Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esterilização Com Álcool 70


Posts Recomendados

Pessoal, pedi álcool 70 na farmácia, e não sei se isso é verdade ou um grande caô, mas a moça me falou que não tá mais vendendo álcool 70 no comércio pq ta tendo muita queimadura causada por ele (n fez sentido). Enfim, comprei um 99,5% (superconcentrado), e sabendo que o álcool 70 é 77% v/v (77% de concentração em volume) tive a brilhante idéia de adicionar água e transformar meu álcool 99% em 70%, e usaria ele na assepsia durante meu ciclo.

Alguém sabe se tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_deletado325

usa ele original e pronto..

não tem porque adicionar água pra deixar mais fraco..

só está diminuindo sua capacidade de promover esta assepsia desejada.

abraço.

Uma vez eu li que alcool 70 é mais eficeinte para eliminar bactérias do que o alcool concentrado.

Copiado de um site qualquer:

Dentre os processos de desinfecção, o álcool é um dos elementos mais usados, pela sua eficiência e pelo seu baixo custo. O Álcool a 70º GL (70% álcool e 30% água) é o mais eficiente nesse processo porque os microorganismos patogênicos (que causam doenças) captam a água existente no álcool, só que junto captam também o álcool que é letal para elas. Quanto maior for a concentração do álcool e consequentemente menor for a concentração de água, menor será a sua capacidade de desinfecção. O álcool 70º GL tem ainda a vantagem de ter um baixo potencial alérgico, não ser tóxico e não deixar resíduos.

Copiado a wikipédia:

Álcool 70
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água(deionizada) , ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.

O Grau GL (°GL) é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p). Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

Portanto, o álcool 70 é o nome comercial do álcool 70 °INPM (70% p/p) ou 77 °GL (77% v/v),12

Atividade Antimicrobiana das Soluções Alcoólicas

A atividade antimicrobiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. A solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70% p/p (70 ºINPM) ou 77% v/v (77 ºGL) onde “p” é o peso e “v”, o volume. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal.

Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na anti-sepsia da pele. O efeito antimicrobiano do álcool, que se dá pela desnaturação de proteínas e a dissolução de gorduras, destrói, por exemplo, a membrana do “Mycobacterium tuberculosis” e do HSV (vírus da herpes simples). A ação antimicrobiana do álcool não é efetiva na presença de matéria orgânica que, quando aderida à superfície do material a ser desinfectado, funciona como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos.

As soluções de álcool são, portanto, germicidas, porém sua ação é imediata, com praticamente nenhuma ação residual. Quando associado ao iodo (0,5 a 1,0% de iodo livre) na formulação do Álcool Iodado, o álcool pode apresentar um maior efeito residual e bactericida, mas essas soluções tornam-se irritantes para a pele. Com a associação de glicerina a 2%, pode-se evitar o ressecamento da pele e a rápida evaporação do álcool.

Pode-se citar como vantagens da desinfecção com o álcool 70%, os seguintes aspectos:

  • bactericida de ação rápida;
  • ação na presença do “Mycobacterium tuberculosis” e virucida (somente para vírus lipofílicos);
  • irritante leve;
  • baixo custo;
  • não-tóxico;
  • incolor e não deixa resíduos.

Como desvantagens, podemos considerar as seguintes características:

  • não é esporicida;
  • tem atividade diminuída na presença de matéria orgânica;
  • danifica material de plástico, borracha ou acrílico;
  • evapora rapidamente, com diminuição da atividade antimicrobiana em sangue seco, saliva e outras matérias orgânicas;
  • não tem registro como desinfetante na EPA (“Environmental Protection Agency”); e
  • não é aceito pela “American Dental Association - ADA” como desinfetante de superfície fixa e instrumental;
  • não apresenta ação contra vírus hidrofílicos;
  • não tem ação residual; e
  • é um desinfetante de nível médio.

O uso do álcool 70% como agente de desinfecção e anti-sepsia é bastante popular por se tratar de um processo simples, relativamente rápido e de baixo custo para se realizar o controle da infecção. No entanto, o uso do álcool, que é considerado um desinfetante de nível intermediário, sua utilização acaba sendo, muitas vezes, superestimada, provavelmente devido à sua facilidade de aquisição e praticidade de uso.

Referências
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éssa é novidade..

só não sei se a informação é confiável ou se é mercham de quem produz alcol 70...

pela lógica, eu desconfiaria da informação.....


outra coisa, wikipédia não é base pra muita coisa..

reforçando, use o produto original.

abraço.

Editado por der Stein
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado325

@der Stain,

Não quero iniciar uma discução sobre este tema, pois ambos o produtos, alcool 96º e 70º são eficiente como desinfetante. Diferentemente do alcool anidro.

Sei que wiki não é fonte para nada, só quiz encurtar minha pesquisa.

Existem varios artigos que afirmam que o alcool hidratado é mais eficiente como deseinfetante, considerando alcool anidro.

Por exemplo neste: http://etepb.com.br/arq_alunos/influenza/material_sobre_higiene_das_maos/controle_alcool.pdf

Abaixo, copiei uma tabela do artigo sobre a ação germicida do alcool em diferentes concentrações:

Abraço.

29nwcvr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...