Home / Ganhar massa muscular / Ganhar massa muscular naturalmente: qual é o limite ?

Ganhar massa muscular naturalmente: qual é o limite ?

Frequentemente recebemos perguntas sobre qual é o limite para ganhar massa muscular naturalmente, ou seja, quão grande podemos ficar sem apelar para o uso de drogas.

Clique aqui

Buscando pela internet é possível encontrar toneladas de informações conflitantes.

Algumas pessoas dirão que naturalmente não é possível sequer ficar com um corpo legal.

Enquanto outros acreditam cegamente que você pode ter o corpo que quiser naturalmente, basta ter dedicação.

Quem está certo ?

Infelizmente, nenhum dos dois.

A verdade é algo entre um e outro.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que é impossível saber com precisão quanta massa muscular podemos construir naturalmente.

Ao mesmo tempo que podemos saber que é irreal chegar ao tamanho do Ronnie Coleman naturalmente, não é possível dizer com absoluta certeza quão grande você poderá ser sem o uso de drogas.

Com isto fora do caminho, ficar se preocupando com o seu limite natural antes de ter vários anos de treino e dieta de verdade, é inútil.

Se você começou a treinar há pouco tempo, não perca sequer um segundo pensando se você vai conseguir ter massa muscular suficiente para ficar “gigante”.

Se vai conseguir chegar lá rápido, se vai ter as proporções corretas, etc…

Clique aqui

Isto pode levá-lo rapidamente a expectativas irreais e destruição de motivação para treinar.

A dura realidade é que, de um jeito ou de outro, você precisará treinar pesado, comer corretamente, e deixar o corpo crescer no seu devido tempo.

E apesar de nem todos termos genéticas dos deuses, qualquer pessoa pode ganhar massa muscular rapidamente, mas é preciso manter suas expectativas em dia.

limite de ganho de massa muscular natural

Então, com isto lido e entendido, vamos centrar o artigo na proposta inicial…

Qual é o limite para ganhar massa muscular naturalmente ?

Não existem estudos que apresentem respostas definitivas para esta questão. E é justamente por isto que existem tantas opiniões mirabolantes por ai.

Existem, porém, algumas fórmulas desenvolvidas pelos melhores treinadores envolvidos no esporte: Lyle McDonald, Alan Aragon, e Martin Berkhan.

Texto continua após a propaganda.

Estes caras já trabalharam com centenas de fisiculturistas e atletas da elite, e não falam apenas com base em um profundo conhecimento do corpo humano, mas também com base em resultados reais e vistos em seus cotidianos.

Vamos ver o que eles têm a dizer sobre o assunto…

Fórmula de Lyle McDonald

Esta fórmula criada pelo Lyle é extremamente simples (Aplica-se apenas à homens)

ANOS DE TREINO DE VERDADE GANHOS MUSCULARES POTENCIAIS
1 9 a 11 quilos
2 4 a 5 quilos
3 2 a 3 quilos
4+ 1 a 1,5 quilos

De acordo com Lyle, tanto idade como condições iniciais poderão afetar os ganhos potenciais.

Pessoas mais velhas poderão ganhar menos que caras mais novos.

Pessoas magras poderão ganhar mais que a média.

E outras pessoas simplesmente ganharão mais ou menos devido a fatores como hormônios, genética em geral, e estilo de vida.

Como você pode ver pela tabela, Lyle diz que é possível ganhar 18 a 22 quilos de músculo nos primeiros 4 a 5 anos de treino, e os ganhos são desprezíveis a partir disso.

É válido lembrar que os anos são de treino verdadeiro, e não treino meia-boca.

Pessoas que estiverem treinando errado por anos, quando começarem a treinar de verdade poderão ter os ganhos do ano 1 da tabela.

Fórmula de Alan Aragon

O modelo do Aragon para limite natural para ganhar massa muscular aborda a questão de uma maneira diferente.

Mas no final os números acabam sendo semelhantes.

CATEGORIA VELOCIDADE DO CRESCIMENTO
INICIANTE 1 a 1.5% do total do peso corporal por mês
INTERMEDIÁRIO 0.5 a 1% do total do peso corporal por mês
AVANÇADO 0.25 a 0.5% do total do peso corporal por mês

De acordo com a formula, um iniciante pesando 70kg pode ganhar 0,7 a 1 quilo de massa muscular por mês, totalizando 8 a 12kg no primeiro ano.

