Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Uma Abordagem Racional – Parte 2: Efeito Borboleta

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

4583d1152829434-sergio-oliva-sergiooliva

Índice

Saudações,

Demorou um pouco, confesso, mas ‘cá estou com a segunda parte do ‘Uma abordagem racional sobre o uso de Esteroides anabólicos androgênicos’ (se você perdeu a primeira parte, clica aqui!). Os motivos para a demora foram muitos, final de semestre, férias, exames, reflexões. Tudo isto serviu para muitas coisas e, diante de novos textos, artigos e estudos estou para dar continuidade a este punhado de opiniões argumentativas.

Na primeira parte eu apresentei o conceito de uma ‘abordagem racional’ que é um método de traçar de forma clara quais são os objetivos e as possibilidades pretendidas por cada um de vocês. É a fase de planejamento, muito negligenciada por muitos. A geração do ‘esforço mínimo’ convencionou-se a ler coisas na web à ditadura dos ‘gurus dos teclados’ e suas consultorias milagrosas. Esquecem-se de princípios básicos, já apresentados, como o da ‘individualidade biológica’.

Deste ponto em diante, pretendo trazer uma abordagem mais específica a partir de leituras que tenho feito. Aguardo a leitura de vocês e, sobretudo, os comentários que a parte mais interessante de se usar o Hipertrofia.org, o diálogo e as críticas de vocês.

Efeito borboleta

Ué, não estamos falando de hormônios? O que um filme tem a ver com isso, T. Wall?

Calma, jovem, não estou me referindo ao filme, mas a teoria do Efeito borboleta, cita-se a wikipedia (haha!):

Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

De acordo com esta teoria tudo, absolutamente tudo, está interligado. Como a parte grifada, pequenas ações causam grandes impactos futuros. Esta abordagem se aplica ao mundo dos esteroides anabolizantes. Quando você lê posts do Gh15 ou de quem quer que seja dizendo que 90% de um shape são hormônios ele não quer só que você aprenda a verdade por trás dessa frase, mas a importância dos outros 10%. Os detalhes, meus amigos, são nos detalhes que residem as grandes mudanças.

Por que será que a maioria do público frequentador de academias tem uma total obsessão pelos corpos d’outras pessoas e concentram seus esforços em copiar dietas, treinos e ciclos destas?

Ora, porque é muito mais fácil copiar do que criar. Criar exige tempo, exige raciocínio, exige paciência. Por isso convencionamos em dizer para as pessoas: “aprendam a treinar, comer e descansar direito antes de pensar em hormonizar”. E isso, claro, entra em conflito com o que colocamos ali em cima. Se 90% do shape são hormônios, porque me privar deles, atrasando meu crescimento?

Simples, porque sem saber os detalhes, sem conhecer a si mesmo, não há como se obter sucesso. Vamos lá, quantos caras na academia você vê e você sabe que são hormonizados e, no entanto, não possuem um shape de respeito? Pessoas que começaram a ciclar para ir numa balada, numa micareta, por influencia de um instrutor qualquer e tem resultados pífios?

Nesse momento, muitos de vocês devem estar abaixando a cabeça e identificando-se com este perfil. Uma pena.

Crescimento ou ilusão?

Compreender o pilar fundamental (comer, treinar e descansar) é preciso para se evoluir. Em situações normais (leia-se naturais), com base em estudos Lyle Mcdonald, é possível ganhar 18 a 22 quilos de músculo nos primeiros 4 a 5 anos de treino, e os ganhos são desprezíveis a partir disso, na casa dos 1 a 2 kgs por ano. Fatores como idade e condições iniciais poderão afetar os ganhos potenciais. Caras mais velhos poderão ganhar menos que caras mais novos, e caras magros poderão ganhar mais que a média. E outras pessoas simplesmente ganharão mais, ou menos devido a fatores como hormônios, genética em geral, e estilo de vida.

Após este primeiro período, encontramos a chamada fase de estagnação ou, para alguns, o “limite natural”. Particularmente eu odeio este termo. Odeio de verdade. Mas não vem ao caso. Os ganhos de massa magra, em um dado ponto, entram numa faixa menor e é, teoricamente, neste ponto que entram os hormônios. No passado, nas décadas de 50 e 60, é o que acontecia com os fisiculturistas. Todos os caras já possuíam físicos privilegiados que não foram moldados pelos hormônios e sim por treino, dieta e descanso.

Não sejamos hipócritas (e esta definitivamente não é minha intenção) de dizer que eles não utilizaram estes recursos. Na realidade, eles usaram sim e usaram pra caralho! Na realidade, se não fossem pelos esteroides anabolizantes não seria possível ser manter em alto nível e competir por tanto tempo. Não seria possível manter o corpo condicionado e treinado boa parte do ano, por mais que na gênese existiam grandes períodos de “off season” e curtos de “on season”. O fato que é aqueles caras, dessas décadas, já eram grandes e fortes quando começaram a usar EAAs.

