Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

The Texas Method

Dennys Zidko

Posts Recomendados

Postado

Boa Dennys, bom artigo pra galera ter uma maior noção das periodizações de cargas e intensidade.

Pretendo usar alguns conceitos desse método para quando eu chegar em um nivel mais intenso do Stronglift.

Abraços

Postado

bela traducao fico muito bom :)

hmmm o legal eh q ninguem fala como calcula essa porrcaria de 1RM, agora imagina 5RM...!!! dah pra confiar naqueles sites que "calculam" 1RM soh de eu por qts kg + reps eu faço??

ideias ai como eu faço pa calcula 1RM???

to lendo o E-book do mark rippetoe - Practical Programming for Strenght Training e nem lah tem como calcula :o .

ps: ooooo eh o fim do mundo nao :D

abraço

Postado
  Em 06/01/2011 em 23:01, hiprtrofiaBCAA disse:

bela traducao fico muito bom :)

hmmm o legal eh q ninguem fala como calcula essa porrcaria de 1RM, agora imagina 5RM...!!! dah pra confiar naqueles sites que "calculam" 1RM soh de eu por qts kg + reps eu faço??

ideias ai como eu faço pa calcula 1RM???

to lendo o E-book do mark rippetoe - Practical Programming for Strenght Training e nem lah tem como calcula :o .

ps: ooooo eh o fim do mundo nao :D

abraço

A melhor maneira é na pratica msmo, mais lembre de chamar alguem para acompanhar, deve fazer o movimento descendo até o peito e subir ao max, tem uma calculadora no site da corpoperfeito.com.br q pode servir. :D

Abraço.

Postado

Pra quem perguntou de como descobrir 1RM, aqui está um método de determinação que tirei do livro 5/3/1 do Jim Wendler:

Weight x Reps x .0333 + Weight = Estimated 1RM

É lógico que é uma estimativa, pode variar um bocado este valor, mas ajuda pra determinação de cargas num primeiro momento, e evita problemas ao tentar 1RM sem spotter.

Abraços

• 5 meses depois...
Postado

uma duvida:

na segunda faco 5x5 com o mesmo peso

na quarta faco um deload

na sexta faco 1x5 aumentando 2kg

ai na outra segunda faco 5x5 com o peso atingido na sexta?

ex:

segunda

5x5 agachamento 100kg

quarta

3x5 agachamento 80kg

sexta

1x5 agachamento 102kg

na proxima semana

segunda

5x5 agachamento 102kg

quarta

3x5 agachamento 80kg

sexta

1x5 agachamento 104kg

e assim por diante?

abraços!

Postado
  Em 09/06/2011 em 15:14, luis2356 disse:

Quando que eu sei que devo sair do SS e entra no TM?

Quando estiver estagnado,e a progressão não for mais possível...

Basicamente isso,estagnação.

• 9 meses depois...
Postado (editado)

Revivendo aqui...

Gostei do treino, mas como seria o aquecimento??? Do mesmo modo que no SS???

Tem algum link com mais informações do treino???

Pretendo testar esse treino em breve, muito breve...

Valeu,

Abraço!!!

Editado por Zorkss
Postado
  Em 22/03/2012 em 03:29, Zorkss disse:

Revivendo aqui...

Gostei do treino, mas como seria o aquecimento??? Do mesmo modo que no SS???

Tem algum link com mais informações do treino???

Pretendo testar esse treino em breve, muito breve...

Valeu,

Abraço!!!

Esquece... vim ler tudo denovo, vi q da primeira vez passou batido sobre aquecimento...rsrs

• 1 ano depois...
Postado

Notei que não tem barbell rows e o lev. terra é feito apenas na segunda. Algum problema em seguir o modelo do SL quanto a variação de exercicios? Pensei em fazer

A:

Agachamento, Supino, Barbell row

B:

Agachamento, Overhead, Lev. Terra

Obviamente alternando estes 2 durante as segundas, quartas e sextas. Seguindo a idéia das repetições e cargas do Texas.

