Cara, eu também não considero o Fisiculturismo como um esporte olímpico, uma vez que, Jogos Olímpicos são competições onde os integrantes (competidores) irão disputar entre si e mostrar in-loco as suas habilidades e técnicas a fim de ganharem essa competição.
Ex: Arco e Flecha; Tiro ao alvo; Ginástica Olímpica; Futebol; Natação, Saltos Ornamentais, Atletismo, Ciclismo, Maratona, etc...
Ou seja, todos esses esportes citados, há a realização de atividades físicas ali, nos dias de competição, todos demonstrando a sua técnica e resultados desses treinos, disputando a melhor colocação... as melhores notas. Claro que todos eles também treinaram e se dedicaram MUITO durante anos, para chegarem à uma Olímpiadas!
Agora, fisiculturismo o cara vai chegar lá e só mostrar o resultado de um treinamento longo e dedicado, porém, não demonstrará a sua técnica para chegar àquele resultado.
Portanto, foge ao que considero uma disputa esportiva, olímpica, pelo menos.
è diferente do Levantamento de Peso... Pô... os caras tão ali se matando, pra ver quem consegue erguer a barra mais pesada.... competindo.... expostos à falhas.. à erros... ao cansaço... ao stress psicológico... etc...
Agora como o Fisiculturista pode ser afetado por essas variáveis??!! Vai deixar de contrair um músculo do abdomem, pra ficar mais exposto, por um acaso??!.... Nada a ver, na minha opinião!
eu to tentando abrir os olhos, mas parece que vc nem leu o estudo que eu postei acima.
resumo para os preguiçosos (Lyle mcdonald, para quem não sabe ):
"In terms of the hormonal response, clean vs. unclean just doesn’t matter, it’s all about calories and macros.
Which is what I’ve been saying all along. "
e como influenciaria?
"insulina deixa vc gordo" é só mais outro mito por aí...
https://weightology.net/?s=insulin&searchsubmit=
leia TODOS os artigos que esse cara fez sobre insulina
resumo para os preguiçosos (James Krieger) :
* Insulin suppresses appetite; it does not increase it - o que aumenta é a queda repentina dela
* A high carbohydrate diet does not cause chronically high insulin levels
* Protein is insulinemic, and in certain cases, can be just as insulinemic as carbohydrate
* Contrary to popular belief, glucagon does not “cancel out” the suppression of lipolysis by insulin when protein is ingested
* The insulinemic effects of protein are due to a direct stimulatory effect on the pancreas, and not because the protein is converted to glucose
* The combination of protein and carbohydrate can produce greater insulin secretion than either one alone, yet high protein, moderate-to-high carbohydrate diets are very effective for weight loss
* Very high carbohydrate diets have been demonstrated to produce weight loss when people are in an energy deficit
* Dairy is extremely insulinemic, just as insulinemic as white bread, yet does not promote weight gain in the absence of an energy surplus. This is supported by a very large number of studies, including animal studies, observational studies, and randomized controlled trials.
* Insulin is not required for fat storage
* Insulin levels are not predictive of weight gain or weight loss in the majority of prospective studies
* Exenatide restores rapid phase insulin release in diabetics, yet causes weight loss
* The effects of insulin injection cannot be compared to normal physiological insulin release, since amylin is co-secreted with insulin from the pancreas
* Insulin mainly functions as an inhibitory hormone rather than a storage hormone, acting as a brake on many important physiologic processes
* A type I diabetic without insulin becomes hyperglycemic because of overproduction of glucose by the liver, not because insulin can’t get into cells
* Insulin enhances the uptake of glucose into cells, but is not required for it
* Insulin regulates blood sugar after a meal both by stopping the liver from producing glucose and enhancing glucose uptake into cells.
* In a fasted state, insulin regulates blood sugar by controlling glucose production of the liver, not by affecting the uptake of glucose into cells
* You cannot simply look at the temporary effects of insulin on lipolysis and glucose storage. You have to address what is happening over a 24-hour period; body fat will not increase if there is no overall energy surplus. - ou seja insulina estável ou insulina sobe e desce > resultado é o mesmo no final
1- Como eu vivo falando aqui no fórum, calorias são calorias e não dá pra fugir disso seja comendo limpo, com uma freqüência de alimentação diferente, um suplemento termogênico ou a nova dieta que aparece por aí ou revista boa forma.
