Treino pesado: 3 dicas simples para treinar REALMENTE pesado

Uma realidade que muitas pessoas não estão preparadas para encarar é que talvez o treino pesado que elas estão fazendo, ainda não é desafiador o suficiente para gerar hipertrofia muscular.

Logo de cara, muitas pessoas confundem treino pesado com treino excessivamente volumoso, que faça você criar uma poça de suor por onde passa e/ou cause dores musculares tardias debilitantes nos dias seguintes ao treino.

Sem dúvidas um treino pesado jamais será como uma caminhada no parque, mas usar aspectos simplistas para medir a efetividade de um treino é justamente o que faz a maioria das pessoas treinarem “pesado” o ano inteiro e não saírem do mesmo lugar.

Além disso, treinar pesado é algo muito subjetivo.

Você pode achar que realmente está dando tudo o que pode no treino, mas, sem saber, ainda poderia estar dando um pouquinho mais.

Em alguns casos, esse “pouquinho” era justamente o que você precisava para promover o estímulo necessário para gerar hipertrofia.

Enfim, como ter certeza que o nosso treino é realmente pesado e estamos forçando o corpo de forma suficiente para crescer ?

Para a sua sorte, um treino pesado é relativamente simples e tudo o que você precisa saber é controlar algumas variáveis que garantirão que todo esforço está sendo feito.

A seguir veremos as melhores maneiras para gerar um treino pesado de verdade.

Como fazer um treino pesado (de verdade) para hipertrofia

1 – Você consegue treinar mais pesado do que imagina

como realmente fazer um treino pesado para hipertrofia

A maioria das pessoas pensam estar treinando pesado, mas mesmo realizando um esforço relativamente alto, ainda poderiam ir mais longe se REALMENTE quisessem.

Publicidade

Existe uma diferença entre não conseguir continuar a série, e escolher parar porque cedeu ao desconforto causado pelo exercício.

A maioria das pessoas interrompem a série pela segunda opção.

Quando você escolhe um número de repetições para realizar uma série, você precisa ficar atento a duas coisas:

  1. Escolher o máximo de carga possível para falhar ou chegar perto da falha quando estiver no número desejado de repetições;
  2. Ter certeza absoluta que realmente está chegando na falha ou falhando de verdade no número desejado de repetições.

Por exemplo: se você quer fazer 10 repetições no supino, você precisa escolher uma carga que a última repetição seja quase impossível de ser completada.

E quando falamos quase impossível, estamos referindo a uma carga que a última repetição seja assustadora e faça você pensar que não ia conseguir e tudo estava perdido.

Se você terminou o supino com tranquilidade e colocou a barra no suporte, sem maior esforço, é bem provável que ainda tinha várias repetições no tanque e poderia estar treinando com mais carga para começo de história.

É por isso que exercícios como supino com barra ou que possam deixar você preso, é vital executá-los com um ajudante olhando, para permitir que você treine sem medo de ficar preso e use o máximo de carga (isso não significa que o ajudante deve tocar na barra).

Se você não pode contar com um ajudante, faça com halteres em um local onde você possa jogar tudo no chão “a la Ronnie Coleman” ou use uma máquina articulada até conseguir alguém para treinar junto.

É melhor fazer supino articulado em uma máquina indo até a absoluta falha e limite da dor, do que fazer supino reto com barra muito abaixo do que você realmente poderia treinar, por estar treinando sozinho.

Lembrando que o supino é apenas um exemplo, isso ocorre em todos os exercícios.

Publicidade

A maioria das pessoas escolhem cargas e número de repetições para suas séries e acabam sempre treinando abaixo do que realmente poderiam treinar.

Sempre tenha em mente que é normal e esperado sentir desconforto, ter medo de não conseguir terminar a série, sentir dor e outras coisas desagradáveis; é aqui que o treino pesado de verdade começa.

Portanto escolha uma carga adequada para que a série se torne um verdadeiro inferno, do contrário você ainda está longe de estar fazendo um treino pesado.

2 – Sem comida suficiente, tudo vai abaixo

Não é uma dica de treino, mas é um dos principais motivos que sabotam as pessoas de ter um treino pesado de verdade.

Você nunca se perguntou porque atletas de força comem tanto, ao ponto de virarem até obesos ?

Eles fazem isso por duas razões simples:

  1. Ingestão de calorias tem uma relação direta com aumento de força, recuperação muscular e anabolismo;
  2. Eles não ligam para estética, eles querer colocar mais peso na barra, então quanto mais comida, melhores tendem a ser os resultados.

Enquanto você não precisa (e não deve) comer ao ponto de acumular gordura desnecessariamente, existe uma lição a ser aprendida aqui.