Considerando que a partir do segundo ano ele seja intermediário e pesando 80kg (exemplo), ele pode ganhar 0,4 a 0,8 quilos de massa muscular por mês, ou 4.8 a 9.6 no segundo ano.

No terceiro ano, digamos que ele já avançado, e pesando 85kg, ele é capaz de ganhar até 5kg naquele ano, e a partir dai tendo ganhos bem menores.

Fórmula de Martin Berkhan

Martin desenvolveu esta fórmula observando as medidas e pesos de fisiculturistas profissionais, e provavelmente é a mais simples:

Altura em centímetros – 100 = peso máximo em físico de competição (com 4 a 5% de gordura corporal)

Ou seja, subtraindo a sua altura por cem, você tem uma estimativa do máximo que você poderia pesar em quilos tendo 4 a 5% de gordura, sem o uso de drogas.

Exemplo: um cara com 180cm de altura poderia ter no máximo 80kg.

Conclusão

É válido ressaltar que este assunto pode gerar debates infinitos.

Acompanhe o Hipertrofia.org nas redes sociais também e se mantenha informado sobre o que acontece no mundo da musculação.

Clique na sua rede social de preferência:

 

Algumas pessoas simplesmente ignoram estas fórmulas porque elas simplesmente não levam em conta a motivação, trabalho duro, e consistência.

Infelizmente, eu não posso concordar com elas.

Minha própria experiência pessoal e treinando outras pessoas alinham com estas fórmulas.

De qualquer forma, não perca a motivação. Apenas treine pesado, coma corretamente, e o ganho de massa muscular vai ocorre. Fato.

As pessoas costumam ver fisiculturistas subindo ao palco pesando mais de 120kg trincados, e ficam tristes em saber que dificilmente terão mais de 80kg com 5% de gordura.

Bem, 80kg com 5% é algo extraordinário para o padrão das academias.

É corpo de capa de revista fitness.

A não ser que você queira ter um corpo mutante de fisiculturista de elite, é muito possível conquistar o corpo dos seus sonhos naturalmente, basta saber que levará anos de treino pesado e alimentação correta para chegar lá.

Concorda com as fórmulas ? Não ? Qual é o seu limite natural de acordo com elas ? Compartilhe através dos comentários.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 53 Média: 2.7]

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

127
Deixe um comentário

84 Comment threads
43 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
108 Comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
Cleber Ratin

Exatamente o que aconteceu comigo. Tenho 180 cm de altura e não passo dos 80kg e 5% de gordura. Ganho muita força mas não mais massa. Tá bom assim! Muito bom o artigo.

Marcos

Parabens ao autor do artigo por nao cair na broscience e usar estudos de pessoas que sabem o que tao falando como Aragon e McDonald. Youtube hoje em dia ta com um broscience fora do normal, principalmente os canais brasileiros.

william

Falou tudo!

Thiago Fernandes Costa Crus

Muito bom o artigo, se encaixou com o que aconteceu comigo, ganhei 10 kg no primeiro ano, e cerca de 3 kg no segundo e percebo que é cada vez mais difícil evoluir no ganho de massa magra conforme passa o tempo. Mais ainda faltam 3 anos pra chegar no “limite natural” então … Pra cima do Treino

Letomiotto

Da uma força la no meu insta galera! @letomiotto

Sheik

Eu tenho 1,81Cm e saí de 69Kg para 81kg treinando pesado por 2 anos, como se minha vida dependesse do treino. comendo bem, mas nem sempre como deveria… Não que isso seja alguma desculpa, mas quem é ectomorfo, 1 dia sem comer bem, mesmo que seja lixo, la se vão 2 quilos facilmente.

Diego

Exatamente isso, basta um vacilo!

Sergio

Acho que essas formulas podem funcionar para a maioria, mas acredito que a genetica manda muito. Eu por exemplo nunca usei nada e tenho 110kg com 15% de BF (altura 1,81)…não tenho “genetica de deuses”, mas tenho uma genetica privilegiada.

zika

Eu duvido que seu bf tenha sido medido corretamente, mas seja como for, quanto maior seu bf, maior sua massa magra “limite”.