2- Seu corpo não enxerga comer limpo ou sujo, ele enxerga: proteínas, carboidratos e lipídios
3 – A insulina não é tão vilã como dizem por aí, e nem funciona como explicam por aí. Você pode ter sensibilidade nos músculos mas ser resistente na gordura; pode ter sensibilidade na gordura e ser resistente nos músculos; entre várias combinações. Porém, no geral, as pessoas são sim resistentes ou sensíveis a insulina. Mas ser resistente não é ser uma coisa ruim, já que isso automaticamente não te deixa mais gordo. E, aliás, ser resistente a insulina quando se está fazendo dieta é uma coisa muito boa, já que vc pode cortar os carboidratos sem sofrer tanto e sobra mais glicose pro cérebro, que precisa disso como combustível.
4- Não estou falando que não é importante comer limpo. A importância é de que comendo assim vc consiga controlar a fome, adquirir micronutrientes e as fibras necessárias a alimentação. Mas chega de ortorexia, né. Somos humanos também.
5- Vejo as pessoas por aí dando importância demais para os hormônios em tudo quanto é coisa: blábláblá vai liberar GH blábláblá testosterona, sendo que todo ambiente hormonal nunca se alterará tanto de maneira natural para que traga benefícios que vai mudar sua vida, seu shape, etc.
Creio que uma boa parte dos membros aqui do fórum vieram despertando um certo interesse para com os treinos focados em powerbuilding , e com isso achei interessante resumir e expor aqui pra galera a metodologia do Stronglift Central Fitness 5x5.
É uma metodologia bem interessante, fácil de se entender os conceitos e que pode ser uma porta de entrada para esse mundo do powerbuilding.
Tentei extrair o máximo possível das informações contidas do e-book para deixar de uma forma bem clara e legal para leitura.
O e-book pode ser encontrado aqui:
(link retirado do post de final de ano do Craw69)
O texto é de minha autoria e peço para que me avisem caso tenha algum erro com relação a metodologia, como divergências de informações e etc. A intenção é disponibilizar a "essência" do método mais correto possível.
Introdução
Estatísticas mostram que o levantamento de peso é o esporte mais seguro ao olhar para a taxa de lesões. Prova disso é que você vai ser menos ferido do que seus amigos jogando futebol, rugby, MMA, etc. No levantamento de peso, ao contrário de muitos outros esportes, ninguém baterá os joelhos, tornozelos ou qualquer outra coisa. É só você e a barra. Se você ferir, será culpa. A melhor maneira de evitar lesões é começar do ínicio, aprender a técnica do exercício correto, aumentar o peso lentamente, mas de forma sistemática e usar sua cabeça. A barra lhe ensinará lições da maneira mais difícil se você tentar executar as coisas antes da hora.
Vantagens
- Ganho de massa muscular
- Perda de gordura
- Ganho de força
- Melhor saúde, aumento dos níveis de testosterona, articulações mais fortes e joelhos mais saudáveis
- Maior motivação, afinal todo treino será um desafio
- Cargas progressivas
- Exercícios eficientes
- Treinamento curto
O que significa o método 5x5?
5x5 significa 5 séries de 5 repetições, priorizando um ganho gradual de força em exercícios compostos ao decorrer do tempo, com progressão de carga constante.
Quantas vezes já vimos indivíduos totalmente inchados, com parte superior muito mais desenvolvida que a parte superior, treinando com vários exercícios isoladores e diversas variáveis de intensidade. Tudo isso só para alcançar uma estética momentânea, porém com qualidade e força muscular ridículas.
Esse método prioriza o ganho de força nos exercícios básicos, como Squat e Deadlift.
Força está relacionado diretamente com os músculos, portanto se você quer um desenvolvimento satisfatório nada melhor do que aumentar sua força, pois aumentando-a conseqüentemente você estará ganhando mais músculos.
Treino
O programa consiste em dois treinos “full body” para 3 dias semanais, exemplo:
Segunda: Treino A
Quarta: Treino B
Sexta: Treino A
Divisão
Treino A
Squat 5x5
Bench Press 5x5
5x5
Exercício de assistência *
Treino B
Squat 5x5
Overhead Press 5x5
Deadlift 1x5
Exercício de assistência *
* : Opcional (citado mais a frente)
Na primeira semana seria A-B-A e na semana seguinte se dá continuidade, sendo B-A-B.