• 2 meses depois...
Postado (editado)
  Em 09/06/2011 em 13:49, Frango_13 disse:

uma duvida:

na segunda faco 5x5 com o mesmo peso

na quarta faco um deload

na sexta faco 1x5 aumentando 2kg

ai na outra segunda faco 5x5 com o peso atingido na sexta?

ex:

segunda

5x5 agachamento 100kg

quarta

3x5 agachamento 80kg

sexta

1x5 agachamento 102kg

na proxima semana

segunda

5x5 agachamento 102kg

quarta

3x5 agachamento 80kg

sexta

1x5 agachamento 104kg

e assim por diante?

abraços!

Vc faz com 90% do peso atingido na Sexta = 91,8/ 92kg

Editado por fabrício andrade
  • 10 meses depois...
Postado

Andei vendo relatos d pessoas q n se deram bem com 90% e estão tendo progresso com porcentagens menores. Eu andei achando 90% 5x5 bem fodinha tb, to pensando em usar um pouco menos

Postado
  Em 30/06/2014 em 21:45, escrubles1 disse:

Andei vendo relatos d pessoas q n se deram bem com 90% e estão tendo progresso com porcentagens menores. Eu andei achando 90% 5x5 bem fodinha tb, to pensando em usar um pouco menos

Tem que se acostumar com o volume, n é toda pessoa que chega e manda 90% da 5RM pra 5x5. Recomendado é 80-90%. Usa 83-85%.
Postado (editado)
  Em 01/07/2014 em 13:53, Iceman disse:

Cara, nunca me preocupei com isto.

Meço meus progressos de uma maneira mais palpável.

Acho que esse negócio de medir com estrita precisão é coisa de profissional.

Como não sou e nem tenho pretensões competitivas me pauto mais pela velha e boa travada.

Por isso que gosto do modelo de 5x5 do Bill Star, porque ele não se prende nessas questões de porcentagem, você começa com um peso para 5RM e calcula a partir daí.

É óbvio que um peso para 5 repetições vai ser mais baixo do que 90% do peso para 1RM.

Mas o importante é terminar o ciclo de 9 semanas com um peso maior do que começou em todos os exercícios.

E aí você pode voltar para um treinamento baseado em progressão linear ou fazer outro ciclo de 9 semanas, o qual, neste caso, já começará com um peso maior do que o primeiro ciclo e deverá terminar com um peso maior ainda.

E assim a progressão acontece.

Não é um método otimizado como smolov ou sheiko.

Mas, por outro lado, é um método que contempla o corpo todo, diferente dos sistemas acima nos quais você precisa priorizar um grupo.

Já fiz mais de um ciclo do Bill Star com excelentes resultados e é justamente por isso que recomendo para todos.

Gosto muito do smolov, vou fazer um ciclo para melhorar minhas marcas no OHP.

n é 90% d 1rm n cara. Seria impossível msm fazer 5x5 assim. É 90% da sua 5RM. Vi em fóruns gringos dos caras dizendo sobre 85% da 5rm. Inclusive ouvi bastante sobre n precisar aumentar a carga da 5x5 durante 2-3semanas, mas vou no feeling

Editado por escrubles1
  • 2 meses depois...
Postado (editado)
  Em 02/07/2014 em 12:35, Iceman disse:

Ah tá, desculpe.

Bem que estava achando estranho 90% de 1RM.

Mas o raciocínio continua o mesmo, prefiro usar parâmetros mais palpáveis.

Por isso tenho planilhas de treino, meu objetivo é treinar mais pesado sempre, nem que o incremento seja de 100g de cada lado (ainda não cheguei nesse tipo de progressão, mas pretendo chegar em um futuro próximo).

É, é mt mais simples msm esses parâmetros. Esse 85%-90% é só uma base, mas o princípio é, fazer volume num dia, descanso no outro e pr no outro. O 5x5(volume day), o importante msm pelo q entendi do q li por ai, é tu conseguir fazer sem morrer msm. É uma mini periodização q termina em 1semana o ciclo

N pude testar direito ainda, a faculdade tem me atrapalhado d+, e só agora terminei minha home gym. Se eu gostar irei por um relato aqui. Acho importante o relato nos artigos de treinos pro pessoal. Mas a época em q consegui testar direito, umas 3semanas, ele funciono bem, principalmente pro agacho

Há bons relatos dele na net. O canal powerlifttowin avaliou ele como um bom treino pra intermediário

Editado por escrubles1
  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...