Cris

Sou parecido com o Sérgio, tenho 115kg com BF de 20%… A MM dele é 93,5kg, a minha é 92kg. Nunca usei nada, apenas dieta e treino. Tb não tenho genética “privilegiada”, tenho apenas uma estrutura “grande” (1,89m)

PS: Meu BF foi medido por 7 dobras e com bioimpedância… confirmado os 20% (na verdade 21% na bio e 19% nas dobras)

Cássio Vinícius

Só tem 1 problema, se vcs fizerem um cutting vão perder massa magra, ter bastante massa magra com BF alto é fácil, mas não pensem que conseguem perder só a gordurinha e manter toda massa magra se fizer um cutting. Aí o bicho pega, mas pra quem tem mais de 90 kgs ta bom demais.

Rafael

Não perca tempo com esses mentirosos.

Pedro Ferraz

Embora desmotivante, não podemos discordar totalmente do ponto de vista do Cássio, uma vez que entrar num cutting em longo prazo e perder 15 kg de pura gordura e manter 100% da massa magra é um feito passível de aplausos.

Talvez não seja impossível, mas com certeza será um trabalho árduo com dieta e treino impecáveis.

Boa sorte para todos nós!

tripa

pequeno gafanhoto aprenda, Estrutura grande = genética privilegiada .

Adilson

Aqui é fácil ter estas medidas…
Quero ver provar!

tenho um ano de academia, 14 anos e 1 e 90 de altura. Malho faz um ano e meio, meu peso sempre foi noventa kilos, mas no começo eu tinha 62 kg de massa magra e hoje estou com 78,5 de massa magra, esse ganho acima da média tem haver com minha idade, genética ou algo do tipo ou é extramamente normal?

Já li artigo de um medico, com grande conhecimento em nutrição esportiva, com base em estudos, afirmou que o corpo tem a capacidade de crescer 2kg por mês. Eu iniciei o ano com 63kg até então estou com dieta pra ganho de massa e estou com 69,5kg. Estou mais definido, e estou conseguindo passar de 1kg de massa magra por mês, no meu IG posto evolução @misaelgomes a meta é estar final do ano com 80kg, estou falando de massa magra e não gordura ou retenção de liquido.

Rafael

Ótima matéria, que enfatiza a marcação de metas realistas para quem pretende iniciar na atividade. É possível melhorar em muito nosso corpo com treino, alimentação e descanso adequados, sem se submeter ao apelo fácil das drogas.

Renato

Texto ótimo, aprendi isso que está escrito acima depois de muiiiito tempo e acreditem a verdade dói!!!! mas como dito dá pra chegar em um tamanho bom sim, e se serve de incentivo o que manda é qualidade e não quantidade!!!!

Jacques KNA

Gostei das fórmulas. Eu treino a alguns anos (pesado) sem o uso de esteróides e o meu peso com 5% de b.f. é praticamente o mesmo que dizem essas fórmulas… não dá pra ignorá-las. Depois do quinto ano de treino fica realmente difícil adquirir massa muscular naturalmente, mas tenho um físico muito bom, maior do que o de muitos usuários de anabolizantes que a gente vê pelas academias e que não treinam pesado de verdade…
GO HARD OR GO HOME!!

Paulo

treino a 2 anos natural e meus ganhos foram de 15 kilos, se encaixam tbm.

lucas

cara ja treino faz 3 anos e oito meses e ao todo ja ganhei 31kg e tenho 1,85 de altura meu bf e 8% por isso eu num acredito mt nessas coisas n so tomo mt suplemento e treino insanamente…. vale ressaltar sim a genetica que quando entrei na academia ja tinha 41 de braço… valew

Willian Duranti

41 de braço sem nunca ter malhado? Se for isso mesmo tu era uma baleia.

Não leve a mal, e bons treinos!

Ankardo

Aham, e sua fraqueza é uma pedre verde neh?

Jonatas

Tá certo que as formulas fazem uma média mas eu já consegui ganhar 11 kg em 10 meses e eu não vou ser hipócrita dizendo que eu faço uma dieta muito rígida igual a um fisiculturista mas eu não me entupo de porcaria e procuro melhorar a cada dia
P.s. Comecei com 57kg e agora tou com 68kg

Cezanne

Vale ressaltar que os 10kg que ele cita é de pura massa magra, vc (como qualquer um) ganhou gordura nesse processo.

Filipe

É dificil esse negocio mesmo … eu meus 4 anos de academia sai dos 72kg pros 90kg … mas travei legal agora nos 90kg e sair ta dificil pra caramba, mas desistir jamais hahaha nem que seja 100g por mes hahahh

Edevilson

Bom eu tenho 1.67 pesava 110kg Bf 30% quando cheguei aos 69kg e com 58MM com 13% de BF começei hipertrofia, isso desde dezembro 2013 atualmente 5 meses após inicio dessa nova jornada estou com 80Kg e 68.3Kg de MM 16%, quero chegar aos 70MM e começa cutt chega nos 6~8%BF. mais se eu atingir um dia, 75~80kg MM com 8% de BF ja estaria feliz.

