Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Full body 5/3/1


t2ds

Posts Recomendados

Idade: 27
Altura: 1.80
Peso: 73
BF: entre 10 e 14
Objetivo do treino: Aumento de força e ganho muscular.
Tipo: Full body 3x na semana com progressão 5/3/1

 

PR atuais:

Squat 110KG

Deadlift 140KG

Bench Press 70kg

Overhead Press 50KG

 

Estou querendo realizar progressão das cargas e o método 5/3/1 pareceu-me bem adequado. Antes seguia um 5*5 e estagnei, após usar o cálculo de ENOL consegui progredir um pouco mais, mas achei essa divisão mais interessante e ficarei menos tempo na academia do que 5*5 para todos os principais.

 

Gostaria que o pessoal avaliasse se o treino está bem estruturado e distribuído.

 

5/3/1 progressão de carga para os 4 lifts principais

* serão calculados os enol e irei distribuir as repetições conforme o tempo, ex: 4*5 de 85% ou outras combinações.

5*10  serão cargas leves, entre 50% e 60%

3*10 cargas serão definidas no momento do treino

 

A: SEGUNDA

PRINCIPAIS:

Agachamento *
Supino 5/3/1
Remada (pendlay row) *

AUXILIARES
ABS 5*10
Paralela 3*10
Panturrilha 3*10

 

B: QUARTA

PRINCIPAIS

Deadlift 5/3/1
Agachamento frontal *
Overhead press 5/3/1

AUXILIARES
Chin up 5*10
Supino com halter 5*10
Panturrilha 3*10

 

A2: SEXTA

PRINCIPAIS

Agachamento 5/3/1
Supino *
Pull up + Peso *

AUXILIARES
Good morning 5*10
ABS 3*10

Rosca 3*10

 

Editado por t2ds
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

31 minutos atrás, Vecchio disse:

Senti falta de um exercício que recrutasse isquiotibiais como grupamento principal, por exemplo, RDL, GHR, mesa flexora, etc, pelo menos duas vezes por semana.

O que acha da mudança?

 

A: SEGUNDA

PRINCIPAIS:

Agachamento *
Supino 5/3/1

Romanian Deadlift *
Remada (pendlay row) *

AUXILIARES
ABS 5*10
Paralela 3*10
Panturrilha 3*10

 

B: QUARTA

PRINCIPAIS

Deadlift 5/3/1
Agachamento frontal *
Overhead press 5/3/1

AUXILIARES
Chin up 5*10
Supino com halter 5*10

Paralela 5*10
Panturrilha 3*10

 

A2: SEXTA

PRINCIPAIS

Agachamento 5/3/1

Romanian deadlift *
Supino *
Pull up + Peso *

AUXILIARES
Good morning 5*10

Good morning 3*10
ABS 3*10

Rosca 3*10

 

 

Editado por t2ds
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me bom. 

 

Acho que eu só daria pitaco a mais no seguinte.

 

1) Eu colocaria qualquer lift do 5/3/1 por primeiro a se fazer. No caso:
-supino 5/3/1 antes do agachamento * na segunda; e
-OHP 5/3/1 antes do frontal * na quarta

 

2) Com relação ao 5/3/1 e as séries *, eu primeiramente asseguraria que:
-o número de repetições da última série 5/3/1 da AMRAP projete um progresso de 2 a 4 kg em uma 1RM teórica, o que dariam +/- 9 a 10 repetições na semana #1, 8 a 9 repetições na semana #2 e 7 a 8 na semana #3.
-depois de assegurar isso, caso tivesse disposição pra treinar, aí sim, eu usaria essas séries *

 

3) E, por fim, eu daria aquela verificada se um número total de repetições nos grandes grupos musculares fechasse algo entre 100 a 120.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Vecchio disse:

Parece-me bom. 

 

Acho que eu só daria pitaco a mais no seguinte.

