
ilvys
Membro
-
Registro em
-
Última visita
Histórico de Reputação
-
ilvys deu reputação a zumbininja em O Mito Da Tpc Serms Por André ZuccaroUma das coisas que ele fala e encoraja a fazer é não acreditar em tudo de primeira, buscar o máximo de informações e tirar suas próprias conclusões, então eu acho que a partir daí, já dá pra perceber que o cara não tá querendo enganar ninguém.
Outra coisa, ele critica a TPC convencional justamente por isso: Durante a TPC, a testosterona dá as caras, óbvio. O problema vem DEPOIS, como feedback do clomifeno e tamoxifeno. Você pode até manter sua opinião, mas sugiro ao menos tentar saber quem é o cara e o que ele defente, antes sair chamando de lixo.
Se quiser ler alguns artigos dele, fique a vontade: https://www.facebook.com/nutricaoneuroendocrino?ref=ts&fref=ts
-
ilvys deu reputação a TheyCallMePeter em Artigo Traduzido - Como Aumentar Seus Níveis De Dopamina, A Molécula Da MotivaçãoTraduzido por: Dr. Roberto Franco do Amaral Neto, médico
Retirado de: https://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/alimentacao/como-aumentar-seus-niveis-de-dopamina-a-molecula-da-motivacao/
================================================================================================
A dopamina é um neurotransmissor fundamental para a motivação, foco e produtividade. Conheça os sintomas da deficiência de dopamina e formas naturais para aumentar os níveis de dopamina …
Existem cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro humano – tantos quanto as estrelas da Via Láctea. Estas células se comunicam entre si através de substâncias químicas do cérebro chamadas neurotransmissores.
A dopamina é o neurotransmissor responsável pela motivação, impulso e foco. Ela desempenha um papel em vários distúrbios mentais, incluindo depressão, dependências, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e esquizofrenia.
Vamos dar uma olhada na dopamina – o que faz, sintomas da deficiência e como aumentá-la naturalmente.
Dopamina: A molécula da motivação
A dopamina tem sido chamado de nosso “molécula de motivação.” Ele aumenta o nosso direcionamento, foco e concentração. Ela nos permite planejar com antecedência e resistir aos impulsos, para que possamos alcançar nossos objetivos. Nos dá a sensação do “Eu fiz isso!” quando realizamos o que nos propusemos a fazer. Faz-nos competitivos e proporciona a emoção da “caçada” em todos os aspectos da vida – negócios, esportes e amor.
A dopamina é responsável pelo nosso sistema de prazer e recompensa. (1) Ela nos permite ter sentimentos de prazer, felicidade e até mesmo euforia. Mas pouca dopamina pode deixar-nos fora de foco, desmotivados, apáticos e até mesmo deprimidos.
Molécula da Dopamina
Os sintomas de deficiência de dopamina
Pessoas com baixas concentrações de dopamina carecem de entusiasmo pela vida. Elas apresentam baixo consumo de energia e motivação e muitas vezes dependem de cafeína, açúcar, ou outros estimulantes para passar o dia.
Muitos dos sintomas comuns da deficiência de dopamina são semelhantes aos da depressão:
· falta de motivação
· fadiga
· apatia
· procrastinação
· incapacidade de sentir prazer
· baixa libido
· problemas de sono
· mudanças de humor
· desespero
· perda de memória
· incapacidade de se concentrar
Ratos de laboratório deficientes em dopamina tornaram-se tão apáticos e letárgicos que faltou motivação para comer e morreram de fome. (2) Por outro lado, algumas pessoas com baixa concentração de dopamina compensam isto com comportamentos auto-destrutivos, para conseguir um aumento na dopamina. Isso pode incluir o uso e abuso de cafeína, álcool, açúcar, drogas, compras, jogos de vídeo, sexo, poder, ou jogos de azar.