Os hormônios, hoje, são utilizados para moldar corpos e não pra aprimorá-los. Há uma espécie de desvio de função, que não me cabe julgar. Cada um faz o que deseja com seu corpo, cada um é livre para isso. O que passa despercebido, entretanto, é que quão menos preparado nos outros pontos já supracitados (nos 10%) piores serão os resultados pós-ciclo.

Quanto mais leio, menos adepto estou ficando da TPC, vou aprofundar isto na próxima parte. A sensação do uso de hormônios e a posterior retirada súbita cria o chamado “crash hormonal” que é simplesmente uma queda súbita dos hormônios sintéticos. Como eles também inibem o eixo HPTA você fica por semanas (ou meses) num estado extremamente catabólico. Não importa o quão boa seja a sua TPC, não importa a abordagem (se é SERMS, HCG, alternativa, o caralho a quatro), você vai perder boa parte do que conquistou com EAAs. É o preço que se paga.

Quanto mais eu leio percebo que os hormônios não constroem um corpo, eles te alugam um corpo que, no fundo, não é seu. Você pode tê-lo por muito tempo, o quanto você for capaz de mantê-lo, mas uma hora há de decair. A questão nisso é: o quanto você está disposto a viver assim?

Pensem nisso!

Bibliografia

Autor: Lyle Mcdonald

Fonte: https://www.bodyrecomposition.com/muscle-gain/general-philosophies-of-muscle-mass-gain.html

Fonte: https://www.hipertrofia.org/blog/2014/04/23/ganhar-massa-muscular-naturalmente-qual-e-o-limite/


#TeamControlFreak

 

"Cara você está parecendo uma coxinha, bf de um peixe boi, é tá enchendo cu de ae's, queimando cartucho totalmente atoa" (@Projetokulk2)

 

Diário de Treino ® 2024

Artigos

Treinamento:
1. Heavy Duty | 2. Descanso | 3. Máquinas
EAAs:
4. Blast And Cruise | 5. Abordagem Racional - Parte 1 | 6. Parte 2 | 7. Parte 3 | 8. Dor após injeção

Postado

Muito bom msm,último parágrafo falou tudo...

Educação física 🏃‍♂️ pós graduação Bodybuilding coach 💀💪

 

"Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;" Salmos 144:1

 

 

Postado

Marcando pra ler.

"Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum" Jim Rohn

Postado

Bom texto.

A frase do aluguel é perfeita.

Vou esperar um texto sobre 'limite genético".

" A mente que se abre a uma nova idéia, nunca mais volta ao seu tamanho original " (Albert Einstein).

Postado

O aluguel do shape se paga com um ciclo que envolve uma rotina de treinamento, dieta e hormônios, como supracitado. Nosso corpo estará em constante mudanças (pelo menos estaremos em busca delas), usufruindo de estratégias quais nos farão evoluir ou regredir, o que resultará inevitavelmente em mudanças estéticas.

Postado

texto foda pqp

vou colocar o ult paragrafo na assinatura

"Quanto mais eu leio percebo que os hormônios não constroem um corpo, eles te alugam um corpo que, no fundo, não é seu. Você pode tê-lo por muito tempo, o quanto você for capaz de mantê-lo, mas uma hora há de decair. A questão nisso é: o quanto você está disposto a viver assim?"

Postado

Sensacional !!! Apoio totalmente o assunto, quando comecei a treinar tinha 14 anos hoje estou com 38 anos, lembro que só comia batata doce frango e ja dava muita massa, só comecei com os AES aos 20 anos, dai não consegui mais parar, era só hemogenin e primobolan, muita farofa de anabols, rsrsrsrs

A alguns anos cai fora das TPC e acatei a alimentação e vitaminas, e confesso que me sinto bem melhor assim.

Muito bom o texto, parabéns e continue sempre assim !

Postado

Legal o texto, quando era mais jovem acreditava nisso de que ciclo era apenas alugar um corpo por determinado tempo, mas quando voce ve amigos fazendo um ciclo ridiculo e depois de meses após mesmo sem tpc o trapezio montanha tava lá, junto com as duas bolas de basquete no ombro..

Postado
  • Autor

Parabéns pelo texto, muito foda! o último parágrafo botou pra detonar!

Muito bom msm,último parágrafo falou tudo...

Marcando pra ler.

Bom texto.

A frase do aluguel é perfeita.

Vou esperar um texto sobre 'limite genético".

Muito bom parabéns.

O aluguel do shape se paga com um ciclo que envolve uma rotina de treinamento, dieta e hormônios, como supracitado. Nosso corpo estará em constante mudanças (pelo menos estaremos em busca delas), usufruindo de estratégias quais nos farão evoluir ou regredir, o que resultará inevitavelmente em mudanças estéticas.

texto foda pqp

vou colocar o ult paragrafo na assinatura

Sensacional !!! Apoio totalmente o assunto, quando comecei a treinar tinha 14 anos hoje estou com 38 anos, lembro que só comia batata doce frango e ja dava muita massa, só comecei com os AES aos 20 anos, dai não consegui mais parar, era só hemogenin e primobolan, muita farofa de anabols, rsrsrsrs

A alguns anos cai fora das TPC e acatei a alimentação e vitaminas, e confesso que me sinto bem melhor assim.

