Postado 24/06/2011 às 23:38 06/24, 2011 QUEBRA PEDRA Nome Científico: Phyllanthus niruri L. (Alonso, 2007). Nome Popular: Quebra Pedra, Arrebenta-pedras, Erva Pombinha e Saxífraga, em português (Reader’s Digest, 1999); Rompi Piedra, Helechito, Sarandicito, Parapari mi Chanca Piedra, Pernilla Del Pasto, Viernes Santo em espanhol; Galé of Wind em inglês (Alonso, 2007). Família Botânica: Euphorbiaceae Parte Utilizada: Caule, folha e raiz Princípios Ativos: Lignanos: lintretarina,isolintretarina, seco-4-HO-lintetralina, hipofilantina, kinokinina, nirtrantina, nirtretalina, nirantina, HO-nirantrina, nirfilina, filantina, filetrina, filtretalina, filninurina, nirurina, ninurenetina; Flavonóides: astragalina, quercetina, quercitrina, isoquercitrina, kaempferol, fisetina, rutina, nirurinetina; Alcalóides Pirrolizidinicos: (-) nor-securinina, 4-metoxi-norsecurinina, norent-securinina; Alcalóides Indolizidinicos: ninurina-filantina, filocrisina, filantamida; Terpenos: lupeol, acetato de lupeol, limoneno; Alcanos; Vitamina C; Salicilato de Metila; Ácido Ricinoleico, Ácido Linoleico; Ácido Linolenico; Estadiol; Taninos (Alonso, 2007). Descrição Esta espécie é de ampla distribuição no Brasil, comum no período de chuvas, sendo erva daninha de terrenos úmidos, calçadas e jardins (Reader’s Digest, 1999). É uma herbácea pequena, com caule que mede cerca de 50 centímetros de altura e muito fino, ramoso e ereto (Reader’s Digest, 1999). As folhas são alternas, ovaladas e glabras. As flores são minúsculas, verde-amareladas, solitárias, dispostas na parte inferior dos ramos (Alonso, 1998). Os frutos são verdes e pequenos. Sabor amargo (Reader’s Digest, 1999). Indicações e Ações Farmacológicas Utiliza-se o Quebra Pedra nas afecções urinárias, tais como os cálculos renais, nefrite, cistite e pielite (Teske, 1994). A esta espécie são atribuídas as ações diurética, bactericida, antiespasmódica, hipoglicemiante, hepatoprotetora, colagoga e litolítica. Tem comprovada atividade contra o vírus da hepatite B (Teske, 1994). O alcalóide phyllantimida presente no Phyllanthus niruri tem demonstrado possuir atividade miorelaxante e antiespasmódica comparável a papaverina, o que permite a fácil eliminação dos cálculos que estão situados no ureter. Esta atividade é baseada em um efeito antagonista do tipo competitivo com o íon cálcio (Calixto J. et al., 1984; Tempesta M. et al., 1988; Amat G. et al., 1991 apud Alonso, 1998). O extrato etanólico tem demonstrado atividade inibitória a Pasteurella pestis e Staphylococcus aureus (Collier W & Van de Piji, 1949 apud Alonso, 1998). Recentemente o quebra-pedra virou notícia devido ao fato de ter saído uma patente americana do uso desta planta para hepatite do tipo B. Os trabalhos mostraram que neste caso, o fitoterápico deveria ser empregado através de injeções ou de cápsulas entéricas, pois os sucos digestivos inativam os princípios ativos da planta no estômago. Toxicidade/Contra-indicações Doses elevadas podem causar aumento exagerado da diurese, diarréias e hipotensão (Alonso, 2007). Devido alguns princípios ativos atravessarem a barreira hematoencefálica e passarem para o leite materno é contra-indicado o uso durante a gravidez e a lactância (Alonso, 2007). Dosagem e Modo de