Como aumentar a dopamina naturalmente
Há uma abundância de formas insalubres para aumentar a dopamina. Mas você não tem que recorrer ao “sexo, drogas e rock’n’roll” para aumentar seus níveis de dopamina. Aqui estão algumas maneiras saudáveis e comprovadas para aumentar os níveis de dopamina naturalmente.
Alimentos que aumentam a Dopamina
A dopamina é feita a partir do aminoácido tirosina. Comer uma dieta rica em tirosina irá garantir que você tenha os blocos básicos de construção, necessários para a produção da dopamina.
Aqui está uma lista de alimentos ricos em tirosina: (3, 4, 5, 6)
· todos os produtos de origem animal
· amêndoas
· maçãs
· abacate
· bananas
· beterrabas
· chocolate
· café
· favas
· vegetais de folhas verdes
· chá verde
· feijão
· farinha de aveia
· vegetais marinhos
· gergelim
· sementes de abóbora
· cúrcuma
· melancia
· gérmen de trigo
Alimentos ricos em probióticos naturais, como iogurte, kefir, e chucrute cru também pode aumentar a produção da dopamina natural. De forma peculiar, a saúde de sua flora intestinal afeta sua produção de neurotransmissores.
Uma superabundância de bactérias nocivas deixa subprodutos tóxicos chamados lipopolisacarídeos que reduzem os níveis de dopamina. (7)
O açúcar foi relacionado com o aumento da dopamina, mas este é um aumento temporário, mais do tipo eliciado pela droga do que pela comida. (8)
Suplementos de Dopamina
Existem suplementos que podem aumentar os níveis de dopamina naturalmente.
A curcumina é o ingrediente ativo na especiaria cúrcuma. Ela está disponível de forma isolada como um complemento. Ele atravessa facilmente a barreira hemato-encefálica e pode aumentar os níveis de dopamina. (9, 10, 11)
A curcumina foi relacionada ao alívio das ações obsessivas e melhora da perda de memória associada, ao aumentar a dopamina. (12, 13)
Ginkgo biloba é tradicionalmente usado para uma variedade de problemas relacionados ao cérebro – falta de concentração, esquecimento, dores de cabeça, fadiga, confusão mental, depressão e ansiedade. (14) Um dos mecanismos pelos quais a ginkgo funciona é através do aumento de dopamina. (15, 16)
L-teanina é um componente encontrado no chá verde. Ele aumenta os níveis de dopamina, juntamente com outros neurotransmissores serotonina e GABA. (17, 18) A L-teanina melhora memória, aprendizagem e humor. (19, 20) Você pode obter o seu incremento de dopamina, tomando suplementos de L-teanina ou bebendo três xícaras de chá verde por dia. (21)
L-tirosina – precursor para a dopamina – está disponível como um suplemento. Recomenda-se tomar acetil-L-tirosina – uma forma mais absorvível que atravessa facilmente a barreira hemato-encefálica. (22)
Fosfatidilserina atua como “porteiro” do seu cérebro, regulando nutrientes e resíduos que entram e saem de seu cérebro. Pode aumentar os níveis de dopamina e melhorar a memória, a concentração, aprendizagem e TDAH. (23, 24, 25)
Aumente a Dopamina com Exercícios
O exercício físico é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu cérebro. Ele aumenta a produção de novas células cerebrais, retarda o seu envelhecimento e melhora o fluxo de nutrientes para o cérebro. Ele também pode aumentar seus níveis de dopamina e os neurotransmissores do “bem-estar”, serotonina e noradrenalina. (26)
Dr. John Ratey, psiquiatra renomado e autor de “Centelha: A Revolucionária Nova Ciência do Exercício e do Cérebro”, estudou extensivamente os efeitos do exercício físico sobre o cérebro. Ele descobriu que o exercício aumenta os níveis basais de dopamina, promovendo o crescimento de novos receptores nas células cerebrais.
