu, seu proprio amigo, entao porque nao falaria merda pro mundo todo ja que ele tava se cagando pros outros mesmo?? ele so queria ser famoso, ele mesmo disse kkkkkk, apesar disso tudo, ele sofreu grandes evoluçoes, sou muito fan dele, td mundo faz merda na vida, e como vc vai negar que o leite nao tem as propriedades essas todas comprovadas??

  8. Mr. Bag disse:

    Com todo respeito, quem pode se dar o luxo de comer salmão? Ei sei, eu sei, é claro, são só possibilidades de alimentação, que serão adaptadas pra cada realidade. Então aos estressadinhos de plantão, calma ok?!…..rs Mesmo assim, se pudesse, comeria salmão todos os dias.

  9. Poxa pessoal eu sei que isso não tem nada a ver com o tópico,mas alguem sabe de uma loja que não tenha frete??

  10. Daniel disse:

    Esqueceram da água… músculos são feitos de 70-80% de água. Ha! Brincadeira! Mas não esqueçam de beber bastante!!!

  11. Daniel disse:

    2 g de proteína é o mínimo. O ideal é entre 2,5 g e 3,3 g por quilo.

    The Protein Book – Lyle McDonald

    • Mauricio disse:

      é mínino só se for pra vc !
      eu sempre ingeri 1,8g de prot (incluindo as vegetais) e cresci.
      acho que quem inventou isso de 2g como mínimo foi esses fabricantes de suplementos pois não tem lógica.

      • Daniel disse:

        leia o livro…

        e estou falando pata comer msm, de preferência. Não falei que com menos não cresce… mas chegar à 5-8% de gordura é quase impossivel sem ingerir muita proteina. Limito o uso de suplementos a no maximo um scoop ;)

        • Pengo disse:

          “Não falei que com menos não cresce…”

          se o tópico é sobre crescimento muscular e você posta “2g de proteína é o mínimo” então sim, você falou que com menos não cresce, o que é errado.

          estudos mais recentes já indicam que não é necessario ingerir tanta proteina assim para que haja um crescimento muscular satisfatório.

          • Daniel disse:

            me cite estudos recentes… quero ver o que vc anda lendo. Como eu falei depois, e pelo jeito vc não percebeu, essa quantidade é para atingir níveis de baixíssimo percentual de gordura. Por favor né, vamos entrar no mérito que não adianta muita coisa comer 1-4g de proteína se vc está ingerindo mais do que deveria de calorias (vulgo, bulk)? Estou falando aqui para quem já treina e tem um percentual de gordura na faixa dos 12-15%.

      • Daniel disse:

        indústria de alimentos/suplementos faz vc tomar sim um monte de coisas desnecessárias e/ou comer 5-500 vezes ao dia. Isso sim, absurdo total.

  12. Gabriel Torres disse:

    pow alguém sabe onde comprar a truta salmão, o Sashimi dos restaurantes japoneses? n acho em lugar nenhum pra vender aquilo

  13. André Blasi disse:

    Engraçado no pumping iron o arnold fala que nao toma leite :/

  14. ENGRAÇADO ESSA GALERA COMENTANDO, ALGUNS PARECEM QUE NUNCA PEGARAM NUM LIVRO DE NUTRIÇÃO..PELOAMORDEDEUS…… NA BOA SÒ QUEREM RECEITA DE BOLO!!! LER E ADQUIRIR CONHECIMENTO QUE É BOM NADA….LEMBREM-SE:
    NO BRAIN, NO GAIN! FIKDIK…

  15. Aline disse:

    Excelente, mas salmão….só final do mês.rs.

  16. luciano disse:

    po muito bom, exceto pelo $almão

  17. Rodrigo disse:

    muito bom o artigo…

  18. thor disse:

    VÃO TOMA NO C%$##@! então não come essas merda porra, vai comer danone e todynho seus fdp! ISSO SÃO SÓ EXEMPLOS, pode por ai, feijão, batata boce, Macaxeira.
    carnes que também tem bastante proteina: CONTRA FILÉ, CARNE MOIDA DE PRIMEIRA.
    também te ovos, o leite depende do que vc quer, conte seus macros, suas calorias e gorduras diarias e achará o melhor pra vc.

