Postado 8/09/2025 às 18:47 09/8, 2025 Nas últimas semanas fiz uma bateria de exames pra entregar no meu serviço e aproveitei o momento pra fazer também alguns outros exames que já eram do meu interesse para poder monitorar minha saúde e progresso na musculação:Antes de mais nada aqui vão alguns dados meus: tenho 21 anos de idade, altura 1,70, peso 70kg. Sou ectomorfo, desde janeiro desse ano comecei a hormonizar e faço o uso contínuo de 1ml de enantato de testosterona por semana. Trabalho somente no período da noite, sou policial militar, e de fato não tenho o hábito de me expor ao sol. Me alimento bem: arroz, carne, ovos, peixes, salada, dieta bem estruturada.Nos exames (só os que importam pra esse tópico) os resultados foram:Testosterona total: 1859,41 ng/dLTestosterona livre: 55,89 ng/dLTSH: 4,47 HUl/mL - AltoT4 Livre: 1,62 ng/dL - NormalVitamina D: 14,90 ng/mL - Muito baixoAo entregar esses exames no médico ele apontou sobre um possível hipotireoidismo subclínico. Quando me perguntou dos sintomas eu disse que não estava sentindo nada anormal, ele afirmou que poderia ser genético ou causado pela falta de vitamina D, mas não me receitou nada… Aos que já estão acostumados, para a maioria dos médicos militares isso pouco importa, só precisam que você esteja apto pro serviço e os exames de testosterona não são pauta, eu apenas os anexei aqui para que usem como base das minhas dúvidas.Minhas dúvidas são:1 - O que posso fazer/tomar para regular meus níveis de TSH e evitar futuros sintomas de fadiga, falta de memória etc?2 - A falta de vitamina D, a dieta, ou o uso do hormônio tem interferência no resultado desse diagnóstico?3 - Isso pode estar comprometendo significativamente meus ganhos de massa muscular nos treinos?Obrigado pela atenção, qualquer outra dica/comentário será muito bem recebido Editado 8/09/2025 às 18:52 09/8, 2025 por matheus_h (veja o histórico de edições)
Postado 8/09/2025 às 19:24 09/8, 2025 Solução Provavelmente a deficiência de vitamina D te levou a esse quadro subclínico de hipotireoidismo. Normal esperar 4 a 6 meses para refazer os exames suplementando vitamina D. 50.000 UI/semana por 8 semanas deve ser suficiente. Após isso entrar com uma dose de manutenção de 7.000UI/semana. A intenção é subí-la de forma mais rápida para que o TSH abaixe. E sim, isso impacta no ganho de massa muscular. A vitamina D está diretamente ligada a síntese proteica, na cinética de contração e na regulação do transporte de cálcio. Outros 2 produtos que gosto de usar na suplementação de vitamina D é o magnésio, pois ele vai atuar na ativação da vitamina D dentro do fígado e rins e a K2, pois como há aumento da absorção de cálcio, precisamos sinalizar que esse cálcio seja devidamente depositado nos ossos.
Postado 8/09/2025 às 23:02 09/8, 2025 Em 08/09/2025 em 16:24, Arruda01 disse:Provavelmente a deficiência de vitamina D te levou a esse quadro subclínico de hipotireoidismo. Normal esperar 4 a 6 meses para refazer os exames suplementando vitamina D. 50.000 UI/semana por 8 semanas deve ser suficiente. Após isso entrar com uma dose de manutenção de 7.000UI/semana.A intenção é subí-la de forma mais rápida para que o TSH abaixe. E sim, isso impacta no ganho de massa muscular. A vitamina D está diretamente ligada a síntese proteica, na cinética de contração e na regulação do transporte de cálcio. Outros 2 produtos que gosto de usar na suplementação de vitamina D é o magnésio, pois ele vai atuar na ativação da vitamina D dentro do fígado e rins e a K2, pois como há aumento da absorção de cálcio, precisamos sinalizar que esse cálcio seja devidamente depositado nos ossos.Comentário perfeito! Faculdade de medicina diz exatamente isso Só acrescentaria pra repetir os exames em 3 meses após a reposição da vir D
Postado 9/09/2025 às 18:33 09/9, 2025 Autor Comentário excelente e muito didático! Obrigado pelo auxílio. Trarei atualizações nesse mesmo tópico conforme for suplementando.
Crie uma conta ou entre para comentar