A dopamina é responsável, em parte, pela elevada experiência dos corredores profissionais. (27) Mas você não precisa se exercitar vigorosamente para aprimorar seu cérebro. Fazer caminhadas ou exercícios suaves, sem impacto como yoga, tai chi, ou qi gong produzem poderosos benefícios para a mente e o corpo. (28, 29, 30)
Aumente a Dopamina com Meditação
Os benefícios da meditação têm sido comprovados em mais de 1.000 estudos. (31) Meditadores regulares experimentam elevada capacidade de aprender, aumento da criatividade, e relaxamento profundo. Tem sido demonstrado que a meditação aumenta a dopamina, melhorando o foco e a concentração. (32)
Passatempos manuais de todos os tipos – tricô, costura, desenho, fotografia, tratamento de madeira, e reparos domésticos – concentram o cérebro de forma semelhante à meditação. Essas atividades aumentam a dopamina, afastam a depressão e protegem contra o envelhecimento do cérebro. (33)
Ouvir música pode causar de liberação de dopamina. Estranhamente, você não tem sequer que ouvir a ouvir música para obter este neurotransmissor, que flui apenas pela antecipação da escuta. (34)
Usando o sistema de recompensa do seu cérebro para equilibrar a Dopamina
A dopamina funciona como um mecanismo de sobrevivência, liberando energia quando uma grande oportunidade está na frente de você. A dopamina nos recompensa quando estiverem satisfeitas as nossas necessidades. Nós adoramos as ondas de dopamina devido à forma como elas nos fazem sentir. Mas de acordo com a Dra. Loretta Graziano Breuning, autora do livro “Conheça seus produtos químicos da felicidade: dopamina, endorfina, ocitocina, a serotonina”, nós não somos projetados para experimentar um frisson de dopamina incessante. A caça constante por aumento de dopamina pode transformá-lo em um “Lobo de Wall Street” – movido por vícios, ganância e luxúria.
Aqui estão algumas maneiras saudáveis para equilibrar sua dopamina, trabalhando com o sistema de recompensa embutido no seu cérebro.
Desfrute a busca
Nossos ancestrais estavam em uma busca constante pela sobrevivência. Eles conseguiam uma onda de dopamina cada vez que achavam um novo pé de frutas ou um melhor ponto de pesca, porque isso significava que viveriam para procurar outro dia. Embora você ainda possa pegar frutas e peixes, há outras infinitas maneiras saudáveis pelas quais você pode desfrutar a busca na vida moderna.
Você pode procurar uma nova música para download, ingredientes especiais para cozinhar, barganhar um pacote de viagem, um item de colecionador difícil de encontrar ou esse presente perfeito para um ente querido. Você pode participar de passatempos especificamente orientados para missões como geocaching (atividade recreativa para encontrar um objeto escondido, por meio de coordenadas de GPS publicadas em um site), observação de aves, geologia amadora, arqueologia amadora, e coleta de todos os tipos.
O ato de procurar e encontrar ativa seus circuitos de recompensa – sem arrependimentos posteriores.
Criar metas de curto e longo prazos
A dopamina é liberada quando se atinge um objetivo. Ter apenas metas de longo prazo é frustrante, então defina tanto metas de longo quanto de curto prazo. Metas a curto prazo não tem que ser algo grande. Eles podem ser tão simples como tentar uma nova receita, esvaziar sua pasta de e-mails, a limpeza de um armário, ou, finalmente, aprender a usar um novo aplicativo para o seu celular.
Transforme as metas de longo prazo em pequenas metas de curto prazo para dar a si mesmo aumento de dopamina ao longo do caminho.
Aceite novos desafios
Conseguir uma promoção é um grande impulso de dopamina, mas isso não acontece muito frequentemente! Mas você pode criar suas próprias recompensas de dopamina, definindo uma meta e em seguida, dar pequenos passos em direção a ela todos os dias. Isso pode ser começar um novo programa de exercícios, aprender francês, ou desafiar a si mesmo a ir para casa do trabalho de forma diferente a cada dia, de preferência sem o uso de seu GPS.