    Só pra vcs terem uma noção, não precisamos de whey nem porra nenhuma pra crescer, crescer é BULK !

    Peguem a caixa da LASANHA SADIA. isso mesmo eu falei LASANHA, vão olhar as proteinas, tem bastante, gordura também, sódio também :D cuidado!

  19. Roberto Borba disse:

    Boa dica! todos esses alimentos fazem parte da minha dieta, o foda é que eu exagero!

  20. mts disse:

    Gurizada muito mal educada aqui nos comentários. Deprimente.
    De quê serve um corpo gigante com uma mente minúscula?

  21. Kcorb Ransel disse:

    FIRST!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. DAN disse:

    MATERIA MUITO BOA QUEM RECLAMA DE PREÇO DE PEIXE AI E PORQUE TOMA TODDYNHO E COME MIOJO

  23. marco disse:

    Leite jovens incluam apenas em seu bulking fica a dica

  24. Anderson disse:

    Boa matéria, o site é foda, mas tem gente por aqui achando que o site é orkut, tenso.

  25. Matheus Lopes disse:

    podia ter falado do frango tmb neh !? =)

  26. villas disse:

    O frango deveria estar entre os 8.

  27. Isso me deu muita fome haha!

  28. Matheus Lopes disse:

    o blog esta cheio de troll !

    • Jones Pelicia disse:

      Os comentários são sempre saudáveis,porém precisamos reciclar o que presta e o que não presta…A dica do artigo tráz opçôes de alimentos anabólicos,apenas isso,não quer dizer que não podemos encontrar outros com custo benefício menor que do salmão (por exemplo).Ao invés de ficar escrevendo merda nos comentários,procurem pesquisar no BLOG,nas matérias de nutrição…Mas acho que isso seria demais para vocês né??????????BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ demais, e pouco resultado!!!!!!!!!!!!!

  29. antonio disse:

    e isso ai gostei muito desta materia. p q tem gente q come desesperado amesma comida todo dia achando que vai mficar gigante ta i a dica come bem e comert a comida certa

  30. Lukera disse:

    Um bom post! ;)

  31. Borgaro disse:

    Num tem a soja também ?

  32. diego disse:

    Puts essa do Leite desnatado eu não sabia, mas vou me aprofundar bastante sobre este assunto e tirar a minha propia conclusão, se eu paro ou não de tomar leite desnatado.

  33. diego disse:

    Puts essa do Leite desnatado eu não sabia, mas vou me aprofundar bastante sobre este assunto e tirar a minha propia conclusão, se eu substituo ou não por leite integral ou semi desnatado.

    • Marcelo disse:

      O melhorzim q ta tendo é leite desnatado mano. Eu tomava so integral agora mudei pra desnatado e com bons resultados em massa magra.

  34. B' disse:

    E o filé de frango? Não tem também uma boa contagem de proteinas e pouca gordura? Não vale a pena o custo x benefício?!
    Acho que seria uma boa opção…

  35. SENSACIONAL A MATÉRIA !!! PARABÉNS MAIS UMA VEZ AO MELHOR PORTAL DE APOIO À NÓS MAROMBEIROS E FISICULTURISTAS!!!!

  36. Guilherme disse:

    quem falo tosco e por que e burro tem q volta pra escola pq eu entendi facilmente ^^ e vlw hipertrofia :D

  37. raphael disse:

    e ae galera, sei q aqui não é o lugar certo , mas vamo lá :
    Tenho um sério problema na alimentação …
    estou em off, tentando ganha uma massa ,coloquei bastante calorias boas e tive diarréria , ai tive q diminuir , agora naum consigo ganhar peso , o que faço ??