Ambos os treinos apresentam 3 exercícios o que pode não parecer muito, mas o que realmente importa é a intensidade do treino que vai aumentando conforme a progressão de carga.
É um treino simples, altamente efetivo e que não leva muito tempo para ser feito. Ninguém aqui vai mais precisar ficar fazendo milhões de exercícios e passar vários minutos na academia. É um treino simples e que pode ser feito em um menor tempo que os treinos “convencionais”.
O descanso é um fator importante nesse método, pois vejamos bem, temos 3 Squat semanais, se não dermos um descanso de pelo menos 1 dia de descanso para o músculo a progressão de carga pode ser comprometida além de aumentar o risco de lesões.
A ordem dos exercícios é muito importante também, o squat é o principal exercício e sempre deve ser feito em primeiro lugar.
É difícil mas pra quem é acostumado a seus amados halteres pode dizer adeus, o método é baseado em exercícios com barra e com nenhum exercício isolador. Os exercícios que serão introduzidos para dar uma ênfase em bíceps por exemplo, será baseado no seu peso corporal.
Motivos de não se usar halteres e máquinas
O uso de máquinas não permite um movimento ideal para cada tipo de pessoa, é um movimento “programada” e que a pessoa só precisa se utilizar da força para levantar o peso, abrindo mão do equilíbrio e ativação de várias outras unidades motoras.
Ai ficamos entre Halteres e barras, onde ambos permitem um melhor movimento e necessitam de equilíbrio para os pesos, porém os exercícios com barra permitem uma maior quantidade de peso.
Veja o supino como exemplo, pode-se chegar a um ponto em que faremos 50 Kg/lado no supino, com os halteres é muito complicado se levantar os pesos e colocá-los em repouso novamente, podendo até mesmo causar alguma lesão durante algum desses.
Caso você esteja em uma menor faixa de pode-se ser utilizado os halteres, mas nada melhor do que já ir se acostumando com a barra desde o inicio não é mesmo?
Deadlift 1x5 porque?
Como puderam perceber o deadlift é o único exercício que foge a regra dos 5x5, sendo feito somente 1x5.
O motivo disso é que se feito deadlift 5x5 pode bagunçar toda a recuperação muscular, além de se estar sendo feito o Squat 3x semanais. Não sejam teimosos em querer fazer os 5x5 no deadlift, os exercícios do método se utilizam da lombar para a execução, portanto não é prudente querer abusar dela.
Descanso
Esqueça esses descansos programados de 30~60 segundos, nesse método é diferente. Como o método é baseado em desenvolvimento de força o descanso pode variar de 2 a 3 minutos.
Para iniciantes que não agüenta fazer Squat com carga por exemplo, utilizando apenas a barra, o descanso é menor, cerca de 1 min.
A dor pode ser comum nos primeiros dias mas isso não é sinal ou motivo de over training para você pular um treino. A melhor resposta para a dor é ir treinar, quantas vezes aquela sua dor no bíceps sumiu ao se fazer puxador frente por exemplo ?. Sem frescuras, a melhor solução pra isso tudo é treinar.
Carga em excesso
Muitos se preocupam com a carga que vão utilizar no exercício, abrindo mão da correta execução e treinando apenas o seu ego.
Carga e execução devem andar lado a lado conforme for ocorrendo a progressão de peso. Não vamos ser idiotas de querer adicionar 10 Kg no Squat logo na primeira semana pelo fato do exercício estar fácil.
Força se constrói com o tempo, não se precipitem em querer aumentar os pesos drasticamente de uma hora pra outra.
Progressão de carga
A progressão de carga pode ser feita da seguinte maneira para os seguintes exercícios:
Squat: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
Deadlift: 10 lbs (Aproximadamente 4~5 Kg)
Beanch Press: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
Barbell rows: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
Overhead Press: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
Lembrando que essa é a carga total, ou seja, se o aumento é de 2Kg significa que devera ser acrescentado 1KG de cada lado.
Vai chegar um momento que a progressão não vai ser mais possível, então você manterá esse peso e tentar quantas repetições conseguir. Vamos utilizar o Squat como exemplo:
Nas execuções você consigue fazer 5/5/4/2/1.
Tente mais três treinos com essa carga, caso não consiga é feito um deload.