Usar O quebra-pedra pode ser utilizado para problema renal na forma de chá, extrato fluido, tintura ou cápsula. O chá é o mais indicado pois acaba forçando a pessoa a beber mais líquido, auxiliando a eliminação da pedra pela própria pressão da urina. Pode-se empregar de 30 a 40 g de planta fresca ou 10 a 20 g de planta seca em um litro de água. Prepare o chá de manhã e vai bebendo durante o dia. Pode potencializar os efeitos entrando com outras plantas, como folhas de abacate, chapéu-de-couro, panacéia, caninha-do-brejo, entre outras. É recomendado o uso do quebra-pedra durante umas três semanas e suspender durante uma semana, e ir repetindo desta forma até melhorar os sintomas, mas normalmente em 2 ou 3 dias o problema já está sanado. · Uso Interno: - Infusão: 20 a 30 gramas por litro de água. Tomar 1 a 2 xícaras ao dia (Teske, 1994); - Pó: 0,5 a 2 gramas ao dia (Teske, 1994); - Decocto: 30 a 40 g/l da planta fresca ou 10 a 20 g/l da planta seca. Ferver durante 10 minutos, 2 a 3 xícaras diárias (Alonso, 2007); - Extrato fluido (1:1): 1 a 4 ml por dia (Alonso, 2007); - Tintura 20%: 5 a 20 ml/dia (Alonso, 2007). Pesquisa - Unifesp Achei interessante colocar aqui O chá de quebra-pedra é usado pela medicina popular no tratamento de cálculo renal, mas não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. A constatação foi realizada pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Como explica a pesquisadora, a urina é uma solução composta por ânions, cátions e moléculas. "É fundamental que exista equilíbrio entre as forças que se dirigem para a cristalização e solubilização dessas substâncias", esclarece. "Se ocorre saturação é formado um cristal, que servirá como núcleo para crescimento do cálculo." Os cálculos renais, que podem se formar nos rins e na bexiga, apresentam uma parte mineral (geralmente oxalato de cálcio) à qual aderem íons e macromoléculas orgânicas -- sobretudo proteínas, lipídeos e glicosaminoglicanos. Existem ainda cálculos constituídos por fosfato de cálcio, ácido úrico e cistina. A formação dos cálculos ocorre pela adesão de pequenas partículas minerais às paredes do túbulo renal, um canal fino que constitui cada néfron -- as unidades funcionais de excreção do rim. "Depois que essas partículas aderem aos túbulos, passam a ser absorvidas pelas células renais", a pesquisadora observa. Quando grandes, os cristais podem provocar a morte das células renais; já os menores passam algum tempo no interior das células e são liberados de volta no túbulo renal, onde são agregados a moléculas orgânicas e passam a constituir os cálculos. A pesquisa conduzida por Freitas constatou que o chá de quebra-pedra reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal. Durante dois anos o P. niruri foi ministrado a 58 ratos na forma de pó, para que os componentes não fossem alterados. Pequenas pedras de oxalato de cálcio foram implantadas na bexiga das cobaias, divididas em dois grupos. Um deles tomou a substância diariamente, enquanto o outro ingeria apenas água. Após 42 dias os animais que não tomavam o medicamento formaram uma média de 12 pedras, com cerca de 0,18 g cada. Os demais apresentaram apenas três cálculos, de aproximadamente 0,02 g. A análise das pedras indicou