Muito bom o texto, parabéns e continue sempre assim !

Legal o texto, quando era mais jovem acreditava nisso de que ciclo era apenas alugar um corpo por determinado tempo, mas quando voce ve amigos fazendo um ciclo ridiculo e depois de meses após mesmo sem tpc o trapezio montanha tava lá, junto com as duas bolas de basquete no ombro..

Gente, vou fazer uma resposta conjunta porque a maioria foram na mesma linha. Inclusive porque vou ficar 7 dias sem acesso regular a web.

Primeiro, obrigado pela leitura de vocês e pelos elogios. Realmente isso me motiva a trazer cada vez mais textos seguindo esta abordagem racional, que é fruto de meus estudos e daquilo que aplico e pretendo aplicar dentro da minha vida. Estou estudando há quase 3 meses, quando terminei meu último ciclo, como vou atuar no próximo ano.

Quando falo a metáfora do aluguel eu falo em longo prazo. Eu já vi um vídeo do LeandroTwin muito interessante onde ele coloca o uso de um ciclo para, por exemplo, dar um enfoque maior em pontos defeituosos do shape e usufruir da ambiente anabólico proporcionado pelo uso de esteroides para melhorar estas áreas. Embora exista uma ilusão de corpo durante o uso de esteroides a perda dos ganhos não é tão instantânea (ao menos em níveis tão altos) quanto falamos. Ela podem durar, de dois a quatro meses. Se você planejar, por exemplo, para uma temporada ou um "verão" da vida, você consegue chegar com um corpo acima da média nessa época. É o que grande parte das pessoas fazem como citou o tahluxo!.

Essa é a melhor abordagem? Não sei, para algumas pessoas talvez. Para mim, não. Quem vive de seu próprio corpo, por exemplo, precisa sempre estar no topo, sempre seco e forte. Por isso o uso de hormônios quase de intermitente, num verdadeiro BC é essencial.

Abraço galera!


#TeamControlFreak

 

"Cara você está parecendo uma coxinha, bf de um peixe boi, é tá enchendo cu de ae's, queimando cartucho totalmente atoa" (@Projetokulk2)

 

Diário de Treino ® 2024

Artigos

Treinamento:
1. Heavy Duty | 2. Descanso | 3. Máquinas
EAAs:
4. Blast And Cruise | 5. Abordagem Racional - Parte 1 | 6. Parte 2 | 7. Parte 3 | 8. Dor após injeção

Postado

Gostei do texto, pois é uma abordagem interessante, não compreendo muito de EAs, pois no momento estou dando prioridade para aprender mais sobre, anatomia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia, periodização...(é o minimo que um profissional de EF deve compreender né? ). Quando é a terceira parte ?

  • 3 meses depois...
Postado

Muito bacana o texto T.Wall , Parabéns ! .

Falando em alugar o corpo pra um determinado desenvolvimento , qual seria a cobrança deste aluguel no futuro a médio e longo prazo ? ; Pois vejo os Fisiculturistas da Old School com 60 , 70 anos parecendo ter muito mais saúde que pessoas com a mesma idade como neste video :

  • 4 meses depois...
Postado

Muito bom. Muito bom mesmo.

Quanto mais leio, menos adepto estou ficando da TPC, vou aprofundar isto na próxima parte. A sensação do uso de hormônios e a posterior retirada súbita cria o chamado “crash hormonal” que é simplesmente uma queda súbita dos hormônios sintéticos. Como eles também inibem o eixo HPTA você fica por semanas (ou meses) num estado extremamente catabólico. Não importa o quão boa seja a sua TPC, não importa a abordagem (se é SERMS, HCG, alternativa, o caralho a quatro), você vai perder boa parte do que conquistou com EAAs. É o preço que se paga.

Quanto mais eu leio percebo que os hormônios não constroem um corpo, eles te alugam um corpo que, no fundo, não é seu. Você pode tê-lo por muito tempo, o quanto você for capaz de mantê-lo, mas uma hora há de decair. A questão nisso é: o quanto você está disposto a viver assim?

Você é uma máquina, máquina não sente!

https://youtu.be/lrecSloKUzl

  • 4 anos depois...
Postado
Em 17/12/2014 em 22:06, T. Wall disse:

Quanto mais eu leio percebo que os hormônios não constroem um corpo, eles te alugam um corpo que, no fundo, não é seu

Interessante isso, mas se parar pra pensar, na verdade acontece com a alimentação também, o seu corpo é sempre alugado, experimenta parar de comer certo pra ver se vai manter os músculos, seu corpo é reflexo do estímulo e combustível que recebe diariamente...

Nutricionista e Consultor Online 

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.