Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Portal Da Transparencia Com Salario De Servidores Publicos


Aless

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Bom, eu nao gostaria de discutir exatamente politica, mas uma coisa que esta acontecendo no meu estado.

Nao sei exatamente a abrangencia disso, mas o STF ordenou que as prefeituras (todas ou de capitais, nao sei) e governos estaduais publicassem os salarios dos servidores publicos.

O governador do RS disse que ia fazer isso. Agora essa semana ele voltou atras e disse que estavam pensando em nao fazer nos moldes exigidos pelo governo federal, pois nele aparece o nome de cada pessoa junto com o salario e isso seria um problema de privacidade.

Por ultimo, a cidade de Porto Alegre saiu na frente e colocou o site no ar com os salarios. Tem alguns problemas, mas esta lah. Agora uma juiza mandou tirar o site pelo menos motivo discutido pelo governador.

Minha pergunta eh, como que uma juiza e o governo do estado resolvem legislar sobre as decisoes do STF?

Seguem os links com as noticias, em ordem de datas, mais recente acima.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/07/prefeitura-vai-recorrer-de-decisao-que-determinou-retirada-de-nomes-e-salarios-de-servidores-da-internet-3812212.html

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/07/assembleia-libera-lista-com-nomes-e-salarios-dos-cargos-de-confianca-3813154.html

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/07/exposicao-de-nomes-e-salarios-vira-a-regra-no-poder-publico-do-estado-3811692.html

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/07/prefeitura-de-porto-alegre-publica-listas-com-nomes-e-salarios-dos-servidores-3809510.html

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/07/piratini-estuda-alternativas-para-divulgar-salarios-sem-identificar-os-servidores-3809366.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom, o governador pode impetrar ação direta de inconstitucionalidade, o STF dá uma olhada e vê se errou, o que no caso eu acho que errou.

Ficar até o nome do cara lá é foda mesmo, imagina o tanto de safado que não vai querer roubar os caras porque sabem o nome e quanto ele ganha.

Agora a juiza eu não sei.

Editado por Markoz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Acho meio complicado esse negócio de publicar dados pessoais das pessoas na internet.

Não tem propósito isso.

Muito mais válido do que publicar que fulano ganha X, é publicar quanto ganha cada cargo e quantas pessoas tem ocupando referidos cargos.

Isso tem muito mais a ver com transparência do que publicar dados pessoais.

A transparência tem a ver com a forma como o dinheiro público é aplicado e não com o valor dos salários dos servidores.

Só vai dar brecha para pessoas má intencionadas angariarem informações sobre vítimas potenciais.

Pois eh, eu tambem acho complicado, mas o argumento seria 'eh dinheiro publico, eu tenho direito de saber para onde ele vai'.

Essa de colocar onde cada politico gasta o dinheiro eu acho que ja tem, pelo menos aqui no estado. Lembro que no comeco do ano a Zero Hora (maior jornal) vez basicamente 1 jornal inteiro com o perfil de cada deputado estadual e os federais, se nao me engano. Tinha quanto eles tinham gasto de verba com publicidade, quantas faltas eles tiveram no ano anterior, quantas justificadas, quanto foi gasto com visitas e feiras e tudo mais. Foi bem interessante ver o perfil de algumas pessoas. Uma pessoa que esta concorrendo a prefeitura agora foi quem teve o meio numero de faltas, sendo a grande maioria sem justificativa, foi quem mais gastou com publicidade e uma das pessoas que menos propuseram novas leis. Ou seja, nao faz o trabalho e gasta mais dinheiro que todo mundo, incrivel como que isso nao eh comentado por ninguem, o jornal apareceu lah, o Editorial sentando o pau e no outro dia ninguem mais fala nada... o carnaval estava chegando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

O que adianta publicar o nome do servidor e o salário que ele ganha?

Uma das vantagens eh saber quanto que cada um ganha com os beneficios. Neste de Porto Alegre ele mostra apenas o salario bruto e liquido, mas deveria mostrar quanto a mais cada um ganha, com viagens e tudo mais. Assim pode-se saber se alguem nao esta ganhando muito mais do que deveria.