De acordo com a Dra. Breuning, trabalhando com metas, sem falhar por 45 dias, você estará treinando o seu cérebro para estimular a produção de dopamina de uma nova maneira.
Dopamina e condições mentais
A dopamina desempenha um papel muito importante na forma como vivemos nossas vidas, não sendo nenhuma surpresa, que quando o sistema de dopamina está fora de equilíbrio pode contribuir para muitas condições mentais. (35)
Aqui estão três das condições mais comuns que têm uma ligação da dopamina.
Dopamina e TDAH
A causa subjacente do TDAH ainda é desconhecida. Até recentemente era amplamente aceito que a causa do TDAH seria, provavelmente, uma anormalidade na função da dopamina. Isso parece lógico já que a dopamina é essencial para manter o foco. A maioria dos medicamentos TDAH são baseados nesta teoria da “deficiência de dopamina”. Acredita-se que os medicamentos usados para tratar o TDAH aumentam a liberação de dopamina e noradrenalina, enquanto a reduzem a sua taxa de recaptação. (36) No entanto, as pesquisas mais recentes sugerem que a principal causa de TDAH encontra-se em uma diferença estrutural na matéria cinzenta no cérebro e não dopamina. (37)
Dopamina e Depressão
A serotonina é a substância química do cérebro mais associada à depressão. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), como Paxil, Prozac, Zoloft, Celexa e Lexapro são prescritos para a depressão e atuam aumentando os níveis cerebrais de serotonina. Mas isso só funciona em cerca de 40% dos pacientes que os utilizam. (38)
E os outros 60%?
Há um crescente corpo de evidência que mostra que o baixo nível de dopamina e não de serotonina é a causa da depressão para muitos. Bupropiona (nome comercial Wellbutrin) provou ser eficaz para os pacientes que não foram ajudados pelos ISRSs, abordando a deficiência de dopamina. (39)
Como determinar se a sua depressão ocorre mais provavelmente devido à deficiência de serotonina do que deficiência de dopamina? A depressão pela falta de serotonina é acompanhada de ansiedade e irritabilidade, enquanto a depressão pela falta de dopamina se expressa como letargia e falta de alegria de viver. (40)
A dopamina e esquizofrenia
A causa da esquizofrenia é desconhecida, mas acredita-se que a genética e fatores ambientais desempenham importantes papéis. (41) Uma teoria que prevalece é que ela é causada por um sistema de dopamina superativo. (42, 43) As provas de apoio para essa teoria é que os melhores medicamentos para tratar os sintomas da esquizofrenia se assemelham à dopamina e bloqueiam os receptores de dopamina. (44) No entanto, estes medicamentos podem levar dias para funcionar o que é indicativo de que o mecanismo exato ainda não é compreendido. (45)
Como aumentar a dopamina em poucas palavras
A dopamina é nossa “molécula de motivação.” É também responsável pelo nosso sistema de prazer e recompensa. Há maneiras saudáveis e insalubres para aumentar a dopamina. Formas insalubres para aumentar a dopamina podem ser portas de entrada para a autodestruição e vícios. Maneiras saudáveis incluem comer os alimentos certos, suplementos para aumentar a dopamina, exercício físico, e meditação. Saiba como aproveitar o seu sistema de recompensa para uma produção saudável de dopamina. Aproveite a busca, defina objetivos tanto de longo quanto de curto prazo e aceite novos desafios. Você vai se sentir mais vivo, focado, produtivo e motivado.
================================================================================================
Originalmente traduzido a partir de: https://www.healthy-holistic-living.com/increase-dopamine-motivation-molecule.html
-
ilvys deu reputação a jorgesbsb em Avaliação de examesConselho, a não ser que você tenha excelentes recomendações do médico, não vá 100% pela cabeça de médico, estude você mesmo seu caso.
