Fala galera,
Há algum tempo acompanho um tópico muito bom sobre a lesão de Bankart e Hill Sachs em que o usuário relata ter feito o reparo artroscópico. Como esse tópico já foi fechado e me identifiquei com algumas situações relatadas pelos usuários, resolvi abrir esse tópico pra comentar um pouco sobre essa cirurgia e a reabilitação.
Tive três episódios de luxação (a última bem feia) e resolvi investigar pra ver o que estava acontecendo. Recebi o diagnóstico de lesão de Bankart e Hill Sachs e fiz a cirurgia há exatamente 1 mês. O que me levou a criar esse tópico foi a surpresa que tive em alguns relatos de usuários com o mesmo problema que o meu, principalmente em relação às dificuldades de reabilitação no pós operatório.
A minha cirurgia ocorreu td bem, fiquei 28 dias de tipóia e hoje fiz a primeira sessão de fisioterapia. Até o momento, não tenho sentido grandes dificuldades em relação à dor e a limitações de movimento. Fiz a cirurgia numa terça-feira e na segunda já estava trabalhando normalmente com a tipóia (sou advogado). Tive apenas uma complicação no pós operatório, que foi uma inflamação no nervo. Dor indescritível e 3 dias sem pregar o olho com o braço latejando todo até os dedos. Meu médico me passou 3 doses de dexa-citoneurin que resolveram meu problema.
Esse foi o grande contratempo que enfrentei até agora. Passado esse sufoco, cumpri o prazo de 28 dias com a tipóia e recebi uma solicitação de 20 sessões de fisioterapia. Hoje já faço tudo normalmente, como dirigir, tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo, comer, enfim, tenho tranquilidade pra executar todos os movimentos funcionais do dia a dia, as vezes com um pouco de dor, mas nada intolerável.
Já na primeira sessão, consegui estender o braço 180 graus (deitado na maca, movimentação sentido pé-cabeça), com dor, mais parecida com uma fisgada, mas completamente tolerável. Não tenho sentido limitações relevantes nos movimentos, a não ser rotação externa, que dói bastante mas consigo fazer um giro em torno de 45 graus.
Com relação ao tempo de recuperação, estimaram (médico e fisioterapeuta) um prazo de aproximadamente 3 meses para retorno às atividades, isso quer dizer: treino pesado (faço CrossFit) e rotina normal. Pelo que conversei com a fisioterapeuta, a minha recuperação tem sido bastante produtiva. De fato, parece que o natural é que o paciente não consiga uma amplitude de mais de 90 graus nas primeiras sessões de fisioterapia. Acredito que esse bom desempenho inicial possa ser creditado à minha musculatura do ombro, que sempre foi bem desenvolvida.
Me assustei com o relato de alguns usuários de que disseram ter feito mais de 100 sessões de fisioterapia, e outros que ainda não tinham segurança nos movimentos mesmo após 7, 8 meses depois da cirurgia. Pelo andar da carruagem, eu realmente acredito e confio que estarei 100% até janeiro, quando completarei 3 meses de cirurgia, podendo voltar a treinar pesado, inclusive com exercícios de levantamento olímpico e elevação do ombro.
Gostaria que os colegas que passaram pelo mesmo problema que o meu compartilhassem suas experiências aqui, até mesmo para que eu possa entender melhor esse processo e de repente perceber que posso estar equivocado com esse "otimismo" todo com relação ao tempo de recuperação. Abraço a todos!