Sem ingestão adequada de nutrientes você jamais poderá manter um treino pesado, não vai conseguir se recuperar corretamente e não conseguirá progredir em hipertrofia.

Treinar pesado sem dar os nutrientes para o corpo se recuperar é como espancar alguém que já está caído.

Portanto, antes de qualquer modificação no treino, verifique (e verifique mais uma vez) se você está ingerindo a quantidade de calorias e proteínas de acordo com o seu objetivo.

Publicidade

De forma simplista, se o seu peso corporal não está aumentando (nada) semana após semana, você ainda não está comendo o suficiente.

E a culpa não é da genética ou treino, é porque você realmente não está comendo tudo o que precisa e isso vai afetar você em todos os níveis.

3 – O próximo treino PRECISA ser mais pesado que o anterior

Um treino pesado jamais será imutável.

Se você está treinando “pesado” hoje, mas semana que vem o treino continua igual, ele pode ser qualquer coisa, menos pesado.

E isso não tem qualquer relação com mudar o treino toda hora para “confundir os músculos”.

Entenda.

Para gerar hipertrofia é preciso realizar um aumento gradual e contínuo de volume de treino para forçar o corpo a lidar com uma carga de trabalho cada vez maior, desta forma promovendo estímulos sempre inéditos.

Trocando em miúdos, a cada treino você precisa tentar fazer mais do que no treino anterior (mesmo que seja pouco, mas precisa fazer mais).

Isto pode ser feito através de três maneiras simples:

  1. Aumentar a carga nos exercícios básicos (até mesmo incrementos de 500g poderão ser suficientes);
  2. Quando não for possível aumentar a carga, tentar fazer mais repetições com o máximo de carga que você consegue;
  3. Adicionar uma série a mais no treino (se você faz 12 séries totais para peitoral, na semana seguinte faça 13).

Mas cuidado com o aumento de volume. Infelizmente, não é possível aumentá-lo indefinidamente.

Depois de 6 a 8 semanas de treino pesado e com aumento contínuo de volume, é recomendável fazer uma a duas semanas de descanso ativo (diminuir o volume do treino pela metade) para evitar overtraining e permitir amplo descanso para continuar evoluindo quando voltar ao treino pesado.

Além disso, independente da escolha de exercícios e número de séries, o volume de treino para gerar hipertrofia deverá estar entre 10 a 20 séries totais por grupo muscular.

Isto não é uma verdade absoluta, mas os estudos (2,3) mais sérios sobre o tema mostram que o maior crescimento muscular ocorre nessa faixa.

Este dado serve como uma boa estimativa para sabermos em qual extremo da moeda estamos neste momento e quanto espaço ainda temos para aumentar o volume sem comprometer nossa recuperação.

E se você está treinando há menos de um ano e já está no extremo superior de volume, é muito provável que esteja realizando um treino que foi montado incorretamente e está fazendo você realizar trabalho demais, cedo demais.

Neste caso, é melhor fazer a semana de descanso e voltar com menos volume para aumentá-lo gradualmente de uma forma que seu corpo realmente possa acompanhar e tenha como se recuperar adequadamente.

Palavras finais

O segredo para fazer um treino pesado não está em um ficha de treino especial, mas sim em como você executa a sua ficha de treino atual (independente de qual ela seja).

Um treino pesado precisa fazer você sair da zona de conforto constantemente no sentido de forçar o corpo a fazer algo sempre inédito (e não apenas gerar suor excessivo e dores horripilantes no dia seguinte).

Por exemplo: se você hoje fez supino com 60kg por 10 repetições, na semana que vem você precisa fazer mais.

Seja aumentar a carga em 500g de cada lado, fazer com a mesma carga com mais repetições ou fazer uma série a mais, mas você precisa forçar o corpo a fazer um pouco mais que na semana passada.

E acredite, na grande maioria das vezes, somos capazes de ir muito além do que pensamos, mas estamos presos apenas pelos limites impostos pela nossa própria mente.

Além disso, e não menos importante, precisamos “tirar” do corpo na mesma proporção que “damos” a ele.

Em outras palavras, não adianta treinar pesado, sem fornecer os nutrientes para que ele seja capaz de responder ao treino (e se recuperar) de forma adequada.

Enfim, seguindo estas simples diretivas é possível ter certeza que você REALMENTE está fazendo um treino pesado.

Apenas tenha cuidado com a execução dos exercícios e sempre peça ajuda caso esteja inseguro a respeito de como proceder com algo no treino, isto pode salvar você de uma lesão, principalmente ao treinar pesado.

Referências

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29112055;
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27433992;
  3. http://www.mdpi.com/2075-4663/6/1/7.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×