E alem do mais, o do governo do estado devera mostrar, se nao me engano, quanto que cada CC ganha e cada politico, quanto eh verba de gabinete, etc (se nao me engano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é bem complicado. Estão perdendo a noção da diferença entre transparência e privacidade. Se alguém ocupa algum cargo público, como por exemplo: Analista de algum Tribunal federal, Delegado ou Perito da PF, vc encontra facilmente o valor da remuneração desses servidores. Além disso encontra tb o plano de carreira, que normalmente é previsto em lei, e as vantagens do cargo. Com isso vc já tem uma ótima noção do valor daquele cargo. Agora, colocar nome e identificar o servidor e a sua remuneração na internet como se estivesse divulgando o contra-cheque do cara...poxa...aí é demais.

Mas é assim mesmo, no Brasil os políticos usam muito essa técnica, desviando o foco para coisas menos importantes. O foco e no salário de políticos e altos escalões dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Esses sim. Fora que duvido que o caixa 2 apareça na transparência. Só se for na transparência da cueca ou da meia do indivíduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que o Brasil está lotado de medidas que servem apenas para inglês ver.

O que adianta publicar o nome do servidor e o salário que ele ganha?

Isso é legal, tem base em lei e é aprovado pelo Tribunal de Contas, publicar não vai alterar nada, até pq a Constituição veda a redução dos vencimentos do funcionário público.

E por mais que o dinheiro seja público, o cara não está ganhando de graça, ele está trabalhando para merecer aquele salário, teve um concurso público (a não ser que seja cargo comissionado) e já previa aquele salário. Além disso, existe a garantia à privacidade, que também é um princípio constitucional.

E como não existe hierarquia entre os princípios constitucionais, acho que num confronto entre "transparência" (entre aspas mesmo pq não vejo como publicar o nome de um servidor e o salário dele servem como transparência) e privacidade, esta ganha.

vi uma notícia recentemente que estavam querendo diminuir o teto salarial de certas funções em órgãos públicos. Estavam achando os salários estratosféricos para certas atividades.

@topic

Dinheiro público é dinheiro público, todo contribuente tem o direito de saber onde o seu dinheiro está sendo investido. Em relação a pessoas mal intencionadas é outro assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das vantagens eh saber quanto que cada um ganha com os beneficios. Neste de Porto Alegre ele mostra apenas o salario bruto e liquido, mas deveria mostrar quanto a mais cada um ganha, com viagens e tudo mais. Assim pode-se saber se alguem nao esta ganhando muito mais do que deveria.

E alem do mais, o do governo do estado devera mostrar, se nao me engano, quanto que cada CC ganha e cada politico, quanto eh verba de gabinete, etc (se nao me engano)

Essas vantagens, viagens, diárias, abonos etc. Devem ser divulgadas sim. Mas não na internet. Existem tribunais de contas pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Essa noticia aqui eu acho muito mais importante: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/07/assembleia-libera-lista-com-nomes-e-salarios-dos-cargos-de-confianca-3813154.html

vejam a quantidade de CCs que "trabalham" em casa, ou nas bases.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho meio complicado esse negócio de publicar dados pessoais das pessoas na internet.

Não tem propósito isso.

Muito mais válido do que publicar que fulano ganha X, é publicar quanto ganha cada cargo e quantas pessoas tem ocupando referidos cargos.

Isso tem muito mais a ver com transparência do que publicar dados pessoais.

A transparência tem a ver com a forma como o dinheiro público é aplicado e não com o valor dos salários dos servidores.

Só vai dar brecha para pessoas má intencionadas angariarem informações sobre vítimas potenciais.

Sou servidor público. Trabalho no Judiciário Federal. Sempre fui a favor da divulgação dos salários. O que eu acho errado é divulgar o nome do servidor. Acaba expondo muito a pessoa. No lugar do nome, poderiam divulgar somente cpf ou matrícula. O que interessa é saber os salários que são pagos.

Mas a grande jogada aí é política. Várias categorias estão pleiteando reajustes. A minha, por exemplo, não tem nenhum reajuste desde 2006. É claro que tem marajás no serviço público. Só que representam uma pequena parcela. Mínima mesmo. Mas a mídia pega justamente quem ganha muito e coloca como se fosse regra. Isso acaba fragilizando movimentos por aumento salarial e o servidor se ferra. A maioria da população é contra mas não vê que nem reposição inflacionária nós temos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...