Um desabafo Ney, longo, mas de coração. Nunca entendi a idolatria da meninada do fórum pelo Zyzz, um cara que melhorou o shape (não gosto do estilo funil dele), ficou famoso e logo morreu... a explicação que mais ouço é, "ah, ele aproveitou a vida, pegava as minas, tinha um shape legal, etc, etc, etc..."
Bom, pode ser por eu ser bem mais velho que essa garotada (33 e aumentando), ou por estar em outra sintonia, mas acho que toda essa meninada, quando crescer, em algum momento vai pensar um pouco diferente.... vai notar que o Zyzz nem tinha esse shape todo, que a vida porraloka dele pode ser muito engraçada ou invejada nas páginas de fofoca, mas na real devia ser é cheia de paranoias e frustrações... lembrar que tem muito gordinho amigo meu que pegou muito mais mulher que ele e, nem por isso, paga de "sou fodão!"...pensar no que os amigos e familiares dele, que tanto deviam amá-lo, acharam do resultado final de tudo isso... e por mais que ele tenha vivido intensamente, imagina tudo que ele deixou de viver, deixou de aproveitar, amigos, baladas, carreira, família, filhos, envelhecer, amadurecer, aprender, ensinar, isso pode parecer chato a quem tem 16 anos e não imagina quanta vida ainda tem pela frente, mas dependendo de sua visão de mundo, pode ser a coisa mais incrível, legal e maneira dessa nossa passagem pela terra!
Quando adolescentes quase todos nós queremos ser um Zyzz, pegador e famoso, sarado e vitorioso, mesmo que isso acabe amanhã, afinal somos imediatistas, mas não é por acaso que a gente amadurece, não mesmo. O amadurecimento é uma chance que Deus nos dá pra percebermos que o que vale na vida é vencer por seus méritos, é ganhar da rotina do dia a dia, é ter o respeito de quem lhe importa e de quem você gosta, é alcançar os próprios objetivos, não o dos outros, e saber que tropeçar e seguir em frente é nosso maior heroísmo enquanto seres humanos e que se superar é muito mais difícil que virar um Zyzz! Como diz a música, "Eu sou guerreiro, sou trabalhador, e todo dia vou encarar, com fé em Deus e na minha batalha"
Em suma, tenho aprendido que amadurecer é saber que temos de fazer valer a vida como um todo e, pra não fugir do fórum, diria que é um balanço calórico constante entre alegrias e tristeza. E se vez por outra nos deparamos com as restrições de um cutting, sabemos no fundo que essas durezas só nos farão valorizar ainda mais os bulkings que já vivemos e os que ainda virão.
E nessa caminhada aprendemos que para sermos respeitados precisamos respeitar os outros e, sobretudo, a nós mesmos. Então, fera, se você precisar dar um passo atrás nessa parcela fisiculturista de sua vida, que embora seja uma das partes que mais conheçamos, é só uma parte, certamente será por respeito a si próprio, e só não vai entender isso quem ainda não compreendeu que o problema maior do Zyzz não era sua perna fina, era sua percepção limitada do que realmente importa na vida. Pois nem sempre um bíceps de 40cm é a vitória, como diz a música, "a vitória de um homem às vezes se esconde em um gesto forte que só ele pode ver"!