Em 06/10/2025 em 21:55, SteveCigarro disse: Trocar uma elevação lateral por um desenvolvimento.
Eu trocaria a elevação frontal por desenvolvimento, a lateral eu manteria 100%.
Em 06/10/2025 em 21:55, SteveCigarro disse: Supino Inclinado x2 não, eu colocaria um Supino Reto.
Aqui eu concordo plenamente, a não ser q ele queira refinar a área do peitoral clavicular, mas mesmo q essa fosse a intensão, eu faria um crucifixo inclinado na polia no segundo treino
Em 06/10/2025 em 21:55, SteveCigarro disse: No Lower começar com Flexora não sei se faz sentido, eu começaria por Agachamento,
compostos sempre primeiro.
Cara, isso daqui depende muito de como tá estruturado a quantidade de séries/feeders. Mas em geral, quando o individuo tem algum problema com dores em padrões de agachamento eu gosto de colocar cadeira extensora e flexora antes do padrão, seja ele qual for. Isso só funciona pra dar uma "anestesiada" na dor durante a execução, é uma estratégia bem usável pra conseguir treinar o reto femoral de forma eficiente sofrendo de dores.
Em 06/10/2025 em 21:55, SteveCigarro disse: Dai vem os de Biceps, não faz sentido x3 roscas que são bem "semelhantes".
Podia variar uma Rosca Direta, uma scott, uma martelo.
Isso eu discordo bastante mano, a redundância é bem baixa no treinamento, uma vez q na mesma sessão ele faz 2 exercícios com comprimentos diferentes e perfis de resistência também bem diferentes (U invertido e descendente, respectivamente). Agora sobre a rosca martelo, só acho válido se ele quisesse um trabalho extra no braquiorradial, visto que o estimulo para o braquial é igual a rosca direta quando falamos de comprimento do musculo e perfil de resistência, entretanto, com menor participação no movimento.
Em 06/10/2025 em 21:55, SteveCigarro disse: Dai vem Triceps denovo com o mesmo erro, x2 triceps na Polia, mas qual variação?
Porque quase todas trabalham a mesma coisa até onde eu sei.
Sim, eles trabalham as 3 cabeças do tríceps, qual o problema? Se isso fosse feito 2x no mesmo treino eu acharia ruim também (como tem gente q faz tríceps polia com barra w e dps corda, uma merda), visto que tu diminuiria a intensidade das séries por simplesmente querer fazer outro exercício, mas sendo em sessões diferentes, qual o problema?
Em 06/10/2025 em 21:55, SteveCigarro disse: Agora minha opinião mesmo:
Vejo muitos exercícios com máquinas, mas poucos com pesos livres, acho importante o trabalho
de core aí, fortalecer o corpo em sí, e não ficar só em maquinas e polias.
Aqui eu vi que a gente pensa quase que ao contrário sobre treinamento ashuahua.
Eu sou muito fã de maquinas (quando é uma boa máquina), e de estabilidade no movimento. Os únicos exercícios que eu faço livre são 2 dos principais lifts, o agachamento e o terra, fora eles, não vejo muito motivo para fazer exercícios como remada curvada entre outros, tu pode fortalecer os músculos auxiliares do exercício com exercícios focados nesses músculos, é ligeiramente contra produtivo perder foco do musculo alvo por conta de outro que está fraco.
Vou te dar exemplo da remada curvada, ela é um bom exercício pensando em explosão, quando feita como o dorian fazia. O problema é que, pensando em hipertrofia para a upper back, pq fazer um exercício que VAI fazer sua lombar falhar antes do que a upper back? Se o objetivo era treinar a upper back, não é mais inteligente usar um exercício que te dá mais estabilidade, e faz tu falhar na upper back, como a t-bar?
Enfim, quero saber sua opinião também, me fala se tu discorda de alguma coisa que eu disse, quero entender seu ponto também.