Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo Sobre Clembuterol


Posts Recomendados

Retirado de ''http://www.agencia.fapesp.br/materia/8210/especiais/ganhos-e-perdas.htm''

Agência de noticias da fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo

Ganhos e perdas

26/12/2007

Por Thiago Romero

Agência FAPESP – O clembuterol, medicamento broncodilatador indicado para o tratamento de doenças respiratórias, foi objeto de estudo da tese de doutorado vencedora de concurso promovido pela Fort Dodge Animal Health. A droga também é usada como anabolizante por homens e mulheres em academias, em busca de maior massa muscular.

O prêmio foi concedido pela fabricante de produtos farmacêuticos para saúde animal durante o Fórum Internacional de Atualizações em Eqüinos, realizado em novembro na capital paulista.

O autor do trabalho foi Guilherme de Camargo Ferraz, que avaliou o desempenho atlético de cavalos submetidos à administração de clembuterol no trabalho apresentado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal (SP).

No estudo, a droga foi administrada 30 minutos antes das baterias de exercícios. Os cavalos, da raça puro sangue árabe, foram submetidos a exercício intenso em uma esteira rolante, com incrementos de velocidade. Foram realizadas colheitas de sangue com os animais em movimento com o objetivo de quantificar as respostas endócrinas, metabólicas e hematológicas. Também foi empregado um freqüencímetro para o monitoramento cardíaco.

Mesmo sendo utilizado para a melhoria do desempenho tanto de eqüinos como de humanos, o trabalho concluiu que o clembuterol não melhorou a capacidade aeróbica e ainda apresentou efeito prejudicial na resposta cardíaca, além de a substância ter induzido maior produção de insulina, o que poderia prejudicar o controle da glicemia.

Os testes foram realizados com a dose indicada para a broncodilatação, usada para melhorar a oxigenação do pulmão de cavalos com problemas respiratórios, que é de 0,8 micrograma por quilo corpóreo do animal.

"Quando submetidos a exercícios intensos, a dose foi responsável por uma elevada sobrecarga cardíaca. Comparados com o grupo controle, os 12 animais que receberam o clembuterol atingiram mais rapidamente a freqüência de 200 batimentos por minuto", explicou Ferraz à Agência FAPESP.

Segundo o pesquisador, não existe estimativa precisa, mas nas academias as doses de clembuterol usadas para atingir o efeito anabolizante são bem mais elevadas que 0,8 micrograma por quilo, o que pode levar o praticante a males como infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

"A idéia daqueles que aplicam o clembuterol, tanto em humanos como em cavalos, é que, por ser um broncodilator, a droga aumentaria a captação de oxigênio. Mas verificamos que isso não ocorre por meio da dosagem do lactato, substância do sangue que serve como um indicador da capacidade aeróbia", disse o veterinário.

O pesquisador, que para o trabalho teve apoio da FAPESP na modalidade Bolsa de Doutorado, verificou ainda os efeitos de outras duas substâncias na capacidade atlética dos animais: a cafeína e a aminofilina. "A cafeína também prejudicou o desempenho aeróbio dos cavalos. Já a aminofilina pareceu interferir na homeostase da glicemia, ou seja, no equilíbrio da glicose do sangue", explicou.

Ferraz, que também é professor de medicina veterinária das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), foi orientado por Antonio de Queiroz Neto, professor do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da FCAV.

Um artigo com os resultados do trabalho sobre o clembuterol foi publicado na edição de outubro do Journal of Equine Veterinary Science.

achei interessante e rosolvi posta ai no forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...