Olá, eu fui convocada para o TAF da primeira turma, e passei! Não paguei nenhum personal específico (que nessas horas aparecem bastante) e nutricionista, mas dei uma pesquisada e segui uma rotina que deu muito certo!
Sempre tive mais preocupação com a barra fixa, porque exige força, então sempre foi o que eu mais treinei. Só que no meu caso, a barra é isometria (o que pra mim facilita bastante), porém treinei junto com o meu irmão que teve uma melhora nos treinos muito grande a partir de alguns exercícios e alimentação.
Quanto a alimentação:
É fundamental, então antes de qualquer coisa pesquise aqui no fórum algumas sugestões.
Quanto a suplementação:
É bastante particular, e vai depender bastante do seu corpo e objetivos, no meu caso, fiz uso de Albumina, BCAA, Whey Protein, Dextrose e Creatina (que fez uma diferença muito significativa). Esses suplementos não dão problema nenhum nos exames que são feitos posteriormente. Tem alguns pré-treinos que podem te ajudar, mas tem que dar uma olhada na composição, assim como os termogênicos, caso você queira perder peso.
Quanto aos treinos:
A corrida: sempre foi o que eu mais tive dificuldade, porque sentia dor na canela, o que dificultava muito pra correr, ai dei uma pesquisada no assunto, tentei melhorar a forma com que eu corria, a posição dos pés, tomei um remédio milagroso (que agora não me lembro o nome, mas se precisar depois eu vejo) e por fim, com o decorrer do tempo as dores amenizaram, até que sumiram. Meu tempo sempre foi de 15min, e então comecei a me desesperar, foi ai que segui uma rotina que o professor do meu irmão me passou: primeiramente começamos correndo e depois andando, e gradativamente aumentando (no primeiro dia não corria nem 100 metros que já não aguentava, depois fui melhorando, até conseguir 500 metros, 1000 metros e assim vai), assim que conseguimos fazer pelo menos 1500 metros correndo, mudamos a rotina, onde um dia fazíamos 10 tiros de corrida em subida (comecei com 100 metros, depois 200, e assim ia aumentando conforme conseguia), isso ajudou significativamente a melhorar meu tempo, e no outro dia eu corríamos um pouco mais devagar por 15 min, 20 min, 30 min. Desse modo, sempre fazíamos, pelo menos uma vez na semana um "teste" pra verificar se estávamos melhorando ou não. O meu irmão de 15min. conseguiu diminuir o tempo para 11:30, no dia do meu TAF fiz em 12:58.
Começa correndo e andando, quando melhorar faz um dia tiros de corrida em subida: 10x - vai aumentando conforme você conseguir; e no outro dia 15min de corrida, depois 20, 30. Vale lembrar, que isso deu certo pra nós, você pode até seguir se você quiser, mas vai sempre fazendo "testes" pra saber se seu tempo está melhorando oh não.
Shuttle Run: eu não treinava, o que na verdade foi um erro meu, imaginei que seria o mais fácil e então deixei pra treinar faltando uma semana. Se eu for te dar um conselho, seria pra você treinar, mas moderadamente, porque o risco de você lesionar é muito grande, principalmente quando for virar depois que pega o toco. Mesmo treinando quando faltava uma semana, nos treinos eu consegui bater o tempo (até menos que o necessário), eu treinei várias vezes no mesmo dia, até descobrir o "macete", quando você abaixar pra pegar o toco, você obrigatoriamente tem que passar um dos pés pra trás da linha, e colocando o pé o mais próximo da linha te ajuda bastante, além é claro de você dar um leve impulso colocando a mão no chão, que acaba te dando mais segurança e um "tranco" pra correr depois). No dia do meu TAF, levei um tênis de futsal (que me ajudou bastante), porém fizemos o teste em uma quadra, e o chão era liso demais, então escorregava muito, desse modo, troquei o tênis e fiz 4 pontos (perdi a primeira tentativa porque o avaliador disse que eu pisei na linha - então como só tinha mais uma chance, fiz um pouco mais devagar pra não fazer nada de errado). Daí a importância de treinar à mais tempo (pra você se sentir mais confiante). Pra esse teste, as dicas são essas, não tem segredo, pede pra alguém marcar seu tempo, e vai tentando, até você descobrir o que faz você ser mais rápido.
Barra: acredito ser o pior pra galera, pensando nisso, era o que eu mais treinava. Mas como eu disse, o meu é isometria, o que facilitou um pouco. Fui melhorando meus tempos aos poucos, antes não conseguia ficar nem 7seg. mas aos poucos, fui conseguindo até conseguir ficar 38seg. Apesar de que no dia marquei 4 pontos, porque estava fraca (haja vista que "almoçei" 10:00 da manhã, e fui fazer o teste já era 15:30 da tarde, outra dica, leve algo pra comer lá, porque eu fiz o favor de esquecer). Sempre gostei mais de treinar costas/bíceps, o que me favoreceu nos treinos. Porém, uma coisa é certa, pra você fazer barra, você tem que treinar BARRA! alguns exercícios até podem te ajudar, mas o ideal é você comprar uma barra fixa (custa em média uns R$50,00) e fazer, a primeira é a pior, mas depois da primeira, fica mais fácil. Pede pra algum amigo te ajudar, e sempre faça até não aguentar mais. Tem bastante vídeo no youtube que dá umas dicas legais. Quanto aos exercícios, o mais vai te favorecer, será os de costas e bíceps, que tem uma variedade enorme. Meu irmão conseguia fazer duas barras pronadas, muito mal feitas, mas seguindo uma alimentação certinha, e se dedicando, 1 mês depois, ele conseguia fazer 9-10. Ah e detalhe, no dia do TAF, não pode usar luvas, então já vai treinando sem! E se atente ao esticar o braço e nos impulsos, porque eles são bem rígidos quanto à isso.
Espero ter ajudado, ah e sobre café, eu sinceramente não sei, eu era viciada em chá, e tive que dar uma parada, principalmente pelo açúcar.