Minha revelação começou com uma pesquisa feita por LaChance e Hortobagyi chamada "A influência da Cadencia na Performance Muscular durante Push-ups e Pull-Ups". O estudo foi baseado em 75 estudantes com média de 20 anos e treinamento físico mediano que foram testados durante 6 dias fazendo o máximo de push-ups e pull-ups. Eles deveriam fazer os exercícios em 3 cadencias: rápidas, 2/2( 2-segundos concêntrico e 2 segundos excêntrico) e 2/4.
Para os dois exercícios, os resultados mostraram que a cadencia rápida permitiu significantemente mais repetições e mais power-out do que cadências mais devagares. Está obvio que a cadencia do exercício, ou seja, o tempo do exercício, definitivamente influencia na performance muscular. E se isso for abstraído sozinho, nos faz pensar que velocidades rápidas geram um método superior de treino.
Não tão rápido - Literalmente e Figurativamente. Vamos dar uma olhada nos resultados e ver se você realmente deve pensar assim:
Quando as push-ups foram feitas na cadencia 2/2 as repetições diminuíram pela metade, mas o tempo de trabalho(tempo sob tensão) - mas do que dobrou. Claro que a cadencia 2/4 diminuiu ainda mais o número de repetições, mas o tempo de trabalho foi ainda maior do que a cadencia 2/2. Um padrão similar ocorreu com pull-ups, embora não tão dramaticamente.
Mas porque o tempo de trabalho é tão importante? Para responder essa pergunta, vamos voltar alguns anos e olhar um estudo único feito com felinos.
Em 1989, uma equipe da University of Texas Southwestern Medical Center de Dallas realizou um estudo com 77 gatos: 62 foram testados e 15 serviram de controle. O estudo foi feito em média por 90 semanas (alguns gatos foram testados por 32 semanas e outros foram testados por até seis anos). O estudo consistiu em colocar os gatos para treinar seu PLM(palmaris longus muscle) fazendo uma flexão de pulso contra uma resistência, enquanto o PLM esquerdo serviu como controle intra-animal não exercitado. Depois do estudo, os PLM`s direito e esquerdo foram retirados e pesados.
A variavel que demonstrou maior correlação com o aumento de massa muscular foi o tempo de trabalho, seguido pelo peso erguido. Basicamente, movimentos devagares com um peso considerável foi o que gerou o maior aumento de massa muscular.
Galera, esse é meu primeiro post aqui, não sei se estou realmente ajudando e nem se tópicos como esse são interessantes pra vocês. Então vou deixar o link da onde eu peguei os dados e se tiver um feedback bom eu termino de traduzir a matéria (estou traduzindo a mão) e traduzo outros artigos que eu considerar interessante.
Abraços.
Matéria: https://www.bodybuilding.com/fun/time-to-grow.html
PS. Sem querer criei o tópico no lugar errado, acho que ele se encaixa na sessão artigos.