Claudinei Schultz

Eu ganhei 17 kgs em 6 meses de treino. Estou agora com 8 meses e continuo estagnado nos mesmos 17 ( devido a alguns problemas extra gym). Não utilizei nenhum tipo de esteróide, somente uma dieta rigorosa, seguida da suplementação de, inicialmente, hipercalóricos e, posteriormente, de Albumina + Malto + Creatina. Comecei com50,5 kgs e agora peso 67,5 com BF em torno de 12%. Obviamente o meu peso praticamente subnutrido contribuiu muito para tal crescimento rápido, sendo que não tenho ilusões que eu consiga ganhar mais 5 kgs ( com qualidade) em tempo menor de 1 ano. Ou seja, as variáveis de cada pessoas, a depender de genética, forma de terino, frequência, alimentação, descanso e suplementação importam muito mais do que tabelas predipostas neglicenciando a individualidade de cada um. Não acredito em tabelas com números frios, mas sim em força de vontade e inteligência. Mas é claro, não acredito que mesmo com isso ao máximo eu chegue a 10% do Ronnie Coleman. Haja “genética”.

Luiz Afonso

olha eu não sou entendido no assunto, não sou especialista posso estar falando uma bobagem mas genética é muito importante para ganho de massa muscular e inclusive para força física.

eu não sou alto, 1,68, mas tenho facilidade em ganhar massa muscular e tenho muita explosão física.

Em pouco tempo eu consigo dobrar minhas cargas de intensidade.

Tenho facilidade em definir meu corpo. Então eu me considero privilegiado em genética.

Em pouco tempo de academia consegui fazer o que a maioria leva tempo. Só para terem uma noção em Biceps eu passei de 5 kg para 16 Kg em menos de um mês. No supino idem, passei de 20 Kg para 60 Kg em dois meses. Estou no início do treino para agachamento mas tenho certeza que terei facilidade.

Assim como tive também nos exercícios abdominais. Claro que muito está em minha determinação, mas acredito que minha genética ajudou. Algum especialista poderia me dizer se é verdade?

Mas claro que não me considero uma aberração genética, mas um cara normal que tem facilidade em ganho de massa muscular e explosão muscular e força física.

nando

você pesa quanto? se conseguir erguer o seu peso + 50% no supino e agachamento livre, pode se considerar FORTE. Senão, você só está acima da média, nada de anormal.

Luiz Afonso

a minha resposta não foi no intuito de mostrar que sou mais forte e sim questionar o sentido da genética contribuir com o ganho de massa muscular e ajudar na força física e explosão muscular.

Eu acredito que genética é fundamental em fisiculturismo. Por isto perguntei se alguém com alguma genética ruim pode ser um bom fisiculturista?

parece que interpretação de texto e mensagens muitas pessoas tem dificuldade.

Quanto ao peso eu peso 75 Kg

Luiz Afonso

eu pesava 60 kg e passei para 75 Kg com 11% de gordura

Luiz Zerezuella

De onde você tirou isso?

Fabson Pessoa

Cara, depende da alimentação e da frequência de treino. Eu acredito no óbvio. Vamos voltar aos tempos antigos e analisar essa situação aí: Na Roma antiga e também na idade medieval, a maioria dos homens tinham corpos bem definidos e desenvolvidos, vocês acham que eles precisaram tomar algum suplemento pra isso ou o corpo se adaptou aos esforços impostos pelas atividades físicas que eles tinham?
Porque que eu saiba, o corpo humano já tem essa habilidade por natureza. Então dá pra crescer naturalmente sim, se você treina frequentemente, seu corpo irá com o tempo se adaptar aos esforços impostos à ele e consequentemente a massa muscular irá evoluir de tamanho. Mas é ÓBVIO que você irá ter que comer bem né meu, isso não precisa nem falar.

É claro que naturalmente ao pé da letra ninguém cresce, se fosse assim nós cresciamos apenas dormindo e acordando.

