Em 18/09/2025 em 16:07, lorenzo_EP disse: Se me permite deixar um pitaco aqui, vamos lá: sobre as ditas "técnicas avançadas", e o que realmente diferencia um indivíduo iniciante de um avançado, comentei no último texto lá no "vozes da minha cabeça".
Sobre fazer "lentinho"... vale mais explicações. Dá pra controlar a velocidade na fase concêntrica do movimento (quando fazemos força), na fase excêntrica (quando relaxamos), ou em ambas.
Controlar na fase excêntrica, é uma boa estratégia pensando em hipertrofia, desde que não seja aquela merda de "superslow". 2, 3 ou 4s tá ok.
Sobre a fase concêntrica, tenho um tópico que explica o que é a máxima velocidade intencional: "Treinamento de força baseado em velocidade de execução". O que isso quer dizer? Que quando focamos em hipertrofia e/ou força, na fase concêntrica, sempre vamos impor força com a intenção de máxima velocidade. O que vai limitar essa velocidade, é a própria carga. Quando mais carga, menos velocidade vamos conseguir impor, mas a intenção é sempre "explodir". Inclusive, a a partir de uma determinada intensidade (uns 70-75%) nós simplesmente não conseguimos realizar a fase concêntrica limitando a velocidade, não é possível. Então, fazer essa fase "lentinha" exige uma intensidade muito baixa, coisa de 50-60%, e olhe lá. E como estamos "controlando", vamos cansar muito antes das repetições possíveis nessa faixa, o resultado disso é zero sinalização pra hipertrofia e força (mas é algo que pode funcionar pra reabilitação/fisioterapia).
Então quando citaram BBs treinando "lentinho", tenho certeza que era controlando só a fase excêntrica.
Perfeita colocação, o controle acontece mais na fase excêntrica mesmo, na concêntrica só existe um certo controle quando está no início da série ou o peso está relativamente leve mas a partir do momento que está se aproximando da falha fazer “lentinho” não é uma opção e sim a única alternativa
Outro ponto que posso observar falando de mim mesmo é que sim da para explodir com uma carga proxima dos 70-75% de 1RM se eu esquecer a tecnica de lado e simplesmente decidir erguer a carga (o que não é o objetivo) e por isso que citei isso de fazer lentinho. Aparentemente só me expressei errado e estava me referindo ao controle do movimento como um todo tanto excêntrica quanto concêntrica e nada de super slow nem nenhuma coisa do tipo