  38. A disse:

    FALA GALERA!
    EU PESAVA 78KG , E TENHO 1,70M , FIZ UMA DIETA SÉRIA SOMENTE DE PROTEÍNAS DURANTE 15 DIAS , DEPOIS COMECEI A COMER CARBOIDRATOS DE NOVO MAS BEM MODERADO ESTOU PESANDO 72KG , JA TENHO 1 MES DE DIETA JUNTO COM TREINO. BASICAMENTE ESTOU FAZENDO UMA DIETA PARECIDA COM A SUGESTAO DE ALIMENTOS NESSE SITE.
    CAFÉ.IOGURTE
    ALMOÇO. ARROZ INTEGRAL ,FEIJÃO ,CARNE E SALADA
    LANCHE. IOGURTE
    JANTAR. ARROZ INTEGRAL ,FEIJÃO E 2 OVOS
    E ANTES DAS PRINCIPAIS REFEIÇOES ÓLEO DE CÔCO
    GOSTARIA DE CHEGAR A 69KG PARA COMEÇAR UMA NOVA DIETA PRA GANHO.

    MEU TREINO E CORRIDA 30 MINUTOS 5* POR SEMANA , NATAÇAO 50 MINUTOS 3*POR SEMANA E MUSCULAÇÃO 5* POR SEMANA.

    COMENDO E TREINADO ASSIM SERÁ QUE VOU CONSEGUIR?

    COMPREI HYDRO WHEY SE EU TOMAR AGORA VAI FAZER BEM UMA PROTEÍNA EXTRA.
    VLWWWWWW……

  39. Hercílio disse:

    Sensacional, porém ainda acho que ele esqueceu-se do suco de paumeu como fonte rica de proteína e carboidrato e o chá de miapica para queima de gordura.
    Inclusive este criador do tosco, 1, 2, 3, 4 e etc. . .tem em sua dieta suco de paumeu e chá de miapica. Deve ser um monstro, afinal, para ele, todomundo é tosco! Excesso de paumeu!

  40. RonaldO disse:

    Eu passo Mal de rir tem hora nesses Topicos vei. . .

    Eu achava qeu os Frangos estavam apenas na academia.. mas enfim.. ” ELES VAO DOMINAR O MUNDOO ” kkkk

  41. João disse:

    Comentam que salmão algumas vezes é afetado por mercurio…

  42. Alessandro Saviolli disse:

    Em galera alguém ai possui uma dieta baseada nessas 8 sugestões acima ? Agradeço se me apresentarem uma rapidamente VLWW

  43. Weslei Preisner disse:

    Tosco 8,0001 kkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  44. Felipe disse:

    Cara, se eu seguir essa porra vou pesar 200 kg em menos de um mês! Fala sério.

  45. Augusto disse:

    Eu tomo leite 2 litros por dia +- o povo da academia me zooa mais pra min deu resutados eu pesava 58 kg hoje estou com 73 pretendo fazer uma dieta de 5 litros de leite por dia = 150 litros num mes
    sera q eu vou crescer tenho 73 kg mes que vem eu posto se deu resutado.
    ae eu n saiu do 73 kg a mais de 2 meses se der resutados esta provado q o leite e fodao mesmo pois meu metabolismo n me permite engordar muita massa gorda so muscular . flw

  46. veridiano disse:

    Esses caras aí não sabem de nada é um zuando o outro,acho que não tem nenhum formado em nutrição,me perguntem que eu respondo vocês!valeu.

  47. juliano disse:

    e o frango ? que e rico em proteina nao foi sitado

  48. ótimo ótimo ótimo…. compartilhei e curti

  49. Ruben Reis disse:

    Nutricionista Esportiva explica porque você NÃO está ganhando massa muscular
    Quando o assunto é ganhar massa muscular, existem muitos mitos e muita gente falando do que não sabe.

    É por isso que quando aparece alguém que realmente sabe do que fala, é importante prestar muita atenção.

    É o caso da Dra. Giovana Guido, que é Nutricionista Esportiva, e tem milhares de seguidores no Facebook. Ela fala sobre Nutrição e Fitness, com artigos e vídeos para quem treina e faz dieta.

    Neste artigo, ela explica porque você não está ganhando massa muscular e o que precisa fazer para conseguir alcançar o corpo que deseja.