Bruno Mocellin

As vezes me pergunto isso e outra coisa. Tenho a impressão se eu tomar suplementos que seja (sou puro até então) os músculos não fiquem tão “sólidos”. Pois treino a 2 anos sérião, dai vem caras com 1 ano, maiores que eu e levantando 15Kg no supino, sendo que eu levanto 26Kg (cada lado). Ontem foi um exemplo assim, faço Rosca Direta com 13Kg, e vem um cara mais baixinho mas “socado” com um bíceps grande e tal, e teve que por 10Kg e precisou de bastante ajuda. No “meu” ver crescer com suplementos apenas cresce o músculo precocemente, se assim posso dizer. Não sei se fui muito claro. Tenho 1,90cm, 79,3Kg e 21 anos.

Fabson Pessoa

Exatamente, músculo desenvolvido tá longe de ter muito a ver com força e resistência. Tem muito magrelo que tem mais força que um cara de 40 de bíceps por aí. Já vi carinha levantar tranquilo 20/20 no supino enquanto um cara mais desenvolvido que ele (massa muscular) cagava pra levantar o mesmo.

Leone Carmo

Ta brother , mas e dai? O negócio agora é academia pra ser forte ou pra ter um corpo massa? Não to nem ai se eu levanto 5 kilos com um haltere fazendo rosca concentrada enquanto o magrelo faz com um de 10, o que me importa é que to com meus 42 de braço e 11% de Bf.

augusto

eu era magrelo 56 kg e ganhava de todos na queda de braço na escola tive dificudades no começo em fazer supino mais com 8 meses de treino ja estava pegando 1 rm de 50kg em cada lado e treinando com 40 de cada lado + barra de 12 kg.
força vem do tanto de testosterona e do costume em fazer aquele movimento.
Musculo Vem do Treino correto com amplitude e intensidade,com muito descanso.

Daniel

Eu comecei a treinar já com suplementos. Sou magro, tenho 1,91m e 83kgs. Sou muito mais forte que muitos caras aparentemente fortes. Você deve estar se referindo a suplementos como a Creatina, que retém líquido. Eu uso whey e malto, e isso é proteína + carboidrato. Não faz crescer precocemente.

Luiz

Me encaixo no exemplo que falou, mas do outro lado da história: sou baixinho, mas tenho uma boa quantidade de massa muscular. Apesar disso, tenho bem pouca força em vários exercícios, comparável à de iniciantes.
Mas nem ligo muito, estou treinando com o foco na hipertrofia e não no ganho de força rsrs
Ah, e suplementos (whey protein, albumina, creatina, maltodextrina, etc) são simplesmente comida em pó, sem nenhum segredo. Você não vai deixar de ser “puro”/natural por usar suplementos.

Rodericos

A Arte da Hipertrofia, levantar 10kg parecendo 100kg; enquanto o cara que quer ficar forte levanta 100kg parecendo 10quilinhos aos olhos de quem vê.

Alex

Sei lá, assim… não querendo desmerecer ngm, mas leio alguns posts parecendo coisa de criança, supino com 20 de cada lado, rosca c 10 de cada lado, a dieta deve ser cream cracker com Nescau, preocupado com limite disso ou daquilo, caracas vai treinar HARD de verdade e comer como MONSTRAO aí vcs vão descobrir qual o limite. Nada pessoal abço a tdos.

exatamente isso cara , galera falando 20 de cada lado como se fosse algo top , estou treinando 1 ano e 2 meses , antes disso praticava luta , e levanto 35 pra 12 repetições , sem forçar muito a negativa , execução normal sem ser muito rapido nem lento , isso não é nada extraordinário

Humberto

Tenho 28 anos de idade e estou no terceiro ano de treinos diários. Continuo com ganhos que classifico como bons. Neste último ano ganhei mais de 7kg.

Diogo

A maioria dos meus amigos que usaram aes tem tetinhas :-O rs, vantagem do cara que cresce natural é que a mente cresce junto. Brócolis faz falta aê pra eles que se dizem veteranos e fortes.Procuro pensar como que cada conhecimento adquirido é 5 kg de massa magra que ganho, cheguei aos 90 \õ/

Rafael Andrade

Eu nao consegui ver mto ganho de peso nos 2 anos que malho, cheguei no maxi a ganhar 6 kg , a ultima formula para mim ja não cabe poi tenho 1,72, ja cheguei a 84kg, hj peso 81kg, graças a Deus nao necessitei de nenhuma droga!