 

1) Eu colocaria qualquer lift do 5/3/1 por primeiro a se fazer. No caso:
-supino 5/3/1 antes do agachamento * na segunda; e
-OHP 5/3/1 antes do frontal * na quarta

 

2) Com relação ao 5/3/1 e as séries *, eu primeiramente asseguraria que:
-o número de repetições da última série 5/3/1 da AMRAP projete um progresso de 2 a 4 kg em uma 1RM teórica, o que dariam +/- 9 a 10 repetições na semana #1, 8 a 9 repetições na semana #2 e 7 a 8 na semana #3.
-depois de assegurar isso, caso tivesse disposição pra treinar, aí sim, eu usaria essas séries *

 

3) E, por fim, eu daria aquela verificada se um número total de repetições nos grandes grupos musculares fechasse algo entre 100 a 120.

Ok, farei os 5/3/1 em primeiro. Sobre as repetições, 100 a 120 na semana?

 

11 horas atrás, Rafa-Guel disse:

Tá faltando exercício pra ombro aí, uma dica minha é: nunca negligencie o ombro, nunca.

Vou pensar a respeito.

 

10 horas atrás, CrowleyFX disse:

Treina há quanto tempo?

2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, t2ds disse:

Ok, farei os 5/3/1 em primeiro. Sobre as repetições, 100 a 120 na semana?

...

 

Sim. Há um número desejável de repetições semanais que se deve perseguir quando a hipertrofia é buscada.

 

Nesse link aqui há detalhes a respeito disso. Não se assuste com o número de páginas. Logo no começo dá pra se captar uma mensagem contundente acerca de algo acima de 90 repetições totais.

 

Ocorre que, se você contar o número de repetições totais do 5/3/1, descartando-se as séries de aquecimento, esse número não é alcançado. E é esse um dos motivos que o Wendler criou alguns programinhas lá, como o Boring But Big (BBB), que insere 5x10 repetições a esses 50-60% aí que você citou. Chega lá no final da semana e essas 100 a 120 reps são alcançadas.

 

Mas não é obrigatório seguir-se ao BBB. Pode-se criar seus próprios auxiliares, como você fez e um dos cuidados é esse aí. Somar-se o número de reps das três séries do 5/3/1 (descartando-se as séries de aquecimento) junto com as séries dos exercícios auxiliares que você escolher de modo a ser atingido um volume bom pra hipertrofia.

 

Projetando a série dessa forma, você poderá ganhar tempo e focar em realizar duas sessões bem feitas de cada grande grupo. Com isso os agachos poderiam ficar em duas sessões... até um terrinha sumô 50-60%, um OHP safado a 50-60% poderiam aparecer, sem medo de não estar estimulando o suficiente.

 

Tem um exercício pra panturrilha que eu acho que você vai gostar, caso não conheça. É bruto. Chama-se "Farmers Walk". Digite aí e experimente.

 

Outra coisa: os abdominais, pra quem trabalha esses exercícios básicos, não só exercem uma função estética. Eles também atuam como "cabos que sustentam um mastro". Adorei essa metáfora que o mestre Denilson Costa (Powerlifting Brasil - Facebook): ao realizar exercícios como agachamento e levantamento terra, você estressa o lower-back, que seria um dos lados do mastro (sua coluna). Para "amarrar mais cabos ao redor do mastro", você realiza o trabalho de core com abdominais brutos, como o leg raises e o AB-Wheel. Por isso treinar core no dia em que foi treinado terra e/ou agachamento serve quase que como uma tentativa de dar vida longa às sua coluna.

O RDL segue a mesma metáfora: quadríceps exigidos durantes os agachamentos forçam as articulações do joelho. Para que que tal circulação receba uma melhor estabilidade, nada melhor do que fortalecer a região oposta.

E, por último, quando você inseriu o pendlay row, fez algo bom, na minha opinião, porque busca compensar o esforço no supino, o qual se fosse realizado sozinho, iria hipertrofiar a região anterior dos deltoides sem a contrapartida na parte de trás. Logo, pendlay row, voador reverso, face pulls, são sempre bem-vindos.

 

 

 

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...