Postado 26/06/2011 às 17:32 06/26, 2011 LICOPENO Nome científico: Solanum licopersicum Sinonímia: Lycopersicum cerasiforme Dun; Lycopersicum galeni Mill.; Lycopersicum lycopersicum H.Karst.; Lycopersicum pomum-amoris Moench; Lycopersicum solanum Medik.; Lycopersicum solanum-lycopersicum Hill; Solanum humboldtii Willd.; Solanum luridum Salisb.; Solanum lycopersicum L.; Solanum pseudo-lycopersicum Jacq.; Solanum spurium J.F.Gmel. Nome popular: Tomate e Tomateiro, em português; Liebesapfel, Paradeiser, Tomate e Tomatenpflanze, na Alemanha; Tomate e Tomatera, em espanhol; Pomme D’amour, Pomme du Pérou e Tomate, na França; Love Apple, Tomato e Tomato Plant, em inglês; Pomodoro, Pomidoro e Tomate, na Itália. Família: Solanaceae Parte utilizada: fruto Características Licopeno é um carotenóide encontrado principalmente no tomate e derivados, sendo o responsável pela coloração vermelha intensa do próprio tomate e de outras frutas. O organismo não consegue produzir licopeno, portanto, ele deve ser obtido através de uma dieta balanceada e rica em derivados de tomate, ou uma suplementeção de extrato de licopene. O licopeno tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Juntos, o Selênio e o Licopeno agem em sinergia para a obtenção de melhores resultados. O licopeno pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será. Estudos científicos recentes sobre esta substância fitoquímica indicam que este licopeno exibe propriedades antioxidantes que protegem o corpo contra os danos causados pelos radicais livres e pode também ajudar a apoiar e sustentar a saúde da próstata, algo que tem preocupado muitos homens. Os radicais livres são compostos instáveis, constituem-se de moléculas oxidadas de alto grau de reatividade que deterioram membranas de células e o DNA pela oxidação, podendo ocasionar envelhecimento, deterioração das juntas do corpo e do sistema nervoso, maior risco de desenvolvimento de câncer e bloqueio de artérias. Estudo apresentado por cientistas britânicos na reunião anual da Sociedade Britânica para Dermatologia Investigativa (British Society for Investigative Dermatology), da Universidade de Oxford, em abril de 2008, sugere que o antioxidante licopeno, protege a pele contra a radiação ultravioleta, prevenindo o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Em 1995, um estudo de 7 anos, que envolveu 45 000 voluntários demonstrou que o Licopeno reduz significativamente o risco de aparecimento de câncer de Próstata. Em 1999, um artigo publicado no Journal of the National Cancer Institute passou em revista 72 estudos epidemiológicos e examinou as ligações existentes entre o risco de câncer, o consumo de tomate e de produtos à base de tomate e os níveis de Licopeno no sangue. 57 estudos evidenciavam uma relação inversa entre o consumo de tomate ou os níveis de Licopeno no sangue e o risco de câncer em diferentes partes do corpo humano. 35 estudos eram significativos a nível estatístico. As provas de um efeito benéfico eram mais fortes para os casos de câncer da Próstata, dos pulmões e do estômago. Indicações Pode ser usado para neutralizar os radicais livres exercendo um efeito preventivo contra o câncer; diminui significativamente a incidência de tumores mamários e câncer de próstata; protege o sistema cardiovascular e é associado à redução de tumores do trato digestivo. Contribui também para o fortalecimento do sistema imunológico e auxilia na decomposição de Beta-Caroteno na pele. Posologia e precauções Até 10mg por dia. Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio. Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate. É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio. Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares. Precauções: o licopeno é geralmente considerado seguro; o consumo usualmente não provoca reações adversas. Evidências científicas sobre o uso do licopeno na gravidez não estão disponíveis, entretanto, nenhum evento adverso foi reportado em associação ao consumo de alimentos contendo licopeno durante a gravidez. Obs.: Quem desejar saber mais, este site possui uma boa dose de informação extra. https://alimentosevida.blogspot.com/2009/06/licopeno.html Referências Bibliográficas/Fontes: MATOS, F. J. A. Farmácias Vivas, 3ª edição, UFC edições, Fortaleza, 1998. SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos Livraria Editora. 2000. PANIZZA, S. Plantas que Curam (Cheiro de Mato). 7ª edição. IBRASA. 1997. LORE ZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil. Nativas e Exóticas.Instituto Plantarum. 2002. Farmacognosia, da planta ao medicamento, 3ª ed., Editora da UFSC. P.R. Vade – mécum Brasil. 2004/2005. P.R. Vade-mécum https://www.herbarium.com.br https://www.nutricaoclinica.com.br/?task=v https://www.copacabanarunners.net/tomates.html "ANTES DE SER, PRECISO ME VER VENCENDO" SIGAM-ME OS BONS: DIÁRIO DO LIGABO: NO CHICKENS!! "POSSO NÃO SER O MELHOR PRA VOCÊ, MAS FAÇO O MELHOR PARA MIM. ENQUANTO PARA A MAIORIA, ESTE É O ÁPICE DE UM GRANDE SONHO, PARA MIM, É APENAS O INICIO DE UM LONGO CAMINHO CURTO." "PERDA DE TEMPO É CONVENCER A SI PRÓPRIO, QUE É CAPAZ DE CONQUISTAR ALGO QUE VOCÊ JULGA IMPOSSÍVEL. VÁ E FAÇA!" ...O QUE ME ANIMA TODOS OS DIAS A QUERER O MELHOR PARA MIM, MEU CORPO, E MINHA MENTE? NADA DE MAIS, APENAS ACORDAR TODOS OS DIAS E VER AS MESMAS PESSOAS VIVENDO APENAS POR VIVER, FAZENDO SEMPRE AS MESMAS COISAS, E CULPANDO A DEUS POR NÃO SER ALGUEM, SENDO QUE VIVE COMO UM NINGUEM. EU VIVO, PARA SER O MELHOR! MESMO QUE CAUSE DOR, SACRIFICIO, SUOR E SANGUE...
Postado 26/06/2011 às 18:48 06/26, 2011 Legal bom tópico. Eu não costumo comer melância pela falta de paciência é um meleiro da gota, mas adoro o suco natural dela batido no liquidificador. Também ingiro bastante suco de goiaba natural. Bom saber disso. PS: Esse garotinho me lembrou a época que eu era molequinho uns 5 anos de idade eu adorava melância cara, comia e a barriga ficava doendo, mais tarde mandava tudo na cama de volta. kkkkkkkkkkkkk Editado 26/06/2011 às 18:50 06/26, 2011 por Flex W. (veja o histórico de edições)
Crie uma conta ou entre para comentar