Fernando

Ola meu nome é Fernando tenho 14 anos e sou um ectomorfo, a uns 3 meses atrás comprei por conta própria halteres para treinar em casa, dei uma pesquisada na internet e vi em vários textos falando sobre musculação na adolescência e eles falam pra não exagerar muito nos pesos e tals por que pode me prejudicar. Então decidi começar a treinar sem forçar muito só pra dar uma harmonizada no meu corpo (era muito alto e magro). E este texto trouxe uma duvida. Quer dizer que se eu treinar na adolescência sem forçar muito quando eu tiver mais velho (+/- 20 anos) quando treinarei pesado não ganharei massa? no texto falou que só ganha nos 5 primeiros anos? Eu devo esperar essa idade pra começar a treinar pra poder forçar mais o corpo? Valeu…

jhonatan

Cara ganhar peso e foda, quando eu entrei na academia pesava 59 kg com 1,75.foram 3 meses sem ganhar nenhum kg, do 3° pro 4° mês eu adicionei 8 ovos na alimentacao que eu já tinha(raramente comia porcarias e o $ Tava curto…)no fim do 4° mês eu tava pesando 72 kg com 18% bf.como no outro mês sobrou mais uns cascalho, resolvi mandar hiper+malto+creatina+dieta bem mais elaborada,só que eu estacionei entre 73/74 kg,ultimamente só o bf que abaixa to com 13%, to chapado pq gastei num mês 50 conto em ovo e ganhei mais peso que agora que gastei uns 300 em suplementacao…

anderson

SÓ TEM NATURAL POR AQUI.

Roberto

Interessante a matéria, mas isso seria aplicável para quem não começa a treinar visando hipertrofia? Eu tenho 1,74 e quando comecei a treinar pesava 94kg, já fazem 4 anos desde que comecei. Hoje peso 70g, 13 b.f., a fórmula se aplica para a massa magra que foi ganhada? Porque definitivamente diminui gordura e ganhei massa magra.

léo

Então, de fevereiro até agora eu fazendo um bulk ganhei 15kg (fiz 2 anos em fevereiro) nunca tinha feito uma dieta tão pesada então não sei se da pra aplicar isso , e como curso e. física e tenho um adipômetro eu controlo o meu %g, embora tenha ganhado bastante retenção não creio que tenha ganho pouca massa…desculpem minha ignorância

Ralf Falcadi

Ingenuidade correndo solta.eu até entendo: uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade . ninguém é obrigado a ciclar porém vamos ter o pé no chão . Até os maiores privilegiados do Olympia não fora, muito longe naturais.

Iceman

Pelo que observei em mim mesmo e em vários à minha volta, acho que a do Lyle é a mais coerente.

deivson

Eu tenho 19anos e comecei e fazer treino funcional de rua a 8meses e ja ganhei 5kg. comecei com 64kg e hj tenho 69.4kg. e fiquei bemmmmm definido e peguei muitaaa força.

Igor Girardi

Acho uma bobeira isso de recriminar anabolizantes, na boa não vejo nenhum mal nisso, nem acho trapaça. Não faço o uso, mas não recrimino quem o faz, adoraria ver nas olimpíadas por exemplo todos competindo de igual para igual, leia-se todos usando anabolizantes, e não apenas os competidores dos USA e outras potencias que fazem o uso de substancias ainda não detectáveis. A questão dessa parada é saber dosar, é a historia do remédio e do veneno, depende da dose. Taí o Arnold que não nos deixa mentir, comia até com farinha e ta aí, 70 anos e cheio de vida! Deveriam era parar com essa porra chata que quem usa esta trapaceando e outras baboseiras! Quem inventou isso certeza que foram os americanos para que só eles pudessem fazer uso e ganhar a porra toda! Quero ver nego ter coragem de pegar as urinas de atletas vencedores nas olimpíadas de 20 anós atrás e testar com a tecnologia disponível hoje em dia, não escapa um! Taí o Lance Armstrong pra provar isso! A indústria farmacêutica esta 15 anos a frente do antidoping! E pode ter certeza que essas contas destes 3 senhores se não são 100% corretas são bem… Leia mais >>

Igor Girardi

Posso estar enganado mas estou vendo muitas pessoas falando que tinha 55kg e agora esta com 70kg em 6 meses, acho q as contas desses 3 senhores se refere a ganho EXCLUSIVAMENTE de massa magra, esses senhores que ganharam 15kg ou 20kg em um ano podem ficar certos que metade disso foi gordura filhos, não se iludam.