É muito fácil escolher a dedo mecanismos e vias metabólicas pra empurrar qualquer narrativa. É o modus operandi da maioria dos charlatões. E é por isso que o foco principal deve ser sempre os desfechos, jamais os mecanismos ou as vias metabólicas.
Vias metabólicas não existem isoladamente. NUNCA. Por outro lado, é SEMPRE possível encontrar uma via metabólica que suporte uma narrativa desejada. Abaixo uma imagem com um compilado de vias metabólicas, apenas pra se ter uma ideia:
Desfechos como perda de gordura, ganho de massa muscular, cancer, doença cardíaca, entre outros, não são resultado de uma ou mesmo de algumas vias metabólicas, mas de CENTENAS, senão MILHARES de vias metabólicas.
Um exemplo interessante é a síntese proteica muscular.
Por algum tempo se acreditou que era necessária a ingestão de uma proteína de rápido absorção após os treinos para elevar a síntese proteica e maximizar a hipertrofia. No entanto, ao avaliar os DESFECHOS, percebeu-se que essa janela anabólica era mto maior, e o mais relevante é a ingestão de proteínas total durante o dia.
Outra situação relacionada à síntese proteica muscular é o seu aumento por 36-48h após uma sessão de treinamento. Ora, se há esse aumento por esse curto período, treinos mais frequentes deveriam ser mais vantajosos pra hipertrofia, correto? Não é o que os estudos clínicos randomizados em humanos, que analisaram os DESFECHOS em hipertrofia, mostraram. Frequências de mais de duas vezes não tem vantagens, o que implica que olhar apenas pra uma via metabólica não é suficiente pra entender o quadro geral.
Se um desfecho ocorre, existirá um mecanismo para dar suporte a ele, mas só porque existe um mecanismo NÃO significa que um desfecho irá ocorrer!
Portanto, mecanismos e vias metabólicas são ótimos para se discutir, mas vale lembrar que SEMPRE é possível encontrar algum mecanismo ou via para suportar a narrativa desejada.
Quando alguém discute mecanismos isoladamente, sem citar dados que mostrem desfechos, isso é muito problemático.