Nos exercícios de assistência pode ser feito da seguinte maneira: *
- Inicia-se com 10 séries de 1 repetição, com descanso de acordo com a necessidade da pessoa
- Conseguindo fazer as 10x1 inicia-se a tentativa de 10x2
- Conseguindo iremos tentar 10x3
- Continue progredindo até chegar a um conjunto de 10x5
- Conseguindo parta para 3xF, ou seja, 3 séries até a falha onde o F é o numero de repetições máximas que você conseguir. Quando chegar a esse nível você pode ser capaz de fazer até 15 repetições na primeira série.
- Tendo um bom desempenho nos 3xF pode-se começar a adicionar carga e fazer 3x5
- A progressão de carga é feita com cerca de 1Kg por treino
*Isso é apenas um "roteiro" de como se obter força, pessoas que já estão acostumadas com esses exercícios podem pular algumas etapas e construir força apartir de onde acharem melhor. Coloquei desde o inicio visando ensinar as pessoas mais novas e que ainda não tem a força necessária para se fazer muitas repetições.
Deload
Se divide em dois, um deload leve e um deload hard.
O deload leve consiste em reduzir a carga em 10% caso não consiga fazer algum exercício com uma determinada carga, por exemplo :
4/4/3/2/2
Apartir dessa redução é feita novamente a progressão de cargas até chegar a carga em que ocorreu a estagnação.
Já o deload hard é feito devido a uma possivel fadiga muscular que possa vir ocorrer, ai se reduz o peso em 20% e passa a fazer somente 3x3 durante uma semana. Após isso volta a se adicionar peso normalmente.
O deload é uma das técnicas mais efetivas para se sair de estagnações, pois as vezes o músculo não teve tempo para se recuperar e agüentar a carga original. Com o músculo melhor recuperado as chances de se conseguir agüentar a carga original é maior.
Exercícios de Assistência:
Pull – ups
/
Chin – Ups
Dips
É possível se adicionar algum desses dois exercícios para uma ênfase nos braços.
No final dois três principais exercícios se faz 3x12 de Pull – up ou Chin – Up. Após as 12 repetições ficarem fáceis se adiciona 2kg de carga e passa a se fazer 3x5.
Vão ser poucos os que vão conseguir fazer essas series de 12 repetições, mas não tem problema, faça o que você agüentar até alcançar as 12 repetições.
Se você conseguir fazer as 12 repetições com um enorme esforço de um intervalo de 5 minutos entre as séries
Para as Dips e Push Ups é o mesmo esquema, sempre com progressão de cargas e boa execução. Pra quem nunca fez Dips começe pelo Push-up até conseguir as repetições, depois disso passe para as dips onde a progressão de carga é muito mais fácil com relação a praticidade.
Um bom modo de intercalar os exercícos é da seguinte maneira:
A - Paralela / B - Chin-up ou Pull-up / A - Paralela -> Semana 1
B - Chin-up ou Pull-up / A - Paralela / B - Chin-up ou Pull-up -> Semana 2
Lembrando que esses exercícios não são essenciais, a base do programa são os três exercícios básicos ditos anteriormente, os exercícios de assistência são apenas para dar uma maior ênfase nos braços. Nunca deixe de fazer um dos três exercícios para fazer um de assistência.
Abdominais
Aquele tanquinho sarado que todos sonham em ter é feito na cozinha, não é qualquer tri-set que soltam na net que vai fazer você definir seu abdômen do dia pra noite.
Squats e deadlifts pesados já fortalecem essa musculatura, não é preciso se matar fazendo exercícios isoladores.
Conclusões finais
Adotei o método a apenas 1 semana e posso dizer que é um treino muito tesão de se fazer, bem rápido, simples e eficiente. Senti o meu corpo bem treinado durante a semana toda e uma das minhas preocupações que era o agachamento 3x, devido a lombar, acabou virando o verdadeiro tesão do treinamento.
Em nenhum momento senti fadiga muscular, também pelo fato de não estar com a carga total ainda, mas de inicio não tive problema algum com isso.
Pra quem gosta de treinos assim ou até mesmo quer buscar outras metodologias eu recomendo o Stronglift 5x5, vale a pena testar.
Edit: Alterações no texto referente ao Deload
Edit2: Alterações no texto referente a Exercícios de Assistência