Tenho notado que poucos médicos possuem conhecimento profundo sobre a questão hormonal masculina e digo mais, alguns nem o básico sabem...
Boa sorte
-
ilvys deu reputação a Lealz em Depressão e ansiedadeVerdade que hoje é geração nutella
Adultos de 35 anos vivendo com os pais e sem maturidade nenhuma tomando todynho e comendo doritos
Mas ao mesmo tempo a sociedade se individualizou demais com a era da informação
A interação social que nossos pais ou avós tinham antigamente hoje em dia é mínima, ai dizem "ah, mas saio todo final de semana pra beber com os amigos, ir para as festas, pegar mulheres" ta, mas segunda feira a realidade volta te dando um soco na cara e te mostrando que voce nasce e morre sozinho.
Não é desmerecendo os transtornos psíquicos causados por esses soldados de guerra, mas depressão, estresse e ansiedade envolvem muito mais que perda de parentes.
São transtornos Bioquímicos que são desencadeados por fatores estressantes, e querendo ou não, o estresse te da porrada 24 horas por dia. Só que a Bioquímica junto com o fator social que vai definir a sua resposta a esse fator estressante. Problema é que galera só olha para o fator social achando que só pode ter depressão quem perde um parente. Enfim, Não tenho base crítica total pra discutir esse assunto, é muito mais amplo que imaginamos.
Só digo uma coisa, se alguém aqui estiver passando por isso pode me chamar no privado para desabafar. Meu tio faleceu há 3 anos por isso, se matou por ter "mimimi" que muitos acham.
-
ilvys deu reputação a Zé Ninguém em Depressão e ansiedadeSer um viadinho mimado e ter depressão são coisas distintas.
Concordo.
Para o troglodita com QI abaixo da média a vida é simples: supere as adversidades e goze da vida o quanto puder. É basicamente o que um animal faz. Mas para quem consegue usar 3 neurônios simultaneamente as coisas não são tão simples assim. Não é porque antigamente a vida do homem era pior ainda que as coisas estão boas agora. Como disseram, o psicológico dos soldados era todo fudido. Ser impelido a ir para a guerra e continuar se fodendo na volta foi uma tragédia que eles tiveram que passar por cima. Ninguém passou por aquilo porque era fodão.
Quem já refletiu um pouco acerca da vida notou que ela é completamente desprovida de sentido -- e se um Deus existe, ele é omisso. O próprio conceito de seleção natural é caótico, ilógico. Não é o mais forte quem sobrevive, mas sim a espécie que deu a sorte de se adaptar a um evento/circunstância qualquer -- e essa mesma encenação se repete geração após geração, milênio após milênio, era após era.
Esse desejo de viver a vida é só uma racionalização de nossos instintos cegos e insaciáveis. A nossa consciência é só uma expectadora assistindo a esse espetáculo macabro. Não temos controle nem do nosso próprio ser direito.
-
ilvys deu reputação a Cometa Halley em Depressão e ansiedadeQuem diz que “tempos difíceis criam homens fortes” com certeza nunca deve ter nem entrado em uma das forças armadas e ter visto o psicológico dos militares. Durante a primeira e a segunda guerra mundial era um absurdo de alto os índices de militares que se suicidaram ou procuraram por ajuda psiquiátrica depois de ter passado por uma guerra. Meu pai era da Marinha e eu vi de perto muitos marinheiros que tomavam remédio tarja preta depois que voltavam de missões, como a Missão de Paz no Haiti. Muitos militares fazem acompanhamento psicológico, muitos cometem suicidio dentro dos quartéis.
Lembrando que após a segunda guerra, surgiu nos EUA a ideia da felicidade Americana, onde basicamente se pregava que não havia motivos para os americanos ficarem tristes após terem vencido a guerra, só que nessa época a depressão ainda não era debatida como atualmente e nem era diagnosticado como uma doença. E de fato os americanos vivam extremamente bem, com conforto e dinheiro, mas muitos estavam com depressão e não sabiam o que estava acontecendo com eles. Depressão não tem nada a ver com condições financeiras.
