E ai quando alguns tentam mostrar que o lado simples e eficaz tem validade, as pessoas realmente invertem as coisas dizendo que treinar dessa forma é uma tese mirabolante ou muito complicado. Simples nao é entrar na academia e fazer 2 ou 3 exercicios basicos distribuindo 5-20 series entre eles; simples hoje em dia é escolher 3-5 exercicios diferentes para cada musculo, cada um tentando atingir um angulo diferente da fibra, aliado de variaveis como drop/bi/super sets com intervalos cronometrados e abusando de maquinas. Deixando a ironia de lado, atualmente simples se confunde com comum; só porque nao é comum ver alguem treinando peito apenas com supino e mergulho, entao esse tipo de treino vira complicado, absurdo, ineficaz... e viva ao CrossOver, aos Crucifixos em 5 inclinacoes diferentes...
O Ice ainda destacou uma coisa que é fato: qualquer um que tenha um padrao razoavel de shape percebe que é cada vez mais complicado encontrar um natural com shape bom. É só deixar o ego de lado e assumir: a cada 10 naturais que treinam hoje em dia com os métodos comuns/padroes, 8 tem shape vergonhoso e/ou desbalanceado (quem tem volume é gordo, quem é rasgado é pequeno...). O abuso de EAs vem cada vez mais cedo, em doses cada vez maiores... tudo pra compensar a falta de resultados. O restante do post do Kyo é mais correto ainda; só estudar o passado do BodyBuilding que fica MUITO claro: a partir das decadas de 60-70, quando os EAs comecaram a se popularizar de vez, foi a mesma época em que os treinos passaram a ser cada vez mais focados em isoladores, treino pra pump etc... até chegar no ponto em que está hoje: 80% sequer sabe fazer um Terra, 95% nao consegue agachar abaixo de 90° com qualquer carga consideravel... mas tao lá investindo, no minimo, metade do treino nas maquinas, tirando foto pós-treino pra manter a ilusao... e Deus que livre a pessoa de ficar 10-12h em jejum ou ficar 4-5 dias sem treinar, se nao metade do shape vai embora.
Enfim, nao to postando pra puxar saco de método, pra atacar outros ou coisa do tipo... to postando porque tem muita gente que fica se iludindo ao invés de deixar o ego de lado e perceber que nao tem os resultados que gostaria. O que nao falta é natural dependente de creatina pra ganhar 2 ou 3kgs de agua e ter que ativar biceps/triceps a cada 24h (direta ou indiretamente) pra nao perceber que na realidade o braco nao passa de 35cm. Nem ia postar mais, mas acho que esse tipo de post pode ajudar um ou outro a abrir os olhos e parar pra pensar se está valendo a pena toda a complicacao que faz (des de viver preso nos horarios da dieta até ter que treinar 5-6x/semana).
hahahahaha, o erro está nas duas é uma piada...
Então você vai pra academia seguindo uma rotina do futuro? Porque se nem as antigas nem as novas servem pra você fica complicado o negócio.
E concordo com o cara. As primeiras páginas do Dinosaur Traning são fantásticas.
Fazer academia, malhar ou treinar, foi uma das poucas coisas que teve uma piora significativa a medida que a tecnologia foi aumentando.
A industria dos pesos nunca movimentou muita grana, pois esse é o tipo de produto que nunca acaba, duram gerações e gerações.
Antigamente o pessoal ia pra academia, fazia exercícios simples com barras e alteres e ficavam fortes, acontece que a medida que ocorria o desenvolvimento tecnologico criou-se o boom das máquinas e aparelhos cheios de cabos e roldanas, e o único "novo" jeito de ficar forte era usando essas máquinas. Em seguida a biomedicina anuncia a genética e os frangos seriam frangos para sempre. Todas as revistas publicavam de um lado ao outro que a genética era o que ditava se você ficaria forte ou não. E junto a isso surgiu a única salvação dos frangos, os suplementos e esteroides anabolizantes. Mesmo sua genética sendo péssima, com esse pote de suplemento ou com essa agulha você tem uma chance de ficar forte.
As coisas eram simples e funcionais naquela época, hoje é tudo muito mais difícil. Por incrível que pareça a enorme quantidade de informações só fez o que era simples e eficaz ficar complicado e ineficiente. E o que vemos na academia hoje é a galera que só se preocupa com o pump, a vascularização e o tríceps inchadinho no final do treino, sem contar que são escravos dos suplementos.