Salve galera do tópico beleza ? Poderiam me ajudar com uma dúvida recorrente que venho tendo sobre a transição do Cutting para bulking ?
Não irei especificar dados da dieta, apenas para sanar as dúvidas mesmo que estou tendo.
Seguinte, vamos supor que um índividuo X, tenha o GCD em torno de 2200 kcal e a TMB em torno de 1800. (Vamos supor 79.5KG 18%BF, 3 anos de treino, com maturidade muscular e massa magra razoável em vista do BF).
Macros em 30% Carbo, 35% Proteina e 35 %Gordura (Isso é uma suposição apenas, levando em consideração a taxa de gordura para níveis hormonais, em uma pessoa com uma sensibilidade a insulina um pouco inferior).
Indíviduo suplementando termogênico a base de cafeína 420mg dia.
Na 1° Semana de cutting o índividuo X consome 2000 Kcal, sem cárdio.
Na 2° Semana de cutting o índividuo X consome 2000 Kcal, incluindo cárdio moderado de 2 a 3x por semana, resultado, peso reduz e ocorre estagnação(normal).
Na 3° Semana reduzimos mais 100 KCAL da dieta, ou seja, em 1900 KCAL, nessa semana mantemos sem cárdio e na próxima fazemos o mesmo esquema, de cárdio moderado de 2 a 3x semana.
Na 5° Semana seguimos a mesma lógica, mais 100kcal a menos (1800 kcal), nessa semana mantemos sem cárdio e na próxima fazemos o mesmo esquema, de cárdio moderado de 2 a 3x semana.
No final do Cutting, digamos que a pessoa terminou o cutting em 1200kcal, e reduziu o peso para 73KG E 10% BF.
Supondo que seu GCD esteja em torno atualmente de 2000KCAL, e a TMB em 1800, Para realizar uma transição descente, devemos começar com 1200KCAL(do final do cutting), e semanalmente subir em torno de 250KCAL, até atingir as 2000KCAL de GCD, e consequentemente após umas 2 semanas começar um bulking sem queimar largada, seguindo a mesma lógica? Tendo em noção também a alteração de macros, como por exemplo num bulking futuro, alterar os macros para 40% carbo, 30% prot e 30% gordura, e adicionando 100 a 150kcal semanais para evitar subir o percentual de gordura ???
E já pedindo opiniões, é correto o método utilizado no cutting que citei acima(conforme adaptar a redução dos macros, primeira semana sem cárdio e na próxima com) ?? Obrigado desde já.
PS: TODOS OS DADOS SÃO SUPOSIÇÕES E NÃO FORAM FEITO UM CÁLCULO, É APENAS PARA UMA QUESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA DO PROCESSO*
Lembrando que esses dados são para uma pessoa que sabe calcular os macros, kcal, nível de insulina etc, não sou da área de nutrição nem educa, apenas um entusiasta mesmo da musculação, e querias saber se a lógica do que está escrito está certa de uma maneira geral, criei esse tópico para membros experientes se puderem me ajudar, desde já obrigado.