O filme “As Horas” retrata bem como a depressão era tratada no início do século XX, no período pós segunda guerra e no início dos anos 2000. As 3 personagens do filme possuem depressão mas são tratadas de forma diferente.
Depressao, ansiedade e outras doenças psicológicas não tem nada a ver com masculinidade ou se a pessoa tem uma vida difícil ou não, vai muito além disso, vai para questões biológicas.
-
ilvys deu reputação a Fallout em Depressão e ansiedadeSofri de puberdade precoce aos 9 anos , comecei a sofrer bullying por estar me desenvolvendo antes dos demais garotos e entrei num quadro profundo de depressão , nessa época já treinava esportes mistos mas era bem magrelo , baixo , de cabelo ruim , apareceram espinhas e tal , enfim , o que eu devia passar aos 13 14 15 , aconteceu numa realidade de 8 9 anos ... comecei a pensar em suicidio e nos médicos eu não conseguia falar nada , até que conheci uma menina gostosinha bem mais velha , ela tinha por volta dos 14 anos já , e eu fiquei LOUCO , acho que pelos hormonios estarem aflorando eu endoidei , fiz de tudo pra conquistar ela , entrei no curso de literatura da escola e aprendi a fazer poesia , comecei a treinar mais e fui de 36kg pra 52kg ( em três anos) , ela gostava de dança me matriculei no ballet (podem zoar avontade ) e jazz , comecei a aprender instrumentos , me tornei amigo dos amigos dela e aí com 12 anos , um dia de noite já por volta das 22:00 naquelas rodas de galera onde todo mundo fica conversando ela me deu um beijo ; a depressão acabou e eu e ela também ...só foi aquilo , só precisava daquilo , ela se mudou ; porém me vi um garoto diferente , estava me dando bem nos esportes , tinha aprendido coisas novas de áreas distintas , fiz tantos amigos nos novos grupos que saia todo final de semana , até os 16 vivi muito bem , competindo todo mês em vários esportes, pegando várias garotas ( que era meu vicio depois do esporte) ; mas a depressão começou a voltar , eu estava forte e bem melhor do que aquele guri de 9 anos , mas estava voltando sem explicação .. mulher era só mais uma, competir ficou estressante , falar ficou pesado ... mesmo quadro mesma merda... então eu conheci uma garota mais velha que eu , o pai dela sempre foi meu amigo mas até então não a conhecia , me engajei de novo num esforço sobrenatural para conquista-la , porém dessa vez foi mais dificil , não porque tive que lidar com o ex dela , não porque eu era mais novo , mas porque ela era da igreja ...
...com muita relutância fui para a igreja , conheci Jesus , comecei a namorar a garota , comecei a trabalhar , comecei a peneirar aqueles velhos "amigos" , comecei a mudar meu linguajar ,minha raiva diminuiu , o ódio e aquela sensação de queimação de fúria dentro do meu peito acabaram ... passava várias noites da semana chorando sem explicação me sentindo um lixo por cada promiscuidade e erro que tinha cometido , comecei a tratar melhor meus pais e ficar mais perto dos meus avós , depois de conhecer Jesus , passei a ama-lo ; venci a depressão , hoje sou feliz , vou noivar em alguns meses , minha casa logo começará , tenho um emprego dos sonhos , treino todos os dias , amo a minha mulher , tenho amigos VERDADEIROS , não preciso de remédios ...
talvez Nada disso de Deus exista , talvez Jesus tenha sido só uma conspiração , mas no meu caso essa conspiração salvou minha vida e minha alma , deixo aqui o depoimento de quem venceu o vazio interno e hoje acorda todas as manhãs com propósitos , sonhos , e acima de tudo , a esperança de algo melhor no final . desejo um abraço e sorte a todos aqueles que enfrentam a depressão , orarei por vocês . valeu !