    Leia agora, pois estas dicas podem mudar sua vida.
    http://hotmart.net.br/show.html?a=G270743R

  50. Lany Moura disse:

    Se você está interessado em perder gordura e ganhar massa muscular tão rápido quanto possível, no conforto de sua casa e usando refeições completas e nutritivas, que demoram pouco tempo para preparar e são “super saborosas”, então este livro vai mudar sua vida.

    http://hotmart.net.br/show.html?a=G251288H

  51. Seguidores disse:

    Nossa, não sabia que salmão era tão importante.

  52. kelvin disse:

    tosco são vcs que ficam discutindo aqui sahdshadhsa vão malhar!!

  53. Será? vi uma entrevista do Mestre Arnold dizendo que leite era alimento de criança e não de fisiculturista…

  54. Lucas disse:

    O problema é que o leite integral dos anos 70,80 de Arnold não é o mesmo fudido de hoje em dia que faz mal a saúde.

  55. Não concordo muito com isso não! Não acho que quer fazer um “BULKING”, precisa comer tanta porcaria assim.. Pra mim são alimentos integrais que constitui uma dieta. Gordura saturada é a que fica na área da cintura, imagino que ngm aqui quer! Peito de frango, bata doce, aveia… não foram citados, não acho uma boa ideia de dieta.

  56. Dipen disse:

    Eu sigo a dieta paleo e nao como muitas coisas que o site sugere. Macarrao? Tem a batata doce, quinoa. Eu tenho intolerancias alimentares, meu corpo nao foi designado para comer lacticinios, gluten, trigo.

  57. disse:

    Acho uma baita frescura isso de não tomar leite integral. Tem gente que parece que vai morrer se tomar um copo de leite integral, mas não lembra da pizza que comeu no fds ou da cerveja da sexta…

  58. vitor disse:

    Galera, meu objetivo é hipertrofia e intensifiquei meus treinos de ioga, pilates e bodyppump. Hoje em dia, tomo de dez a doze litros de leite por dia, além de batida de banana, manga, caqui e 03 ovos c/ casca e tudo. Será que estou no caminho certo ?

    • Personal Trainer disse:

      Fruta em excesso é um erro comum. No máximo 3 porções de fruta no dia, e corte o açúcar. Açucar comprovadamente diminui a testosterona.

  59. Léo disse:

    Faltaram as oleaginosas (castanhas amendoas e nozes) e as verduras brassicas (brocolis) e os detox ajudam a limpar o organismo para melhor absorção dos nutrientes… De resto… Ótima matéria… Infelizment nos comentários tem miit nego que só pode ter nascido o Arnold para rechaçar com tanta veemência os questionamentos dos iniciantes… De que que adianta conhecimento (se é que existe) se não compartilhado …

  60. profissa disse:

    Das besteiras que li essa foi a pior. Olha q tem frango chamando quem ta dando as dicas certas de tosco.
    Seguinte não come proteína nao .. Vai comer macarrão…. Eu como ate mais de 3g de proteína por kg. Macarrão, arroz branco sao anabólicos? Por isso q chines eh tudo grande… Neh? Leite n tome não eh p bebês, o melhor eh tomar cerveja q nem falou o mane no comentário… O artigo eh bom. Mas não sigam as dicas do artigo. Sigam as dicas doa comentarios q vcs vão ganhar…. Barriga trouxas… E peidar até a academia te chamar de peidao.

  61. Saude disse:

    Vamos nos informar galera.. o leite é um lixo pra saúde, se vc pesquisar bem os estudos recentes que já compravam os malefícios do mesmo, nem compraria mais esse veneno exposto nos mercados. O leite “saudável” já não existe ha muito tempo, talvez sua bisavó tenha conhecido o leite em sua melhor forma. Nao tome essa porcaria soh pelas proteinas, seja consciente que junto com a proteina vc está tomando outras porcarias que nao vai te ajudar nenhum pouco. Procure um profissional da saude que preste que ele vai confirmar este meu breve comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>