que o chá impede a aderência de macromoléculas aos cristais de oxalato de cálcio porque reverte sua polaridade. "Os cristais se prendem à parede celular porque há uma atração elétrica entre ambos", a química esclarece. "Os cristais têm carga positiva, e a parede celular, negativa. O Phyllantus niruri parece mudar a polaridade da carga dos cristais, e inibir assim sua adesão ao túbulo renal." O chá também relaxa o sistema urinário, o que facilita a expulsão dos cálculos. A comprovação da eficácia do chá pode representar uma alternativa aos atuais tratamentos indicados para retirada de cálculos, como cirurgias e ondas de choque. A pesquisadora adverte, no entanto, que ainda não foi determinada a dosagem ideal para ingestão do fitoterápico. Fonte/Referências Bibliográficas: 1. ALONSO, J. R., Tratado de Fitofármacos y Nutracéuticos. Corpus. 2007. 2. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª edição. Isis Ediciones. 1998. 3. READER’S DIGEST Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1ª edição. 1999. 4. TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia. Herbarium. 1994. https://www.oficinadeervas.com.br https://www.herbarium.net https://www.plantamed.com.br https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/quebra-pedra/quebra-pedra-4.php "ANTES DE SER, PRECISO ME VER VENCENDO" SIGAM-ME OS BONS: DIÁRIO DO LIGABO: NO CHICKENS!! "POSSO NÃO SER O MELHOR PRA VOCÊ, MAS FAÇO O MELHOR PARA MIM. ENQUANTO PARA A MAIORIA, ESTE É O ÁPICE DE UM GRANDE SONHO, PARA MIM, É APENAS O INICIO DE UM LONGO CAMINHO CURTO." "PERDA DE TEMPO É CONVENCER A SI PRÓPRIO, QUE É CAPAZ DE CONQUISTAR ALGO QUE VOCÊ JULGA IMPOSSÍVEL. VÁ E FAÇA!" ...O QUE ME ANIMA TODOS OS DIAS A QUERER O MELHOR PARA MIM, MEU CORPO, E MINHA MENTE? NADA DE MAIS, APENAS ACORDAR TODOS OS DIAS E VER AS MESMAS PESSOAS VIVENDO APENAS POR VIVER, FAZENDO SEMPRE AS MESMAS COISAS, E CULPANDO A DEUS POR NÃO SER ALGUEM, SENDO QUE VIVE COMO UM NINGUEM. EU VIVO, PARA SER O MELHOR! MESMO QUE CAUSE DOR, SACRIFICIO, SUOR E SANGUE...
Postado 25/06/2011 às 00:04 06/25, 2011 Excelente matéria, chá de quebra pedra é muito conhecido por aqui, minha familia (tirando eu) tem problemas com pedras nos rins. Eu já tomei o chá, e o bom também, é que ele ajuda a retirar a retenção hídrica. Valeu pelo artigo ligabo
Postado 25/06/2011 às 00:10 06/25, 2011 Autor Estamos ai pra isso Se em cada tópico criado, puder ajudar/auxiliar nem que seja uma pessoa, já estará ótimo. Abraço. "ANTES DE SER, PRECISO ME VER VENCENDO" SIGAM-ME OS BONS: DIÁRIO DO LIGABO: NO CHICKENS!! "POSSO NÃO SER O MELHOR PRA VOCÊ, MAS FAÇO O MELHOR PARA MIM. ENQUANTO PARA A MAIORIA, ESTE É O ÁPICE DE UM GRANDE SONHO, PARA MIM, É APENAS O INICIO DE UM LONGO CAMINHO CURTO." "PERDA DE TEMPO É CONVENCER A SI PRÓPRIO, QUE É CAPAZ DE CONQUISTAR ALGO QUE VOCÊ JULGA IMPOSSÍVEL. VÁ E FAÇA!" ...O QUE ME ANIMA TODOS OS DIAS A QUERER O MELHOR PARA MIM, MEU CORPO, E MINHA MENTE? NADA DE MAIS, APENAS ACORDAR TODOS OS DIAS E VER AS MESMAS PESSOAS VIVENDO APENAS POR VIVER, FAZENDO SEMPRE AS MESMAS COISAS, E CULPANDO A DEUS POR NÃO SER ALGUEM, SENDO QUE VIVE COMO UM NINGUEM. EU VIVO, PARA SER O MELHOR! MESMO QUE CAUSE DOR, SACRIFICIO, SUOR E SANGUE...
Crie uma conta ou entre para comentar